6

Boas Novas Sobre o Câncer

boasNovasSobreOCancer

Recentemente, uma de minhas pacientes com câncer me disse: “O oncologista falou que se eu operar e fizer quimioterapia e radioterapia, provavelmente terei uma boa sobrevida. Mas eu quero VIDA, doutor, e não sobrevida!”

O câncer é uma doença que traz consigo um estigma terrível, e é difícil encontrar pessoas que não tenham medo de desenvolver a doença. As estatísticas atuais mostram que uma em cada seis vidas no Brasil estão sendo consumidas pelo câncer.

Todos os anos, são publicados milhares de artigos científicos mostrando as mais novas e fanstásticas descobertas sobre a doença, abrindo portas para o desenvolvimento de novas terapias e dando esperança para milhões de pessoas que lutam diariamente para prolongar a vida. Porém, apesar de todos os esforços, as taxas de mortalidade para alguns tipos de câncer continuam aumentando.

Nesse cenário desanimador, uma coisa é certa: seus hábitos de vida podem determinar se você vai ou não fazer parte dessa estatística. Afinal, sempre é melhor prevenir do que remediar! Conheça as boas-novas sobre o câncer e como evitá-lo.

1. Coma de cinco a nove porções de frutas e verduras ao dia. Pelo menos uma fruta ou verdura deve ser rica em vitamina C e uma em vitamina A. Coma pelo menos uma porção de vegetais crucíferos por semana (brócolis, couve-flor, repolho). “Mas, doutor, eu não gosto de frutas e verduras!” Sem problemas, em duas a três semanas você consegue reeducar as papilas gustativas da sua língua para sentir prazer em comer um belo prato de brócolis.

2. Coma de seis a 11 porções de grãos integrais (pão integral, cereal ou massa) e leguminosas (feijões) ao dia. “Mas, doutor, eu não consigo comer arroz integral, eu sempre comi arroz branco desde a infância!” Que tal incrementar o arroz integral com cenoura picada, alho, milho e ervilhas? Vai ficar mais colorido e apetitoso!

3. Mantenha o peso ideal. Para atingi-lo, diminua a quantidade de alimentos que você ingere à noite, faça do café da manhã a sua principal refeição, evite gorduras e frituras, faça exercícios físicos diariamente e evite beliscar entre as refeições. Aqui, perseverança é a chave! O excesso de peso que você acumulou ao longo de anos de maus hábitos não vai ser eliminado da noite para o dia. Tenha paciência e pense a longo prazo.

4. Adote uma dieta vegetariana. A combinação das proteínas presentes nos grãos integrais, feijões, nozes e sementes substituem perfeitamente a proteína de origem animal.

5. Tenha uma dieta rica em fibras. As fibras absorvem água como uma esponja, ajudam a encher o intestino e estimulam a atividade intestinal. Elas diminuem o tempo que o alimento permanece dentro do corpo para 24 a 36 horas. Dessa maneira, todas as toxinas e substâncias irritativas, associadas ao câncer de intestino, são evacuadas mais rapidamente, diminuindo a chance de se formarem lesões cancerosas.

6. Tome sol de 15 a 20 minutos por dia. A vitamina D, produzida quando o sol atinge a pele, protege contra câncer de cólon, mama e próstata.

7. Evite café, chás cafeinados, cigarros e bebidas alcoólicas.

Não tenha medo do câncer! Faça a escolha certa hoje e adote um estilo de vida que pode evitá-lo.

Dr. Luiz Fernando Sella

Autor: Dr. Luiz Fernando Sella

Médico formado pela Univ. Federal de Santa Catarina, participou como médico visitante da Escola de Medicina da Universidade de Miami, em 2006 e 2007. Fellowship em Medicina de Estilo de Vida no Wildwood Lifestyle Center and Hospital (EUA). Atualmente, é diretor médico do CEVISA - Centro Médico de Visa Saudável e mestrando em Saúde Pública pela Universidade de Loma Linda (EUA).

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

6 Comentários. Participe você também!

  1. Elizabeth Nogueira disse:

    Mais cedo ou mais tarde, todos nós enfrentamos um “câncer” em nossa vida. Talvez não seja um carcinoma ou linfoma, mas um divórcio, ou infertilidade, ou uma perda irreparável de alguém que amamos, etc. A pergunta que não que calar é: “Iremos nos afastar de Deus ou correr para Ele?” Há 14 anos recebi de minha médica o diagnóstico de um Câncer (Carcinoma Ductal Infiltrante Invasivo – Mamas). Corri para os braços de Deus e descansei no Seu coração, adotei um novo estilo de vida, que resume no consumo diário dos Oito Remédios da Natureza deixados pra nós por nosso bom Deus. Hoje sou outra mulher, cheia de vida… E digo com Alegria, Gratidão e Confiança _ não desfruto hoje de uma sobrevida mas de Vida, e Vida Qualitativa. Portanto se você está enfrentando, ou teme enfrentar o câncer, não precisa, apenas Descanse no coração de Deus, e espere Nêle. Parabéns! Dr. Luiz e equipe do Portal Natural, a matéria está Ao ponto – orientação precisa e segura.

  2. marcio santana de oliveira disse:

    caros amigos,já tomo guarana em pó 6 anos devido uma enxaqueca crônica não tive mais crises e me disseram, que foi devido o guarana ,minha duvida é.continuo tomando ou terei problemas?

  3. Marta Helena Vieira De Assis disse:

    COM CERTEZA TODOS OS MÉTODOS PARA TERMOS SAÚDE E ALEGRIA PASSAM POR NOSSA FÉ EM DEUS. a CERTEZA QUE ESTAMOS AMPARADOS PELA DIVINA PROVIDÊNCIA NOS DÁ ÂNIMO.CORAGEM E DETERMINAÇÃO PARA LUTARMOS A NOSSO FAVOR. LEMBREM-SE QUE O QUE NÃO ME DESTRÓI ME FORTALECE. tIVE UMA ESPERIÊNCIA NUM NÓDULO DE MAMA DEBELADO NO INÍCIO COM CHÁ DE CAVALINHA E O USO DE ALOE VERA,ASSOCIADA A DIETA NUTRICIONAL E CONTROLE DO ESTRESSE. uM GDE ABRAÇO E MUITA PAZ!:-)

  4. Angel Dourado disse:

    Eu tenho um problema de saúde chamado “doença auto-imune”, mas os médicos não conseguem chegar a um diagnóstico, apenas dizem que isto está afetendo minha tireóide, só que no exame não ví nada alterado. Só que tenho todos os sintomas de hipo, alarmante.
    Minha filha tem sintomas iguaisinhos aos meus e o médico lhe disse que é híper. Só que seu médico receitou o mesmo hormônio para ela.
    O problema maior é que nós duas temos reações alérgicas muito graves aos hormônios.
    Tudo que o Dr. César aconselha fazer, eu já faço a muito tempo, não estou sentindo melhora.

  5. vania jobim prieto disse:

    A mudança de hábitos de vida com certeza não é fácil, mas não é impossivel. Tenho orado diariamente para que Deus me ajude a dominar meu apetite por doces. Isso é terrivel, pois sabemos que a alimentação indicada por Deus é livre de refinados.:-):-):-)

  6. ALEX7 disse:

    Com certeza o segredo estar na mudança dos hábitos de vida, usando os oito remédios de Deus temos a confiança de que teremos imensamente bem-estar físico, mental e espiritual, o que vai mais além do que apenas não ter doença alguma!

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2015 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.