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10 hábitos saudáveis que o ajudarão a viver até os 100

10HabitosSaudaveis

Confira estas interessante dicas publicadas pela revista americana U.S. News em fereveiro de 2009 e novamente publicadas em setembro deste mesmo ano, onde são apresentados 10 hábitos que farão você superar suas expectativas de vida. Viver 1 século é possível, experimente!

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O fator mais importante que determina quantos anos você viverá, não são seus genes, mas quão bem você vive. Não se convenceu? Um novo estudo publicado no Jornal Médico Britânico (British Medical Journal) com 20 mil britânicos idosos demonstra que você pode cortar seu risco de ataque cardíaco pela metade simplesmente fazendo 4 coisas: 30 minutos por dia de atividade física, comer 5 porções de frutas e vegetais diariamente, evitar o cigarro e excesso de álcool.

Embora esses são alguns passos óbvios que você pode tomar para viver bem, pesquisadores tem descoberto que os centenários tendem a compartilhar certas características: como eles se alimentam, fazem exercícios, lidam com o stress – coisas que podemos fazer para melhorar nosso processo de envelhecimento. É claro que conseguir viver até os 100 é um tempo consideravelmente maior do que viveram seus pais. Contudo, Thomas Perls, que estuda os que passaram dos 100 anos na Escola de Medicina na Universidade de Boston, acredita que, mesmo se você evitasse os genes de doenças fatais como de ‘Huntington’ (doença hereditária que se desenvolve na idade adulta e termina em demência), “não há nada que impeça você de viver bem até os 90 anos. Imagine que, se seus pais e avós fossem fumantes inveterados, eles poderiam ter morrido prematuramente sem alcançar o verdadeiro potencial do tempo de vida deles, portanto vá em frente e alcance aqueles 3 dígitos (100 anos). Siga esses 10 hábitos e confirme a “previsão do tempo de vida” de Perls.

1. Não se aposente. “Evidências provam que nas sociedades onde as pessoas param repentinamente de trabalhar, há uma explosão da incidência de obesidade e doenças crônicas depois da aposentadoria,” disse Luigi Ferrucci, diretor do Estudo Longitudinal Baltimore sobre Envelhecimento. A região de Chianti na Itália, com alta porcentagem de centenários, tem uma visão diferente do tempo de folga. Depois que se afastam de seus empregos, eles gastam a maior parte do dia trabalhando em seus sítios, cultivando uvas e vegetais. Eles nunca são realmente inativos. Cultivar não é prá você? Seja voluntário em Creches, Escolas, Asilos, ou junte-se a um grupo de voluntários e participe de projetos comunitários.

2. Use fio dental diariamente. Isso pode ajudar a manter suas artérias saudáveis. Um estudo da Universidade de Nova Iorque em 2008 mostrou que usar o fio dental diariamente reduziu na saliva a quantidade de bactérias causadoras de doenças. Essas bactérias entram na corrente sanguínea e começam uma inflamação nas artérias, maior fator de risco para doenças do coração. Outra pesquisa mostrou que, os que tem altas quantidades de bactérias em sua boca, tem mais probabilidade de entupir suas artérias, outro sinal de doenças cardíacas. “Eu realmente penso que as pessoas deveriam usar o fio dental duas vezes ao dia para conseguir os benefícios de maior expectativa de vida,” enfatiza Perls.

3. Mexa-se. “O exercício é a única fonte real da juventude que existe,” afirma Jay Olshansky, um professor de Medicina e pesquisador do envelhecimento na Universidade de Illinois-Chicago. “É como o óleo para o seu carro. Você não tem que usá-lo, mas seu carro definitivamente correrá melhor.” Grande quantidade de pesquisas tem documentado os benefícios do exercício para melhorar seu humor, acuidade mental, equilíbrio, massa muscular, e os ossos. “E os benefícios começam imediatamente após seu primeiro dia de atividade física,” acrescenta Olshansky. Não se preocupe se você não for um ‘rato’ de Academia. Aqueles que recebem os maiores benefícios são os que saem do comodismo e simplesmente caminham na vizinhança ou pela quadra, 30 minutos por dia. Fortalecer os músculos com treinamento de resistência também é ideal, mas exercícios leves e constantes podem dar a você efeitos similares de força e resistência mesmo sem fazer levantamento de peso.

4. Coma cereais ricos em fibra no desjejum. Servir-se de grãos integrais, especialmente pela manhã, parece ajudar os de mais idade a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue por todo o dia, conforme um recente estudo dirigido por Ferrucci. Diz ele que “aqueles que fazem isso tem uma baixa incidência de diabetes, um conhecido acelerador da velhice”.

