16

Como Ter Um Bronzeado Bonito e Sem Riscos

comoobterumbronzeado

Pele bem bronzeada e bonita no verão? É o que muitos homens e mulheres almejam. Para isso, muitos são os artifícios usados. Mas é importante tomar bastante cuidado para não trazer prejuízos à saúde da pele. Com uma série de medidas simples e adequadas, é possível tomar sol e adquirir uma bela cor sem prejudicar a saúde.

Veja algumas dicas:

1- Alimentação: procure comer verduras, legumes e frutas como cenoura, abóbora, mamão, melão, batata doce, couve, repolho, espinafre, agrião e brócolis. Esses alimentos são ricos em betacaroteno, substância que quando transformada em Vitamina A pelo organismo, ajuda a ativar o bronzeado. Além de auxiliar na coloração da pele, ele é um antioxidante (neutraliza os radicais livres e, por isso, previne o envelhecimento). Atualmente, o mercado farmacêutico oferece cápsulas com derivados de betacaroteno concentrados, que podem ser usadas antes e depois do bronzeamento. No entanto, cuidado com os exageros (vindo destas suplementações), pois o consumo excessivo, de mais de 30 miligramas por dia, se mostrou associado à maior propensão a danos nas células.

2- Hidratação: por dentro e por fora! Muita água é indispensável para quem quer se bronzear. A pele após exposição, também deve ser hidratada com cremes específicos para aplicação pós-sol.

3- Esfolie-se: para retirar todas as células mortas da pele e garantir um bronzeado uniforme e duradouro, a dica é usar um creme esfoliante, três dias antes da exposição ao sol.

4- Cuidado com o excesso de exposição ao sol: o câncer de pele não é o único problema que o excesso de exposição ao sol pode trazer. Queimaduras solares, envelhecimento precoce, agravamento dos sintomas da acne, são alguns dos efeitos indesejados obtidos com o excesso.

5- Use filtro solar! Assim o seu bronzeado vai durar muito mais! Aplique o produto 30 minutos antes da exposição solar e reaplique-o de acordo com a transpiração ou após entrar na água. Fique atento às regiões do corpo, normalmente esquecidas: orelhas, lábios, dorso dos pés e das mãos.

6- Adquira um bronzeado gradual: nunca tente adquirir a cor de um verão inteiro no primeiro dia de férias. Você deve entender que o bronzeado só vai começar a aparecer 48 a 72 horas após a primeira exposição solar. Este é o tempo necessário para que a melanina (pigmento que dá cor à pele) seja produzida e liberada pelas células. E evite tomar sol entre as 10:00 e 16 horas.

7- Respeite seu tom de pele: seguindo a tabela abaixo, verifique seu tipo de pele. Se você tem fototipos I e II, dificilmente você se bronzeará, portanto, não adianta insistir, você só vai danificar a sua pele.

Classificação de Fitzpatrick

Tipo de pele Descrição
Tipo I Pele muito clara , sempre queima, nunca bronzeia
Tipo II Pele clara, sempre queima e algumas vezes bronzeia
Tipo III Pele menos clara, algumas vezes queima e sempre bronzeia
Tipo IV Pele morena clara raramente queima e sempre bronzeia
Tipo V Pele morena escura, nunca queima e sempre bronzeia
Tipo VI Pele negra, nunca queima, sempre bronzeia

8- Os hidratantes autobronzeadores e o bronzeamento à jato (conhecido também como bronze à jato) são uma forma de não se expor aos raios solares, e mesmo assim ficar com a pele bronzeada. Mas saiba que esses produtos não dispensam o uso de filtros solares.

Por: Fabíola Menna Barreto
Dermaticista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná

PortalNatural.com.br

Autor: PortalNatural.com.br

Portal de saúde e bem-estar com artigos, videos, receitas, nutrição, saúde mental, etc, para sua vida ser mais saudável, simples e feliz.

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

16 Comentários. Participe você também!

  1. Ivaldete Passos disse:

    Gostaria de acrescentar que essas informações dadas acima, foram despertadas a partir de uma palestra que assisti do Dr. Candido Silva, Terapeuta Naturalista (Paulista-PE).
    Na ocasião, discordei dele pois o que conhecia era o descrito no texto apresentado aqui. Fiquei com certo receio. Mas quando as informações do site mencionado e outros foi o suficiente para colocar em prática.
    Agradeço ao Dr. Candido Silva, pelas orientações das pesquisas recentes dadas aos irmãos de Caruaru-Pe, quando aqui esteve nos guiando a fazer mudanças no nosso estilo de vida.

