48

Os 8 Remédios Naturais

OsRemediosNaturais

 

Prevenção é o melhor remédio, sem dúvida. Mais vale um grama de prevenção do que um quilo de tratamento. Deus tem dado a nós, seres humanos, orientações para uma boa saúde e métodos simples para prevenir e tratar algumas enfermidades. Vejamos, a seguir, em resumo, os oito principais “remédios naturais” que todos podemos usar, e que trarão muitos benefícios para prevenir doenças, manter ou recuperar nossa saúde.

ÁGUA

Água é o maior componente de nosso sangue. Cerca de 70% de nosso peso total é água. Seu corpo utiliza a água para limpar-se e para resfriar-se e para manter um equilíbrio químico apropriado. Você perde água quando perspira (suor), quando respira e através da urina e fezes. Uma perda de 20% da água de seu corpo poderia ser fatal.

Pesquisadores descobriram que os atletas que bebem água somente para saciar a sede não têm a resistência daqueles que bebem o tanto que perderam. Os atletas que bebem mais água não se tornam tão fatigados e sua temperatura corporal permanece perto do normal.

Quanta água deveríamos ingerir?

Forçar nosso corpo a trabalhar com limitadas quantidades de fluídos é como tentar lavar as louças do almoço usando só um copo de água. Deveríamos beber bastante água o suficiente para manter a urina clara. Isto significa cerca de oito copos de água por dia. A sede não é um instrumento de avaliação seguro para nossa necessidade de água.

Todas as bebidas contêm água, isto significa que não importa o que eu beba?

Água pura é o melhor líquido para nosso corpo. A maioria das bebidas contém açúcar, o qual pode retardar a digestão, contribuir para o ganho de peso, provocar uma oscilação nos níveis de açúcar e requerer mais água para o metabolismo. As bebidas tipo “cola” contêm substâncias que podem prejudicar o cálcio do corpo enfraquecendo os ossos. Praticamente todos os refrigerantes contêm aditivos artificiais que podem irritar o estômago ou sobrecarregar os rins e o fígado.

A cafeína é encontrada no café, chá e em muitos refrigerantes. Ela pode aumentar a pressão arterial, o açúcar e gorduras no sangue. Ela estimula o sistema nervoso e pode causar irritabilidade, ansiedade, tremores, fadiga crônica e insônia. A cafeína e o álcool são diuréticos e assim privam o corpo da água ao invés de hidratá-lo.

O que ocorre se eu não tomo água suficiente?

Os rins têm que trabalhar mais arduamente para eliminar as substâncias tóxicas e podem ser lesados. Cada célula no corpo necessita de água para funcionar bem, portanto, quantidade inadequada de água ingerida pode causar mal funcionamento e doença. Fadiga e dor de cabeça são resultados comuns do ingerir pouca água.

Existem muitas indicações para o uso da água fora do corpo também.

Banhos regulares ajudam a limpar a poeira e outros produtos não saudáveis da pele. Água fria pode ajudar a reduzir a febre e água quente pode aquecer um corpo que treme de frio. Um banho morno frequentemente ajuda se você está lutando para tentar dormir melhor. Você tem dificuldade em levantar pela manhã? Tente terminar seu banho de manhã com água fria ou friccione vigorosamente sua pele com uma esponja mergulhada em água fria.

Lembre-se:

a água é de vital importância – use-a abundantemente para sua boa saúde e vitalidade.

AR PURO

Um ser humano pode sobreviver vários dias sem comida, uns poucos dias sem água, mas somente alguns poucos minutos sem ar. Este elemento é essencial para o sustento da vida. Sem ar por cinco minutos uma pessoa poderia ter lesões cerebrais permanentes.

Por que o ar é tão importante?

O ar que respiramos contém oxigênio. As células vermelhas pegam o oxigênio dos pulmões e o transportam para as células do corpo. Cada célula necessita de oxigênio para fazer funcionar suas “usinas” de energia. As células vermelhas do sangue, portanto, transportam o dióxido de carbono de volta para os pulmões. Quando nós expiramos, o gás carbônico é expulso com o ar pobre em oxigênio.

Deficiente ventilação

de quartos pode resultar em dor de cabeça, tonteira e dificuldade de concentração. Motivo? Quando o ar é respirado e respirado mais e mais, o conteúdo de oxigênio diminui e o dióxido de carbono e outros tóxicos aumentam. Má qualidade do ar e respiração deficiente são condições e hábitos que promovem depressão, irritabilidade, exaustão e fadiga crônica.

Quando fazemos exercícios

cerca de 100 litros de ar é movimentado para dentro e para fora em nossos pulmões por minuto, mas somente uns 4 litros quando em repouso. O exercício físico aumentará a circulação de células do sangue ricas oxigênio para todas as áreas do corpo. Seu nível de energia e sensação de bem-estar melhorará.

