19

Não Exponha Seu Corpo

200

Vamos pensar num assunto difícil de ser modificado pelas pessoas, mais jovens do que idosos, mas também por parte de pessoas de mais idade. Reflita sobre o que aqui será exposto e tenha coragem de mudar, se necessário, o que você tem feito quanto à exposição do seu corpo. Não tenha medo de críticas.

Um corpo bonito é bonito. Um corpo bonito, um rosto bonito, atrai a vista, são agradáveis de ver, mas não devemos nos esquecer de que o corpo é o sustentáculo da mente, e é na mente onde encontramos as maiores expressões da pessoa. Muitas pessoas bonitas de corpo e de rosto se sentem péssimas quanto a si mesmas, talvez até porque a família, amigos, etc. sempre elogiavam e exaltavam os aspectos físicos desta pessoa que aprendeu que o maior valor dela estaria nas características físicas. Ela mesma pode ter crido nisto e passado a viver de acordo com esta crença (falsa) e, assim, ter impedido o crescimento interior, de sua pessoa. E tal impedimento, com freqüência, gera problemas emocionais muitas vezes complicados e produtores de muito sofrimento pessoal.

Parece que a motivação principal para alguém expor seu corpo é tanto o prazer de mostrar-se quanto o desejo de ser aceito e amado. Gostar do belo não é o problema aqui. Vemos na criação na Natureza o belo como presente sempre. Belo do ponto de vista funcional, estrutural, fisiológico, nutricional, anatômico, arquitetônico, estético, etc. Então, desejar o bonito é saudável, está de acordo com o pensamento do Grande Projetista Criador do Universo. Problemas começam a surgir quando o desejo pelo belo começa a tornar-se obsessivo, ocupando o lugar de necessidades vitais do indivíduo, como saúde, segurança, relacionamentos humanos funcionais (equilibrados), paz interior.

Gostaria de focar meus comentários agora sobre a exposição do corpo por parte das mulheres. Parece que as jovens mulheres (e outras não tão jovens) expõem seu corpo através de roupas sensuais como uma forma de obter atenção, prazer pessoal, compensação de possíveis carências emocionais que por razões variadas levam tais pessoas a crerem que isto (expor o corpo) produzirá satisfação interior e resolução de tais carências, o que não acontece. Ou fazem isto porque afirmam que se sentem bem consigo mesmas expondo o corpo publicamente. Sentir bem não quer dizer saúde. Você pode sentir-se bem após um cigarro de maconha e contudo está intoxicando-se. Pode sentir-se bem após horas no sol por obter um bronzeado na pele e no entanto está correndo risco de um câncer de pele ou envelhecimento precoce da pele.

Quando uma mulher usa roupas sensuais na intenção de obter a atenção e o afeto de um homem, o que provavelmente ela obterá dele será a atração física. E poderá ser só isto. Pode ser que um homem que se sentiu atraído por uma mulher por causa do corpo dela, desenvolva afeto real por ela, mas isto não é nenhuma garantia. As mulheres que desejam ter relacionamentos afetivos duradouros, felizes, precisam pensar nisto e entender isto para evitar caírem nesta armadilha tão comumente usada que produz tantas histórias difíceis e dolorosas.

Diariamente escutamos relatos de crianças sem pai por causa de gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis, infidelidades, frustração seguida de depressão, tentativas de suicídio, surgimento de dependência química, incluindo o alcoolismo, dependência de medicamentos, etc. Tudo porque uma mulher usando uma roupa sensual atraiu a atenção de um homem. Ele confundiu amor com atração física, passou para ela a idéia de que a amava, quando gostava é do corpo dela e do que ele proporcionava para o indivíduo, e ela se deixou levar por esta fantasia, pensando que era afeto real e maduro.

Se você, mulher, usa roupas sensuais desejando conseguir a atenção masculina para a obtenção do amor, mude de estratégia. Não exponha seu corpo. Proteja a si mesma de frustrações evitáveis. Cuide bem de seu corpo, alimente-se corretamente, pratique exercícios físicos, mantenha peso normal, cuide bem de sua higiene e aparência pessoal, permita ao seu corpo o descanso necessário, mas evite expor o mesmo indevidamente, sensualmente em público. Ter pudor é ter maturidade e saúde. Não é ser careta. É saber preservar-se como ser humano. O afeto verdadeiro e gratificante por uma mulher da parte de um homem saudável mentalmente ocorrerá dependendo das características de personalidade, da forma como é manifesto o temperamento, da firmeza de caráter dela. Se o homem for mau caráter, ou um compulsivo sexual, um libertino, ou imaturo, nestes casos, só interessa mesmo a ele o que tem que ver com prazer visual e físico. Ele não sabe amar maduramente. Pelo menos ainda não sabe.

O que você quer? Que alguém se aproxime de você afetivamente com sincero interesse pela sua pessoa, ou por causa do seu corpo? O que deve ser exposto para surgir o amor maduro é um caráter saudável e não um corpo mesmo que bonito e atraente.

PortalNatural.com.br

Autor: PortalNatural.com.br

Portal de saúde e bem-estar com artigos, videos, receitas, nutrição, saúde mental, etc, para sua vida ser mais saudável, simples e feliz.