  2. Ivaldete Passos disse:

    Acredito que pesquisas atuais estão nos revelando informações um pouco diferente das que li nesse texto. Dizem elas:
    O melhor horário para se tomar de sol é quando o sol está a pico (entre 11h e 14h).
    O equilíbrio está no tempo exposto ao sol, o que dependerá do tipo de pele
    A dica é: quando sentir que começa a queimar, é hora de sair do sol.
    Esse tempo varia de acordo com a cor da pele de cada um.
    Nenhum tipo de protetor, pois os mesmo impediriam de beneficiarmos da vitamina D fornecida pelos raios ultravioletas B do sol.
    Melhores Informações:(http://www.enxaqueca.com.br/blog/o-sol-que-cura-e-o-sol-que-mata/)
    Eu, particularmente, tenho feito uso desses benefícios e estou me sentindo muito bem. Estou uma pele belíssima. Tenho tido os cuidados devido, especialmente em relação ao tempo de exposição ao sol e, é só benefício. Me sinto bem e é muito gostoso. Na minha região, onde o sol é bastante quente, minha exposição não passa de 15min no horário de das 11h30min. Para minha pele é o tempo ideal. Espero ter contribuído.

    Gostei das informações alimentares.

  3. Jessica disse:

    Carolina, você já teve a experiência de pegar sol todos os dias durante algumas semanas? Eu uma vez de férias consegui durante um mês quando era adolescente.
    Eu e minha mãe também raramente nos bronzeamos. Somos loiras bem brancas. Mas existem horários que seguidos deixa a pessoas muito bonita:
    Toda manhã (preferencialmente) e no final da tarde. Se vc fizer isso junto com a alimentação descrita no texto vai ficar com a pele LINDA!
    Eu quando eu como esses alimentos, no final do dia minha pele está com uma cor natural linda, um rosa claro pouco alaranjado, a pele fica mais macia, o cabelo brilhoso.. Imagina com sol!

  4. Jessica disse:

    Muito bom o texto mesmo!!! :D

  5. zilma disse:

    adoro estar sempre bronzeada,e o meu segredo é começar de dentro para fora,,pq se sua pele esta preparada para o sol..nada vai agredi-la,e sendo assim vc mantem a pele sempre bronzeada o ano inteiro..e muito suco de cenoura ,,,

  6. Carolina disse:

    Olá, a minha pele nunca bronzeia… Eu experimentei o autobronzeador e ele bronzeou a pele o problema é que houve partes do corpo que quando estava a pôr não reparei e ficaram extremamente brancas, da minha cor original :sigh: e também houve sítios onde a minha pele ficou mais alaranjada e outros em que ficou bem. Eu gostava muito muito de ficar morena e já não sei o que fazer :sad: Não quero no futuro vir a ter problemas de pele, nem mesmo ter um envelhecimento precoce é por isso que não vou para um meio mais agressivo de bronzear! Se me puder dar algum concelho eu agradecia ;-)

  7. disse:

    Tenho a pele bem clarinha e minha pele bronzeia no segundo dia!

  8. Atila disse:

    Gente, eu sempre tive essa dúvida, qdo vcs dizem q eh ruim pro bronzeamento entre as 10 e 16 horas, conta com ou sem o horário de verão?

  9. Lu disse:

    Adorei as dicas :D :lol: :-) ;-) 8) :zzz :P :roll:

  10. sibelly estefani disse:

    mande uma resposta,eu chego ate chorar de raiva eu preciso ficar bronzeada xau bjo

  11. sibelly estefany disse:

    preciso bronzear mais nao consigo eu bronzeio com agua e solkkkk

  12. lucyneide disse:

    essas dicas são muito boas e amei a tabela de tipo de pele.

    muito obriada pelas dicas.;-)

  13. priscila tavares candido disse:

    Gostei muito das dicas.Escrevam mais!!!

  14. Claudete Menezes disse:

    :-) Amei as dicas!!!!!!
    Que Deus te abençoe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2015 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.