2

O Impacto da Religião na Saúde

OImpactoDaReligiaoNaSaude

Alguns cientistas têm procurado estudar o impacto da prática religiosa sobre a saúde física e mental. Já temos alguns resultados positivos os quais revelam que as pessoas que praticam uma religião estão mais protegidas contra diferentes enfermidades.

Dr. Harold Koenig, do Departamento de Psiquiatria e Medicina do Centro Médico da Universidade Duke, Carolina do Norte, tem feito extensos estudos sobre o assunto. Um deles, ?Religion, Spirituality, and Medicine: Research Findings and Implications for Clinical Practice.?(Religião e Medicina: Achados de Pesquisas e Implicações para a Prática Clínica?), publicado no Southern Medical Journal, vol.97, Number 12, Dec 2004, revelou que crenças e práticas religiosas estão associadas com:

  • Melhor funcionamento do sistema imune encontrado em 5 de 5 estudos.
  • Menores taxas de morte por câncer 5 estudos em 7.
  • Menos doença cardíaca ou melhores resultados cardíacos 7 em 11.
  • Menor pressão arterial 14 em 23.
  • Colesterol mais baixo 3 em 3.

Também foi relatado pelo Dr. Koenig que crenças e práticas religiosas estão associadas com melhores resultados sobre certos comportamentos de saúde, tais como:

  • Menor consumo de cigarros 23 em 25 trabalhos científicos.
  • Mais exercícios 3 em 5.
  • Melhor sono 2 em 2.
  • Pessoas religiosas vivem significantemente mais tempo 39 em 52 (75%).

Em outro trabalho de H. Koenig, Impact of Religion on Health?(Impacto da Religião Sobre a Saúde), 2005, www.sma.org/presentations/2005, foram obtidos os seguintes dados científicos quanto à importância da religião específicos para a Saúde Mental:

  • Bem-estar, esperança e otimismo: 90 entre 114 estudos comprovaram isto.
  • Propósito e significado na vida: 15 entre 16.
  • Menos depressão e mais rápida recuperação: 60 entre 93.
  • Taxas de suicídio mais baixas: 57 entre 68.
  • Menos ansiedade e medo: 35 entre 69.
  • Maior satisfação e estabilidade marital: 35 entre 38.
  • Maior suporte social: 19 entre 20.
  • Menos abuso de substância: 98 entre 120.

Karl Marx no Século XIX afirmava que a religião é o ópio do povo.  O Dr.George Vaillant, psiquiatra da Universidade de Harvard retrucou dizendo: ?Os opiáceos produzem a mesma sensação de paz oceânica que encontramos no profundo encontro espiritual do êxtase religioso. A famosa declaração de Karl Marx pode disfarçar um princípio terapêutico extremamente importante. A religião pode realmente oferecer um alívio que o uso de drogas apenas promete. George E. Vaillant Alcoólicos Anônimos: Culto ou Pílula Mágica??13º. Congresso Brasileiro de Alcoolismo, Rio de Janeiro, 12-15 Agosto 1999.

Mas temos que entender que qualidade de religião ajuda a saúde física e mental, porque sabemos que há seitas e cultos doentios, igrejas exploradoras da boa fé das pessoas, teologia da prosperidade pregada em milhares de igrejas apelando para a ignorância das pessoas (e talvez à ganância de algumas) quanto ao significado da mensagem do Evangelho de Jesus ?esquecendo?(?) que Ele disse ?O Meu reino não é deste mundo.?, ?Não coloque seu coração nos bens deste mundo.?, etc.

Deixo alguns conceitos para sua reflexão sobre religião saudável que produz benefícios para nossa saúde:

?A religião de Cristo, antes que ser causa de insanidade, é um dos seus remédios mais eficazes; porque ela é um potente calmante dos nervos.? Ellen G. White, ?Conselhos Sobre Saúde?, p.324.

?Naqueles que a possuem, a religião de Cristo revela-se como um princípio vitalizante e penetrante, uma energia viva, operante e spiritual. Serão manifestados o frescor, poder e alegria da juventude perpétua.? Ellen G. White, ?Parábolas de Jesus?, p.130.

?Na história do bom Samaritano, Cristo ilustra a natureza da verdadeira religião. Ele mostra que ela não consiste em sistemas, credos ou ritos, mas na prática de atos amorosos, trazendo o maior bem para outros, em genuína bondade.? Ellen G. White, ?O Desejado de Todas as Nações?, p.497.

?A religião de Cristo significa mais do que o perdão do pecado; ela significa a retirada de nossos pecados, e preencher o vácuo com as graças do Santo Espírito. Significa divina iluminação, regozijo em Deus. Significa um coração esvaziado do eu e abençoado com a permanente presença de Cristo.? Ellen G. White, ?Lift Him Up?, p. 292.

PortalNatural.com.br

Autor: PortalNatural.com.br

Portal de saúde e bem-estar com artigos, videos, receitas, nutrição, saúde mental, etc, para sua vida ser mais saudável, simples e feliz.

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

2 Comentários. Participe você também!

  1. Bianka disse:

    Uma pessoa sem religião tem a mente vazia e coração de pedra, mas não devemos esquecer que há outras religiões no mundo que não são cristãs, então não podemos agir com preconceitos, pois ninguém além de Deus é o dono da verdade.

  2. matusalem rodrigues galheiro disse:

    O homem sem religião, e que não acredita em Deus, é o animal mais perigoso da na face da terra.
    È o que afirmava um professor meu de geografia nos anos 52.

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2015 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.