167

Criança Desobediente ou Agitada (Hiperativa)?

criancadesobedienteouagitada

As pessoas perguntam o que fazer com alguém agitado (geralmente criança). Elas querem uma resposta objetiva. Anseiam por um remédio em forma de gotas, comprimido, supositório, injeção, para resolver logo o assunto. Querem algo concreto para acabar com o problema.

O “mundo moderno” tem buscado soluções descartáveis, superficiais, sintéticas, feitas em laboratório, seja lá o que for, menos pensar da causa para o efeito. Quando nós, médicos, gastamos longo tempo numa consulta para explicar as causas do sofrimento do paciente e evitamos oferecer uma rápida consulta logo seguida de prescrição de medicamentos, alguns pacientes não gostam disso porque estamos tentando mexer na causa do problema, que pode ser mais complexa do que pensamos. Mexer na causa em geral envolve tocar em coisas difíceis de serem abordadas e mudadas no estilo de vida da pessoa. Estilo de vida envolve o que comemos, bebemos, a forma de falar, os pensamentos que nutrimos na consciência, como expressamos os sentimentos, hábitos de dormir, a prática ou não de exercícios físicos, etc. Mudar o estilo de vida pode não ser fácil. É mais fácil sair da consulta médica com a receita, ir na farmácia, comprar os remédios e ir para casa na ilusão de que eles curarão tudo.

Perguntas importantes a serem feitas quanto ao que fazer ao lidar com criança ou adulto agitado podem ser: O ocorreu nos parentes nas duas últimas gerações dessa pessoa acelerada? A maneira de pensar e agir deles pode ter contribuido geneticamente para a hiperatividade desse indivíduo? Foram (ou são) avô, avó, pai, mãe, pessoas agitadas?

Uma pessoa pode ser agitada no pensar mais do que nos movimentos do corpo. Ou pode ser muito acelerada nos pensamentos, com dificuldade de esperar o outro terminar de falar, atropelando as idéias da outra pessoa, pode estar com um ouvido na conversa e ao mesmo tempo com três pensamentos diferentes correndo pela mente. Ou podem ser aceleradas quanto às atitudes, tendo sempre urgência em ter que fazer algo AGORA, com dificuldade de ficar quieto, não relaxa o corpo, tem que estar usando os músculos numa tarefa.

Uma pessoa impulsiva em sua forma de pensar, ao ler esse artigo, poderá pensar assim: “Puxa! Eu tava crente que esse médico iria dar o nome do remédio para hiperatividade para eu comprá-lo já! Mas ele tá falando coisas que não entendo bem (ou não quero entender), em vez de falar logo o nome do remédio para pessoas agitadas!” Percebe a agitação mental nessa fala? Esta pode ser a mãe ou o pai de uma criança agitada.

Qual a diferença entre dificuldade de prestar a atenção e a hiperatividade? Dificuldade em prestar a atenção inclui: não colocar atenção nos detalhes, parece que não escuta quando falam com ela, falha em terminar tarefas, dificuldade em organizar tarefas, evita tarefas que exijam esforço, esquece de coisas que precisam ser levadas para a escola ou para casa, distrai-se facilmente, é frequentemente uma pessoa esquecida. Dificuldade com a hiperatividade inclui: não conseguir ficar sentado, correr ou trepar em coisas quando não devia fazer isto, não conseguir brincar sossegadamente, falar demais, interromper as pessoas frequentemente, fica irriquieto ou contorce-se quando sentado, dá respostas impensadas.

