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Alongamento: pra quê, como e quando se alongar?

alongamento

O corpo é constituído por ossos, músculos, tendões, ligamentos e cartilagens. Os músculos são os motores que tracionam os tendões, que movimentam os ossos e fazem o corpo se mover. Para a realização das tarefas diárias, os músculos passam o dia todo recebendo estímulos da contração que, associados às tensões da vida moderna, fazem com que eles encurtem. Este encurtamento acaba apertando osso contra osso, provocando problemas como dores e deformações. Para manter as articulações em boas condições é preciso fazer exercícios de mobilidade e alongamento!

Por que se alongar?

  • reduz a tensão muscular, promovendo o relaxamento;
  • evita lesões nos músculos e articulações;
  • promove movimentos amplos e soltos;
  • melhora a circulação do sangue;
  • aumenta a flexibilidade;
  • amplia a mobilidade das articulações;
  • fortalece ligamentos e tendões;
  • auxilia no equilíbrio corporal, importante para o envelhecimento saudável;

Dicas importantes:

  • nunca é tarde para começar a fazer alongamentos;
  • não espere as dores chegarem e, se chegaram, inicie já;
  • independentemente da idade, todas as pessoas devem fazer exercícios;
  • alongue-se sempre que puder, antes de se levantar, de se deitar, enquanto assiste à TV;
  • procure relaxar enquanto se alonga;
  • não ultrapasse seu limite a ponto de sentir dor durante os exercícios;
  • permaneça de 15 a 30 segundos esticando em cada posição, se não sentir dor;
  • o conforto chega com o tempo, o processo é em longo prazo;
  • uma das formas de melhorar a flexibilidade do quadril é sentar-se no chão (sobre um tapete) com as pernas cruzadas, costas retas e apoiadas na parede, cabeça alinhada. Permaneça assim por 10 minutos. Mude a posição das pernas depois de 5 minutos.

Respiração: respire de forma lenta e rítmica, inspirando pelo nariz e expirando pela boca; isso vai facilitar o exercício e permitir chegar mais longe com menos esforço.

Pratique 30 minutos de exercício físico por dia. Faça cada movimento parado, por um tempo de 15 a 30 segundos, sempre com os dois lados, direito e esquerdo.

Alongue suas idéias!

  • seja flexível;
  • otimista;
  • tolerante;
  • confie em você;
  • tenha fé;
  • faça diariamente uma higiene mental.
Artigo original publicado no site da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde.
PortalNatural.com.br

Autor: PortalNatural.com.br

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