Solução:

1. Abra as janelas de sua casa e deixe o ar fresco entrar! Durma com uma janela aberta sempre que possível.
2. Faça exercícios ao ar livre. Isto fortalecerá seus músculos respiratórios e aumentará sua capacidade pulmonar.
3. Pratique bons hábitos de postura. Sente-se com a coluna reta e ombros para trás. Assim você poderá respirar mais profundamente.
4. Concentre-se em respirar profundamente. Pare onde estiver algumas vezes durante o dia e faça algumas respirações lentas e profundas.
5. Cultive algumas plantas vivas. Elas removem muitos poluentes do ar e usa o dióxido de carbono, substituindo-o pelo oxigênio.

Ar envenenado:

Um dos piores inimigos da boa respiração é o

tabaco

. Fumar obstrui a passagem normal do ar causando obstrução e irritação no aparelho respiratório. A nicotina contida no tabaco contrai pequenas artérias; o monóxido de carbono interfere diretamente na habilidade das células vermelhas do sangue de transportarem oxigênio. Juntos eles diminuem e promovem o estreitamento e endurecimento das artérias.

Muitos fumantes não percebem o perigo que o fumar tabaco exerce sobre todas as pessoas.

Fumar passivamente

pode ser tão letal quanto o é para o fumante ativo. As crianças filhos de fumantes estão em especial risco porque têm que respirar este ar mortal por um longo período de tempo.

Fumantes que param de fumar começam a obter a cura imediatamente. O maior favor que você pode fazer para seu corpo é:

dê um pontapé no hábito de fumar e respire livremente

Algumas áreas do mundo lutam com a

poluição do ar

. Se isto é um problema em sua cidade, tente permanecer longe das piores concentrações de poluição. Evite praticar exercícios ao ar livre quando a poluição está muito ruim. Se possível, mude para um lugar sem ou com muito menos poluição do ar.

CONFIANÇA

Nós agora possuímos mais conforto e conveniências do que nunca, contudo muitos se sentem cada vez menos satisfeitos. Na atual vida de agitação as pessoas frequentemente se sentem tão sob pressão e estresse, tão cheias de dor, desapontamentos e desesperança que estão dispostas a arriscar sua saúde e mesmo suas vidas em quase qualquer coisa que prometa alívio.

Estresse emocional

pode causar doença física. Desânimo, amargura e raiva deixam seu corpo exausto e enfraquece o sistema imune. Deus tem prometido levantar estes fardos se os levarmos a Ele. “Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e Ele te susterá” Salmo 55:22.

Emoções positivas

tais como o amor, alegria, fé e confiança produzem substâncias protetoras que fortalecem o sistema imunológico e nos protegem. Paz mental pode ter uma influência vitalizante e revigorante. “O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos.” Provérbios 17:22.

Mesmo muitos que são saudáveis carregam dentro de si um profundo desejo de alguma coisa mais. Na raiz de nosso ser existe a necessidade para um grande propósito e significado na vida. Um estilo de vida excelente inclui não somente saúde e boa aptidão, mas também crescimento espiritual.

O cérebro

é o mestre que controla nossos corpos. Quando nossos cérebros não estiverem entorpecidos pelo álcool, tabaco, drogas, falta de sono ou comer demais, quando praticarmos exercícios físicos e tomarmos ar fresco e luz solar, estaremos aptos para pensar claramente. Estaremos aptos para tomar importantes decisões e fazer escolhas que permitirão o SENHOR falar-nos.

Confiar em Deus

supre uma peça que está faltando em nossa vida. Trás satisfação e esperança para o futuro. Confiar em Deus abre as portas para Suas miraculosas intervenções. Muitas pessoas acham até que um relacionamento com Deus é a chave para o sucesso em alcançar um estilo de vida saudável.

Para confiar nEle precisamos conhecê-Lo. Invista algum tempo com Deus, melhore seu relacionamento com Ele. Reserve um tempo para meditação, fora do burburinho e das obrigações diárias. Explore o profundo lado da vida. Separe um tempo para analisar e pensar sobre que coisas são mais importantes para você.

Use algum tempo para ler a Bíblia. Ela é a especial carta de Deus para os seres humanos. A Bíblia é reconhecida como fortalecedora de nossa mente e pode nos dar nova esperança e direção.

Um relacionamento real com o Deus verdadeiro, nosso Criador, nunca é opcional, mas sim a verdadeira raiz da saúde.

DESCANSO

Hoje em dia a vida é rápida, excitante e exaustiva. Poderia ser mais descanso a resposta? Uma noite de sono refrescante e ininterrupto é uma vantagem real, mas a maioria das pessoas trabalha em atividades sedentárias, com datas limite para tarefas e vivendo problemas que drenam emoções. Para estas frequentemente é difícil conciliar o sono e descansar em paz. A fadiga é uma das causas mais comuns que leva a pessoa ao médico.

Dormir é essencial

para manter uma mente bem equilibrada e saúde do corpo. Dormir permite seu corpo renovar-se a si mesmo e obter melhores condições de cura. O descanso fortalece o sistema imunológico e pode adicionar anos à sua vida. Com um sono inadequado ou insuficiente ocorre uma exigência muito grande do corpo utilizar as fontes de energia de reserva. Se você vive isto habitualmente, pode esperar ter pouca resistência para as doenças e estresse.

