0

É seu problema de saúde psicossomático?

A palavra ?psicossomático? acima significa que algo atinge seu corpo produzindo sintomas cuja causa é originada em processos mentais de pensamentos e sentimentos. ?Psico? significa ?mente? enquanto que ?somático? vem de ?soma? que significa ?corpo?.

 

Conflitos mentais podem desencadear ou agravar sintomas ou doenças como, dor nas costas, dor muscular, dor de cabeça, certas doenças de pele, dor nas articulações, colite ulcerativa, infecções freqüentes, e tantas outras enfermidades e sintomas. Dr. Herbert Benson, professor de Medicina da Universidade de Harvard, em seu livro ?Timeless Medicine? (no Brasil com o título ?Medicina Espiritual?), apresenta vários trabalhos científicos nos quais se verificou que pacientes com queixas físicas apresentavam estresses sociais e emocionais como causa. Por exemplo, ele cita Dr. Kurt Kroenke, do Uniformed Services University of Health Sciences, Bethesda, Maryland e o Dr. David Mangelsdorff, do Fort Sam Houston, Brooke Army Medical Center, Texas, que examinaram 567 pacientes com queixas físicas somente. O resultado deste estudo foi que em 74% dos 567 pacientes não se identificou nenhuma causa orgânica ou física para seus sintomas. Vários exames revelaram que somente 16% tinham causa orgânica relacionada com as queixas.

 

Como saber se seus sintomas têm origem no corpo ou na mente? Que caminhos tomar para adquirir saúde? Veja alguns passos:

 

1) Submeta-se a um exame médico com clínico geral dando preferência ao profissional que tem a visão do paciente como um todo, com as dimensões física, mental e espiritual.

 

2) Se após o exame físico e de laboratório não houver causa física conhecida que explique seus sintomas, considere submeter-se a uma avaliação psicológica com psicólogo clínico ou psiquiatra. Psiquiatra é um médico especializado em desordens mentais em geral, e não um ?médico de loucos?. Desordens psicossomáticas, por exemplo, são tratadas pelo psiquiatra, e podem ser tratadas por outros médicos desde que eles, claro, tenham treinamento nisto.

 

3) Antes de tudo, se seus sintomas não são emergenciais ou graves, modifique seu estilo de vida e verifique o que ocorrerá dentro de um a três meses e, sua saúde. Modificações no estilo de vida incluem: eliminar cafeína (bebidas ?cola?, café, guaraná, chá verde, chá preto), eliminar bebidas alcoólicas, adotar alimentação vegetariana, praticar exercícios físicos diários (caminhadas diárias de 30 minutos pelo menos), ingerir água pura entre as refeições, tomar duas refeições ao dia (desjejum e almoço) substanciosas, e um lanche leve, se preciso, pelo menos três horas antes de dormir à noite, não tomar líquidos às refeições, não beliscar entre as refeições, expor-se ao sol 15 minutos diariamente, ir dormir no máximo 10 da noite em ambiente ventilado e escuro, descansar do trabalho regular um dia por semana, etc. Com tais modificações em sua vida, sua saúde melhorará muito e você poderá não mais necessitar de medicamentos convencionais e sintomas poderão desaparecer.

 

4) Desordens psicológicas não são fraqueza, falta de fé, caso você tenha vivido ou esteja vivendo importantes situações estressantes.

 

5) Desordens psicossomáticas são defesas usadas pelo corpo para aliviar a mente.

 

6) Desordens psicológicas são expressões de sofrimento.

 

7) Não adoecemos por compartimentos. Somos uma unidade corpo-mente-espiritualidade. Corpo afeta e mente e vice-versa. E há uma luta espiritual nesse mundo.

 

8) Saúde total tem que ver também com desenvolvimento espiritual. Deus nos convida para nos dar uma mente espiritual que não é dependente de cultura, posição social, riqueza material. ?Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.? 1 Coríntios 2:14-16.

 

9) Cultive pensamentos positivos. ?…tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.? Filipenses 4:8.

 

10) Cultive sentimentos de compaixão, perdão, simpatia, bondade, cooperação (não competição), compreensão. Ver Filipenses 2:5-8.

 

11) Cultive ações boas para si mesmo e para o próximo. Leia Isaías capítulo 58.

 

12) Atente para as instruções: ?Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo.? Provérbios 4:20-22.

 

Saúde, paz e luz para você.

PortalNatural.com.br

Autor: PortalNatural.com.br

Portal de saúde e bem-estar com artigos, videos, receitas, nutrição, saúde mental, etc, para sua vida ser mais saudável, simples e feliz.

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2015 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.