65

Folhas de Maracujá

folhasDeMaracuja

O maracujá é uma trepadeira que cresce geralmente ao pé das grandes árvores. Possui folhas grandes, flores coloridas, cálice verde por fora, branco e lilás por dentro. São muito vistosas. O fruto é amarelo. A palavra maracujá vem do idioma tupi, que significa “alimento dentro da cuia”. Existem vários gêneros de maracujá. As flores são características.

O maracujá é nativo do Brasil, mas hoje pode ser encontrado em partes da Europa, Estados Unidos e em outros países de clima tropical.

As propriedades químicas características do maracujá são: alcalóides, sais minerais, vitaminas, A, B1, B2, C, entre outros, além de grande quantidade de potássio, saponina e pectina.

Uso Medicinal:

Dentre as propriedades terapêuticas destacam-se: sedativa, emenogoga, antiinflamatória, depurativa, vermífuga, antiespasmódica, analgésica, antidisentérica, ansiolítica, antialcoólico, (antidrogas heroína, maconha, etc).

Entre as indicações constam: irritabilidade, insônia, perturbação da menopausa, hipertensão arterial, excitação nervosa, estresse, hemorróidas e desequilíbrio do sistema nervoso central.

Nos eventos epiléticos, o uso regular da infusão das folhas diminui a intensidade e a freqüência das crises.

A ação sedativa do maracujá faz com que alcoólicos e drogados suportem melhor o desejo de usar as drogas e ajuda a superar a ansiedade que os acompanha.

Existem, mais ou menos, 160 espécies diferentes de maracujá, sendo que apenas 60 produzem frutos.

A vitamina C estimula o sistema imunológico melhorando as defesas naturais do organismo, contra os invasores externos. A polpa é rica em betacaroteno e possui grande quantidade de potássio, que pode reduzir os riscos de derrames cerebrais, segundo relatam pesquisas recentes.

O New England Journal of Medicine publicou estudos mostrando que as pessoas cuja dieta era pobre em potássio, foram consideradas três vezes mais sujeitas ao risco de morte após derrame cerebral, quando comparadas com as que se alimentavam com frutas ricas naquele elemento. A pesquisa afirmou também, que uma porção diária de frutas e vegetais frescos pode reduzir em 40% os riscos de derrame cerebral, independente de outros fatores.

Conhecidas pesquisas da Universidade John Hopkins, EUA, sugerem que o aumento no consumo de potássio pode contribuir para baixar facilmente a pressão sangüínea das pessoas em geral, servindo como alternativa para os remédios ou drogas de hipertensão não muito acentuada.

Craig C. Frank, da Associação Dietética Americana, e epidemiologista da Universidade Estadual de Louisiana, EUA, reforça o mesmo conceito: “A adição de uma fruta a mais na dieta oferece maior proteção contra a morte causada por derrames cerebrais.”

As folhas do maracujá têm substâncias capazes de atuar como depressoras do sistema nervoso central. Esses elementos possuem ação semelhante aos neurolépticos, potentes tranqüilizadores usados no tratamento de doenças mentais graves como a esquizofrenia. Segundo o Dr. J. Roberto Leite, da Escola Paulista de Medicina, substâncias sedativas e tranqüilizantes foram encontradas nos extratos de folhas secadas à sombra.

Preparação e emprego:

Uso externo:

Artritismo e gota: Chá das folhas por decocção, sob a forma de banhos quentes ou sob a forma de cataplasmas.

Hemorróidas: Uso externo. Folhas trituradas, aplicadas sobre os tumores hemoroidais, ou chá por decocção, sob a forma de clister.

Uso interno:

Folhas e raízes: para insônia, excitação nervosa ou irritabilidade.

Chá por decocção: Uma xícara, uma a três vezes ao dia.

Para alcoólicos e toxicômanos: Preparar 100g de folhas por infusão, num litro d’água, adoçando com mel. Tomar um copo quatro vezes ao dia.

O fruto é excelente para fazer suco, pois ainda assim conserva seus princípios ativos.

PortalNatural.com.br

Autor: PortalNatural.com.br

Portal de saúde e bem-estar com artigos, videos, receitas, nutrição, saúde mental, etc, para sua vida ser mais saudável, simples e feliz.

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

65 Comentários. Participe você também!

  1. Maria Luiza disse:

    vc e dependente d rivotril ? comece a usar medicamento fitoterapico de maracuja junto por 1 mes . vai diminuindo a dose do tarja preta ate q se liberta totalmente desta droga tente …existe um muito bom . SINTOCALME

  2. wanderlea disse:

    Olá ,eu queria de saber se pro alcolismo ,serve as folhas de qualquer maracujá ?