Quanto sono

é suficiente? Usualmente 7 a 8 horas de sono por noite é o melhor para adultos. As primeiras horas de sono antes da meia-noite são as mais restauradoras para o corpo. Se você necessita um cochilo, a melhor ocasião para isto é durante a manhã.

O que dizer sobre os medicamentos para induzir o sono

caso você não consiga dormir? Durante o sono normal uma pessoa tem períodos alternados de sono leve e profundo. Os sonhos parecem ser um canal natural de alívio e ocorrem durante o sono leve. Medicamentos indutores do sono frequentemente suprimem este estágio do sono e ao acordar você pode não se sentir restaurado apesar do aparente dormir profundamente. Se permanecer usando os medicamentos para dormir, eles poderão causar fadiga crônica.

Os melhores indutores do sono são os meios naturais:

– Engaje-se em exercícios ativos diariamente para melhor contra-atacar a fadiga mental e emocional. Caminhe, pratique natação ou trabalhe no jardim ao invés de assistir TV.
– Tome um banho morno (não quente) ouvindo alguma música suave ao mesmo tempo em que diminua a luz ambiental para relaxar o corpo e a mente.
– Beba uma bebida morna. Mas evite cafeína, mesmo durante o dia. A cafeína é um estimulante que comumente causa insônia.
– Mantenha um horário regular para ir deitar à noite e levantar de manhã.
– Um estômago vazio promove um sono melhor. Coma sua refeição da noite várias horas antes de ir deitar e faça dela a mais leve do dia.
– Tente estes simples exercícios para ajudar a relaxar: Faça um alongamento com rotação do seu pescoço em círculos lentos e largos, sorria e segure o rosto com o sorriso por uns 30 segundos e relaxe em seguida, levante as sobrancelhas, mantenha-as assim por 30 segundos e relaxe depois, inspire e expire profundamente algumas vezes e relaxe.
– Evite ficar ruminando seus problemas do dia na hora de dormir.
– Conte suas bênçãos e encha sua mente com gratidão e agradecimentos.
– O máximo descanso é encontrado em Jesus. Deixe seus fardos com o SENHOR e aceite Sua paz e perdão.
– O SENHOR nos tem encorajado a trabalhar seis dias na semana e descansar no sétimo dia – este é Seu plano para um adequado equilíbrio entre o trabalho e o descanso.

EQUILÍBRIO


Uma vida equilibrada

– Uma definição simples de “temperança” é “moderação”. Usamos inteligentemente boas coisas e evitamos as coisas ruins. A meta de uma vida equilibrada é buscar alvejar um bem-estar físico, mental, emocional e espiritual.

Temperança não envolve somente álcool, tabaco e uso de drogas. Refere-se a todos os aspectos de nosso estilo de vida, seja comer em demasia, trabalhar demais, brincar demais, ou seja, muito pouco ou demais em relação a qualquer coisa. Um viver desequilibrado ou intemperante rouba os homens e as mulheres de uma vida rica, saudável e satisfatória.

Álcool

– Milhões de pessoas consomem bebidas alcoólicas. Propagandas mostram pessoas que bebem álcool como sendo felizes, simpáticas e amantes da diversão. Mas elas falham em mostrar que milhões de pessoas são alcoólicas; elas falham em contar à respeito dos acidentes de carro, assaltos, abuso sexual, assassinatos e suicídios causados por pessoas que têm estado sobre a influência do álcool. Cada dose de álcool destrói irreparavelmente células cerebrais. O álcool promove pressão sanguínea alta e é diretamente tóxico para o músculo do coração, o miocárdio. O álcool aumenta o risco de derrame cerebral, falha cardíaca, úlceras do estômago e câncer. Um ou dois drinques podem produzir espasmo (contração) das artérias coronárias, diminuindo o suprimento de oxigênio para o coração. Cirrose hepática é comum em abusadores de álcool. O álcool rouba vitaminas e minerais do corpo.

Talvez as estatísticas mais tristes sejam aquelas sobre bebês lesados com permanente retardo por causa do consumo de álcool pelos pais.

Drogas

– Apesar de toda a educação sobre drogas ilegais, continuamos a ver um aumento do seu uso e abuso. Muitos começam a usar drogas por curiosidade, para agradar amigos, prover um meio de escape da realidade ou para evitar ter que lidar com problemas. Uma vez que as drogas não resolvem problemas, os usuários frequentemente se deparam com o fato de que ao invés de escaparem dos seus problemas, eles terminam adicionando mais um – a dependência química (adicção).

Repetido uso de certas drogas pode resultar em dependência física ou psicológica. Alguém que é dependente de alguma droga, a usa para evitar os sintomas e desconforto associados ao interromper seu uso. A necessidade da droga se torna frequentemente tão forte que os usuários recorrerão a atividades perigosas e ilegais para continuar a obter seu suprimento. Cerca de 70% dos presidiários estão encarcerados por crimes relacionados com o consumo de drogas.