Um primeiro passo para lidar com crianças agitadas é perceber se e o quanto os cuidadores dela são agitados, na mente, no corpo, ou em ambos. Eles também precisam mudar. Um segundo passo tem que ver com o cérebro. É difícil ou impossível mudar um comportamento ruim tendo o cérebro intoxicado. Estudo na Universidade de Southhampton com 153 crianças de 3 anos de idade e 144 entre 8 e 9 anos de idade mostrou aumento da hiperatividade nas que usavam corantes artificiais junto ou separado com o corante de refrigerantes, benzoato de sódio. Eliminando corantes da dieta da criança, a hiperatividade diminuiu e voltou a aumentar usando-os de novo. Os corantes do estudo: amarelo crepúsculo (E110); amarelo quinolínico (E104); carmoisina (E122); vermelho alura (E129); tartazina (E102) e ponceau 4R (E124). Publicado na revista médica The Lancet, vol.370, issue 9598, pag.1560-1567, 3Nov2007. Dar à criança alimentação natural, vegetariana, permite o cérebro funcionar bem.

O pediatra Dr. Sergio Spalter diz que crianças precisam se sentir seguras, confiantes e acolhidas. Mas, em vários momentos da vida não damos isto para elas, por causa de brigas do casal, nascimento de um irmão, pais superocupados, etc. A criança sente falta do aconchego, não sabe lidar com isto racionalmente, daí tende a manifestar esta falta com agitação, rebeldia ou adoece fisicamente sem causa, etc. Diante deste comportamento, os pais ficam nervosos e estressados ainda mais. Isto causa irritação na criança e aí o ciclo vicioso se completa. http://drsergiospalter.blogspot.com/2008/02/criana-agitada-que-no-para.html

Faz parte da solução o seguinte:

1) Acolha a criança, reservando um tempo diário, se possível, para ela.

2) Valorize as conquistas que ela fez, mesmo que pequenas demais segundo sua avaliação.

3) Tenha regras claras em casa, para organizar a disciplina. Explique o que pode e o que não pode ser feito. Estabeleça os limites.

4) Não se irrite quando a criança quebrar uma regra, gritando com ela. Não fale 10 vezes que ela errou. Não seja cínico com ela. Aplique a regra, sem ficar nervoso e sem cara fechada.

5) Se ela quebrar de novo a regra, aplique a disciplina previamente combinada.

6) Depois da disciplina, não fique emburrado com a criança. Ao ser multado, por exemplo, por alta velocidade, ninguém fica emburrado com a gente o dia todo. Pagamos a multa e pronto.

7) Elogie muito a criança agitada quando ela fez qualquer coisa certo.

8) Evite encher sua casa com muitos bibelôs, porcelanas, vasos de vidro, pois crianças hiperativas tem dificuldade com coordenação motora.

9) Na sala de aula a criança hiperativa deve sentar-se longe da janela, de preferência na primeira fileira, para diminuir as distrações.

 

Dr. Cesar Vasconcellos de Souza

Autor: Dr. Cesar Vasconcellos de Souza

Dr. Cesar Vasconcellos de Souza, médico psiquiatra e psicoterapeuta, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, membro da American Psychosomatic Society, consultor psiquiatra da revista Vida & Saúde onde mantém coluna mensal, professor de Saúde Mental, visitante, do College of Health Evangelism e "Institute of Medical Ministry" do Wildwood Lifestyle Center and Hospital, Estados Unidos, Diretor Médico do Portal Natural, autor dos livros "Casamento: o que é isso?" e "Consultório Psicológico".

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

167 Comentários. Participe você também!

  1. LUCIENNE disse:

    Olá r.
    Tenho uma filha de 1 ano e 10 meses. Minha gestação foi complicada divido estresse que passei tanto no trabalho quanto em casa. Minha filha ea calma. Hoje é um agito só. Grita, faz birra e chora muito. os vizinhos sempre fala como ela é braba. MAs quando vai pra casa da avo ela se transforma se torna doce e meiga. Em casa é muito agitada e fala muito pede as coisas e quer pra ontem. Poe exemplo quando pede mama: Mae mama, mama mae, mae mama, mama, mama. maeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee mamaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa… e é o tempo tod assim, quando nao sobe no colo puxa meu rosto e grita desesperado maeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee… o problema que ele pede em emnod de 1 mim elea quer na mao. ela fala muito… sobe desce das coisas… e como o pai é muito estressado alem de me culpar xinga muito… agora ja pedui aseparação… oque eu faço?