  3. wanderlea disse:

    Olá gostaria de saber ,pra combater o alcolismo,seve as folhas de qualquer maracujá ?

  4. sónia disse:

    Tenho maracujá plantado em casa. Ainda não deu fruto mas gostaria de saber se o chá(para insónia,irritabilidade,stress) só pode ser feito com as folhas secas. Muito obrigada

    • Elizabeth disse:

      Sonia,boa tarde, estou precisando de folhas de maracujá e gostaria também de uma muda.
      Voce poderia me ajudar?
      Aguardoseu retorno. Obrigada!

    • Santos disse:

      Faço chá para dor de cabeça e insônia. Uso folhas verdes e para mim funciona que é uma beleza. Coloco cascas de frutas, folhas do próprio maracujazeiro, cascas de ovos etc aos pés da planta e ela floresce sempre e dá muitos frutos, além de vistosa folhagem. Preciso podar todas as semanas para os galhos não invadirem os quintais vizinhos. Gostaria de saber se é possível usar as folhas na comida. Se alguém souber avise pois sei dos benefícios que o chá proporciona.

  5. NEUSA MARIA DE OLIVEIRA ALVES disse:

    Uso produtos naturais e tenho resultados positivos

  6. Patricia disse:

    ;-) o sumo de folha de maracuja também serve pra queimaduras e otimo …. bjuss

  7. José Vítor disse:

    Cara Nery,
    Fiz o chá de 3 folhas, +/- 80ml de água, não é amargo,é um gosto suave.
    É muito bom para dormir

  8. Geysa disse:

    Boa noite amigos.

    Adorei saber que a respeito da propriedades do maracujá,
    sei que a fruta é ótima para sucos e sobremesas, e agora
    com essa informação a respeito do chá, gostaria de saber
    com preparar o chá da folha. (Se deve se seca ou fresca).
    Obrigado e um grande abraço a todos.

  9. ROSA disse:

    GOSTARIA DE SABER COMO CONSUMIR O CHÁ!

  10. Leonan disse:

    Caraca, eu vou te fazer um chá; tenho 18 anos e tô com pressão alta. Isso não pode estar acontecendo, está sendo muito ruim pra mim isso. :cry: Foras as dores que são horriveis. Mas eu sei que Deus está comigo. E eu entrego o meu louvor. Te adoro Senhor, Te amo Jesus, o meu amor.

  11. Rud Miila Dafny disse:

    :P eu adoro suco de maracuja 8)

  12. Anna Letiicia Gomes disse:

    :D Como todos sabem o Maracuja e muiito bom pq acalma fais um boom cha e da um o timo suco mais nao e aconselhado para creiancas pequenas pq criancas pequenas nao precisam de calmante

  13. isabelzinha disse:

    :roll: adorei saber que tenho essa fruta maravilhosa no meu quintal…faço uso de analgesicos…..acho que agora não vou usar mais pois tenho remedio natural em casa….obrigado doutor pelas dicas!!!!!!

  14. João Pedro da Costa disse:

    Muito boa noite.

    Tive conhecimento por terçeiros que a casca do maracujá depois de seca, torrada e pilada(farinhada) serve para a doença dos diabetes. Será?! Podem me confirmar s.f.v. Obrigado. Um abraço

    • Caroline disse:

      Sim, sobre a casca, é isso mesmo. Saiu uma matéria na revista Saúde falando da propriedades da fruta. Como dito acima, o chá das folhas é um ótimo calmante natural e a casca como você disse é ótima para diabetes e não tem contra indicação.

    • isabel disse:

      Eu uso e faz bastante resultada. Quando meco a glicemia e esta alta tomo uma garrafa de 2,5 dl de agua com uma colherf de cha de casca triturada .Passado pouco tempo baixaram bem

  15. silvania disse:

    qualquer pessoa pode usar as folhas,é também quem tem pressão baixa não pode usar a planta. tenho muitas dores nos musculos provacado por estresses e também últimamente estou muito nervosa com problema da tpm, sou muito anciosa. quanto de folhas devo usar e se posso adoçar com meu, prefiro muito remedios naturais.Obrigado.

  16. silvete b n da silva disse:

    Minha mãe tem diabetes e com essa doença ela tem uma coceira no corpo todo q ue chega até ficar feridas inflamadas, me ensinaram o cha do maracuj , mas como devo fazer esse processo.

