100

Sua Angústia Não é Você: Como Lidar com Ela?

suaangustianaoevoce

Angústia é a sensação de inquietude, falta de serenidade e paz interior. Surge como uma sensação de “bolo na garganta”, “gastura”, aperto no peito, agitação, nervosismo, etc. O que fazer com isto?

Angústia e ansiedade são sinônimos. Todos a possuímos. Uns a percebem e outros não. Uns lidam construtivamente com ela, outros destrutivamente. Uns são dominados pela angústia (mesmo quando pensam que não), e outros a dominam. No Antigo Testamento, o profeta Naum (1:9) diz que não virá uma segunda vez a angústia sobre a humanidade. A primeira vez é essa existência atual, desde a queda de Adão e Eva até o retorno de Jesus, o que dá cerca de 6 mil anos de angústia! Daí temos angústia existencial, no dizer dos filósofos, ou espiritual, como dizem as Escrituras.

Nem todos possuem angústia ou ansiedade alta demais. Estando forte, ela se manifesta na pessoa por um dos “Transtornos de Ansiedade”, como fobia, doença do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, etc., por reações no corpo (doenças psicossomáticas), além de outras manifestações com ou sem doença orgânica junto.

Ansiedade tem que ver com conflitos mentais. É como a luz vermelha no painel do carro que acende quando há problemas. É a “luz vermelha” que “acende” na mente indicando que algo funciona mal em sua vida, podendo ser a maneira de pensar negativa, auto-acusadora, auto-destrutiva, maus tratos contra si mesmo, ou também fruto de dificuldades no relacionamento com pessoas do seu passado e/ou presente, de você consigo mesmo, ou uma mistura disto. Maus tratos físicos pioram a angústia.

A pessoa angustiada precisa pensar e tentar discernir o que a perturba, identificar o problema. Se encontra vários problemas, tente definir qual o pior. Se não acha a causa, por mais que pense, e a ansiedade permanece muito perturbadora, prejudicando o trabalho e contato social, pode ser preciso ajuda profissional temporária. Definindo qual o pior problema, o passo seguinte é agir para resolve-lo. Se não tiver solução porque não depende só de você, a saída é aceitar a perda. Aceitar não é concordar com o fato. É olhar a realidade e concluir: “Isto ocorreu em minha vida e não posso fazer nada para mudar.” Daí volte-se para outras coisas em sua vida e siga adiante. Aceitar a impotência, liberta.

Todos temos perdas. Não podemos ganhar tudo nesta vida injusta. Mas estar vivo é maravilhoso. Ter dores é realmente ruim. Entretanto, pense: o que é bom passa, mas o que é ruim, também passa.

Resumindo:

1) Angústia é sinal de que há conflito dentro da pessoa.

2) Identifique qual o PIOR conflito que gera a angústia (ou tristeza).

3) Se não consegue identificar nada e a angústia forte não passa, talvez seja necessário ajuda profissional com psiquiatra que atue com psicoterapia ou com psicólogo clínico.

4) Veja o que você pode fazer para mudar a situação e tome um atitude.

5) Faça o que depende de você, e pare de adiar o que pode e precisa fazer AGORA.

6) Se algo não depende de você, comece a pensar que precisa aceitar a situação.

7) Ao aceitá-la, ao invés de ficar brigando consigo mesmo(a), com pessoas, com a vida ou com Deus, relaxe e aceite. Há uma perda. E ela é real.

8) Volte-se para outras coisas em sua vida, pois você ainda está vivo(a) e lúcido(a), por isso pode fazer algo de bom para si mesmo(a).

Evite se concentrar na dor. Comece a PENSAR no que dá para fazer. Pense em coisas construtivas para achar saídas para seu sofrimento. A saída começa ao se pensar sobre o assunto e suportar a dor. A dor NÃO é você. Você a sente, mas não há outras coisas funcionando bem? O sentimento da dor NÃO tem que possuir sua mente e ocupá-la por inteiro. Ela é ALGO em sua mente, não o todo. O resto, a capacidade de pensar, de tomar decisões racionais para mudar o necessário, de fazer escolhas, permanece intacto. É esta parte intacta que deve ser usada agora para cuidar de si. Ninguém fará isto por você, nem remédios, nem profissionais de saúde, nem quem o(a) ama. É você mesmo.

Não fique lamentando ou falando de sua dor para as pessoas. Pare de ter pena de si e do papel de vítima. Sendo adulto é possível pensar, não precisando negar a dor, mas também não precisando ser dominado(a) por ela. Não vem dor maior do que nossa capacidade de lidar com ela. Você é maior do que sua dor. Já a expressou o suficiente? Já chorou o suficiente? Já a verbalizou o suficiente para alguém confiável, ético, e que ouviu com empatia? Então, agora é hora de parar de chorar, de lamentar, de ficar falando para as pessoas sobre sua dor. Agora é hora de cuidar de si mesmo(a) com serenidade, aceitação, humildade, perseverança e esperança de melhores dias, pelo menos dentro de você. Aquele que aprendeu a lidar com sua angústia, aprendeu o mais importante.

Dr. Cesar Vasconcellos de Souza

Autor: Dr. Cesar Vasconcellos de Souza

Dr. Cesar Vasconcellos de Souza, médico psiquiatra e psicoterapeuta, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, membro da American Psychosomatic Society, consultor psiquiatra da revista Vida & Saúde onde mantém coluna mensal, professor de Saúde Mental, visitante, do College of Health Evangelism e "Institute of Medical Ministry" do Wildwood Lifestyle Center and Hospital, Estados Unidos, Diretor Médico do Portal Natural, autor dos livros "Casamento: o que é isso?" e "Consultório Psicológico".

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

100 Comentários. Participe você também!

  1. Dilzeli disse:

    Twnho 24 anos.Muitas vezes estou bem e do nada começa me dar um desespero uma agonia, não consigo ficar parada aí começo anterior.falta de ar e parece que tenho necessidade de arrotar. Horrível. Estou desesperada.

  2. DGD disse:

    Bom, não é sempre mas muitas vezes me sinto angustiada, querendo morrer, me pergunto o pq de tudo?? Me bate um desanimo pela vida, pelo futuro. Me sinto carente, tenho muitos amigos mas mesmo assim às vezes me sinto mt carente. Namorei um cara e nos deixamos, ele está com outra é eu não consigo seguir em frente da mesma maneira, até tento mas nunca aparece alguém e quando aparece são caras não despertam meu interesse. Não consigo ficar em casa, quero sempre estar na rua pra me sentir sem angústia! Mas quando chego a angústia bate, pricipalmente em finais de semana. Sinto falta de uma companhia junto a mim

  3. Drica disse:

    Olá. Como fazer pra recuperar a auto estima, me sinto tão tristtriste, feia, sem vontade pra nada. A minha força de vontade sumiu. Queria tanto fazer dieta mas não paro de comer. Queria fazer caminhada mas não tenho disposição pra nada. Vou fazer 40 anos e não conquistei nada na minha vida. Abri mão de tudo pela vontade que tinha de ter uma família e hj ninguém reconhece. Um marido que não é romântico e filhos que nem pensam que temos sentimentos. Uma sogra invasiva com um filho pamonha. Agora comecei a engordar. Ter pensamentos suicidas, que sei que nunca farei pq não tenho coragem. O tempo que não estou trabalhando estou comendo e vendo séries, pra ocupar minha mente. Queria sair desse fundo desse poço mas nado nado e não consigo encontrar a saída. Pra terminar estou quebrada financeiramente. Sempre à espera dos próximos meses pra aliviar. Não sei o que fazer.

