0

O Cultivo das Plantas

oCultivoDasPlantas

A primeira coisa a se fazer, é escolher as plantas que você gostaria de ter em casa, de acordo com seu gosto ou necessidade. Em alguns casos, as instruções de plantio podem ser encontradas no próprio pacotinho de sementes vendido em algumas lojas do ramo.

>> Tipos de terra para o seu vaso ou o tipo de solo para o canteiro:

  • Solo rico, bem adubado e seco: coentro malva, losna.
  • Solo rico, bem adubado e úmido: melissa, salsa, cebolinha, hortelã, poejo.
  • Solo rico, arenoso e seco: manjerona, orégano.
  • Solo pobre arenoso: tomilho, arruda, alecrim.
  • Solo misto rico e bem arejado: sálvia, camomila, dente-de-leão, rabanete em geral, todas as aromáticas e medicinais.

>> Quem vai usar vasos para plantar, pode comprar a terra apropriada nas casas do ramo.

>> Se escolher preparar a terra, é bom conseguir areia de rio e terra boa, retirada dos matos, repleta de material decomposto.

>> Geralmente se usam 3 medidas de terra boa para uma medida de areia de rio.

>> Nunca deixe a terra descoberta. O solo deve estar sempre coberto por uma fina camada de material decomposto: folhas secas, galhinhos leves, madeira em decomposição que você escolheu.

Preparando o vaso:

Primeiro, coloque uma camada de um dedo de cacos de telhas, seguida de uma camada de um dedo de pedrinhas miúdas e 4 a 5 dedos de terra boa, conforme descrita acima. Cubra a camada de terra com o material em decomposição que você escolheu.

Ao preparar o vaso, lembre-se da preferência da plantinha e faça as mudanças e adaptações necessárias na terra.

Plantas como o guaco, uma trepadeirazinha cheirosa, podem muito bem viver, enfeitar e alegrar a varanda de um apartamento. Na falta desta, escolha um canto perto de uma janela por onde o sol possa entrar, escolha um vaso que comporte pelo menos 6 a 8 litros de terra. Finque estacas e conduza as ramas da trepadeira quando crescerem.

A babosa fica bem em jardins internos ou só num vaso. É uma planta muito resistente e de longa vida.

Tanchagem, dente-de-leão, quebra-pedra podem estar juntos num vaso raso e largo.

Para quem vai plantar em hortas:

Há quem aconselhe canteiros de 1/2 metro de largura por 2 2/1 de comprimento.

Esse retângulo estreito e comprido facilita a plantação e o cuidado com as plantinhas. É aconselhado também, misturar as plantas num canteiro. As plantas maiores ficariam do lado em que o sol nasce, enquanto as menores rasteiras que gostam da sombra estariam protegidas pelas maiores.

Num dos canteiros você pode preparar umas pedras grandes, maiores que tijolos, em disposição agradável, uma perto das outras e plantar entre elas mudinhas de hortelã. As raízes procuram a umidade das pedras e as plantas estarão sempre viçosas. Proceda assim com a salsa e com as plantas que preferem a umidade

PortalNatural.com.br

Autor: PortalNatural.com.br

Portal de saúde e bem-estar com artigos, videos, receitas, nutrição, saúde mental, etc, para sua vida ser mais saudável, simples e feliz.

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2015 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.