38

Por que não beber refrigerantes de cola?

porqueNaoTomarRefrigerantesDeCola

A cafeína é uma substância estimulante presente em vários alimentos e bebidas. De acordo com o artigo científico “Consumo de Cafeína e Prematuridade”, publicado na Revista de Nutrição (vol.18 no.5 Campinas Sept./Oct. 2005), “as maiores fontes de cafeína são café, chá, chocolate e refrigerantes do tipo cola.” Mais a frente o artigo diz: “A cafeína é, provavelmente, a droga mais freqüentemente ingerida no mundo, sendo consumida por pessoas de todas as idades.”

A maioria das pessoas que consomem refrigerantes similares à Coca-Cola não são capazes de dizer se os mesmos contêm, ou não, cafeína, de acordo com um estudo de Johns Hopkins. “Isto vai contra à afirmação dos fabricantes, que dizem que adicionam a cafeína puramente pelo sabor”, afirma o psico-farmacêutico Roland Griffiths, Ph.D., que conduziu o estudo.

A pesquisa envolveu 25 consumidores de refrigerantes à base de cola. Descobriu-se que 8% deles eram capazes de detectar a cafeína em concentrações de 0,1 miligrama por mililitro, a mesma concentração encontrada na Coca-Cola clássica e na Pepsi. O restante do grupo não foi capaz de notar a diferença entre as colas que continham e as que não continham cafeína, até que os níveis desta fossem elevados muito acima daqueles aprovados pela FDA.

O artigo foi publicado na edição de Archives of Family Medicine.

“A indústria de bebidas insere uma droga que, brandamente, leva ao vício e altera o ânimo das pessoas, a qual ainda é responsável pelo maior consumo de refrigerantes cafeinados”, diz Griffiths. Cerca de 70% dos refrigerantes americanos contém cafeína. As versões descafeinadas da Coca-Cola e da Pepsi representam apenas 5% da vendas.

“Como esses refrigerantes são agressivamente vendidos às crianças, os produtores deveriam explicar a razão da presença da cafeína”, complementa.

Segundo Griffiths, tanto a nicotina quanto a cafeína são drogas psicoativas. Até recentemente, as companhias de cigarro negavam que a nicotina viciava e diziam que era adicionada apenas para melhorar o sabor dos cigarros. O mesmo ocorre com a cafeína, complementa.

Os refrigerantes representam a fonte mais rica de açúcar extra adicionada à dieta americana e o seu maior consumo pelas crianças toma o lugar de alimentos mais nutritivos, podendo aumentar a perda de dentes, bem como o número de casos de obesidade e de fraturas ósseas.

É muito fácil dizer a um drogado que ele deve parar de usar droga, e a um viciado em alcool que ele precisa parar de beber. Entretanto, não é fácil dizer para uma pessoa que ele precisa abandonar os refrigerantes à base de cola, porque muitos de nós não temos coragem de abandonar essa bebida.

“O uso de alimento estimulante e indigesto é, muitas vezes, tão ofensivo à saúde quanto bebidas alcoólicas, e em muitos casos lança as sementes da embriaguez. A verdadeira temperança nos ensina a dispensar inteiramente todas as coisas nocivas, e usar judiciosamente aquilo que é saudável. Poucos há que compreendam, como deviam, sobre o quanto seus hábitos no regime alimentar têm que ver com sua saúde, seu caráter, sua utilidade neste mundo e seu destino eterno. O apetite deve sempre estar sob a sujeição das faculdades morais e intelectuais. O corpo deve ser o servo da mente, e não a mente a serva do corpo.” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 562)

nationalGeographicLongevidadeVários estudos e programas de TV já citaram os Adventistas do Sétimo Dia como pessoas que vivem mais tempo do que a média em geral. A revista National Geographic citou os Adventistas em sua reportagem intitulada “A Ciência da Longevidade”. O programa SBT Realidade, apresentado por Ana Paula Padrão, também falou da saúde dos Adventistas e da vida longa que possuem. Ainda a revista americana U.S. News deu 10 dicas para as pessoas viverem até os 100 anos, e uma das dicas é: “Viva como um Adventista do Sétimo Dia”. E por que os Adventistas vivem mais, em média? Porque eles se preocupam com a saúde. Entre outras práticas saudáveis, os Adventistas desaconselham o uso do café, chá e outras bebidas que contêm cafeína e qualquer substância prejudicial.