Lembre-se, é muito mais fácil prevenir um problema de drogas do que tratá-lo. Se você ou alguém que você conhece está viciado em drogas, procure ajuda!

Tabaco

– Uma das mais viciantes de todas as substâncias para os seres humanos, que mata 1200 norte-americanos cada dia é o tabaco. “Fumar é a causa de morte mais simples de prevenir na América.” (US Surgeon General).

Além do câncer de pulmão que todos sabem, o tabaco atua para produzir muitos outros tipos de câncer. Sua composição de mais de vinte venenos leva à doenças tais como: enfisema, úlcera de estômago, doença cardíaca, diabetes e bebês nascidos com menos peso, etc. Fumar é caro – custa aos norte-americanos um bilhão de dólares por semana em cuidados de saúde extra e despesas com seguros.

O bom senso muda seu estilo de vida e pode adicionar anos, talvez décadas, à sua existência. E melhor, sua qualidade de vida pode melhorar muito. Planeje agora mesmo desfrutar os anos que podem ser acrescentados à sua vida através de uma qualidade de vida altamente equilibrada, temperante!

EXERCÍCIOS

Seu corpo é uma máquina maravilhosa. Ao colocar seu corpo para trabalhar há um aumento de sua força física e resistência às doenças. Exercícios podem realmente melhorar suas perspectivas na vida!

Exercícios ajudam:

::

Controle do peso – a taxa metabólica é aumentada pelo exercício e assim mais calorias são queimadas!

::

Aumentam a capacidade pulmonar e recarrega o suprimento de oxigênio.

::

Melhoram a pressão arterial, a circulação e fortalece seu coração.

::

Diminui o colesterol e melhora o fluxo do sangue nas artérias – e pode até mesmo ajudar na reversão da arteriosclerose!

::

Alivia o estresse, a tensão e a depressão.

::

Melhora o sono natural – sem os efeitos colaterais dos medicamentos.

::

Promove a habilidade do corpo para se livrar de toxinas.

::

Melhora o metabolismo – ajuda a prevenir e tratar a diabetes.

::

Fortalece os ossos e combate a osteoporose.

::

Aumenta a força física dos músculos – quando não usados regularmente os músculos podem atrofiar, enfraquecer e ficar flácidos.

::

Melhora a postura e diminui problemas nas costas.

::

Previne o câncer.

Que tipo de atividade física é a melhor? Caminhar é o exercício ideal. Outras atividades boas incluem a natação, andar de bicicleta, jardinagem, etc. Um dos benefícios especiais dos exercícios ao ar livre é que você pode combinar pelo menos três dos princípios de saúde: luz solar, ar fresco e exercício.

Um programa diário de pelo menos trinta a quarenta minutos é o melhor para um máximo benefício. É muito importante que você desfrute o que faz e faça regularmente.

Precauções quanto aos exercícios físicos:

– Comece devagar e aumente progressivamente.
– É melhor exercitar-se antes de uma refeição do que logo após.
– Use um tempo para aquecimento e para desaquecimento.
– Interrompa os exercícios físicos e procure uma avaliação médica em caso de:

»

Dor no peito, dentes, mandíbula, pescoço e braços.

»

Dificuldade em respirar.

»

Sensação de tonteira.

»

Batimentos cardíacos irregulares persistindo durante o exercício e no momento de relaxamento.

»

Desconforto ou inchação nas articulações.

»

Fadiga excessiva.

»

Perda de peso inexplicável.

»

Náusea ou vômito repetidos após o exercício.

Um programa balanceado e planejado de exercícios é um dos mais sábios investimentos que você pode fazer. Escolha uma atividade física que você gosta, determine um tempo cada dia para ela e pratique-a!

LUZ SOLAR

Você provavelmente reconhece a importância do sol para a vida na Terra. Você sabe que ela provê aquecimento, luz e alimento. O que a luz solar pode fazer para sua saúde pessoal?
– A luz solar mata germes. Por isso é importante expor lençóis, travesseiros e outros itens que não são lavados tão frequentemente à luz solar e ao ar fresco. Abra as janelas de suas casa tanto quanto possível. Isto permitirá a luz do sol matar bactérias em seu lar tão bem quanto ajudará a prevenir o mofo.

– A imunidade é aumentada pela exposição à luz do sol, e a resistência de seu corpo à infecção é aumentada. Aumentam os glóbulos brancos sanguíneos, especialmente os linfócitos. Anticorpos são também aumentados. Estes efeitos podem durar por três semanas. Mesmo dez minutos de exposição ao sol duas vezes por semana pode reduzir grandemente a incidência de resfriados. Um moderado bronzeado da pele ajuda a resistir às infecções também.

– Os ossos são fortalecidos pela luz solar. Ele permite o corpo fazer Vitamina D a qual ajuda a absorção do cálcio pelos intestinos e o depósito de cálcio para construir ossos saudáveis. A luz do sol previne o raquitismo e ajuda a prevenir e a reverter a osteoporose. Existe também uma conexão dela com a diminuição da incidência de cáries dentárias.

