5

A Mentalidade de Ajudar

OEspiritoDeAjudar

Fomos criados para compartilhar. Entretanto, a sociedade tem funcionado com muita pressão competitiva. A competição é saudável quando você luta consigo para melhorar seu jeito de ser. O resto é estresse. Orgulho ou maldade.

Quanto mais feliz e mais equilibrada emocionalmente uma pessoa vai se tornando, mais ela adquire uma mente ajudadora. Isto significa que ela apresenta uma mentalidade que se volta facilmente para oferecer soluções para as pessoas que vivem algum problema ou dificuldade e que solicitam ajuda. Não há medo de dar. Dar-se.

Uma empresa que presa seu nome tem um bom departamento de atendimento ao consumidor e quanto mais honesta é a intenção dela em oferecer bons produtos e/ou serviços ao público, mais ela tem esta mentalidade de ajudar. Ajudar a encontrar uma solução para o cliente, desejando que ele fique realmente satisfeito. Se isto existe em cada membro de uma família, ela é muito feliz de verdade.

O prazer de ver o outro feliz é maturidade. O Brasil tem a fama de que os funcionários dos serviços públicos do governo atendem mal, não possuindo esta mentalidade de ajudar, mas de adiar, dar respostas vazias às solicitações, exigir propinas para realizar a tarefa, etc. Isto é ainda verdade, se bem que há instituições governamentais com boas melhoras no serviço e atendimento ao público. Entretanto, isto não é exclusividade de empresas do governo. Firmas particulares muitas vezes tratam com deficiência seus clientes, o que é uma burrice. Ou prepotência?

Você precisa estar bem consigo mesmo para poder ter esta capacidade de ser ajudador, de ter uma mentalidade de ajudar. É muito confortador encontrar pessoas assim. E encontramos. Elas não são necessariamente pessoas ricas ou possuidoras de cultura.

Pessoas egoístas não estão felizes. Podem ser eficientes fazedores de dinheiro, mas não estão com serenidade. Pode ser que para alguns esta mentalidade ajudadora exija um treinamento. Mas ela tem muito que ver com uma estrutura de caráter.

Você tem que estar realmente feliz, maduro, equilibrado, desapegado do eu, para poder demonstrar este tipo de mentalidade, a qual é totalmente oposta àquela de querer levar vantagem em tudo. Querer levar vantagem em tudo é uma ganância e toda ganância leva à morte. Já reparou que tudo na Natureza dá ao invés de reter? E ela não é bela?

Aprenda isto. Concentre-se em como ajudar alguém hoje. Amanhã de novo. Decida fazer algo bom para alguém hoje sem que ninguém fique sabendo necessariamente. Pode ser um sorriso para a caixa do supermercado sem más intenções. Ou colaborar com o varredor de ruas e jogar o lixo no lixo. Pode ser estacionar seu carro ocupando só uma vaga porque você pode raciocinar e considerar que alguém mais precisará ocupar o espaço anexo ao seu veículo. Pode ser dar preferência ao pedestre atravessar a rua quando não há semáforo ali. Ou ajudar um idoso a subir num ônibus. Telefonar para um amigo com quem não fala há tempos e desejar um dia feliz. Ceder a vez para outro motorista mais apressado. Tanta coisa pode ser feita cada dia!

Ter uma mentalidade ajudadora é algo grandioso. Não é para qualquer um. Não se consegue isto em Faculdades. Não se compra isto em farmácias. Nenhum político tem poder de dar isto ao povo. É tarefa individual. Depende de uma decisão pessoal e consciente. É fruto de um desenvolvimento do caráter que trás paz para quem pratica e facilita a vida dos demais. Tenha esta mentalidade. É bom. Faz bem à saúde. Talvez você até possa abandonar alguns remédios que toma depois de praticar isto.

PortalNatural.com.br

Autor: PortalNatural.com.br

Portal de saúde e bem-estar com artigos, videos, receitas, nutrição, saúde mental, etc, para sua vida ser mais saudável, simples e feliz.

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

5 Comentários. Participe você também!

  1. Elizabeth disse:

    Por + que demos ainda e pouco perto do que Deus nos deu:” Porque Deus amou o mundo de TAL MANEIRA QUE DEU SEU FILHO UNIGENITO p que todo que nEle crer nao pereca, mas tenha vida eterna”. maravilhoso seu artigo.

  2. Tereza Pfister disse:

    A vida pondo ser maravilhosa quando fazemos algo de positivo para todos.Acho que a tv deve fala sempre sobre assunto, como as escolas passarem isto para os alunos como materia teremos uma sociedade mas justa no futuro.
    Sou feliz quando ajudo alguem, ou sou gentil ,procuro agir de maneira que gostaria que o meu semelhantes fosse. Vamos ser gentis

  3. mila disse:

    oii tou adorando ler teus artigos. eles tocaram meu coração isso é mto bom.
    agora tu ja fizeste a tua parte resta a mim fazer a minha parte tenho que dar o primeiro passo sei que sou capaz. obrigado mesmo de coração adorei ler teus artrigos. mila meu email é milagrosabaptista@hotmail.com milaussenito@yahoo.com.br

  4. Maria Aparecida disse:

    Estou adorando esses artigos, eles nos ajudam muito.
    Parabéns

  5. wanderlucia disse:

    BOA.+ OUMN – ………LUMNCIA

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2015 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.