5. Feche os olhos durante 6 horas pelo menos. Em vez de dormir menos para ganhar mais horas de atividades por dia, durma mais para acrescentar anos à sua vida. “Dormir é uma das mais importantes funções que seu corpo usa para regular e curar as células,” afirma Ferrucci. “O mínimo de sono que os mais velhos necessitam para conseguir as fases REM curativas é aproximadamente de 6 horas.” Aqueles que alcançam a marca de um século de vida colocam o sono como prioridade máxima.

6. Consuma alimentos integrais, não suplementos. Fortes evidências sugerem que as pessoas com altos níveis no sangue de certos nutrientes – selênio, beta-caroteno, vitaminas C e E – vivem mais e melhor e tem baixo índice de declínio cognitivo. Infelizmente não há evidência que tomar comprimidos com esses nutrientes provê os mesmos benefícios anti-idade. “Há mais de 200 carotenóides, e 200 flavonóides diferentes num único tomate,” destaca Ferrucci, “e essas substâncias químicas tem interações complexas que nutrem a saúde; além do Licopeno e a Vitamina C”. Evite alimentos brancos pobres em nutrientes (pães, farinha, arroz branco e açúcar) e aproveite-se de todas as frutas coloridas, vegetais, cereais e pães integrais, com todo seu “exército” de nutrientes escondidos neles.

7. Seja menos neurótico. Pode funcionar para Woody Allen, que mistura suas preocupações com uma saudável dose de humor, mas o resto de nós neuróticos podemos querer encontrar uma nova maneira de lidar com o stress. “Temos um novo estudo que mostra que os centenários tendem a não internalizar coisas ou enfatizar seus problemas,” diz Perls. “Eles são fortes e flexíveis ao lidar com as adversidades.” Se essa característica inata é difícil de conquistar, encontre outros meios de lidar com o stress. Experimente essas dicas: faça exercícios, meditação, ou apenas respire fundo por alguns momentos. Roer as unhas, mascar chicletes em frente à TV, cair na bebida? Isso tudo é péssimo para a sua saúde.

8. Viva como um Adventista do Sétimo Dia. Os americanos que definem a si mesmos como Adventistas do Sétimo Dia tem uma expectativa média de vida de 89 anos; uma década a mais do que a média nos Estados Unidos. Uma das doutrinas básicas dos Adventistas é que, é importante cuidar do nosso corpo porque pertence a Deus. Isso quer dizer não fumar, não usar bebidas alcoólicas, e não abusar dos doces. Os Adventistas típicos seguem uma dieta vegetariana baseada em frutas, legumes, feijões e nozes; e praticam bastante exercício. Eles também valorizam muito a família e a comunidade.

9. Seja uma criatura de hábitos. Centenários tendem a viver em rotinas rígidas, diz Olshansky, comendo o mesmo tipo de dieta e fazendo as mesmas atividades por toda a vida. Dormir e despertar, nos mesmos horários cada dia é outro bom hábito que mantém seu corpo em constante equilíbrio; mas que pode ser facilmente rompido com o passar dos anos. “Sua fisiologia fica mais frágil quando envelhece,” explica Ferrucci, “e fica mais difícil seu corpo recuperar-se se você, perder algumas horas de sono numa noite ou beber muito álcool. Isso pode debilitar suas defesas imunológicas deixando-o mais susceptível a gripe e infecções bacterianas.

10. Fique conectado. Manter contatos sociais regulares com amigos e familiares é a chave para evitar a depressão. Isto pode levar a morte prematura, fato que é mais comum entre viúvos e viúvas. Alguns psicólogos acreditam que um dos maiores benefícios que os de idade avançada obtêm do exercício são as fortes interações sociais desenvolvidas ao caminhar com um amigo ou participar de exercícios em grupo. Tendo uma conexão diária com um amigo íntimo ou um membro da família, há um benefício adicional, com alguém em quem se apoiar. “Eles avisarão se notarem que sua memória está falhando ou se você parece mais reservado,” diz Perls, “e poderão insistir com você para procurar um médico, mesmo antes de você reconhecer, que precise de um.”

Fonte: U.S. News (http://health.usnews.com/articles/health/baby-boomer-health/2009/02/20/10-health-habits-that-will-help-you-live-to-100.html)

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36 Comentários. Participe você também!

  1. tatiana disse:

    :lol: muito bom!!!

  2. mateugjjbbkkbkbk disse:

    yttytyy :-) ytytyyty66 :oops: 67767676 :-x 67676776767

  3. Não te interessa disse:

    Você não sabe escrever não é Amanda?
    EXCELENTE, EDUCAÇÃO idiota!

  4. FATIMA CARNEIRO disse:

    Amei a matéria. Muito boa mesmo! Era tão bom que fizéssemos tudo isso.Parabéns!