  4. Isaac disse:

    Confesso que nem eu sei como estou escrevendo estas palavras, mas vou tentar descrever um pouco como estou me sentindo.
    Minha vida virou de cabeça para baixo desde 2010, quando após 19 anos de empresa, encerrei um ciclo para começar um negócio próprio, que se arrastou até 2012, quando assumi que havia fracassado e tentei voltar ao mercado de trabalho. Neste mesmo ano, por volta de setembro, quando achei que não seria mais possível perder algo, minha esposa pediu o divórcio e dizia não me amar mais. Então nos separamos no ano seguinte e passei por diversos empregos, mas estava passando pela depressão. Juro que tentei de todas as maneiras me reerguer, seja profissionalmente, sentimentalmente e tudo o mais, mas nada vai para frente. Nunca mais me interessei por ninguém, até este ano, comecei a trabalhar em um novo escritório, onde gostei muito do ambiente de trabalho e conheci uma pessoa maravilhosa, onde passamos a conversar, sua história também não foi nada fácil e em muito se encaixou com minha vida, e começou a rolar um sentimento mais forte, porém depois de três meses, soube que esta pessoa começou a namorar, meu mundo desabou de tal forma que não estou me aguentando de tanta angústia, meu peito dói e apenas choro de tristeza. Estou desistindo de tudo, cansei, moro sozinho e não tenho vontade de sair de casa.
    Alguém pode até dizer, nossa, mas só por isso? Não, é por tudo que não deu certo até hoje e só sabe que passou ou passa por isso.
    Há muito, eu só durmo umas duas ou três horas por noite, não estou comendo direito e só penso em morrer.
    Não sei mais o que fazer, estou ás vésperas de meu aniversário, não gosto de datas que marcam finais e começos, me deixam ainda mais triste, assim como fins de ano.

    • DARLENE TAVARES disse:

      Oi Isaac, eu estava triste e hoje me sentindo angustiada procurei ler algum artigo sobre este tema. Ao ler seu depoimento fiquei comovida por constatar que muitas vezes nos sentimos assim e temos vergonha de dizer para as pessoas e outras vezes quando desabafamos com alguém podemos nos deparar com julgamentos e críticas sobre nós, então nos calamos e sofremos sozinhos Quando estamos assim parece que nunca mais a dor e a angustia irá passar. Acho que seria muito bom se houvesse grupos onde as pessoas se encontrassem para se ajudar!!!!. Do fundo do meu coração desejo que você consiga reagir e encontrar uma forma de melhorar a cada dia, isso é o que desejo para mim também. Um abraço.

      • Isaac disse:

        Darlete, desculpe-me a demora, não sei pq só vi agora sua mensagem. Mas, obrigado e te desejo do fundo do coração que você também fique bem.

    • Laura disse:

      Tenho 34 anos , aparentemente não tenho motivos pra viver triste e angustiada ,mas vivo tenho a maioria dos sintomas já mencionado.vou tentar resumir a minha história.Tenho paralisia facial congénitas no rosto sempre sofri muito bullying desde criança ,hj sou adulta, mas as cicatrizes ficaram no meu coração,hj sou um ser humano cheio de complexo.Nunca tive um relacionamento sério pq sofro com baixa estima,sempre me apaixonei mas nunca fui correspondida, sempre trabalhei,hj estou em uma situação complicada pedi demissão do meu emprego pq consegui um novo emprego na minha área o Salário é bom todos os benefícios, mas não me sinto feliz

      • Bárbara disse:

        Eu nem sei dizer o tamanho da minha dor, tenho dois relacionamentos fracassados… mas ainda amo meu ex e hoje vi ele com uma aliança enorme … doeu!!! Tenho 31 anos, não tenho nada… me sinto tão infeliz que só queria morrer… mas tenho filhos não posso deixa-los… mas não tenho mais forças pra continuar… queria tanto desaparecer.

  5. Wanessa disse:

    Muito obrigada por publicarem este artigo. Ler isto é reconfortante, embora não resolva o problema de fato. Eu tenho tido crises constantemente, quando lembro do passado. Pois á cerca de 1 ano e meio, fui perseguida por um cara, e este cara lamentavelmente foi meu quase namorado, o fato de termos nos conhecido é um dos motivos pelos quais tenho tido medos irracionais devidos ás crises de ansiedade generalizada. Pois o arrependimento toma conta de mim. Gostaria de poder mudar o passado, e nunca ter conhecido aquela pessoa. O que me leva a crê que estou realmente enlouquecendo… minha mente parece está voltando-se contra mim, fazendo-me refém do cárcere que eu mesma criei. Eu realmente temo por minha saúde mental, temo em ser perseguida novamente, temo por ser incapaz de lidar com om passado, eu apenas gostaria de não lembrar do passado.

    • claudia disse:

      Sinto o mesmo. Angústia e falta de humanidade das pessoas. Penso sempre no que passou. Nao consigo pensar, relaxar, fazer nada. Tenho medo de tudo e sou muito nervosa.

  6. adriana disse:

    Excelente artigo! Obrigada Dr. Cesar Vasconcellos de Souza.

  7. Victor disse:

    Tenho 17 anos e sinto uma angústia forte pelo fato de eu ser muito ansioso e mestre dos pensamentos negativos, sempre acho que o pior vai acontecer. Tenho dificuldade (medo) de fazer coisas comuns do dia a dia como por exemplo sinto uma ansiedade forte para simplesmente sair na rua jogar o lixo na lixeira, tenho muita dificuldade na escola, de começar e manter uma amizade. Já fiz tratamento mas não consigo continuar pelo fato de não dá resultado e por odiar também .

    • Carla disse:

      Oiii amigo.
      Você não irá morrer assim.
      Passo por isso.
      Não é fácil.
      Mas procure mudar os pensamentos.
      Por exemplo: vem não vou ser feliz, na hora diga com sua boca, vou ser feliz.
      Combata seus pensamentos negativos com positivos.
      Peça ajuda para Deus em primeiro lugar.
      Quando abater o medo, fale com Deus.
      Eu faço isso.
      Não é algo rápido, mas paulatinamente vamos vencendo.
      Fica com Deus.

