6

Exercício Físico Reduz Asma

exercicioFisicoReduzAsma

A asma atinge 10% da população brasileira e é responsável por 400 mil internações e 2 mil mortes por ano, de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai). Ernesto “Che” Guevara, o compositor Ludwig Van Beethoven e o político Theodore Roosevelt e são algumas das personalidades que sofrem ou sofreram com o problema. Para todos os asmáticos, uma boa notícia: atividade física reduz em até 60% os sintomas, segundo pesquisa do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

O estudo avaliou por três anos 101 pacientes adultos, com idade entre 20 e 50 anos, em tratamento no hospital. Na primeira etapa, todos participaram de um programa educacional, com ênfase no controle de fatores ambientais, uso correto da medicação durante o tratamento e automonitorização dos sinais da doença.

Em seguida, os voluntários foram divididos em dois grupos. O primeiro passou por um tratamento fisioterápico, com a realização de exercícios respiratórios e treinamento aeróbico, além de acompanhamento clínico. As atividades físicas ocorreram duas vezes por semana, durante 30 minutos, por três meses. O outro grupo só recebeu exercícios respiratórios e acompanhamento clínico. Em ambos os casos, a medicação não foi alterada. Os participantes que colocaram o corpo em ação tiveram menos sintomas de asma (como tosse, chiado, falta de ar e aperto no peito) e melhoraram a qualidade de vida, especialmente no inverno, quando os incômodos se intensificam. De 16 episódios por mês, passaram a apresentar seis. Ansiedade e depressão, comuns em asmáticos, também foram atenuadas. Os pacientes que se mantiveram sedentários não apresentaram mudanças no quadro clínico.

O fisioterapeuta Felipe Mendes, autor do trabalho, disse que a atividade física, na maioria das vezes, é considerada vilã para quem tem a patologia por ser um dos fatores desencadeantes mais comuns de crises. No entanto, quando realizada corretamente, pode ser benéfica.

O frio está aí e, com ele, as crises de asma e outras doenças respiratórias. Não use o frio como desculpa, coloque-se em movimento. A atividade física regular vai lhe ajudar a passar o inverno com muito mais qualidade de vida.

Autor: Patrícia Zwipp – Fonte:
www.terra.com.br (Vida e Saúde).
Compilado por: Clínica de Vida Natural

Clínica Adventista Vida Natural

Autor: Clínica Adventista Vida Natural

A Clínica Adventista Vida Natural (localizada em São Roque, SP) procura cumprir sua missão em prol da saúde considerando as dimensões física, mental, social e espiritual, verdadeiros segredos para uma vida plena e feliz.

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

6 Comentários. Participe você também!

  1. Nubia Cabral disse:

    Adquiri asma ocupacional e isto me entrstece, pois adoro fazer exercícios aeróbicos, principalmente esteira. Pode orientar sobre as modalidades indicadas? Posso andar na praiae a alimentação?
    Grata

  2. Karla disse:

    [url]http://www.portalnatural.com.br/index.php/doencas-e-tratamentos/650-asma-tratamentos-naturais[/url]
    vai ae e vc verá as respostas

  3. Andreia Cordeiro disse:

    Gostaria de obter + informações, de como tratar a asma com metodos de exercicios e de alimentação se houver , Muito Obrigada

  4. Flávio lima disse:

    EU SEMPRE PRATICO EXERCICIOS FISICOS NO PQ DO CARMO
    AHH SEM ESSE PARQUE NÃO SEI O QUE SERIA DE MIM LA É MEU REFUGIO ,MEU PSICOLOGO PSIQUIATRA MEU ALIMENTO ESPIRITUAL ALEM DA BIBLIA

  5. Athíria Martines disse:

    Desde minha infância sofro com asma, sempre quiz correr como meus colegas, mas nunca consegui poder fazê-lo. Por um tempo fiz caminhadas de uma hora todos os dias durante 4 meses, e por fim já conseguia dar uma volta correndo no quarteirão que caminhava, e as crises diminuiram bastante…;-)

  6. vera lucia fernandes da silva disse:

    meu filho tem asma o que que eu fasso?

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2015 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.