  2. priscila disse:

    Dr o meu filho ele é muito terrivel pula grita faz bagunça me desobedeçe eu nao aguento mais ele nao obedece ninguem ele nao tem limite quando vou brigar com ele chora faz manha pelo amor de Deus me ajude o meu meu marido anda inrritado cmigo por causa dele mae desesperada

  3. Maria do Porto disse:

    Tenho um filho de 6 anos, gosta de pular todos os dias, pergunto porque pular, ele disse: porque vejo desenhos, estou preocupada. Outro caso é por exemplo ele esta vendo bichinho ou algo que movimenta por exemplo ventilador, que chama a atenção, ele para fazia gestos mexendo com os dedos, só que agora ele fica com as mãos para uma próxima da outra meio fechada porem na posição como se fosse pegar algo.Esta ouvindo televisão com volume mais alto.Na escola tem um ótimo desempenho no aprendizado, social, bom relacionamento com colegas, professoara, enfim é uma criança muito meiga, obediente, brinca com qualquer criança.Dorme bem, alimenta normal. Mas incomoda os fatos citados acima, gostaria de saber se necessito investigar, e qual profissional procurar.

  4. naiara disse:

    Dr.meu filho tem 7 anos e no ano passado caiu do segundo piso de um shopping ,teve traumatismo craniano grave,ficou 15dias na uti no joão 23 bh, tebe perda de massa cefalica frontal,ele hoje pelos medicos é considerado um milagre de Deus,mas é uma criança bem agitada não consegue ficar quieto e quando eu boto de castigo fica o tempo todo mexendo ou com o pé ou a mão,me ajude a mi dar melhor c/ essa situação,oq posso fazer para ajuda-lo adistrair a mente dele?obrigada

  5. lucila disse:

    eu achei que foi maravilhoso que em casa tenho uma filha que tem 10 ano ta me dando trabalho e essas palavras me deixou mais aliviada estava andando nervosa devido algumas coisas que tava acontecendo em casa

  6. Adriane Oliveira disse:

    Olá Dr.
    Meu irmão falou que a filha dele de 1 ano e 1 mês quando está tranquila brincando, do nada ela fica nervosa, joga tudo no chão, se ele ou a mulher chega perto ela morde ou morde nela mesmo, grita de nervoso…e depois fica normal de novo…ele me perguntou se meu filho de 1 ano e 6 meses faz isso…ms meu filho nunca ficou assim…Fiquei muito preocupada com minha sobrinha…minha cunhada diz ser normal isso e é difícil de falar alguma coisa pra ela…será normal isso??? Se fosse meu filho já teria levado ao médico, mas será necessário?? Por favor me responda…pode ser no meu email…muito obrigada!!

  7. adriana tg disse:

    Eu acabei de ler alguns comentarios e me identifico com alguns, tenho uma filha de 7 anos e ela e uma criança nervosa agitada tambem, mas graças adeus ela vem melhorando a cada dia que passa, faz mais ou menos um ano que ela melhorou, as vezes ela faz birra ,mas eu percebi que eu tambem teria que agir de outra forma com ela, parar de critar,nao bater e sim por de castigo,eu tambem comecei assistir o programa da super nani e isso me ajudou muito,hoje posso dizer que ela e outra criança muito mais calma graças a adeus.

  8. Thais disse:

    Dr meu filho tem 1 ano e 7 meses ele e muito agitado e eu tento punilo sem bater mais parece que não adianta ele e teimoso faz muita pirraça de ate tacar coisas no chão não sei oq eu devo fazer mais trabalho durante o dia e ele fica com minha sogra só chego anoite fico mais e dou mais atenção no final de semana mas e um estresse total porquê ele so vive gritando preciso de ajuda!

