7

O inconsciente como espaço e como um jeito de ser

oInconsciente

O que motiva você a viver? O que o motiva a fazer o que faz na vida como profissão? O que fez com que você escolhesse essa pessoa como seu companheiro, sua companheira na vida? Por que às vezes você diz uma palavra, sem querer, quando queria dizer outra?

O inconsciente é tanto um espaço virtual em nossa mente, quanto um estado da pessoa estar na realidade. Nossa mente possui um (1)espaço consciente, outro que é (2)a consciência e o (3)espaço inconsciente. Por exemplo: se eu lhe perguntar o nome da rua onde você mora, surgirá em sua consciência o nome dela. Esta informação estava aonde em sua mente antes de eu fazer a pergunta? No consciente. Ela veio do consciente para a consciência.

Porém, se eu perguntar: o que ocorreu em suas emoções quando você tinha quatro anos de idade no dia 26 de abril às 9 da manhã daquele dia? Puxa! Como saber, não é? Mas esta informação está gravada, arquivada no seu inconsciente. Ela não está disponível quando queremos, mas quando podemos percebe-la.

Ao longo da vida dos primeiros anos, tudo o que ocorre ao redor da criança, na família de origem, vai sendo registrado nesse espaço mental chamado “inconsciente”. Serão armazenados pensamentos, sentimentos, vivências, experiências, positivas e negativas. Mas o armazenamento não é somente de informações. Não é como um arquivo apenas com dados, como uma ficha ou prontuário médico. É um arquivo vivo, pois tem carga afetiva ali, tem emoções.

E é justamente deste inconsciente que procedem muitas de nossas motivações que nos levam a fazer uma grande parte de coisas em nossa vida adulta. Por exemplo, é muito comum dentro do casamento os cônjuges brigarem por questões que tem sua raiz na infância de cada um, mesmo que o assunto seja algo do presente, como por exemplo, um reclamar que o outro não dá atenção como gostaria de receber. Na verdade, é difícil separar onde termina o problema conjugal e onde começa o problema pessoal que cada um traz para dentro do casamento e que veio do passado infantil. Isto se mistura na vida familiar porque do inconsciente saem pedidos de amor pelo que ou faltou na infância, ou teve muito e não quer perder e manter a “mesma dosagem” dentro do casamento.

Por outro lado, nós não somente temos um inconsciente, nós somos o inconsciente. Mais inconsciente ou menos. Quanto mais uma pessoa nega ter problemas comportamentais porque não admite seus erros, mais inconsciente ela está de si mesma. Aquele que não sabe que não sabe, pensa que sabe.

No conceito de normalidade aceito pela sociedade em geral, a pessoa normal vive no automático. Ou seja, ela não pensa muito sobre os motivos de sua conduta, não mede muito as palavras, age muitas vezes por impulso, diz o que pensa do jeito que quer, mesmo que esteja incomodando alguém. Ela é muito inconsciente.

Por outro lado, a pessoa que pensa muito, analisa bastante sua conduta, não é impulsiva, raciocina antes de agir, não se deixa levar pelas emoções, mede as palavras, é menos inconsciente. Mas mesmo assim há para essas, uma grande área inconsciente sobre os próprios comportamentos e o motivo, dos outros.

O que é o normal: ser mais ou ser menos inconsciente? A resposta parece que está no meio. Ser consciente demais, cansa, estressa, pode massacrar sentimentos e isolar a pessoa. Ser inconsciente demais chateia os outros porque a pessoa provavelmente será invasiva,  “espaçosa”, abusiva, porque não perceberá os limites nas relações humanas, terá a tendência de negar ter problemas.

Saúde mental tem muito que ver com sair do inconsciente para o consciente. Isto depende de pensar, de procurar entender os motivos de suas ações, do por que queria fazer uma coisa e fez outra, por que queria usar uma palavra e sai outra, por que repete atitudes destrutivas. Para isto a pessoa precisa pensar e pedir luz, estando aberta para ela, o que significa “mente aberta”. Daí a Vida irá ensiná-la a tornar-se mais consciente. Mente aberta significa abrir mão do controle, crer e esperar que a verdade que produz cura virá quando e da maneira que o Criador achar melhor para lhe orientar e curar.

Dr. Cesar Vasconcellos de Souza

Autor: Dr. Cesar Vasconcellos de Souza

Dr. Cesar Vasconcellos de Souza, médico psiquiatra e psicoterapeuta, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, membro da American Psychosomatic Society, consultor psiquiatra da revista Vida & Saúde onde mantém coluna mensal, professor de Saúde Mental, visitante, do College of Health Evangelism e "Institute of Medical Ministry" do Wildwood Lifestyle Center and Hospital, Estados Unidos, Diretor Médico do Portal Natural, autor dos livros "Casamento: o que é isso?" e "Consultório Psicológico".

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

7 Comentários. Participe você também!

  1. Aline disse:

    Boa tarde Dr. Cesar, preciso muito da sua ajuda, como faço para ter um atendimento com senhor?

  2. NATANAEL disse:

    BOA TARDE DOUTOR SESA VASCONCELO
    MEU NOME SE CHAMA NATANAEL NÃO SE É ESTE COMENTARIO QUE POSSO TIRAR AS MINHAS DU´VIDAS, EU PROCUREI OU NÃO SOUBE PROCURAR O FALE CONOSCO EU ESCREIVIR PRA O NOVO TEMPO PEDINDO O SEU IMAIL. MÃS ELES MANDARAM DITAR NO FALE CONOSCO COMO SE DIZ ESTOU PERDIDOKKKK.
    TEM ALGO A FALAR SOBRE MIM MÁS NÃO VOU ESCREVER AGORA PRA NÃO FICAR PRA O `´PÚBLICO´´ . QUAL RELMENTE O IMAIL CERTO PRA TIRAR AS MINHAS DÚVIDAS SOU DE FEIRA DE SANTANA-BA. COMO EU FASSO PRA IR AO SEU CONSULTÓRIO NAÕ SEI SE O SENHOR TEM AQUI FEIRA OU VIA IMAL EU TENHO CERTEZA QUE O SENHOR VAI TIRAR AS MINHAS DUVIDAS OU ATER RESOLVER UMA BOA TARDE E DESCULPE PELA ALGUMA COISA THAU E ATER.

  3. Ellen Pontes disse:

    Muito reflexivo Refleti a parte final que diz:” Mente aberta significa abrir mão do controle, crer e esperar que a verdade que produz cura virá quando e da maneira que o Criador achar melhor para lhe orientar e curar.”
    Que Deus nos abençõe e nos faça forte para praticar o que lemos

  4. Silvia disse:

    Gostei muito do tema e gostaria de obter mais informações por favor.

  5. ana claudia pegorim disse:

    Que artigo maravilhoso!! Objetivo, bem resumido e totalmente elucidativo!! Louvado seja o Senhor Jesus- (nossa Vida ) pelas consciências iluminadas pelo Espírito e por vidas q se entregam à consciência das necessidades de seus semelhantes!!!

  6. Franzé Magalhães disse:

    Dr.Cesar , um assunto muito interessante , principalmente para que é Cristão.Por favor mande mais informações sobre este tema.
    Muito Obrigado.

  7. taina gomes disse:

    como faz para nao ser assim inconsciente?

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2015 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.