3

Mude os Pensamentos e Consiga Melhores Atitudes

A qualidade de nossos pensamentos depende muito do que fazemos com nosso corpo. Drogas, álcool, fumo, ou qualquer substância que pode produzir adicção (vício) afeta a mente negativamente. Muito açúcar e gordura afetam o humor produzindo depressão e hiperatividade. Exercício físico pode neutralizar o estresse e prevenir depressão. Outros fatores positivos para a mente são: trabalho equilibrado, habilidade para controlar as emoções, atividades relaxantes, sono adequado, família estruturada, boas amizades, e fé.

Uma escritora inspirada afirma: “Está dentro do poder de cada um escolher os tópicos que ocuparão os pensamentos e moldarão o caráter.” Ellen G. White, Mente, Caráter e Personalidade, vol.2, p.655. Liberdade de pensamento saudável é escolher pensamentos que são positivos, produtivos, equilibrados, puros, bons, honestos.

Muitas vezes ocorre que uma pessoa pensa distorcido, o que irá produzir um comportamento final também distorcido. Então, a maneira como interpretamos o que ocorre, o tipo de pensamento que iremos adotar e alimentar a partir do evento traumático é mais importante do que o próprio evento quanto aos resultados sobre nosso comportamento emocional.

É muito importante avaliar o que o evento ou a agressão significa para você. Quando reavaliá-los você pode checar se eles são de fato agressivos ou se ferem. Se não são, você não deveria gastar muita energia ou ficar tão chateado com eles. Se forem, então é possível substituir possíveis pensamentos ruins por uma nova série de pensamentos ou novas formas de perceber o evento. Um pensar errôneo ou distorcido pode criar muitos problemas emocionais em nossa vida.

Vejamos alguns exemplos de pensamentos distorcidos e o que seria a correta forma de interpretar o evento.

Pensamento distorcido: “Eu sou mau.”
Pensamento correto: Cada um tem boas e más características. Tendo fé que Deus pode mudar seu interior e cooperando com Ele, as coisas melhoram no comportamento.

Pensamento distorcido: “Ninguém gosta de mim.”
Pensamento correto: Isto não é verdade. Cada pessoa sempre encontrará alguém que goste dela. É só uma questão de prestar a atenção e valorizar a amizade.

Pensamento distorcido: “Eu comecei o dia com o pé errado.”
Pensamento correto: Somos responsáveis por nossos dias, assim, para a maioria das coisas que acontecem durante o dia nós somos os que temos controle sobre eles.
 
Pensamento distorcido: “Isto sempre acontece comigo.”
Pensamento correto: Todos nós estamos no mesmo barco. As coisas nessa vida acontecem com muitas pessoas, e sempre existe alguém que tenha experimentado algo igual ou pior do que experimentamos.
Portanto, é importante ouvir e analisar seus pensamentos, identificando as distorções específicas e substituí-las por pensamentos saudáveis. Isto precisa ser praticado cada dia. Praticar, praticar, praticar.

A autora citada, explica: “Os pensamentos devem ser treinados. … Os pensamentos devem ser controlados.”,“Existe um árduo trabalho diante de cada um de nós. Pensamentos corretos, puros e santos propósitos, não nos vêm naturalmente. Devemos lutar por eles.”, idem, p.656.

É importante policiar o que vemos, contemplamos e lemos. Muitos crimes são cometidos por pessoas que copiam filmes violentos. Os dois estudantes da escola Columbine que mataram seus colegas num trágico evento nos Estados Unidos, tinham um padrão de comportamento copiado dos filmes nazistas e violentos videogames.

Apropriadamente o apóstolo Paulo escreveu: “Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, medite (pense) nestas coisas.” Filipenses 4:8.

PortalNatural.com.br

Autor: PortalNatural.com.br

Portal de saúde e bem-estar com artigos, videos, receitas, nutrição, saúde mental, etc, para sua vida ser mais saudável, simples e feliz.

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

3 Comentários. Participe você também!

  1. ola!acho muito importante o que vcs fazem e grande beneficio para a humanidade ate!

  2. joelisa lemos disse:

    Maravilhoso artigo.
    Você não é o que pensa que é. Mas o que você pensa, isto você é…
    Tudo que é puro, de boa fama….. nisto pensai.

  3. Ellen L. pontes disse:

    A medida que vamos tomando conciência daquilo que pensamos,sabendo que existe distorções e temos a coragem de substituir esses pensamentos, vamos adquirindo pensamentos saudáveis.Parabéns pela matéria.Ellen Pontes

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2015 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.