As células sanguíneas vermelhas funcionam melhor após a exposição do corpo ao sol. Ocorre um aumento da habilidade delas transportar e distribuir oxigênio nas células do corpo. Isto aumentará sua energia e a resistência assim como ajudará na prevenção de muitas doenças.

– O colesterol é mudado em Vitamina D na pele na presença de luz solar não filtrada. Isto pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue.
– Uma sensação de bem-estar é promovida pela luz solar e o humor melhora. Exposição diária ao sol estimula a liberação de melatonina que melhora o sono. Para a maioria das pessoas a luz do sol é uma importante terapia especialmente se combinada com exercício na prevenção e tratamento da depressão aguda e crônica. Lembre-se de tentar pegar qualquer raio de sol durante o inverno e tempo nublado.

– Propriedades curativas são encontradas na luz solar. Feridas na pele são curadas muito melhor através de curtos períodos de exposição ao sol diariamente. A luz do sol ajuda também a aliviar a dor de articulações inchadas pela artrite e até mesmo alivia alguns sintomas da Síndrome ou Tensão Pré-Menstrual (TPM).

O câncer do seio, do cólon e da próstata são menos encontrados em pessoas que tomam bastante sol.

Cuidados:

Pequenas quantidades de luz solar são ótimas. Grandes quantidades são perigosas. Coloque um limite para expor-se ao sol. Uma meta de no máximo 30 minutos por dia é realística para a maioria das pessoas. Inicialmente você pode necessitar limitar este tempo para cinco minutos se você tem pele clara ou quinze minutos se tem pele escura, aumentando gradualmente. Lembre-se de que pele úmida queima mais rápido assim como a areia e a água podem aumentar a exposição solar por causa da reflexão. Os raios ultravioletas podem queimar mesmo em dias nublados.

Nunca permita queimar-se sob o sol. Isto aumenta o risco de câncer de pele. O melanoma maligno, que é o pior tipo de câncer de pele, mata aproximadamente sete mil norte-americanos por ano.

Sabemos que a luz solar pode ser curativa ou destrutiva, dependendo de como a usamos. Ela é o beijo da vida ou da morte. Desfrute o sol sabiamente e sua luz aumentará sua vitalidade e saúde.

NUTRIÇÃO

A dieta original dada pelo Criador dos seres humanos, conforme podemos ver na Bíblia em Gênesis capítulo 1:29, consistia de frutas, vegetais, grãos e nozes (Usaremos o termo “nozes” nesta série de temas significando amêndoas, castanhas, avelãs, castanhas de caju e do Pará, etc.). Somente mais tarde, segundo o relato bíblico, após o dilúvio, foi liberado o uso de alimento cárneo. Estudos científicos têm provado que a dieta básica original dada por Deus aos seres humanos ainda é a mais saudável. Muitas doenças podem ser prevenidas e frequentemente revertidas, através do comer alimentos no seu estado natural, não refinados e sem aditivos.

Coma com prazer

. Os alimentos devem ser preparados de forma que sejam atrativos ao olhar assim como saborosos. Nossa dieta deveria incluir uma variedade de alimentos cada dia. Combinando diferentes tipos de comida asseguramos estar recebendo todos os nutrientes necessários para uma boa saúde.

As proteínas podem ser obtidas de muitas fontes sem ser da carne. Ervilhas e feijões são excelentes fontes, especialmente quando ingeridos com algum cereal integral como o arroz integral, trigo integral, aveia ou milho. As nozes são também ricas em proteína, mas deveriam ser usadas em menor quantidade devido ao alto conteúdo de gordura. Mesmo vegetais como o brócolis e batatas contêm proteína e são ricos em vitaminas e minerais também. Existem muitos mitos à respeito das necessidades de proteína. A maioria das pessoas consome muito mais proteínas do que necessita, o que faz com que haja uma sobrecarga nos rins e produz doença renal.

Os carboidratos são importantes fontes de alimentos energéticos. É melhor, entretanto, limitar o consumo de carboidratos simples (açúcar comum) encontrados na maioria das sobremesas, biscoitos, refrigerantes e cereais adoçados. Boas fontes de carboidratos estão nas batatas, arroz integral, pão integral e cereais integrais em flocos.

Procure limitar o consumo de gorduras. Banha de porco, manteiga, peixe, carne vermelha, carne de aves, margarina, frituras, cremes, maionese e queijo contêm gorduras saturadas não saudáveis. As gorduras encontradas no reino vegetal como em abacates, azeitonas, sementes e nozes, quando usadas em moderação, são mais saudáveis. Se você usar laticínios, escolha os sem gordura.

As fibras são como esponjas que limpam nossos corpos para manter nosso sistema digestivo limpo e funcionando bem. Frutas frescas, vegetais, nozes e grãos integrais são ricos em fibras. Carnes, produtos do leite e alimentos refinados não contêm fibras e tendem a obstruir o sistema digestivo, causando doenças. Pesquisas têm revelado que uma dieta alta em fibras diminui o risco de muitas formas de câncer.

