6

Alfafa (Luzerna)

alfafa


Também conhecida como alfafa, melga, melga-dos-prados e, no Brasil, alfafa-de-flor-roxa, a luzerna é originária do Oriente Médio e cultivada nas regiões temperadas de todo o mundo.

Planta forrageira da família das leguminosas, atinge de 30cm a 80cm de altura. suas flores são de cor azulada. O fruto é um pequeno legume enrolado em forma de caracol.

Desde os tempos mais remotos, os animais domésticos têm desfrutado das vantagens dessa planta, enquanto seus donos a desprezam, considerando-a pouco refinada para aparecer em suas mesas. Graças à moderna química analítica, hoje são conhecidas as propriedades da luzerna, possibilitando que se tire o melhor proveito dela.

Propriedades e Indicações:

Os brotos tenros da luzerna são muito ricos em cálcio (525mg por 100g, o triplo do que existe no leite), fósforo, provitamina A em forma de betacaroteno, vitaminas C, B e K, enzimas, aminoácidos essenciais e outros nutrientes, além de fibra vegetal. Por isso, a luzerna possui propriedades remineralizantes, tonificantes, homostáticas, e de proteção contra infecções.

É especialmente indicada nos seguintes casos:

a) Anemias: por deficiências vitamínicas ou minerais.

b) Raquitismo e desnutrição

c) Úlcera gastroduodenal

d) Dispepsia e fermentações intestinais: pela sua riqueza em enzimas.

e) Prisão de ventre: por seu conteúdo em fibra vegetal.

f) Hemorragias nasais, gástricas e uterinas: não esquecendo que qualquer perda de sangue anormal deve ser objeto de consulta médica.

Preparação e emprego:

Uso interno: Como alimento: A luzerna, como outras verduras e hortaliças, pode ser comida crua em saladas (os brotos tenros) ou cozida. Seu conteúdo de vitamina C resiste muito bem à cozedura.

Suco fresco: Um copo, tomado pela manhã, constitui um excelente tônico.

Infusão: Trinta gramas por litro d’água. Tomar de três a cinco xícaras por dia.

Extrato seco: 0,5g a 1g por dia.

PortalNatural.com.br

Autor: PortalNatural.com.br

Portal de saúde e bem-estar com artigos, videos, receitas, nutrição, saúde mental, etc, para sua vida ser mais saudável, simples e feliz.

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

6 Comentários. Participe você também!

  1. Chagas disse:

    Gostaria de saber se a alfafa destroi os cristais formado pelo o nivel elevado de acido urico (Gota)?

  2. Tereza Santos disse:

    Comecei a fazer uso da alfafa em cápsulas. Gostaria de saber se esse pó pode trazer alguma sequela para o estômago e/ou rins.Vcs conseguem descobrir isso para mim? Obrigada.

  3. nabela duarte disse:

    gostaria de saber se luzerna tambem estará indicado para tratamento de queda do cabelo e fortalecimento de unhas? pois tomo umas capsulas de luzerna indicadas para isso ,mas na pesquisa não constatei nada refernte a esses problemas. Agradecia que alguem me facultasse alguma informação. obrigada

  4. Maria Eleonora Dias Pires de Oliveira Azevedo disse:

    Penso que o outro nome para luzerna é alfafa.

  5. Maria Eleonora Dias Pires de Oliveira Azevedo disse:

    Muito grata pela informação sobre a leguminosa em apreço – a Luzerna. Segundo leituras que fiz, tenho informação que é também, um isoflavonóide favorecendo, possivelmente, no campo hormonal, carências causadas pela menopausa, beneficiando, por isso a osteoporose, ressecamentos (?) etc.

  6. olinda disse:

    gostaria de saber o nome popular?e o mesmo que erva doce?

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2015 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.