12

Dormir é perda de tempo?

dormireperdadetempo

Você dorme bem? Provavelmente, não, de acordo com os resultados de uma das maiores pesquisas brasileiras já realizadas sobre o sono. Em julho de 2006, cerca de 43 mil pessoas participaram do estudo durante a 2ª Semana Brasileira do Sono. Os resultados revelaram que 44% dos brasileiros não dormem bem, 31% têm alguma dificuldade para dormir, 52% dormem pouco e acordam cansados, 42% se sentem sonolentos durante o dia, e 28% roncam.

Com tantas obrigações e preocupações que a vida moderna traz, dormir ficou em segundo plano. Alguns pensam que dormir é perda de tempo. Outros querem dormir melhor, mas não conseguem. Trânsito, televisão, cinema, internet, filhos e dupla jornada de trabalho são alguns dos inimigos de uma boa noite de sono.

Dormir bem é absolutamente essencial para a saúde física, mental e espiritual. Cerca de um terço da vida passamos dormindo. É durante o sono que as funções corporais e mentais são restauradas e o corpo é preparado para enfrentar o dia seguinte. Entretanto, a grande maioria das pessoas não dorme adequadamente, o que pode ocasionar sérios problemas de saúde, como veremos adiante.

Dormir mal ou pouco pode causar irritabilidade, perda de memória, depressão e dificuldade de concentração. Em adultos, descobriu-se que a falta de sono influencia negativamente na capacidade de avaliar riscos e de tomar decisões. As crianças também são afetadas. Dormir tarde prejudica a liberação do hormônio de crescimento, deixa as crianças mais irritadas e com menor capacidade de concentração na escola.

Além disso, quando dormimos mal por muito tempo, nosso corpo sofre alterações fisiológicas que podem estar relacionadas com a obesidade e o diabetes. Num artigo recente publicado na revista Circulation, médicos americanos concluíram que qualidade de sono inadequada está relacionada com aumento da pressão arterial, inclusive em adolescentes.

Faça ajustes na sua agenda para dormir mais e melhor. Lembre-se de que as horas de sono antes da meia-noite são essenciais para um bom descanso, então procure ir para a cama cedo e dormir de 7 a 8 horas por noite. A receita para uma boa noite de sono é a seguinte:

(1) procure dormir num quarto escuro, silencioso e bem ventilado,
(2) vá para cama com o estômago vazio (jantar leve até três horas antes de dormir),
(3) faça atividades físicas moderadas durante o dia, e
(4) esteja com a consciência limpa e em paz com os outros e com Deus.

Siga essas orientações e melhore sua saúde, espiritualidade, humor, produtividade e eficiência.

Dr. Luiz Fernando Sella

Autor: Dr. Luiz Fernando Sella

Médico formado pela Univ. Federal de Santa Catarina, participou como médico visitante da Escola de Medicina da Universidade de Miami, em 2006 e 2007. Fellowship em Medicina de Estilo de Vida no Wildwood Lifestyle Center and Hospital (EUA). Atualmente, é diretor médico do CEVISA - Centro Médico de Visa Saudável e mestrando em Saúde Pública pela Universidade de Loma Linda (EUA).

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

12 Comentários. Participe você também!

  1. marlinda jann disse:

    [quote name=”neiva de borba”]nao consigo dormir direito tomo 2 clonazepamanoite e mesmo asim nao durmo direito de manhã 2c de amiptrilina de 25 e 1 sertralina de 50 é muito remedio quero ajuda obrigado[/quote]
    :D oi também 2 clonazei , o ajudeei q nãpan, muculare e escitaploram e assim mesmo acordo todo os dias 2h oui, mas queria 3 h da manhã isso é todo dia e não consigo mais dormir. sei q não ajudei, mas queria apenas compartilhar o meu sofrimento. um abraço

  2. Sterferson Xavier disse:

    Gostei deste artigo e quis imprimi-lo, porém o botão de imprimir que havia antes no site foi retirado. Por favor, coloquem ele de volta.

  3. Joydd Mateus disse:

    Dizem que a melhor hora para dormir é as [i]22:00[/i]. Isso para que até as [i]6:00[/i] cumpra-se as [i]8 horas[/i] de sono. A situação é que eu não consigo dormir antes das [i]23:59 horas[/i] (a não ser que eu esteja cansado) e perco sono antes das [i]6 horas[/i]. O que faço?????

    [b]Valeu.[/b].. O blog é maneiro… :cry:

  4. m.neide machado disse:

    Durmo tarde mesmo assim tenho o sono cortado, depois das 3h; da madrugada não durmo mais, acordo cansada e fico assim o dia todo.m. neide

  5. CLEIDE disse:

    SOU CASADA A 9 ANOS E DESDE A ÉPOCA DE NAMORO PERCEBIA NO MEU MARIDO UMA GRANDE NECESSIDADE DE DORMIR MAIS QUE AS OUTRAS PESSOAS QUE CONHEÇO. HOJE ME PREOCUPO POIS ELE DORME MUITO, A NOITE INTEIRA, MAS MESMO ASSIM ACORDA TODOS OS DIAS FALANDO QUE ESTÁ CANSADO.QUANDO TEM OPORTUNIDADE COMO NUM FERIADO ELE CHEGA A DORMIR DE 12 ATÉ 13 HORAS SEGUIDAS.ISSO É NORMAL? ELE NÃO DORME CEDO POIS DESDE QUE O CONHEÇO ELE TRABALHA DURANTE O DIA E ESTUDA À NOITE. NÃO JÁ ERA PRA ELE TER SE ACOSTUMADO? POR QUE ELE SEMPRE ACORDA CANSADO? ISSO PODE SER ALGUM PROBLEMA DE SAÚDE OU ESTE COMPORTAMENTO É NORMAL EM ALGUMAS PESSOAS?

  6. MargoFleming disse:

    People deserve good life and mortgage loans or just financial loan would make it better. Because freedom is grounded on money.

  7. Paulo Araujo disse:

    tenho 58 anos sou engenheiro e trabalho a 36 anos em área insalubre e periculosa, já tralhei em refinaria de petroleo onde tive uma exposição acidental a uma válvula de segurança de caldeira em 1996 que deixou como sequela um zumbido permanente que incomoda a pegar no sono, também tralahei em plataforma de petroleo uma área de alto ruido e trablaho estressante, por essa razoa os medicos do trabalho prescreveram clonazepam que tomo todos os dias. Existe alguma outra solução homeopátioca ´para me livra desse desconforto?Esse riudo que fiocou gravada com o incidente da caldeira pode ser eliminado com o passar do tempo?

  8. neiva de borba disse:

    nao consigo dormir direito tomo 2 clonazepamanoite e mesmo asim nao durmo direito de manhã 2c de amiptrilina de 25 e 1 sertralina de 50 é muito remedio quero ajuda obrigado

  9. ElaineV disse:

    Eu costumo dormir muito tarde e levantar cedo ,como dormir as3:00 e acordar as 7:00 passo o dia mal mais á noite ñ consigo pegar no sono…Vou tentar as dicas …

  10. Ana Costa disse:

    Achei o máximo este artigo. Durmo com sono e acordo com sono.

  11. suani disse:

    obrigada! eu costumo dormir cedo, mas estou no rol daqueles que acordam cansados…Vou procurar me organizar…

  12. priscila tavares candido disse:

    Adorei a matéria, pois tenho me esforçado para conciliar as atividades do dia, com o meu horário de repouso, o que está sendo muito dificil… mas vou conseguir!!!!!

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2015 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.