1

Comece o Novo Ano Livre

rapaz-deitado-grama

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1.

“…esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo…” Filipenses 3:13.

“Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistimos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos – não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.” Cláudio Lima, e-mail 28/12/2007.

Muita coisa em nossa vida termina, mesmo que não queiramos. Não podemos ganhar tudo. Ao escolhermos um caminho, temos que deixar outro. Ganhamos e perdemos. A sabedoria está em fazer as escolhas adequadas e elas, no meu modo de ver, têm que ver prioritariamente com o crescimento espiritual da pessoa. Tudo passa. A velhice e a morte chegam inevitavelmente. Então, o que sobrará é o que mais acumulamos.

Esta vida é passageira. Não somos eternos. Não somos deuses. Somos criaturas. Dependemos de Deus para ter vida que move nosso coração e todo o corpo e mente. Não podemos controlar as coisas como gostaríamos. Pessoas tomam decisões que nos machucam. Elas podem até dizer que nos ama, mas confundem amor com sentimentos. E no instante seguinte, nos ferem de maneira feia. Elas pensam que amam.

Pode ser um bom início de vida nova no ano novo o abrir mão do controle. Infeliz o homem que confia no seu ego como a fonte última de sabedoria para a vida. Vai se dar mal, mais cedo ou mais tarde aquele que faz isto. “Em vez de confiar em nosso ego ou teimosia para dirigir nossa vida e a dia dos outros, nós extraímos força, sabedoria e compaixão de um Poder maior do que nós. Em vez de nos agarrarmos como para salvar a vida, nós ‘Nos soltamos e nos entregamos a Deus.’” (“Como o Al-Anon Funciona para familiares e amigos de alcoólicos”, p.85). E Este Poder é o Criador do seres humanos.

Soltar aquilo no que nos agarramos nos liberta de verdade. E nos possibilita crescer como pessoas para sermos úteis à sociedade, responsáveis pelas nossas decisões, e no caminho do amadurecimento na vida.

Sentar no banco do carona pode ser muito ameaçador para muita gente que agora dirigir tudo, controlar tudo. Mas quando você controla, perde a liberdade. Controlar prende. Soltar-se e entregar-se a Deus, entregar o seu problema a Deus, é muito aliviante. Muito mesmo! E isto não significa cruzar os braços e não fazer nada. Significa não fazer o que não lhe compete. Significa aceitar a realidade ao invés de tentar manipulá-la.

Paramos de ficar obsessivos com as escolhas das pessoas. Paramos com a “neura de querer que tudo ocorra como queremos. Economizamos tempo e energia porque deixamos o assunto diante do qual somos impotentes nas mãos de quem é realmente potente: Deus.

O estresse, o medo, a ansiedade excessiva, o sofrimento, a amargura, são trocados pela serenidade e pela fé. Fé é a certeza das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Você passa a andar pela fé. É um desafio, mas é maravilhoso. É leve. É uma aventura espiritual fantástica! E neste soltar e deixar Deus agir, deixar Deus exercer Sua função de Deus, vem alegria, e um alívio que nenhum medicamento ou terapia deste mundo podem produzir.

Ao você entregar-se, render-se, soltar-se nas mãos do Criador, na hora certa, a resposta virá, a decisão será tomada, o ato será realizado, a coisa acontecerá. E você saberá na prática que Deus é bom e cuida de detalhes de sua vida. Basta não atrapalhar e cooperar, praticando e seguindo a luz que você já possui. Depois vem mais. Feliz liberdade neste novo ano!

Dr. Cesar Vasconcellos de Souza

Autor: Dr. Cesar Vasconcellos de Souza

Dr. Cesar Vasconcellos de Souza, médico psiquiatra e psicoterapeuta, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, membro da American Psychosomatic Society, consultor psiquiatra da revista Vida & Saúde onde mantém coluna mensal, professor de Saúde Mental, visitante, do College of Health Evangelism e "Institute of Medical Ministry" do Wildwood Lifestyle Center and Hospital, Estados Unidos, Diretor Médico do Portal Natural, autor dos livros "Casamento: o que é isso?" e "Consultório Psicológico".

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

1 Comentário. Participe você também!

  1. Helano Mota disse:

    Muito bom seu conteúdo, acho que esse conteúdo vai ajudar muitas pessoas.

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2015 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.