  5. amanda oliveira henrique disse:

    eu achei e selente para meu trabalho de educasao fisica:-*:-*:-*:-*:-*:-*:-*

  6. Rita de Cássia disse:

    :-):-) Gostei muito de ter essas dicas pois acrescentou meus conhecimentos sobre alimentos saudavel,fico triste quando vejo irmãos da minha igreja comendo coisa que não é boa para saúde

  7. Julio Cesar disse:

    Tudo ótimo,ótimo mesmo.Melhor ainda se praticassemos tudo isso desde a infancia,em nossas escolas ou seja nas cantinas é servido outros alimentos muito diferente desses citados na matéria.Vamos nos corrigir tambem,pois pregar e não viver o que prega tambem não é bom pra saude.

  8. Hukalilile disse:

    Está de parabéns pelos excelentes artigos. http://www.cangue.blogspot.com

  9. Eunice disse:

    :sad: tenho muita dor nas pernas,sinto que quando fico apreensiva,e anisoa como sempre estou doi muito mais. nao como carne vermelha, ja ha 7 anos,e ja fui vegetariana alguns anos, tenho vontade de continuar. qual o primeiro passo?

    e outra questão acho incrivel na igreja adventista do setimo dia a qual eu pertenço,tenho um senho que fez este ano, 97 anos, anda perfeitamente,memória boa, anda bastante sozinho. é de admirar nao para a idade que tem.
    Deve ser habitos saudaveis e a genética tambem.
    :-*:-*:-):-)

  10. Liscelene disse:

    Estou realmente feliz por encontrar mais um meio de me manter informada sobre assuntos importantes para ter uma vida saudável em vários aspectos.
    Obrigada pelo trabalho de vocês!
    Pretendo sempre visitar repassar esse site.:-)

  11. Edson Fagundes da Silva disse:

    Eu, agradeço a DEUS, a cada dia por ter conhecido IADSD, tive esta oportunidade após passar por um momento de tribulação, com o convite em primeiro lugar, do ESPÍRITO SANTO, em segundo lugar da minha esposa, agora sim vivo bem e melhor, estou trabalhando de acompanhante de um Sr. de 97 anos, ele tem uma disposição, gosta de ler, escrever, viajar dentre outras atividades, sua alimentação rica, uma obs: não gosta de café, levei para ele este artigo me agradeceu, e eu a voces.PARABÉNS

  12. Rocha-Zenilton Ferraz disse:

    materia dessa natureza deveria ser mais divulgada,como já aconteceu na China,deveria ser feito como palestras nas escolas,hospitais,e demais redes,etc.

  13. Rocha-Zenilton Ferraz disse:

    Sou fã do natural,estou cada dia me apego ao melhor,fiquei muito feliz ao ler as dez dicas.grato.

  14. Jorge Bello disse:

    Achei muito bom. Acredito que se colocarmos em prática estas dez dicas aliadas a sexo regular e saudável, será mais fácil chegar aos 100 anos.

  15. Gostei muito desta materia, isto e importante na vida do ser humano, eu sempre discordei da aposentadoria pelo motivo do sedentarismo, e insuportavel ficar atoa, eu simplesmente detesto. Quando vivi nos Estados Unidos, observei muito o ritimo das pessoas idosas, conheci pessoas de mais de 80 anos completamente saudaveis, dirigindo, trabalhando, nos shoping se divertindo como se tivessem com 50 ou menos. Realmente, eles tem um pique que da gosto, eles mostram vontade de viver, alias, os americanos no geral gostam de praticar espostes, e valorizam demais a caminhada, correr, faca frio, chuva, calor e la estao eles nas ruas. Eles tambem primam demais por ver os filhos praticar esportes, as escolas contam atividades esportivas como pontos que sao somados para a faculdade, tanto que a maioria das escolas tem um programa que, se o aluno correr todos os dias por uma hora, ele evita pagar a mensalidade. E sao na maioria vegetariano e consomem pouco refrigerante ou nada, tomam muito cha…o Ice tea…delicia. E claro, tem a excecao, a turma dos obesos nao se preocupam em fazer exercicios e vivem no sandwuich e refri. Parabens por esta materia…corretissima, perfeita!

  16. MARIA JOSE M DE CARVALHO disse:

    SEMPRE PENSO QUE EXISTE MUITO MAIS GENTE BOA NO MUNDO DO QUE RUIM.
    QUANDO VI ESTE SITE, ADOREI E ENQUANTO TEM PESSOAS NA NET ESCREVENDO ASSUNTOS QUE DETERIORAM O SER HUMANO, EXISTEM OUTRAS CAPAZES DE FAZER TANTO BEM AO PRÓXIMO
    PARABÉNS

  17. Cristina Falcão Faria disse:

    Muito instrutivo o texto, eu não tinha conhecimento de muitos habitos saudaveis.Vou praticar. Obrigado

  18. NELSON disse:

    boa materia voces sao um maximos…
    nota 20:-*

  19. Raimundo Pereira de Castro disse:

    Na realidade, a matéria nos empolga para colocarmos em prática! Contudo é preciso grande força de vontade para que a vida seja vivida com altivez sempre agradecendo a Deus por esse grande dom!!
    Gostei muito da matéria. Concedo uma nota 10!!
    Parabéns mesmo!!