  9. maria disse:

    dr queria saber oque devo fazer meu neto 4 anos ja levei no neuro risperidona e nortriptila esupirida eletoma medicamento manipulado ele bate em todo mundo chiga os outros na rua quebra as coisas dentro de casa mas minha filha teve uma irmazinha de 1 ano e o pais sao separados e o do da outra nao dar confiaça para ele ele esta muito pior destrui as coisas todas

  10. Soria Aparecida disse:

    Doutor, sou professora da rede publica no DF, estou dando aulas para o primeiro ano. Tenho dois alunos que são bastante agitados, não param quietos, não atende a chamados, não obedecem, batem nos outros alunos, a ponto de os alunos agradecerem o dia que eles faltam ás aulas. Encaminhei os dois para psicóloga da escola, o histórico família de uma criança é cercado de abandono e restrições, esse aluno em especial tem 6 anos, não sabe as cores e tem uma enorme dificuldade em grava-las, não consegue aprender as letras do alfabeto, nem as vogais, na hora ele grava, se pergunta as cores ou uma letra 5 minutos depois ele já não sabe, não consegue prender a atenção em nada a não ser em jogos de computador e celular, isso o deixa calmo por uns 30 minutos. O outro aluno já não tem histórico de abandono, mas é muito nervoso, agitado e bate muito nos colegas, desobedece, não aceita ordens, pega nas partes intimas dos outros garotos, deixando os outros alunos irritados. Os pais já foram chamados, e colocados a par de tudo, mas sem muito resultados. Tudo o que eu faço em sala é direcionado para essas crianças, mas eles não estão progredindo em nada e isso me deixa frustrada, pois o rendimento delas esta comprometido. Gostaria de saber se posso ajuda-las de alguma forma, tenho levado frutas para a sala, para evitar que comam salgadinhos e refrigerantes na hora do lanche, tenho incentivado a uma alimentação mais saudável, é pouco o que eu posso fazer, pois a maioria é muito carente, sempre que posso compro jogos alfabetizadores para a sala, conseguem brincar um pouco mas logo deixam de lado. Gostaria de saber se existe um órgão especializado, uma ong, ondem essas crianças poderiam ser tratadas junto com as famílias? A secretaria de educação tem um centro mas geralmente são ministrados calmantes pelos médicos,

  11. Helen disse:

    Pessoal meu filho tem 04 anos e como os demais depoimentos ele é tudi isso e mais um pouco rs…eu ando extremamente esgotada com tudo isso e o pior é que todos acham que a mãe não sabe criar e educar…mais nao é bem assim que sofre com isso sabe muito bem….o que eu não entendi dessa página é que todos tiram dúvidas entre sí mais o médico responsável não se pronuncia….o que faremos Doutor?tem como o Sr nos ajudar com respostas ás nossas perguntas:

    Grata Helen

  12. josiane disse:

    ola eu tenho 2filhos um de 5naos e o outro de 4 anos bem eles tem 11 meses de diferencias um do outro quando o meu filho tinha 3 meses eu engravidei. de novo a gravides do meu segundo filho foi de auto risco tive que fica na casa da minha sogra, dai tive depressão foi um periuldo muito edifico para mim. quando a criança nacel eu decidi volta para casa
    o meu filho mas velho esta agora com 11 meses muito amoroso com todo sempre foi asom ate ele fase 3 anos e começar a estuda agora ele tem cinco anos e ele meda um trabalho muito grande para faser as tarefa é muito conversador leva todo mundo leva todo mundo na conversa e quando eu falo para ele para e faser as tarefas da aloca nele ele se joga no chão crita chora so que eu nao cedo comigo ele sempre cede mas com o pai a vô o vó topa qual quer cosa para não ver ele chora o que faço para ajudalo

  13. nany disse:

    boa noite tenho uma menina de 1 ano e 6meses e ela e super agitada brava quando ela fika nervosa ninguem consegue segurar ela fika fora de si joga , chora grita bate chega a ficar roxa e depois de muita luta consigo tranquilizar ela e ela dorme apos essa crise de choro e quando acorda parece normal uma menina doce brinca da risada , carinhosa. ja nao sei o que fazer com essa mudanças dela de comportamento desde pequena ela nunca dorme durante o dia ela acorda 7:30 da manha e vai dormir so 11horas da noite as vezes ela dorme um pouco as 5 da tarde mas e rapido tipo meia hora e olha lá mas se ouvir qualquer barulhinho ja levanta ela nao para nem para comer fica mexendo em tudo.se alguem tiver alguma dica me avise