O sódio – sal de cozinha – está escondido em muitos alimentos tais como carnes, picles, enlatados, produtos feitos com bicarbonato de sódio, e mesmo em certos cereais usados para o desjejum. Excesso de sal produz pressão arterial alta e doença cardíaca. Preste atenção à quantidade de sódio que você ingere e limite seu uso na sua dieta.

O que eu deveria comer?

Uma dieta equilibrada é a melhor. Cada dia deveríamos desfrutar de porções liberais de vegetais e frutas. Coma grãos integrais, eles têm toda a fibra, vitaminas e minerais que são perdidos nos produtos refinados. Eles também ajudam a prevenir o comer em excesso e a obesidade porque satisfazem mais com menos quantidade. Não se esqueça de incluir legumes e nozes em sua dieta diária.

O desjejum

(café-da-manhã)

é a refeição mais importante do dia!

Um forte desjejum deveria conter a maior quantidade de calorias de qualquer outra refeição. Escolha os alimentos ricos em proteína e carboidratos complexos. Não se esqueça das frutas. Tente comer um bom almoço cerca de cinco horas após o desjejum e um lanche leve à noitinha, evitando “beliscar” entre as refeições. Isto lhe dará a energia que você precisa para o dia e um bom descanso à noite.

PortalNatural.com.br

Autor: PortalNatural.com.br

Portal de saúde e bem-estar com artigos, videos, receitas, nutrição, saúde mental, etc, para sua vida ser mais saudável, simples e feliz.

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

48 Comentários. Participe você também!

  1. Gurcharan Kaur disse:

    I escrever de volta para dar-lhe todas as minhas graças, basicamente. Desde que eu terminar de trabalhar no primeiro set (Love Me Again), concederam os meus resultados. Só posso dizer: SIM, SIM SIM !! Eles também têm uma grande ajuda para mim e muito paciente. Isto é tão importante. Quando as pessoas começam a fazer coisas trabalho que é novo para eles, não é tanto que eles não sabem. Especialmente desde que em tal kit você está trabalhando em espíritos para pedir ajuda, e você quer cometer nenhum erro, porque eles têm medo de que algo pudesse dar errado se o trabalho não for feito corretamente (como eu) e eu sei que eu quanto você tem questionado. Eu posso admitir que eu inicialmente tinha algumas dúvidas, e eu estava apenas esperando que esta relação poderia ser ajudado por causa de toda a negatividade na relação. Agora eu sei que não há ajuda e esperança para nós novamente. Eles têm o melhor, tanto quanto feitiços de amor interesse, e para responder em tempo hábil às perguntas. E eu também posso dizer que são pessoas uma pessoa de apoio muito brilhante e bem-educado. Eu queria que você sair com esta mensagem. Mas especialmente você. Embora eu saiba que existem outros spellcaster, você tem o que eu tenho visto realmente um bom resultado do vazamento do feitiço …. Obrigado novamente {Dr. Agumagu} (agumaguspelltemple@outlook.com ou agumaguspelltemple @ gmail.com) ou ligue para ele no 2348158847627 .

  2. rafel frazao disse:

    eu achava q era errado beber agua de mais mas nao e bom e pra sude parabens povo bom…

  3. jjjjj disse:

    muito bom esse site .obrigada

  4. be.viros disse:

    muito bom ajudou na minha pesquisa escolar

  5. Déborah Marques disse:

    Muito legal essa matéria! Esses remédios naturais são a abertura pra uma vida de qualidade… A Igreja Adventista tem é demais!!!

  6. Paulo disse:

    Já fui Adventista do 7º dia, realmente a questão se saúde alimentar, sol, água, exercício é ótimo na igreja, só que a doutrina esqueceu de dizer QUE SEXO TAMBÉM FAZ PARTE DESSA SAÚDE, MESMO QUE SEJA ANTES DO CASAMENTO, não consegui nada com as moças dessa igreja e olha que sou dizem ” Bonito ” , por isso casei com uma católica e estou muito feliz e pasmem ELA AGRADA MEUS OLHOS, coisa que era proibido na adventista, só me permitiam namorar as que não me ENCHIAM OS OLHOS DE PRAZER, que Deus é esse que proíbe a FELICIDADE COMPLETA NESSA TERRA, NÃO DIGAM QUE SER FELIZ É SÓ NO CÉU e manter o povo ESCRAVO DO SISTEMA PODE!

    • Déborah Marques disse:

      Discordo um pouco da sua afirmação com relação as moças da Igreja Adventista, prezamos o amor a Deus certo? E outras coisas mais… Seguimos a Bíblia! Não devemos namorar uma pessoa só porque tem um corpo bonito, uma cara bonita e não ter uma mente aberta e compatível com a minha, óbvio!!!
      Nunca ouvi falar que é proibido namorar alguma moça adventista que seja bonita! Eu não prezo a beleza, não acho importante, acho que devo me importar com outras prioridades.
      Claro que devemos ser felizes aqui na terra, em algum livro que li fala que nossa casa deve ser um pedaço do Céu.
      Acho que você deve repensar seu pensamento.