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

19 Comentários. Participe você também!

  1. Andrea Silva disse:

    Adorei a matéria, mas aqui em casa a situação é inversa, meu marido de 48 anos, vive uma necessidade imensa de exibir o corpo nas redes sociais e também no condomínio onde moramos, inclusive em reuniões familiares. É notável a necessidade que ele sente em receber os elogios pela aparência que têm aos 48 anos. Reclamo, sinto inclusive vergonha dele supervalorizar a aparência física e digo que não é ciúme , mas acho falta de respeito a mim e expõe a intimidade diante de outras mulheres de nossa família e do trabalho dele já que na rede social, não tem foto dele com camisa. As poucas que tem, eu quase o obriguei a coloca-las e pra mim, algo imposto, não tem valor.
    Quando ele está no meio de outros homens da família que não tem a mesma aparência física, ele só fala disso, que fulano é barrigudo, careca, feio… e isso me deixa muito triste. Não sou uma mulher feia, também tenho boa aparência, mas não faço este o meu “carro chefe”.
    Já pensei em terminar este casamento por causa disso, pois falo e ele promete não fazer mais, mas é só eu mudar um pouco a minha rotina que pego ele no corredor sem camisa ou postando uma foto ao lado da mãe idosa sem camisa ou até mesmo arrancando a camisa no meio de uma reunião familiar… Claro que ele tem muitas qualidades além da aparência, mas isso me incomoda tanto que não consigo nem cit-a-las :(

  2. SHEYLA disse:

    Parabéns ao site!
    Ótimas matérias e conteúdos de qualidade!
    Abçs! Equipe VMI

  3. Bylla disse:

    Mt bom mesmo esta materia.. isso so nos relembra de principios que nossas maes nos passou.. e e melhor ainda saber que estamos andando certas..

  4. JACIRA CARDOSO disse:

    LINDO O TEXTO. FUI EDUCADA COM ESSES PRINCÍPIOS E NÃO ME ARREPENDO AO SEGUI-LOS. O CORPO É SOMENTE A
    “CASCA” DAQUILO QUE REALMENTE SOMOS, E INTERIORMENTE TEMOS E PODEMOS SER LINDOS.DEVEMOS CUIDAR DO CORPO, MAS A ENFASE É NA PESSOA QUE HABITA O CORPO.

  5. Maira disse:

    :D gostaria q todas as mulheres lessem esse artigo, pode ser q a luz ascendesse na mente delas para q vejam q o q faz alguem t amar é um bom coração e não apenas beleza estética!

  6. SAULO ROBERTO DA SILVA SÁ disse:

    esta materia foi muito boa,precisamos mostra ,espor nosso coraçao e nao nosso corpo

  7. ROSA RODRIGUES disse:

    Agradeço muito a DEUS pela sua inteligencia e disposição em ajudar o próximo. DR. uso muito seus comentarios, pois fazemos um trabalho no Presidio de Santana e seus textos tem nos ajudado muito. Não queremos somente falar de DEUS, precisamos mostrar a elas um mundo um pouco melhor, daquele que elas conhecem. Um forte abraço, que DEUS o abençoe cada vez mais. Rosa

  8. vc+eu disse:

    :-*:-*:-*:-*:-*:-*:-*:-*:-*:-*:-*:-*:-*:-*

  9. Bianka disse:

    A sensualidade está nas atitudes, na voz, no olhar, no coração. É vergonhoso pelas mulheres vulgares e também pelos homens que as aceitam, mas cada um faz o que deseja e quem somos nós para julgarmos. A atração física é importante para a vida, para a auto estima, não gostariam que dissessem, nossa! sua filha é feia, sem graça, seu filho é estranho… Se soubermos diferenciar sensualidade da vulgaridade, já estamos no caminho certo. Todos podemos ser atraentes sem ser vulgar.O Olhar diz tudo!

  10. valquiria disse:

    realmente, ta uma vergonha para nós mulheres, o que se ve hoje em dia, mulheres se expondo, se vulgarizando.vamos nos valorizar.

  11. elianebarbosaterra disse:

    esclarecedora hoje a midia mundana vulgarizou espos a mulher como se fose um objto de venda as mulheres ten de avaliar mais um pouco o seu modo de agir quanto acomportamento para poder mudar esse triste quadro e nos mulheres cristas que temos entendimento podemos ajudar noa esquecendo nunca o melhor modo de agir modestia e bom gosto:-)]:-)

  12. Daniel A Campos disse:

    Bastante esclarecedor e positivo. Gostei muito.

  13. Silvia Alves disse:

    Perfeito!!As pessoas precisam aprender a valorizar o carater e se distanciarem das ondas influentes da midia que julgam a aparencia fisica como unica fonte de felicidade, quando na verdade, ao final, só trazem sofrimento e frustrações.

  14. Marcelo disse:

    Matéria perfeita. Amei a abordagem da preservação do corpo, bem como os pontos fortes de argumentos para conservação da mente/corpo.

  15. vicente santiago disse:

    muito boa mesmo a matéria,as pessoas deve mostrar é seu caráter,amor para com o proximo isso é que torna uma pessoa bonita e atraente.

  16. Andresa disse:

    Nos dias atuais onde o culto a beleza tem massacrado a auto-estima, é necessário reelembrar as nossas queridas cristãs que precisamos preservar o nosso corpo, afinal ele é templo de DEUS e não deve ser mostrado a qualquer um.

  17. nadja nascimento disse:

    que bom, gostei do comentario .devemos espor nosso amor pelos outros e nao , nosso corpo.

  18. nadja nascimento disse:

    esta materia foi muito boa,precisamos mostra ,espor nosso coraçao e nao nosso corpo.

  19. RAIMUNDO PEREIRA AMORIM disse:

    Parabens pela matéria. Nos dias atuais, é o que muito temos visto é a exposição da mulher através dos meios de comunicação em geral. Nas propaganda exibidas quem mais aparece são as mulheres. Esta materia veio para despertar a todos oprecioso valor da mulher que não está na sua exibição pessoal e sim no seu caráter e na sua personalidade. Atração física pode trazer inúmeros prejuízos.

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2015 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.