    • Karlla disse:

      As vzs penso igual e do MSM geito q você ninguém pode me ajudar E as vzs
      Me sinto só MSM estando com MTA GNT ninguém entende oqe passo e nem minha dor
      Sei q ninguém sabe da sua dor mas poderiam entender pelo o meu agir
      E jogam coisas em minha cara eapior coisa penso todo negativo pois n me sinto mas segura em nada quando choro me controlo mas acabo pensando besteira negativa
      Sofro por e n te ninguém do me lado q possa me entender a vzs penso q minha vida n e mas a msm queria alguem q me eentendesse a mim
      E minha dor

      • claudia disse:

        Quando me sinto assim coloco a prece de cáritas no you tube . Agora quanto as pessoas elas sao bem dificeis mesmo. Tenta pensar que depois que se chega no fundo do poço e só dar impulso pra poder sair. Tenha fé de que tudo passa.

  8. camila disse:

    estou no auge do meu desespero!! preciso de ajuda… estava me relacionando com um cara que vi só uma vez pois mora longe.. mas a gente tava muito intimo e se falava todo dia pelo whats..do nada ele ficou estranho comigo e disse que foi culpa do meu jeito… o problema é que não consigo aceitar isso e isso me dói demais, choro dia e noite e vivo me humilhando pra ele.. meu coração acelera e não para nunca,dai entro naquela sequência de mensagens pra ele ue só piora toda a situação.. não sei oq fazer pra parar de chorar :'(

    • Camila disse:

      Camila, sei o que você está passando. Minha situação é praticamente a mesma, a única diferença é que decidi não me humilhar para um qualquer. Eu também estava conversando com um cara e nos dávamos muito bem, nos vimos por algumas semanas e depois ele mudou. Blz, essa é a parte difícil, mas passa. Eu fiquei por muito tempo pensando nele e foi muito doído pensar que ele estava mudando e me deixando em segundo plano. Chorei demais, depois passou, conheci outras pessoas e me ocupei com coisas que me faziam feliz, hoje após quatro meses sem receber uma notícia dele estou feliz e sabe fazer amizade antes de tentar outros relacionamentos é a melhor terapia.

      • Anônima disse:

        Situação parecida, já faz anos. O vi poucas vezes, conversávamos direto online, dizia que me amava,mas tinha a distância… e aí parou de falar comigo (aquele gelo online). Fiquei sabendo pelas redes sociais que havia voltado pra ex, nem pra botar um “fim” no que a gente tinha ele se prestou. Me senti abandonada. Ele se separou da ex e Isso se repetiu.. ele quis voltar e dei uma chance, era meu primeiro amor. Um dia ele conheceu uma nova pessoa na cidade dele. Fui abandonada de novo… ele diz que eu tenho poder de estalar os dedos pra ele voltar… mas sele não me escolheu e não se preocupou nem em conversar comigo, eu não quero. Não tenho estrutura nem confio meus sentimentos a alguém assim. Um amor não resolvido, mal vivido, angústia eterna. Já não gosto tanto das coisas que eu gostava antes e me distraiam, mas continuo tocando a vida. Conheci outras pessoas, tenho alguém que me apoia em um novo relacionamento, mas a angústia tá sempre ali. Demoro pra me decidir e tocar a vida. Hoje já não tenho a garra pras coisas que eu tinha, já não aguento como aguentava, tenho que me decidir pelo menor esforço pra não deixar ninguém na mão…

    • Je disse:

      Faça oração. Acho que quando ele precisou, usou sua disponibilidade. Aconteceu comigo. Fiquei presa por dois anos. Essa semana, descobri todas as mentiras dele, da minha colega de trabalho. Uma rede de intrigas e mentiras. Definitivamente, não vale a pena. Corte todas as relações. Vai doer, demorar, mas precisa recuperar sua auto estima. Precisa caminhar. E a companhia de Deus, precisa de ajuda dele. Tenha paciência. Vai dar certo. Eu, ainda, estou em processo de recuperação, mas o fato de descobrir as mentiras, isso me anima e me faz entender como quanto fui sincera e o problema não é ser sincera e acreditar nas pessoas, o processo é dos outros. O meu crescimento pessoal é entender que as pessoas são diferentes e não podemos nossas espectativas nelas.

      Abraços, e tenha fé!

  9. Taline disse:

    Oração é o único remédio.
    Único mesmo.
    Eu tbm tenho isso.
    Por exemplo eu tava chorando agora com pensamentos suicidas até chegar aqui e ver que não é só eu que sinto isso.

    • Taline disse:

      Tristeza, aperto no coração, angústia, não consigo comer e nem dormir. Não sinto vontade de sair não sinto vontade de me arrumar. Moro sozinha e me sinto muito só. Sabe, é uma angústia tão grande que vem do nada aí eu começo me perguntar pq Deus permite isso? É como se não existisse saída pra tamanha dor é só sinto vontade de dar um fim na minha vida.
      É uma dor inexplicável. Mais eu já notei que quando o desespero vem eu choro choro e do nada começo clamar a Deus ajoelho e oro pedindo a ajuda a Deus e depois da oração eu me sinto melhor e os pensamentos ruins somem o ruim é que um dia ou dois dias depois a angústia vem de novo

      • Edileusa disse:

        Bom dia Taline, fiquei preocupada com você, onde mora ?

      • Clayton disse:

        Sinto o mesmo que vc e comigo melhora um pouco quando eu faço orações,estou passando por um momento muito ruim na minha vida . Mas procuro achar forças não sei de onde, e a base de orações estou conseguindo me manter vivo.
        Perdi minha mãe aos 18 anos , não vejo meu filho há 4 anos e perdi meu pai faz 4 meses .minha vida está de cabeça pra baixo.
        Me tornei suicida passivo né , pois passei a fumar de dois a três maços de cigarros por dia .
        Mal consigo dormir , a insônia toma conta de mim .mas vou lutar pra melhorar .

      • dRI disse:

        olá pessoal, isso tudo ocorre pq nossa mente é muito poderosa. o ser humano como vcs que tem coração puro, bondoso, que acreditam e confiam em alguem para terem e darem felicidade a outros, qdo se frustram, causa um choque,, sabemos qque é dificil deixar tudo o q passou de lado. Mas, podemos a partir de agora, nos valorizar muito mais,,, nos amar mais,, ame seu dia, seu corpo, sua saude. Deseje agora o bem para a pessoa q lhe causou tudo isso.. feche os olhos,, respire fundo algumas vezes.. vcs sao muito importantes pra muita gente… podemos continuar ser amorosos, mas sempre com cuidado. não podemos mais criar muitas espectativas,, a vida vai mudando, comportamentos,, tbm,,, ( vi muitos videos sobre assuntos psicologicos,, um bom exercicio é, desafiar o medo,, ex: pessoa citou em ate medo de sair no portao. faça agora mesmo,,, pego o lixo e diga com fe e força,, vou limpar minha casa, pegar o lixo e por la fora agora, nada vai me impedir ) faça mesmo que nao cem por cento seguro mas vai. ) ok,, depois me conte..

  10. tayná disse:

    Obrigada pelo texto, só mesmo quem sente isso sabe o desespero que causa! Sufoca!
    Saímos procurando qualquer ajuda pra talvez poder ajudarrrrr, e voce me ajudou <3
    Obrigada!