    • Availdes Santos disse:

      Ola Paulo,

      Fico feliz em concordares com o ensinamento da igreja em relação aos remédios naturais.

      Feliz de que tenhas encontrado uma pessoa que ‘lhe agrada aos olhos’ e tenhas casado com ela.

      Feliz também porque não tenhas encontrado sexo antes do casamento com as moças de nossa igreja, isto prova que elas seguiram a orientação bíblica quanto ao principio conjugal.

      A igreja Adventista do Sétimo Dia não ensina a proibição de você arrumar um cônjuge que exubere beleza (agradar aos olhos), ela ensina que o casamento é uma instituição divina iniciada no jardim do Éden antes mesmo do pecado (Gn 2:24), ensina que o sexo é uma atividade divina dada aos homens por ocasião do casamento, e que a pratica dele antes de casar-se (fornicação) ou com parceiro que não seja o cônjuge (Adultério) for, não é recomendado pela bíblia, inclusive é apresentado como pecado na palavra de Deus (Ex 20:14/Mc 7:21/Galatas 5:19/ 1 cor 6:18), assim sendo o que buscavas na igreja: Sexo antes do casamento (como voce mesmo falou), é uma conduta errada, pecaminosa, e que a biblia nos orienta a fugi dela (1 Cor 6:18).

      Ja quanto a felicidade, mais uma vez você se enganou sobre os ensinamentos da igreja que, ensina o que a fonte da felicidade é Jesus Cristo, e que esta felicidade começa aqui quanto você aceita e se entrega a Jesus Cristo, pois a bíblia mesmo ensina que “Feliz é aquele que TEME ao Senhor e que TEM PRAZER EM SEUS MANDAMENTOS” Sl 112:1, e “Feliz é o povo cujo Deus é o Senhor” (Sl 144:15), e sim, nosso felicidade será completa, por ocasião da volta de Jesus, quando todos seremos transformados e receberemos a eternidade, e viveremos com ele, feliz para sempre.

      Espero que quando, você voltar a estudar a bíblia encontre nela as verdades ensinadas pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, e que ainda, ao ‘retornares pra casa filho’, voltes buscando em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua Justiça, pois fazendo assim, Deus acrescentará as outras coisas (Mt 6:33), e que se você agradar-se de Deus, ele satisfará os desejos do teu coração (Sl 37:4), e mais ainda, você não teve o que pediu a Deus (fornicação: Sexo antes do casamento) quando estava na IASD, por que pediu mal (fornicação:Sexo antes do casamento), e esta é uma das razões dadas na bíblia para nossas orações não serem atendidas (Tg 4:3).

      Espero que Deus lhe dê paz, felicidade, e guia dentro da palavra de Deus.
      abcs

      • Paulo disse:

        Amigas e Amigos Cristãos

        O meu nome já diz tudo ( Apóstolo ) Paulo quer dizer ” Pequeno “, ele mesmo disse aos discipulos, sou Paulo, que quer dizer o ultimo entre vós e pequeno ao me ver , só o sou DIANTE DE DEUS.
        Paulo já em sua época já advertia os irmãos, ” Não façam divisão da igreja de Cristo “, através de suas cartas, dizia que as pessoas estavam distorcendo os ensinamentos de Cristo e daí fundando novas doutrinas, é o que vemos hoje, vejam bem, não sou contra a Igreja Adventista, nem qualquer uma evangélica ou outra mundo afora, tenho parentes e amigos Adventistas maravilhosos, quem sou eu de querer tirar essas pessoas da igreja. Creio que o maior mal de qualquer cristão, Budista, Hinduista, Judeu, Espírita,etc é dizer QUE A SUA RELIGIÃO É A VERDADEIRA, DESPREZANDO AS OUTRAS, afinal esta na Bíblia, Jesus disse NÃO JULGUEIS PARA NÃO SER JULGADOS.
        Tenho sim meus conceitos sobre religião, não estudo só cristianismo, mas todas do PLANETA e quiçá das GALÁXIAS, a INTERNET esta aí para ninguém ficar na ignorância, estou com a consciência tranquila, seja o julgamento de DEUS ( RESSURREIÇÃO JUÍZO FINAL OU REENCARNAÇÃO ) temos que se preparar, o que as religiões do mundo ensinam que O MAIOR MANDAMENTO É A CARIDADE, pode se dar o corpo para queimar, mas se não tiver AMOR não adianta nada .

        Saudações
        Apóstolo Paulo ( Saulo )

  7. Felipe Espejo Rodrigues disse:

    eai povo q ta fazendo o trabalho ai da escola adventista de catanduva blz

  8. yDaniiiel disse:

    Ótimo!!. Mim ajudou muito ! esse site é 10.