  17. leonardo nunes disse:

    Eu conheço o maracuja ha 53 anos tive varias plantas semeadas debaixo de abacateiras era delecioso colhe-las e fazer sumos com gelo e comelos davam-me muito vigor

  18. emerson augusto disse:

    gostaria de saber, como utilizar as folhas de maracujá para hemorroidas, pois passei a ter uma grande irritação causada por essa doença.

    estou utilizando medicamentos mais tenho uma grande admiração por remédios naturais.

    • Santos disse:

      Faça banhos de assento com o chá de maracujá. Vc também pode introduzir supositórios de babosa congelada. Corte uma folha de babosa transversalmente em vários pedaços e congele. Na hora de introduzir raspe a casca. Bezunte o interior com bastante gel de babosa fresca para facilitar a introdução e mande o supositório congelado sem a casca. Um por dia. Se der alergia na pele, tome um anti alérgico. A babosa é um santo remédio para hemorroida. Boa sorte.

  19. mauragrolla disse:

    gostaria de saber sobre o chá de babosa pois fiz com mesmo assim ficou muito amargo

  20. Urani Rodrigues disse:

    [quote name="carlos breno"]como salver pé de limão e maracuja atacado por largats?[/quote]
    VOCÊ PRECISA FAZER A CATAÇÃO MANUAL DAS LAGARTAS, TODOS OS DIAS, OU COMPRAR UM REMÉDIO QUE SE CHAMA “CALDA BORDALEZA”.BANHOS COM FUMO NÃO FUNCIONA.OS MEUS 2 PÉS DE MARACUJÁ QUE TINHA EM CASA, ESTAVAM INFESTADOS.ALGUMAS VEZES, MEU MARIDO SACUDIA OS PÉS DE MARACUJÁ E O CHÃO FICAVA FORRADO DE LAGARTAS E A GENTE AS PISAVA COM
    OS PÉS.ALGUM TEMPO DEPOIS, MAIS E MAIS FOLHAS FORAM CRESCENDO,PQ ELAS GOSTAM DAS FOLHAS NOVINHAS E AS LAGARTAS FORAM SUMINDO.hOJE JA ESTOU COLHENDO VIÇOSOS MARACUJÁS.
    DEUS ABENÇÕE

  21. queria saber disse:

    eu queria saber c o suco de maracuja prejudica as funçoes renais . alguem me responde por favor.

  22. maarih disse:

    gostaria de saber como faço esse chá tenho um pé de maracuja meio grande ao lado do pé de romaa como esse chá ou ainda num da pra fazer pois ele ainda não ta florido?e como ele atua .

  23. esther disse:

    eu gostaria que vcs botacem mais coisas sobre as plantas medicinais. :-* :lol:

  24. Fatima disse:

    Gostaria de saber se o sumo da folha do maracujá é bom para curar sinusite. Fui informada que deveria usar uma gota do sumo da folha em cada narina. Por favor me responda, pois sofro muito com sinusite.
    Obrigado,
    Fatima

  25. Nery Costa disse:

    gostaria de saber se a folha de maracujá ela é amarga, pois comprei para fazer chá, mas é pior do que carqueja de amarga, é normal?

  26. carlos breno disse:

    como salver pé de limão e maracuja atacado por largats?

  27. carlos breno disse:

    tenho um pé que era pequeno grudou no abacateiro e agora esta maior que minha casa ta todo florido uma flor branca com tom roxo muito dificil descrever mais estou com problemas as largatas estão apavorando comem todas as folhas e as deixam secas
    não sei o que faser os frutos embora verdes estão maior que laranja ta bonito de se ve
    mais sinto que o pé esta sofrendo . como resolver este problema? meu limoeiro esta arruinado os lomões `semelhante a mixirica
    o pé ta carregado mas os frutos este ano não desenvolveu por conta dlargatas o k posso faser
    o pé ta carregado ma os limões parece bolinha de gude sera que da pra salvar ele? aguardo resposta :sad::sad:

  28. Li disse:

    Gostaria que vocês me indicassem locais que eu posso comprar plantas medicinais em São Paulo (Capital), pois existem muitos locais de qualidade duvidosa.

  29. vania disse:

    tenho que secar as folhas para o chá, não podem ser do pé? e qual a quantidade que uso para este fim, obrigado adoraria se respondessem a minha dúvida, pois tenho insonia, pressão alta, e adoro chá…

  30. Marcilea Leandro disse:

    Como devo secar as folhas de maracujá, como guarda-las e a quantidade para fazer um chá?