  11. Geovana santos disse:

    Ok, eu estou com problemas.
    Eu espero que eu esteja, esse é o meu maior problema creio Eu, esperar ter um problema, pq se eu n tiver um problema, essa dor, essa angústia não vai passar.
    Tenho 17 anos, Eu sofro por ser muito emotiva e com ansiedade tbm. Sinto essa ansiedade e a angústia durante partes do dia, mas principalmente de manhã, acordo cedo pra ir pra escola, mas nem sempre Vou, eu me sinto várias vezes medo de levantar, de ir pra escola, me sinto incapaz de fazer algo que nem sei, tenho sido atendatendida por uma psicóloga, mas n consigo me abrir totalmente, na terapia nada, ou melhor em nenhum ponto ou não há nenhuma brecha para que entrasse nesse assunto. Eu estou angustiada nesse momento, e percebi que cversar não me ajuda, o que eu devo fazer, por favor me ajude.

    • Victor disse:

      Tenho sua idade e sinto as mesmas coisas que você , somos jovens e deveríamos estar aproveitando isso mas essa angústia não deixa!!!!!

      • dRI disse:

        victor, alguns momentos da vida, principalmente juventude,, estamos descobrindo muita coisa,, passamos muitas transformações, bullyng etc. eu tbm fui jovem,, sei como é. tentem descobrir o que mais lhe atrapalha no dia a dia pra procurar soluçoes, A vida e bela e vcs se tornarão adultos maravilhosos,, respeitando os outros,, os pais, irmaos,,, por favor,, parem de dar ouvidos aos ” amigos” tirando sarro em vcs coisas desse tipo. qdo isso acontecer apenas esnobem.

        A GENTE TEM POR COSTUME MESMO OUVIR TUDO E GUARDAR TUDO QUE FALAM,,, E A MAIORIA DAS PESSOAS SÓ NOS FALAM E FAZEM MAL. POUCOS QUERM SEU PROGRESSO.. QDO ALGUEM TENTAR TIRAR SUA ALEGRIA,, RIA MAIS,, SE DIVIRTA MAIS, ESTUDE MAIS.

  12. Maria Eloisa disse:

    Então, tenho 12 anos, meu cabelo era imenso eu o cortei e cortei curto porque não aguentava mais o trabalho e agora me arrependo muito e eu estou arrependida de como eu vinha tratando minha mãe

  13. Monica disse:

    Eu ando sem comer, sem dormi, tenho muita insegurança, não consigo pensar em outra coisa a não ser que a culpa é minha.

    • dRI disse:

      OLA MONICAA!

      JA PAROU PRA PENSAR QUE VC TEM GRANDES AMIGOS, E UMA FAMILIA QUE TE AMA MUITO??? ELES QUEREM PASSAR MAIS TEMPO COM VC OK

      FAÇA HJ MESMO NO SEU QUARTO, FRASES QUE VC QUER REALIZAR, ANOTE E OLHE NO ESPELHO E DIGA PRA VC MESMA, ENCHA O PEITO DE ALEGRIA E REPITA AS FRASES OTIMISTAS.. — (VOU ME ALIMENTAR BEM) A NOITE COMEÇAREI DORMIR MELHOR – SOBRE CULPA.. ESQUEÇA,, NINGUEM TEM CULPA ,, NEM VC,, OK,,, ESQUEÇA A PALAVRA – CULPA,, UM SUPER ABRAÇO.. E SE CUIDE

  14. Anônima disse:

    Eu me sinto angustiada por vários motivos, tenho 17 anos os meus 18 anos está se aproximando , sinto que cada vez mais surge preocupação e problemas em minha vida , não que eu queira fugir das responsabilidades que vão contribuir para o meu amadurecimento como pessoa ,meu sonho é dá orgulho pros meus pais e retribuir todo o esforço que eles fizeram por mim , mas eu me sinto incapaz me sinto inferior que às outras pessoas. Desde de criança me sinto assim como se eu não tivesse alto confiança mim…E sinto que cada vez mais tenho que ter obrigações , toda essa vontade de arrumar trabalho, terminar ensino médio tudo isso me deixa muito perturbada , o que faço pra aliviar à angústia apenas chorar isso é o que me ajuda com toda essa pressão…

    • gui disse:

      BEM VINDA A VIDA ADULTA!!! Não se preocupe, apesar de parecer muito complicado néh, sei que vai sobreviver! mas vou te dar uma dica!

      Primeiro levante sua cabeça, é capaz de fazer isso? então faça agora!
      Percebeu a diferença, uma nova perspectiva não é mesmo.
      Bem, a partir de agora, com este olhar diferente é que você ira ver essa nova fase da sua vida.
      Seus problemas meu anjo estão apenas começando, e vou te falar, vão só piorar…Mas a partir de agora é como uma MULHER que ira enfrentar e pensar , e deixe as coisas de criança para trás…
      Saia do computador por um instante, vá ao espelho e diga para você mesma: QUE VENHAM OS PROBLEMAS PORQUE AGORA ESTOU PRONTA! E vê se para de choramingar feito adolescente!
      Não se preocupe tanto em dar orgulho para seus pais agora, até porque orgulho não esta em um bom emprego, nem em um bom salário, muito menos em um carrão, esse sentimento está em poder olhar para uma pessoa e ver o ótimo caminho em que ela trilhou e que mesmo diante das adversidades nunca se quer pensou em desistir…
      Eu tenho 30 anos e 2 filhos imagina o peso que sinto todos o dias para não decepciona-los…Então mantenha a calma, não tenha tanta pressa pois tudo vem no seu devido tempo, apenas aproveite e se divirta com tudo na sua vida ou seja…aceite!

      MAS UMA COISA: QUEM DISSE QUE AS PESSOAS MAIS BEM SUCEDIDAS FORAM AS QUE MENOS ESTIVERAM SOB PRESSÃO OU SEM PROBLEMAS…ME DIGA UMA! MAS O QUE DIFERENCIARAM ELES DA MAIORIA FOI EXATAMENTE A FORMA COM QUE LIDARAM COM ISSO EM SEU FAVOR! PENSE!

    • dRI disse:

      ANONIMA, TUDO TEM SEU TEMPO… E QUEM JA NAO PASSOU POR ISSO?? EU TBM. ALTOS E BAIXOS, NAO SÓ NESSA FASE,, TEMOS ISSO NA VIDA TODA… EX. UM PAI DE FAMILIA GANHANDO BEM.. DE HORA P OUTRA SE VE DESEMPREGADO.. ENTAO.