  20. NELI RADICHESKI disse:

    OTIMA, A MATERIA, É DE MATERIAS ASSIM QUE PRECISAMOS.
    PARABENS

  21. vera regis disse:

    parabéns muito boa materia…

  22. Paolo disse:

    Muito bom… A busca pela qualidade de vida deve ser meta individual, jamais pode-se culpar este ou aquele pela falta de resultados.

  23. Sandro Gomes de Oliveira disse:

    Nossos irmãos da terra do hamburguer estão de parabens, sabem seguir as orientações do Senhor Jeova que nos sara. Enquanto nós que vivemos no seleiro do mundo, ainda lutamos contra o apetite da carne.:sad:

  24. cristiano lima disse:

    muito bom esses 10 segredos de vidas longas q
    DEUS venha mim ajudar a faser esses 10 segredos de vidas

  25. Bárbara disse:

    Estou tentando me tornar vegetariana, mas confesso que deixar de comer carne é uma grande desafio.:D

  26. Hudson José disse:

    sem ser presunçoso, adicionaria a 11ª dica:
    coloque o SENHOR em primeiro lugar na sua vida!
    rsrs
    abraços!!

  27. Iverli disse:

    8)8)
    Gente na Igreja Central d Francisco Morato, tivemos um dia com o Pr. Josué de Castro e Ele nos alertou muito sobre a sáude.. amei tudo.. agora é só orar e por em prática .. incluindo esta reportagem q ele usou tbém…
    :D

  28. Fred G Klowaski disse:

    Quando entendi a mensagem de saúde, tratei de ensinar para as pessoas ao meu redor, meus pais estão com 83 e 85 anos de idade e gozam de saúde mais plena hoje do que há vinte anos; eles entenderam que comer frutas e cereais, evitar a carne e ter comunhão com Deus lhes trouxe saúde e esperança.
    Já despediram muitos amigos que por falta de oportunidade ou mesmo presunção, partiram e deicharam saudade.
    Nunca é tarde para começar a viver.

  29. Roseli Gomes disse:

    Gostei muito dessa reportagem,meus pais já são idosos e vejo quea qualidade de vida que eles levam ajuda muito.Dormem cedo,acordam cedo,cuidam da horta e procuram se alimentar com moderação.Claro que os americanos estão enquadrados no melhor grupo de idosos com saúde e qualidade de vida, nós brasileiros não chegamos nem perto, mas quem sabe a geração mais jovem se seguirem o exemplo deles cuegam lá. Parabéns pela reportagem.

  30. Maria Cristina Menezes Kumpel disse:

    Este tema me chama muito a atenção.
    Acho que o equilibrio depende também do tipo de alimentação.
    Acredito que a longividade depende de um todo, Deus, eu e os relacionamentos…( familia, amigos, colegas, conhecidos e desconhecidos):-*

  31. Ádila dos Santos Reis disse:

    Nota dez pela reportagem, esse estilo de vida deve ser divulgado o máximo possível porque muitos não têm esse conhecimento, precisam de orientação. Uma informação, pode salvar uma vida, ou melhorar a qualidade da mesma. Nós adventistas, somos privilegiados pelas orientações que Deus nos deu, precisamos urgentemente vivê-las (para os que ainda só vivem de teoria). Parabéns pela iniciativa. Bjos a todos. Deus continue os abençoando.

  32. zarife sapountzakis disse:

    parabens pelo 10 concelhos, principalmente pelo alerta que nos faz, nosso corpo não nos pertence é é

  33. Graças oliveira disse:

    Sonho esperar Jesus inteira, parabens por me incentivar a fazer isso com saude ecom qualidade de vida, amei a reportagem.

  34. Marli Pereira de Oliveira disse:

    Chegar ao centenário com qualidade de vida é tudo que busco.
    Parabéns pela iniciativa de instruir para que eu e a quem se propoe a alcançar essas metas de melhorar a cada dia em todos os aspectos .
    Que Deus ajude a mim e aos demais leitores a por em prática aquilo que é aprendido para que surta efeito na vida de cada um.:-)

  35. Célio Luna disse:

    Bem, meu sonho é chegar nos meus 115 anos com Deus, “claro que até lá Jesus Cristo já voltou”.
    Gostei muito da reportagem.

    Abraço! ;-)

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