6

Papoula

papoula

A flor vermelha que faz dormir.

A papoula pertence ao gênero botânico Papaver e contém quatro alcalóides de ação semelhante à morfina do ópio, mas sem os seus efeitos indesejáveis. As pétalas e os frutos, ou cápsulas, têm ação sedativa, soporífera e antitússigena suave e segura. ao mesmo tempo altiva e delicada, a papoula é uma das plantas medicinais mais belas e atraentes.

Os antigos gregos e romanos já a comiam em saladas, costume que se tem mantido em algumas zonas do Mediterrâneo, como na Catalunha. Apesar de sua cor vermelha-escarlate, símbolo da vitalidade, desde os tempos remotos foi associada ao sono. Segundo a mitologia, o deus Morfeu tocava com uma papoula aqueles a quem queria adormecer.

Tem o caule coberto de pequenos pêlos e segrega um látex branco quando cortado. As flores são formadas por quatro pétalas de cor vermelho intenso, com uma mancha negra na base. O fruto tem a forma de uma urna, com uma tampa no alto. É importante atentar para esses pormenores, pois existem algumas espécies muito parecidas, mas destituídas de efeitos medicinais. As pétalas das flores e os frutos são as partes utilizadas para efeitos medicinais.

Propriedades e Indicações:

O látex da papoula contém quatro alcalóides (readina, reagenina, rearrubina I e II), mas não contém morfina, como antes se havia suposto. A papoula possui ainda antiocianinas e mucilagens. Embora os efeitos dos alcalóides da papoula sejam semelhantes aos da morfina, são isentos de toxicidade. Não há, portanto, risco de dependência. Mességué disse que as papoulas são “o ópio inofensivo da farmácia familiar”.

Propriedades:

Sedativa e sonífera: Por ter ação suave e estar livre dos riscos dos psicofármacos, recomenda-se o uso para crianças e idosos. Aos adultos em geral, é útil para eliminar a angústia ou a ansiedade, tão freqüentes em nossos dias.

Antitússigena e expectorante: A papoula é especialmente indicada para vencer a tosse pertinaz da coqueluche, das bronquites secas ou dos ataques de asma. Além disso, provoca abundante sudorese, e por isso é também indicada para pessoas gripadas e que estejam com as vias aéreas inflamadas. A papoula entra na famosa “infusão peitoral das quatro flores”, juntamente com a tussilagem, a antenária e a malva.

Dor de dentes: Os bochechos com infusão das suas pétalas produzem um notável efeito analgésico em muitos casos.

Preparo e uso:

Salada: As pétalas devem ser colhidas, de preferência, nas manhãs de primavera e consumidas cruas, em saladas.

Infusão: Faz-se com seis ou oito pétalas por xícara de água. Tomam-se até três xícaras por dia. as pétalas conservam-se secas à sombra.

Xarope: Prepara-se para as crianças com infusão, durante cinco minutos, de 10g de pétalas secas em 170ml de água quente. Depois de coar a água, acrescentam-se 340g de açúcar mascavo. Administram-se de duas a quatro colheres de sobremesa (segundo a idade), à noite, antes de deitar.

Decocção: Os frutos da papoula têm o mesmo efeito das pétalas, embora contenham maior proporção de princípios ativos. Colhem-se quando estão ainda verdes, antes do verão. A decocção deve ser preparada com 2 ou 3 cápsulas em 100ml de água. Tomam-se várias colheres de sopa, antes de deitar.

PortalNatural.com.br

Autor: PortalNatural.com.br

Portal de saúde e bem-estar com artigos, videos, receitas, nutrição, saúde mental, etc, para sua vida ser mais saudável, simples e feliz.

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

6 Comentários. Participe você também!

  1. Bruno disse:

    Desconfio que a papoula que deveria ser fotografada para a matéria foi consumida antes da hora… hehehehehe e gostaria de saber por qual motivo o hibisco QUASE SEMPRE esta relacionado a papoula em pesquisas na internet?

  2. Atenção disse:

    # Atenção 30-01-2013 19:28
    Kkkkkkkk correto Regina!!! Papoula tem 4 pétalas na qual a pesquisa se refere!! Mais atenção!!!
    Responder | Responder com citação | Citar

  3. Atenção disse:

    Kkkkkkkk correto Regina!!! Papoula tem 4 pétalas na qual a pesquisa se refere!! Mais atenção!!!

  4. Roberto Oliveira disse:

    o hibisco pode ser usado como sonifero ele faz parte das papoulas?

  5. regina disse:

    Essa imagem é de hibiscos e não de papoula, correto?

  6. Alirio F. Almeida disse:

    Nao posso fazer comentário, soh qdo obter mais informações sobre o assunto em epigrafe.

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2015 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.