      TUDO É COMPLICADO. FAÇA O QUE É NORMAL… VAI ESTUDANDO… DEPOIS ENVIANDO CURRICULO,, PEGANDO EXPERIENCIA,, AS COISA VAO SURGINDO. EU FUI RETRIBUINDO AOS POUCOS PROS MEUS PAIS,, DEPOIS DE CASADO,, E APOS OS 35 ANOS ACREDITA… COMECE REPENSAR OK,,, SEUS PAIS N VAO TE COBRAR E SIM TE APOIAR, PARA QUE TUDO OCORRA DA MELHOR FORMA . E VC SINTA LIVRE E AO LADO DELES, N CHORE, DEIXE ACONTECER. ABRAÇ

  15. felipe sanches disse:

    comecei a fica agitado do nada ouvindo meu metal e comecei a chorar lembrando do meu passado e como a sociedade e uma coisa ruim matar animais pra que? o que eles fizeram

    vontade de morrer do caralho

  16. Lana Beatriz disse:

    Bom, ultimamente tenho passado por momentos muito estranhos. Eu estou normal fazendo algo ou assistindo a uma aula e de repente tudo parece ser irreal, sinto que meu coração acelera e uma corrente passa constantemente pelo meu corpo, como se eu não estivesse viva, como se tudo fosse uma ilusão, e tento voltar, tento acreditar que aquilo é real, e luto pra isso, até que consigo voltar. É a pior sensação do mundo, sinto como se estivesse em outra dimensão, não sei explicar muito bem, e não sei como acabar com isso!

    • Nat disse:

      Eu me sinto assim muitas vezes, pensando no significado da vida, no por que de nascermos e morrermos. Eu sinto tanta ansiedade que doi o peito e sinto falta de ar.
      Tudo parece dar errado e as vezes do nada só começo a relembrar tudo que ja deu de errado na minha vida.
      O que há de errado comigo? Não consigo mais ser eu mesma, e nem sempre fui assim.
      Cada coisa de errado que me acontece acaba me consumindo e me corroendo. Já pensei em suicidio, ou simplesmente largar tudo e desaparecer da vida que vico no momento. Mas o pensamento de magoar a minha mãe me dói mais. Eu só queria ser normal, me sinto a única estranha ao meu redor.

  17. sonia disse:

    ME AJUDEM, POR FAVOR. ME SINTO TÃO INSIGNIFICANTE, VAZIA. TENHO DIFICULDADES EM MANTER RELACIONAMENTOS, AMIZADES. SEMPRE ESTOU SOZINHA, MUITAS VEZES FICÓ EM CASA, SEM CORAGEM DE SAIRA SOZINHA.

    • gui disse:

      Aposto que você é uma mulher Linda e maravilhosa, só precisa entender e aceitar isso de verdade!
      Eu saio sozinho varias vezes, mas por outros motivos…Um deles é espaço, também quando preciso pensar, colocar coisas no lugar dentro da minha cabeça, ou até tomar uma grande decisão…
      Mas no seu caso, eu me arrumaria, NO SEU CASO BEM GOSTOSA! rsrsrs e sairia pra se divertir em um local legal e sem preocupações ou cobranças…Livre!
      Não deveria se cobrar ao ponto de tentar manter uma amizade, se a pessoa é sua amiga, você nunca ira precisar manter nada, pois pode passar o tempo que for, quando se veem se torna aquele dia maravilhoso…essas pessoas que aparecem e somem ou que precisa manter, que na verdade isso pode ser traduzido por “PROVAR ALGUMA COISA” não são amigos de verdade, desencana disso menina!
      Agora vai la se arrumar e resolver essa treta que hoje é sexta! kkk e me responda depois “mantendo a amizade”kkkkkkkkk.

  18. Amanda disse:

    Hoje estou com um medo de morrer parece que tem algo em minha garganta bate a angustia.o coraçao acelera nao sei o que fazer tomo um remedio natural mas passa mas em pouco tempo volta tudo de novo o que eu faço

    • Aldo disse:

      sofro de crise de panico depressao e transtorno de ansiedade o q tem me ajudado e muito sao as oraçoes sempre q estou mau dobro os joelhos e oro muito pedindo deus misericordia, tmb cha de valeriana ajuda muito… pensamentos postivos sempre nao se entregue… pense q vai passar e logo ira passar scredite fielmente nisso

  19. Anonimo disse:

    Ola eu tenho 34 anos e tenho sofrido com esse mal
    Em tempos e tempo epocas e foras de epocas
    É um sofrimento tao grande de impottncia de nao conseguir se livrar da negatividade tem oras que penso que vou ficar louca com tantos pensamentos negativos e pertubador
    Sinceramente pra viver assim a melhor saida é a morte
    Pois a paz ela vem mas nao fica, viver murmurando reclamando da vida nos deixa mais desesperado ainda…
    Nao sei o que fazer e mto menos lidar com essa situacao de fraquezas emocional

  20. Caroline disse:

    tenho 17 anos e passo por isso a quase dois anos.
    Nesses dois anos eu acho que tenho obrigação de crescer na vida por muita pressão familiar um pai alcoólatra uma mãe que eu acho que sempre iria dizer que é frescura pois ela sempre diz cara eu não aguento mais as vezes a vontade de mim matar é muito grande
    ,ainda passei por uma fase muito ruim bombei no colégio no terceiro ano e essa cobrança vem mim deixando furiosa daí eu nunca consigo fazer nada no colégio. por favor peço ajuda. por favor ajude

    • Deyse disse:

      Carol! Sei bem o que é se sentir depressiva e extremamente triste e ainda não ter com quem compartilhar. Quando tinha 17 anos, estava numa das piores fases de minha vida, acredite, eu posso entender a dor que tem sentido, essa vontade de tirar a própria vida…Eu te digo que o que me faz não me entregar a esses sentimentos é descobrir algo em que se sinta feliz, eu no caso, estudo artes, filosofia, coisas que me façam crescer intelectualmente. E outra coisa, a mais importante, não sei qual sua crença, mas faça um teste de falar com Deus, se abra com Ele, Ele se tornou meu amigo por falta de quem compartilhar e acredite, não há como se arrepender. Dias dolorosos vão existir sempre, mas ao se abrir com Jesus, chorar, eu encontro paz, que nada pode preencher. Não é fácil, eu sei, mas não desista, garanto que há uma pessoa incrível morando em ti, e ela é você mesma. Não se canse de você, você não é um problema, um caso perdido, burra nem inútil. Sempre que possível faça algo por alguém voluntariamente, dê o amor que você tem dentro do seu coração a alguém, acredite há sempre alguém precisando. Quando faço algo por alguém, desconhecido mesmo, me sinto melhor. Deus te abençoe, acredite, você consegue!!

    • Aldo disse:

      Mude sua vida, de uma reviravolta mude de casa sai desse mundo q te sufoca… esse ponta pe inicial ja ira te dar animo pra enfrenta os problema… tenha fé foco e atitude

    • fabio disse:

      Caroline, não fique assim, tem o salmo de suplicas a Deus, leia ele e ore, peça a ELE para preencher o vazio que está no seu coração, vc está passando por um momento de fraqueza espiritual que só Deus pode te acudir, tbm estou passando por uma situação complicada, oro a Deus todos os dias mara me libertar pois é uma provação muito dificil, com fé em Deus sairemos dessa.
      Deus te abençoe e cuide de vc.