Uma declaração do presidente da Bolívia, Evo Morales, colocou a sociedade em choque por revelar que uma das bebidas mais consumidas do planeta pode fazer uso de uma planta proibida pela comunidade internacional. Evo Morales, em entrevista a BBC de Londres, revelou que os EUA são o principal comprador de 99% das folhas de coca comercializadas legalmente na Bolívia.

“Segundo dados do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, existem hoje três empresas no país autorizadas a importar folhas de coca; uma delas, Stepan Chemical, é responsável desde 1903 pela fabricação, para a Coca-Cola, de um aromatizante incluído na fórmula do refrigerante. Esta demanda americana pelas folhas de coca é alimentada pelo uso da planta como base para a fabricação de um aromatizante utilizado na preparação da Coca-Cola.”

Se houver a possibilidade de estar na composição básica do refrigerante, os efeitos da substância cocaína, seriam a dependência da bebida, onde o consumidor seria levado a sempre dar preferência pela marca, haveria também um estado de revitalização energética, agitação e euforia. Como a possibilidade da composição pode ser baixa, estes efeitos seriam brandos no consumidor. Além da composição do xarope incluir o subproduto das folhas de coca, o refrigerante também possui a cafeína; uma porção de 200 ml (copo) de Coca-Cola, por exemplo, contém 19 miligramas (mg)de cafeína. Além disso, o refrigerante também leva entre 10 a 12 % de açúcar. Isso equivale a 240 gramas de açúcar na tradicional garrafa de 2 litros.

Confira os efeitos colaterais da Coca-Cola em seu organismo após beber um copo de 500ml:

  • 10 minutos – Uma quantidade parecida com 10 colheres de chá de açúcar golpeiam seu organismo (100% da recomendação diária). Com essa quantidade de açúcar, você só não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico quebra o enorme sabor de açúcar, permitindo que a Coca não fique tão doce.
  • 20 minutos – O açúcar do seu sangue aumenta, causando uma explosão de insulina. Seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (que nesse momento é abundante).
  • 40 minutos – A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, sua pressão aumenta e, como resposta, seu fígado joga mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, evitando que você fique entorpecido.
  • 45 minutos – Seu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro. Fisicamente, é exatamente isso que acontece se você tomar uma dose de heroína.
  • 60 minutos – O ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Essa junção é composta por altas doses de açúcar e adoçantes artificiais. Isso também faz você eliminar cálcio pela urina.
  • 65 minutos – A propriedade diurética da cafeína começa a agir, e faz você ter vontade de ir ao banheiro. Agora é certo que você ira defecar a junção de cálcio, magnésio e zinco; que deveriam ir para seus ossos, assim como o sódio e a água.
  • 70 minutos – O entusiasmo que você sentia, passa. Você começa a sentir falta de açúcar, que faz você ficar meio irritado e ou com preguiça. Essa hora você já urinou toda a água da Coca, mas não sem antes levar junto alguns nutrientes que seu corpo iria usar para hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes.

Mais um detalhe: A Coca Light e agora a Zero tem sido considerada cada vez mais pelos médicos e pesquisadores como uma bomba de efeito retardado, por causa da combinação Coca + Aspartame, suspeito de causar lúpus e doenças degenerativas do sistema nervoso.

O ingrediente ativo na Coca-Cola é o ácido fosfórico. Seu PH é 2,8. Ele dissolve uma unha em cerca de 4 dias. Ácido fosfórico também rouba cálcio dos ossos e o maior contribuinte para o aumento da osteoporose.

Há alguns anos, fizeram uma pesquisa na Alemanha para detectar o porquê do aparecimento de osteoporose em crianças a partir e 10 anos (pré-adolescentes). Resultado: Excesso de Coca-Cola, por falta de orientação dos pais.

Para transportar o xarope de Coca-Cola, os caminhões comerciais são identificados com a placa de “Material Perigoso” que é reservado para o transporte de materiais altamente corrosivos. Dizem que os distribuidores de Coca-Cola têm usado a coca para limpar os motores de seus caminhões há, pelo menos, 20 anos.