  9. eduardo disse:

    Olha,eu faço parte da Igreja Adventista do Sétimo Dia,e estudo no colégio adventista,e utilizei esse artigo na produção do meu trabalho. Em minha opinião,esse artigo é de grande utilidade para nossa atual sociedade,que é bombardeada com a mal alimentação,e o grande montante de doenças dos mais variados tipos,e para nossa geração,esse site,é um porto seguro,num mundo onde só se pensa nos remédios industrializados.

  10. Ana Flavia Da Silva Martins disse:

    gostei muito obrigada =D =D =D 0/

  11. mirian disse:

    Sou vegetariana há mais de 30 anos quando era “moda” e hoje conheço os benefícios e do plano de Deus para quem o ama e obedece.Na nova terra as folhas da arvore da vida serão a cura para a saúde dos salvos.Percebem a coincidência da criação e da vida eterna dos seres humanos sendo restaurados pela dieta?Maravilhoso Deus,pensou em tudo por amor a nós seres ingratros.

  12. Sabrina disse:

    Precisava dos Oito Remédios pro clube e ajudou muitooo ! valeu (:

  13. danniela disse:

    meu eu adorei eu tambem sou adventista e olha foi o melhor site que vi
    eu estudo no colegio adventista e minha prof pediu pra gente pesquisar e esse foi o melhor que eu vi =) =) =) =) =) =) =) =) +

  14. bruna disse:

    :lol: tambem sou adventista e ame i o eu comentario …. thume em caio kkkk :)

  15. alberta viana disse:

    :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: gosteiii muitoooooo gente otimosite ameiiii

  16. # paati siílva disse:

    # nossa fantasticooo, caara! voces estão de parabêns……….
    :lol: :P 8) ;-) :-)
    poost: paati siílva #

  17. Gustavo disse:

    Simplesmente fantástico esse trabalho!!!

    Extremamente didático, simples, conciso; uma cartilha perfeita, que deveria ser lida com freqüência por todos.

    Gostaria de pedir permissão para postar os textos em uma comunidade do Orkut, citando a autoria.

    Muito grato
    Gustavo

  18. nicoly disse:

    Sou adventista e adorei as dicas de saúde parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  19. elitolemos disse:

    Todos sabem que conciliar os oito remédios naturais e quase impossível, mas nunca devemos desistir de busca uma saúde melhor… “Adorei as dicas”. Obrigado!

  20. obrigado por gostarem!!!! :lol:

  21. Giovanna disse:

    Amei,Amei,Amei !!

  22. Giovanna disse:

    Amei,Amei,Amei !

  23. ELISANGELA disse:

    ADOREIIIIIII D+ :D :lol: :-) ;-) :zzz :roll:

  24. andressa disse:

    :o voce deveria ter vergonha desses comentarios que voce pos…. se voce soubesse os beneficios desses oito remedois naturais voce seria mto grato a quem fez o site, e mto mais a Deus.
    parabens a todos que participaram desse site..estao de parabens. sou adventista e tenho muito orgulho tambem de ser 100% vegetariana. atraves dos oito remedios Deus tem me mostrado quao grande é o seu amor por mim.

  25. Eduardo berna disse:

    eu nao sei né! sou exclusivo e nasci pelado

  26. Deividy Rhuam disse:

    Dá un daço desse site ! >.<

  27. Felipe Laskowski disse:

    Nossa esse site me ajudou e muito para trabalhos da escola! Esse site é 10! :lol:

  28. jackeline mamede disse:

    aqui não tem resumo nenhum que vcs estão querendo me sacania1111 :sigh: :sigh: :sigh: :sigh: :sigh: :-? :-? :-? :P

  29. Kimberly Pompeo disse:

    ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) :-* :-* :-* :-* :-* :-* :-* :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

  30. Kimberly Pompeo disse:

    Eu amei gostei das citações bíblicas e do conteúdo ,ele é bem integral achei que vocês estão de parabéns vou indicar este site para meus amigos e colegas de escola pois sei que posso contar com vocês!!!!!!
    :P :roll: :D ;-) :lol:

  31. maria josé disse:

    gostei sim, o melhor remédio é a prevenção e seguir as orientações do nosso criador. DEUS.

  32. Caio disse:

    alias num gostei tenho q deixar uma critica ruim :/

  33. Caio disse:

    gostei sim mas num conseguir ver nenhum >:(

  34. Lorran B. disse:

    curti mto essa materia pois nos deixa antenados e ligados com nossa saude!!!
    vlw! :lol:

  35. Eduarda S. disse:

    mt bbbbbobooooommmm este site :lol:

  36. Maisa disse:

    muito bom, pena q não conseguimos conciliar os 8 remédios naturais nos dias em que vivemos. Gostei muito das citaçoes biblicas. grata

  37. RENATA SCHUVARTZHAUPT disse:

    ;-)GOSTEI MUITO MESMO ISSO AJUDA A TODOS NOS TRABALHO MUITO BOM

  38. Ariane Prestes disse:

    muito bom!Essas dicas são maravilhosas!:-);-):D

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2015 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.