  21. Andreia disse:

    Preciso de ajuda também muitos falam que é frescura minha mais não é
    Só quem tem isso que pode dizer.Peço socorro por gentileza gente.

  22. Fabricio disse:

    Esse tema é bem complicado, pois tem vezes que penso em pegar minhas coisas e sumir, a vontade de de ficar chorando muita das vezes é intensa, o aperto no coração fica tão grande e não tenho confiança de conversar com ninguém é quem acho que possa até ajudar fico imaginando, não é justo eu esquentar a cabeça da pessoa com problemas pessoais! Resumo não sei o que faço!

    • G disse:

      Vai passar, se você rezar. Vigiai e orai. Seria bom procurar ajuda de algum profissional. Eu estava assim e era rotineiro. Estou de férias, e estou bem! Deve ser isso. Estou longe de toda negatividade das pessoas do meu trabalho e ainda estou longe de pessoas próximas negativas. Tem que aprender a enxergar quem é seu amigo ou te quer bem. É difícil, mas a minha conversa com Deus e fazer outras atividades estão me fazendo bem

    • Andreia disse:

      Oi Fabricio tudo bem sinto o mesmo problema teu , hoje mesmo chorei o dia todo.
      Não sei se procuro um médico minha vontade é de sumir para um lugar bem longe mais penso muito nos meus filhos mais eles ja sao grandes mais mesmo assim.Preciso de ajuda do mesmo jeito que tu precisas não é facil isso.Boa noite obrigado pela atenção aguardo a resposta

      • Fabricio disse:

        Boa noite Andréia, não sei sua situação se és casada, porque eu sou e na verdade o meu problema todo é meu casamento mas tenho uma filha de 8 anos, e já me separei uma vez quando ela tinha 4 anos mas minha esposa fez um caus na minha vida e da minha família então conversamos e voltamos, mas de um tempo pra cá as coisas estão muito ruim de novo.

  23. Dhenyffer disse:

    Meu nome é dhenyffer sinto angústia e ansiedade a mais de três anos já procurei todo tipo de médico psiquiatra, neurologista,psicóloga,pastor. Ainda não estou curada ja não sei oque fazer parece algo mais forte q eu não consigo dominar .e horrível

  24. Ellen Silva disse:

    sou uma adolescente de apenas 14 anos, eu sinto que tem algo diferente dentro de mim, uma angustia, sinto um aperto no peito mais não sei oque é, e tenho medo de falar com os meus pais… preciso muito de uma ajuda…

    • Bruce disse:

      Ellen, por favor, esconder só vai deixar pior e mais longo. Certamente, vc é cercada por pessoas que te amam, como os seus pais. Sente com eles e abra seu coração, diga o que sente. Por favor, não esconda. Vai te ajudar muito partilhar isso com quem se preocupa com vc. Talvez até resolva. Se abra com seus pais por favor.

    • Fabricio disse:

      Bom dia Hellen, eu você está nova demais para ter esse tipo de complicação! Ou passou por algum constrangimento que tem medo de falar com alguém que não possa acreditar em você?

  25. Marcelo disse:

    Como? pensar no que é bom? é ai esta o poblema, e ele vem dos outros das condiões que no forçam profissonalmente por causa de opsicólogos nas empresas. Eles deviam estar nos consultórios. tenho 1 nivel suprior e 3 prós graduações + 8 cursos tecnicos, e estou desempregado a 3 anos. Não contratam quem tem mais de 50 anos nesse pais de merda. Não é como ootros paises.O que é bom pra mim é ter um bom emprego, porque boicotam quem tem mais experiencia. E não vem me falar de reciclagem poreque só fiz isso a vida toda. Sou ate hacker, e técnico de microcomputador saib disso. O que foi bom pra colocar alguns desses infelizes que me sacanearam no mprego nos seus devods lugares com algumas ténicas hacker… LI TUDO SOBE PSICOLOGIA E ELA NÃO É UMA CIENCIA EXATA E QUE SE COLOCAR COMO SE FOSSE. DURMA COM UM BARULHO DESTE …

    • Eloi disse:

      Marcelo, tudo bem?
      Concordo plenamente com você, ainda mais agora que com esse problema na previdência, deve-se trabalhar ainda mais, se aposentar mais tarde ainda. Só que infelizmente, nesse país, não nos dão essa condição. Como que, ao completar 50 anos, não precisássemos comer mais, nos vestir, etc. Isso tem que mudar também, precisamos nos informar se já existe algum programa nesse sentido, se há realmente uma preocupação quanto a isso.
      Grande abraço.
      Eloi.

  26. Graziella disse:

    Vi minha irmã e meu ex passar por isso e cheguei até pensar que eles tinham culpa de passar por isso, na minha cabeça isso era falta de se aproximar de Deus ou que fosse um sentimento que pudesse controlar, que envolvesse fraqueza. Mas hoje percebo que não é isso. Sinto isso há muito tempo e só agora descobri o que é e o porque. Achava que era presentimento de alguma coisa ruim que fosse acontecer, mas no fundo eu sabia que tinha alguma coisa errada, por vezes achei que fosse morrer ou que alguém que amo fosse morrer, mas hoje quando orei o Senhor tocou no meu coração e foi tão claro ai percebi o que era. Agora sei o que fazer então vou procurar me curar e se eu puder ajudar alguém vou ajudar.

  27. Wal disse:

    Estou angustiada tenho tido crises se pressão alta meu coração dispara vou no pronto socorro e o médico me dá um calmante me manda pra casa. Não aguento mais esse sentimento. Minha cabeça pensa demais ,a maioria coisas negativas. Me ajude

    • Daiane disse:

      Olá! Já passei por isso! E horrível a sensação, isso se chama síndrome do pânico, sugiro fazer exercícios físicos, se alimentar com coisas saudáveis, terapia e busquei a Deus! Sempre resisti a tomar medicação pois nao queria ficar viciada. Mas sempre já um motivo que desencadeia as crises, stress, problemas familiares etc, tente identificar e tratar o problema. Espero que ajude!

  28. Milene disse:

    Sofro de angústia, tristeza, a mto tempo de repente começou a chorar do nada a tarde dimanha a noite, tristezas por motivos profissionais, emocional, familiar, parece q nada da certo na minha vida, relacionamentos errados complicados conturbados, carência afetiva, relacionamento familiar complicado tbm, irmãs e pais me cobram o tempo tdo e me lembram que minha vida não está bem encaminhada, tenho 29 anos, sem emprego dependendo dos pais para tudo me cobram atitude esperança fé, dinamismo, e a única coisa em que penso todo dia é porque acordei viva mais um dia pra suportar a família me cobrando, suportar os pensamentos de desespero e desilusão, não tenho vontade de sair da cama e encarar ninguém, porém levanto e olho pro espelho pois sou obrigada a fingir que estou bem, pois se falo q estou triste e angustiada ninguém me entende darei mais um motivo para críticas, julgamentos, chega a ser insuportável viver, peço a Deus para me livrar dessa dor, me levar deste mundo, me trazer paz e nada acontece no dia seguinte, acordo arrependida de não ter dormido para sempre.