Fontes Bibliográficas:

BBC BRASIL.COM e BBC de LONDRES: Eua São os Maiores Compradores Legais de Coca do Mundo

TERRA: Efeitos Físicos e Emocionais do Refrigerante

DIARIO DA SAÚDE: Refrigerantes de Cola Causam Superdimensionamento Muscular

LÁCTEA BRASIL: Substituição do Leite por Refrigerantes

EDEMIX PORTAL DE SÁUDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS: Cafeína em Refrigerantes Não é Questão de Sabor

Escrito originalmente por Emerson Nolasco, adaptado por PortalNatural.com.br.

PortalNatural.com.br

Autor: PortalNatural.com.br

Portal de saúde e bem-estar com artigos, videos, receitas, nutrição, saúde mental, etc, para sua vida ser mais saudável, simples e feliz.

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

38 Comentários. Participe você também!

  1. Davi disse:

    Quanta besteira num artigo só. Tudo em excesso faz mal. Tomo coca cola 2 a 3 x por
    Semana , e estou bem.

  2. Coelho disse:

    Tem muita bobagem nesse artigo.

    Pra começar a cafeína é uma santa substância; é ela a maior aliada do homem moderno.

    Também existe aí a “paranoia das drogas” em que as pessoas veem que tudo que é consumido regularmente é um vício; você consome arroz todo o dia, você é viciado por causa disso?

    Finalmente erros nos dados. Podemos consumir 300 gramas de açúcar por dia (recomendado). Em uma porção de 500 ml de refrigerante de cola (10% disso é açúcar) não deveria ter 100% da necessidade de açúcar em um dia mas sim 17% disso.

    Outra coisa a se considerar é o fato do ph do Ácido fosfórico. É bom notar que o líquido não vai pro seus ossos (pelo menos não diretamente), ele passa pelo estômago para ser “processado”. Note que neste órgão é produzido o suco gástrico, com ph de 0,9 até 2,0, muito mais ácido que o ácido fosfórico.

    • Coelho disse:

      Antes que venha gente imbecil que não sabe tomar um argumento, bebo sim coca-cola. Ou pelo menos bebia. Mudei agora para café pra conseguir minha cafeína diária (um bom estudande não consegue viver sem essa molécula maravilhosa). As únicas ocasiões em que eu bebo o líquido demoníaco é nas refeições que faço fora de casa (raras).
      Pra finalizar qualquer comentário idiota: já me perguntei se eu estava viciado em refrigerantes e fiz a experiência de parar de beber qualquer um. Fiquei 3 meses e 16 dias só bebendo água e não senti nenhuma vontade superior de voltar a beber (voltei por que achei uma bela duma idiotice ficar sem tomar algo que não teve nenhum efeito colateral).
      Agora vão pegar um copo e vão abrir aquele refri que vocês tem na geladeira que é gostoso e não nos mata!

  3. aleson disse:

    a coca e uma bebida que todas as pessoas podem beber.
    por isso aprovietam a vida com coca-cola

  4. mahry disse:

    se continuar duvidando.faca voce mesmo experiencia e veta com os proprios olhos.

  5. mahry disse:

    Receita para quem duvida do poder destrutivo da cocacola…deixe um bife de preferencia de carne bovina(mais dura,)de molho por 30 minutos.e vera oq acontece.

  6. Marta disse:

    Cortando isso da minha vida.

  7. cléo disse:

    Excelente matéria acho que as autoridades deveriam tomar uma providência já que faz tão mau a saúde automaticamente traz mais prejuízo para o governos.

  8. disse:

    Não adianta tapar o sol com a peneira…refrigerantes em geral fazem muito mal sim…e se tem neguinho que vem defender ou é prq é viciado (igual um viciado em qualquer outra droga licita ou ilícita) ou trabalha pra empresas que fabricam essa merda…eu nunca fui um consumidor exagerado e agora estou consimindo menos ainda, mas cada um faz da vida o que bem quer e não temos o direito de criticar as pessoas por aquilo que fazem para a própria desgraça! ;-)

  9. aline lima dos reis disse:

    adorei a materia
    Pois agora vou ter muito cuidado no que meu filho e eu possa esta tomando pois sao produtos altamente corrosivos e adianta o processos de doenças e aumento de chance de morte de varios fatores

  10. Hélio Eduardo Montei disse:

    “10 minutos – Uma quantidade parecida com 10 colheres de chá de açúcar golpeiam seu organismo (100% da recomendação diária)…”

    Viajaram geral sou medico, PURA MENTIRA… Cada coisas que os concorrentes inventa
    m para destruir, claro a coca cola é maior marca de refrigerantes da galaxia, vai me dizer se você não tivesse uma empresa de refrigerante não gostaria de destruir tal concorrente tão baixamente, mediocremente e drasticamente inventando mentiras a esse ponto!