  31. Maria Figueiredo disse:

    eu vivo em Portugal já vivi em Angola adoro maracujá aqui é muito caro mesmo assim compro mas tenho um pé que já está grande qualquer dia vai dar fruto, eu soube pele TV que chá da folha de maracujá é calmante por isso vim pesquizar eu sou uma pilha de ansiedade tenho 55 anos tomo alprazolan 50 já à mais de 25 anos não consigo adormecer não queria aumentar a dose tenho medo que prejudique a saúde, sou muito desconfiada dos medicamentos de farmácia pois têem efeitos secundários graves pelo menos em mim posso tomar o chá ao deitar junto com o medicamento? adorei toda esta informação que aqui encontrei muito obrigado.

  32. aparecida veloso disse:

    tenho uma tia de 87 anos que ja esta esclerosada tem pressao boa fumou a vida toda,agora toma bissulfato de clopidogrel,sinvastatina,losartana,amipitrilina e me disseram que seria bom dar o cha a ela toda tarde aguardo resposta ansiosa

  33. Alcebiades disse:

    Tenho folhas de maracuja no pé, mas posso fazer o cha com as folhas verdes para insonia

  34. jaqueline disse:

    Gostaria de saber se a folha de maracujá é boa para pressão alta e como eu posso preparar?obrigado

  35. Renato Andrade disse:

    Para se fazer o chá, afim de diminuir a ansiedade, deve-se fazer o chá em que proporção e tomar qual quantidade/dia, qualquer espécie de folha pode ser utilizada, dizem que algumas possuem toxidade é verdade ? se sim como combater ? Obrigado

  36. marlene l.p disse:

    vou comerçar a toma hoje, o chá da folha da maracujá,pois demoro muito a dormir,e o de casca seca.

  37. rocky disse:

    quanto tempo precisa para fazer o chá das folhas.podem ser secas> obrigado

  38. Ana Batista Paulino disse:

    quero saber qual destas folhas posso misturar para fazer cha? e se posso guarda.las desidratadas ,juntas, se posso mistura.las , folhas de: pitanga, erva cidreira,melissa,capim limao funcho;amora,carrapicho picao;chuchu;maracuja,jamelao,laranja,mangaba?quais posso misturar e as propiedades?moro no sitio e gosto de chas,para mim e para cuidar dos meus filhos,e dos meus nove netos. obrigada.

  39. Ana Batista Paulino disse:

    ana quero saber se posso misturar folha de maracuja,amora carrapicho,erva cidreira,capim limao,funcho,melissa,para fazer chas?existe cha de 7 ervas eu quero um cha com as ervas que tenho no meu pequeno sitio.

  40. vânia disse:

    ;-) Gostaria de saber se qualquer pessoa pode usar as folhas,é também quem tem pessoa de pressão baixa não pode uasar a planta. tenho muitas dores nos musculos provacado por estresses e também últimamente estou muito nervosa com problema da tpm, sou muito naturalista. Obrigada

  41. CIDA disse:

    POIS TENHO INSONIA MUITO FORTE.:sad::sad::sad:

  42. CIDA disse:

    OLÁ !! ADOREI SABER OS BENEFICIOS OFERECIDOS PELO FRUTO. MAS TENHO UMA DUVIDA EU POSSO TOMA O CHA DA FOLHA SEM ESTA SECA?

  43. wilson gregorio disse:

    Boa tarde, gostaria de saber como utilizar as folhas do maracujá como antiinflamatórios?? Obrigado, gostei muito das informações

  44. Isabelaa disse:

    Dr Cesar Vasconcelos eu gostaria muito de saber se você é casado.

  45. fxg disse:

    :-):-):-):-):-):-):-);-);-);-);-):sad::sad::o:-*:-*:cry:

  46. edilene luiz da fonseca souza disse:

    Vou começar a fazer uso

  47. Ivanilze Vasconcelos Gurjão disse:

    Gostaria de saber como proceder no preparo do chá da folha do maracujá e qual a qauntidade dia a ser consumida, obrigado pela compreensão, espero resposta.

  48. Erica Aline disse:

    as plantas medicinais são uma excelente alternativa aos remedios,curo todos os males dos meus filhos pesquisando e fazendo esses chas

  49. rodrigo disse:

    toda estas propiedades beníficas só me levam a contemprar a sabedoria do Criador…

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | ANUNCIE NO PORTAL NATURAL | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2013 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.