    • wall disse:

      Estou como vc

    • Márcia Margaretrh Urbanski disse:

      Só que tem esse sentimento que sabe o quanto é dificil, já passei por várias vezes´por essa situação, nesse momento estou com isso, mas vai passar, tenho o aperto no peito e enquanto não choro não alivia,fico contente quando chega a noite, pois vou para cama e não preciso ver ninguém, quando amanhece vem a tristeza. tomo antidepressivo há 20 anos e medicamento para dormir, já entendo que é a soma dos problemas que derruba a gente e como sou sensível isso me pega. o tempo vai ajudando e muita oração vai aliviar.salmo 121. Deus é o remédio.

      • dRI disse:

        SIM, FOCO EM DEUS TODO PODEROSO, ELE TE AMA DE VERDADE.. COMO CITEI EM OUTROS COMENTARIOS, A GENTE VAI ACUMULANDO PENSAMENTOS, NOS AUTO CRITICANTO. O MUNDO DA VOLTAS PODE CRER. MUITOS DIZEM TER ESTUDADO MUITO INVESTIDO E PORTAS SE FECHAM,,, É VERDADE.. POR ISSO QUE EU JA DECIDI NAO ME ILUDIR COM NADA. ESTUDEI JORNALISMO MAS NUNCA ATUEI,, QDO ESTOU NA PIOR,, ALGUEM TEM VAGA DE QBRAR PAREDE EU VOU. MORAL DA HISTORIA,, PRA CADA COBRANÇA TEMOS Q PENEIRAR AS INFORMAÇÕES E UMA A UMA TRILHAR ALTERNATIVAS, NUNCA TENTE RESOLVER VARIAS AO MESMO TEMPO… NÃO SE COBRE, TUDO Q APRENDE SERVE TBM PRO FUTURO , AS VEZES USAMOS AQUELE CURSO DEPOIS DE VELHOS… NADA É PERDIDO,, MAS N PODEMOS CRIAR EXPECTATIVAS EM TUDO. ABRAÇO

    • marcia disse:

      Hoje me disseram que temos que aceitar os acontecimentos, muitas pessoas passam por isso.

    • Leiliane disse:

      Boa noite, seu problema é somente a falta do Senhor Jesus na sua vida, ajoelhe se é implore a Deus uma saída, pq Ele é Fiel, vc está passando por provas, e Jesus como um professor está calado aplicando sua prova, chame, clame, Deus quer ouvir tua voz, Jesus não resiste ao um coração contrito, tudo isso vai passar, queira tirar 10 na prova, pq depois do deserto vem as vitórias, vc ainda vai contar seu testemunho e ajudar mtas pessoas que ae encontram nesse quadro que você vive hj. A paz do Senhor!

  29. Maria do Carmo Gomes disse:

    Boa tarde!
    A minha tristeza, angustia, as vezes acho que não vou aguentar, pois já me segue há muitos anos!
    Levei muito tempo para fazer um curso superior, devido à situação financeira.
    E não tenho tido sorte, para trabalhos, até 2015 trabalhei, mas serviços para ganhar um salário minimo e sendo muito explorada, ridicularizada!
    Estou muito mal, já servi de chacota para irmãs!
    Estou sempre me sentindo humilhada!
    Comecei a trabalhar por conta própria por várias vezes, sem exito, hoje na minha área, Contabilidade, e os clientes que me apareceram somente picaretas, trabalhei e não recebi nada!
    Então! Uma sensação de frustração, tristeza, angustia.
    Meu sonho, alem de ter um trabalho digno, e ter um relacionamento sério,de compromisso! Pois é o outro lado que o destino foi bem cruel comigo! Me aparece somente, cafajestes! exploradores sexuais!
    Sei que tenho direto um aperto, arroche no estomago, peito, cabeça! Sempre trêmula e um desejo enorme de berrar, de gritar!
    Preciso de Deus e o imploro a todo tempo!

    • Maria Aldeí Marques da SIlva disse:

      Já passei por isso e me sentia uma pessoa muito deprimida, eu foquei em não ficar pensando nas coisas que me aconteceram, pois as lembranças ruins só nos fazem sofrer mais, procurei fazer atividade física , ir a igreja, ler a bíblia todos os dias e orar pedindo a Deus pra me libertar de todos os problemas e logo vi o resultado, estou liberta. Graças a DEUS.

    • Norma disse:

      Maria,

      Direcione-se para um concurso público. Cadastre-se em site de emprego. Leia na internet como fazer um bom curriculo..Cadastre nos órgãos públicos para fazer perícia. Inscreva-se em eventos gratuitos do crc. Quando não tiver legal, leia um livro de contabilidade e tenha como meta lê 1 capitulo- vc vai perceber que isso vai te ajudar a sair da tristeza a medida que for adquirindo conhecimento. Enquanto a tristeza não passa divida seu tempo com ela e com alguma coisa que lhe traga retorno futuro. Veja se pode dá aulas em escolas públicas como professora suubstituta. Acorde cedo, e faça uma caminhada porque a endorfina vai melhorar sua auto-estima. Escolha um momento do dia e converse com Deus, peça a ele por intermédio de Jesus Cristo força e ânimo para não desistir. Defina prazos para tudo que fizer, 1 capítulo, 1 hora, 1dia, 1 semana. Tudo de bom

  30. Monica disse:

    Muito bom o artigo, mas é muito difícil,… Por mais que eu tente,… as vezes acho que não vou conseguir, estou envelhecendo por dentro e ficando doente, mas é tanta tristeza interior que as vezes parece que vou explodir, muita decepção e da pessoa que menos esperava, minha sobrinha. O pior é que tenho que fingir ser forte o tempo todo e fingir que nada esta acontecendo.
    Mas confio em Deus e sei que se passo por isso hoje é por algum motivo que vem do meu passado, e sei também que um dia vai passar, o problema que o tempo e Deus não é igual ao nosso.

  31. Fernando Daminelli disse:

    Sem palavras…
    Texto muito objetivo e eficaz.
    Trabalho há 4 anos em uma empresa muito desorganizada e
    tomei muita “pancada” e meu emocional ficou muito abalado.
    Por várias vezes pensei em sair, mas a segurança e estabilidade de
    um emprego em tempos de crise era tudo.
    Já havia me decidido a sair, independentemente de perder muito ou pouco, porém o “falar com várias pessoas” tinha me abalado e estava muito confuso.
    Agradeço à Deus pelas suas palavras Dr. foram diretas e nortearam minhas dúvidas.
    Tenho certeza que nenhum sucesso profissional pode compensar uma pessoa emocionalmente fracassada. Se não vale a pena, precisamos mudar – ainda que haja percas.
    Deus abençoe a todos.

  32. Paulo marcos disse:

    olha só estou com problemas ando muito angustiado aperto no coração choro fácil, tenho a impressão que ta todo mundo me olhando nao consigo parar em trabalho preciso sair dessa nao aguento mais será que é depressão? me ajude por favor.