  11. valdir disse:

    vc já viu a tv brasileira falar sobre este asunto???????????? não, e sabe porque????????????? a coca cola é um dos grandesa anunciantes da tv

  12. Andreia Moura disse:

    Sou nutricionista e fiz uma experiência para verificar a quantidade de açúcar de um refrigerante de cola. Fervi até que toda água deste produto evaporasse. Vejam só o que resultou.
    Não dá para imaginar isto nas nossas artérias…

    http://www.youtube.com/watch?v=hYtyfeVmD_Q

    http://www.youtube.com/watch?v=RNN_TpzBn_8

  13. marjory disse:

    :oops: :-x :zzz nossaaaaaaaaa q interesante :eek:

  14. hellder disse:

    nunca vi tanto louco junto :lol:
    vão procurar o que fazer kkkk

  15. Marta Conceição disse:

    Muita Fantasia dizer que alguém tomaria 2 litros de Coca-Cola, mas vamos aos fatos, ao usar colher de sopa como referencia para a quantidade em 2 litros a mesma medida deveria ser usada para contabilizar a quantidade em 500 ml, para que não haja confusão por parte dos leitores. Pois bem, não sou defensora dos refrigerantes e acho muito baca na ler matérias que tentem conscientizar os leitores sobre os riscos de uma alimentação inadequada, porém, isso deve ser feito de forma clara e sem interferências (sem tentar induzir os leitores com informações interpretadas por quem escreve e não por quem lê). Sem mais.
    Atenciosamente.

  16. Plinio Santana disse:

    Detalhe, Adventistas copiaram isso dos Mormons, que fizeram a lei ante cafe’ primeiro… e vivem tanto qto eles… artigo tendencioso…
    Outro Detalhe: deveriam estender esse estudo pro efeito nocivo de TODOS os refrigerantes…e nao dizer que so a Coca e’ um problema…

  17. Claudio Alves disse:

    Tomei a liberdade de copiar para um trabalho escolar, pois o material é rico e detalhado, parabéns.

  18. Vanessa Aguido disse:

    Parabéns pela matéria. Sou nutricionista e trabalho com emagrecimento . Vou apresentar está matéria para meus clientes principalmente os adolescentes.
    Abraço

  19. Renato disse:

    Participei de um Evento Holístico em Porto Alegre, KOKHMAHÁ – SABEDORIA, que reunia terapeutas holisticos do Rio Grande do Sul e do Brasil e temas como este, a saúde integral do ser humano foi abordado. Uma dos nossos colegas, um dos palestrantes disse a seguinte frase a respeito dos refrigerantes, principalmente os a base de cola: “Os refrigerantes a base de cola são MAGIA NEGRA LÍQUIDA….” Isso esta, gradativa e inevitavelmente mudando, mas infelizmente ainda a maioria de nós não tem a mínima noção das forças ocultas que ainda, aparentemente dominam a Terra, fazendo com que o homem crie uma MONSTRUOSIDADE desse quilate….Mas nossa esperança e CERTEZA é de que isso não durará para sempre e ja podemos ver uma LUZ MARAVILHOSA no fim do túnel….cada vez mais perto!!

    PAZ, VIDA LONGA E PRÓSPERA…..FORÇA E LUZ!!!
    NAMASTE !!!

  20. Renato disse:

    Sou terapeuta holístico, mestre reikiano. É unanimidade para todos nós que lidamos com a saúde holística e integral do ser humano, a ABOMINAÇÃO, dentre tantas que ainda infestam nosso belo planeta azul, chamada REFRIGERANTE. Seja ligth, diet ou comum é de uma inutilidade completa ao ser humano, mas não para por ai. As energias que esse produtos movimentam no organismo humano são TERRIVELMENTE negativas, a ponto de bloquear certos chacras, principalmente os a base de cola. SomoS da opinião que esse tipo de produto deveria ser PROIBIDO IMEDIATAMENTE, o que óbvia e infelizmente não acontecerá tão cedo devido a distorção absurda que é a vida humana nesse planeta.

  21. Renato Rodrigues disse:

    A verdade acima de tudo, excelente matéria, parabéns!

  22. Carlos disse:

    Coca-cola é do diabo!

  23. Fábio disse:

    Muito boa a matéria!!! E quanto aos outros tipos de refrigerantes? Não são tambem prejudiciais à saúde? Dizem os defensores da coca-cola que os refrigerantes guaraná e outros também tem cafeína. É verdade? Que tal uma matéria sobre isso?

  24. Nádia Azevedo disse:

    Não tomo coca cola a anos e sinceramente não me faz falta Hj em dia quando coloco um gole na boca mal consigo engolir. Depois que você desacostuma o troço parece veneno…;-)

  25. GEORGIAPark disse:

    People deserve very good life time and home loans or collateral loan can make it much better. Because freedom depends on money.

  26. Naiara Martins Dias Amaral disse:

    A matéria foi muito bem elaborada.Penso que de uma maneira em geral, a campanha de divulgação não deva ser apenas contra os refrigerantes como a coca-cola e pepsi, e sim todos, uma vez que são mais prejudiciais do que benéficos devido aos demais componentes dos mesmos.Conforme reportagem publicada por uma revista de grande circulação nacional (Revista Veja-Edição 2131/ 23 de setembro de 2009),” O açúcar, em suas várias formas, é o grande promotor da obesidade, mas seus níveis altos no sangue podem ser associados a quase todas as moléstias degenerativas, do ataque cardíaco ao derrame cerebral e ao diabetes. Existem suspeitas científicas sérias de que o açúcar possa até ser uma das causas de alguns tipos de câncer. Na lista, está o câncer de pâncreas…” E ainda acrescenta: “Apesar de todos esses fatores, o açúcar tem papel central na pandemia de obesidade, e o refrigerante é seu veículo mais popular, particularmente nos EUA. ” Precisamos estar atentos para esses fatos que já foram profetizados há mais de cem anos e que hoje estão sendo confirmados pelos estudiosos da área.

  27. sonia ap.correia silva disse:

    Matéria excelente. Graças à DEUS, após um pacto de um ano parei de tomar refrigerante e estará completando dois anos. Aqui vai o meu conselho para àqueles que não conseguem ficar sem o refrigerante mas querem parar. Busque ajuda de DEUS que vc vai conseguir. Agradeço muito à DEUS por fazer parte desta Igreja que se preocupa com seus membros de uma maneira geral. Quantas orientações maravilhosas. Quantas mudanças já consegui em minha vida.

  28. Joana Darc de Lima disse:

    :-) Parabéns ,por divulgarem esta matéria , nossa! eu já fui viciada em coca mas graças a Deus hoje já não tomo mais, prefiro suco natural mas acredito que esta matéria precisa ser mais divulgada ,pq existem mães que colocam coca-cola na mamadeira de seus bebes, incentivando-os a serem dependentes deste veneno que é a coca.

  29. vania jobim prieto disse:

    Fantástica essa matéria.Com certeza quem ler não irá ficar em dúvida. Parabéns!

  30. Helena Ferreira disse:

    Gostei da matéria,muito importante parabéns.

  31. Paulo Campos disse:

    Tá ai uma boa fonte de pesquisa,parabéns!

  32. joao paulo disse:

    Boa matéria!!!!

  33. Daniel Gomes disse:

    Fico feliz em saber que existem pessoas comprometidas com a verdade custe o que custar. Sou de Aimorés-MG, vizinha de Baixo Guandu-ES onde assistí pela primeira vez a várias palestras do Dr César nos dias 19 e 20 de junho de 2010.
    Parabéns pela coragem de falar abertamente destes tipos de assuntos os quais são negligenciados abertamente por aqueles que ganham seus salários para nos ensinarem e, para manterem a popularidade não o fazem.

    запчасти Ferrari

  34. Lindon Lacerda disse:

    Retificando

    Fiéis aos princípios cristãos

    “…conforme as palavras…”

  35. Lindon Lacerda disse:

    Parabéns pela matéria!
    Infelizmente muitos não querem reconhecer os males dessas bebidas, e alguns líderes se tornam omissos diante das responsabilidades cristãs, onde alguns pastores são mais viciados do que alguns irmãos e algumas escolas adventistas incentivam o uso das mesmas através de suas práticas, dando mau exemplo. Precisamos ser homens e mulheres conforme as palalavras da srª White “…homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus”

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | ANUNCIE NO PORTAL NATURAL | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2013 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.