    • dRI disse:

      galera vi que a pag permite comentarios troca de informaçoes,,, só lembrando n sou psiquiatra nem psicologo,, apenas um leitor do assuntos,, e assisto muitos videos tbm..

      a falta de confiança gera insegurança, baixa -autoestima

      uuma coisa gera outra, isso vai se intensificando.. pelo q ja li,, achar q todos estao olhando p vc e ou comentando de vc tbm vivi isso, qdo novo tinha muitas espinhas no rosto eu detestava,, tbm era muito magro e eu mesmo criava complexos. entao Paulo. Lute agora com seu proprio cerebro. Uma batalha vc vai ver e sentir os resultados… comece a sair na rua e qdo alguem te olhar, pense ( eu tbm olho as pessoas) parece obvio mas é a verdade.. somos pessoas, temos olhos. vemos carro, moto , casa, paisagem e pessoas… e todo tempo diga a vc mesmo que eles nao estao reparando nada em vc… n sei como vc é no sentido de cumprimentar os outros ou isso q tem , lhe tira essa qualidade… AS VEZES ALGUM DESSES OLHARES Q VC RECEBE PODE SER UM FUTURO SOCIO SEU OU PATRAO.. QUE IRÁ LHER CONTRATAR… VC É UMA PESSOA NORMAL, PENSE NISSO,, E TODOS SE OLHAM OK ,, BOA SORTE

    • Fernanda disse:

      Ja passei por isso de nao conseguir parar em trabalho devido ansiedade angustias precisei orar entrentregar minha vida a Deus ai consigo parar bem em paz nos serviços

  33. MANUELA disse:

    DR ESTOU MUITO ANGUSTIADA EU NÃO SENTIA ISSO ERA UMA MULHER SAUDAVEL NAO SENTIA UMA DOR NA UNHA AGORA DEREPENTE COMEÇO A PASSAR MAL MEU CORAÇÃO PARECE QUE VAI SAIR PELA MINHA BOCA FICO MUITO ABALADA TENHO 31 ANOS SOU NOIVA TRABALHO HA NOITE COMO RECEPCIONISTA EM UNIDA DE PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS NÃO SEI POR QUE ISSO ESTA ACONTECENDO COMIGO.PRECISO DE AJUDA ESTOU TRISTE CINTO AS VEZES A SENSAÇÃO QUE VOU MORRE A QUALQUE MINUTO ESTOU COM MEDO DE SAIR SOZINHA DE CASA ….

  34. Kleverson disse:

    Obrigado doutor isso foi muito bom mais prece que
    Não passa por mais que eu tente de todas as formas e uma situação complicada,parece que envolve muito mais do que isso, xorar nem se eu quisesse, e um frio que tenho no meio do peito que é disiperador.

  35. Maria Aldeí Marques da SIlva disse:

    Gostei do texto maravilhoso estava me sentindo angustiada pela decisão que tomei em relação a vida sentimental, foi preciso e ao mesmo tempo tava me sentido mal, meta libertação dos pensamentos ruins.

  36. Karlos Julianno Melo Braga disse:

    Doutor Cézar, o senhor definitivamente é um profissional da área, suas poucas palavras foram objetivas e suficientes para elucidar algumas questões internas que tinha há meses. Muito Obrigado!

  37. Ge disse:

    Estou nesse momento sem dormir direito, angustiada. Espero conseguir vencer essa agonia o mais rápido possível.

    • Maria Aldeí Marques da SIlva disse:

      Tenha paciência tudo isso vai passar, estava por dois meses angustiada e dormindo mal, sugiro que leia a Bíblia todas as noites antes de dormir, vá a Igreja ouvir a palavra de DEUS, eu li a matéria do Portal que a pessoa não deve ficar se lamentando ou falando de sua dor para as pessoas e isso me ajudou muito e me sinto bem melhor.

  38. jonas torres rolando disse:

    muito obrigado pela receita inteligente para curar a angustia e depressao ,para mil foi fantastico que DEUS CONTINUE TE ILUMINANDO PARA CONTINUAR CURANDO AS PESSOAS DEPRIMIDAS COMO EU ERA.

  39. Rose disse:

    Viver com esse sentimento é horrível, nada de alegra vc tem uma sensação de inquietude, aperto no peito uma sensação horrível. Não desejo a ninguém

  40. Lilia santos disse:

    Agradeço pelas sabias palavras me ajudou muito. Tenho me sentido assim e o pior sentimento que alguem possa ter. Nao ofereço a ninguem!

  41. marcileia disse:

    gostei muito desse texto aprendi muitas coisa tudo isso que texto è o que estou sentindo um vazio imerso parece que falta algur dentro de mim

  42. bruno disse:

    Te agradeço pelo texto.

  43. Piero disse:

    Gratidão pelas palavras, realmente estou aprendendo agora a lidar com a angustia !!!

  44. Luis disse:

    :D
    Bacana o texto, uma ótima iniciativa ajudar pessoas angustiadas. Sua recompensa está guardada dentro de vc, o sentimento de bem estar por ajudar quem necessita.

  45. CHARLES disse:

    OLHA…FANTÁSTICO O TEXTO…VIU?
    TANTO QUE CHEGUEI A COPIAR,IMPRIMIR E REPASSAR PARA ALGUMS AMIGOS.
    ESTOU SAINDO DE UM CASAMENTO DE 18 ANOS COM
    TRES FILHOS…ESTÁ MUITO DIFIÇIL….É SERIO….DEPOIS DO TEXTO….+ OU – 50% PAREÇE QUE FOI EMBORA. A AUTO-ESTIMA JUNTO COMIGO AGRADEÇE!
    GRANDE ABRAÇO. CHARLES.

  46. arlete leão disse:

    Grata por ajudar-nos como medico ungido pelo Medico doMedicos. Nosso bom DEUS.Acrecento a seu artigo, que esta luta e gigantesta,sofrida e sufocante, mas, o meu DEUS tem me sustentado ate aqui, pois so por ELE e que se tem vitoria.Conheces algum psiquiatra adventista em Goiania…Continue deixando DEUS usa-lo p/ honra e gloria DELE.

  47. raquel aparecida carvalho de lima disse:

    que Deus abencoe vcs,essa materia angustia,ajudou muita gente.

  48. tailes disse:

    vcs são enviados por deus e abençoados para ajudar as pessoas parabens
    continuem que deus esta vendo!!!
    a paz do senhor!

  49. ILS disse:

    Bom demais esse artigo…
    Aliás, todos os artigos aqui são maravilhosos, já me ajudaram muito.
    Obrigada por escrever tantos artigos ajudando assim tantas pessoas.
    Deus o abençoe!

  50. Dáina Martins Galdino disse:

    Muito bom. Que Deus continue inspirando-o para ajudar mais pessoas, além de mim.
    Que Ele nos abençõe.

  51. maicon disse:

    brigado eplas palavras

  52. juliana rodrigues disse:

    Muito obrigadaa por escrever esse artigo, foi muito bom pra mim!

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2015 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.