  14. daiane couto disse:

    to muito aborrecida pois meu filho é muito hiperativo me desobedece o tempo todo e ta respondão

  15. keyla disse:

    oi estou querendo saber o q meu filho pode ter ele e uma criança agitada nervosa é revoltada e anciosa gostaria de saber o q sera q ele term

    • elisabeth cristiane ribeiro disse:

      ola Daiane estou quase louca cm meu filho tmbm pois ele tem 11 anos e nao obedece e respondao mal criado me faz passar vergonha e foi comprovado q ele tm o TDAH e na escola nem se fala as notas sao tdas 10 no minimo 08 mas ele e assim muito agitado e td q vc possa imaginar nao sei mas ok fazer mas ele ta passando pelo neuro, e psicologa, e ate no psiquiatra eu o levei ele ta tomando o RITALINA mas esta em falta to maluca e perdida com toda essa cituaçao me ajudemmmmmmmmmmm

  16. Maricelia disse:

    Oi, sou uma mãe desesperada, sou separa a dois anos do pai de minha filha q tem 4 anosm e ela é impossivel, uma criança dificil de lidar, é manhosa, teimosam tudo q ela ve ela quer, tenho eu dinheiro ou não, se nao compro ela faz um escandalo na rua, não consigo impor limites pra ela…por favor preciso de uma orientação senão vou enlouquecer, me ajudem por favor….

  17. Patricia Andrade disse:

    Olá meu nome é Patricia, tenho um filho de 6 anos que foi muito desejado, porem veio de uma gravidez de risco(com mioma) e que sempre foi muito agitado, fala muito alto, grita o tempo todo, nao obedece, na escola tambem tem o mesmo comportamento, atrapalha a aula, nao copia o trabalho, da gargalhadas do nada e bate muito na irmã de 2 anos. Não sei o que fazer estou muito preocupada, por favor me ajudem!!!!!

  18. crislane disse:

    meu filho tem 1 ano e 5 meses ele e muito agitado e eu sou muito cansada ficou irritada com qualquer coisa que ele faz ele e muito levado que ja fui parar no hospital com ele e ainda tenho muito medo dele se machucar de novo pois ja comprei tudo qual foi brinquedo pra ele e ele só gosta do que não, não sei mais o que dar pra ele de interessante pois vou tentar da mais um pouco de atenção e ficar o tempo q eu puder com ele nem q seja 2 minutos com ele

    • nany disse:

      oi minha filha tambem tem a idade do seu ta igual ja nao sei mais o que fazer o pior que eu fico odia todo com ela nao trabalho fora e mesmo assim ela e agitada.experimente dar chá de hortela com açucar ajuda um pouco.

  19. Ricardo Canuto disse:

    Meu filho de 5 anos e 8 meses, esses dias teve um comportamente diferente em sua escola, pois rasgou a tarefa e fugiu da sala pulando a janela. Dias depois isso se repetiu, mas sem rasgar a tarefa e saiu pela porta. Estou preocupado, pois nós pais cuidamos muito bem dele, com muito carinho e somos um casal que não briga. Será se é por que ele mudou de esocla esse ano… o que devo fazer????? estou muito preocupado.

  20. Francis disse:

    Meu filho tem 4 anos e 09 meses, todo mundo fala que ele é muito agitado. Porém a professora dele diz que o comportamento dele em sala de aula é de um menino comprometido, que contribui nas aulas, e comigo ele é agressivo e desobediente, Não consegue ficar quieto em lugares públicos, só qdo está jogando no computador ou assistindo desenho ou escutando historinha que leio p/ ele.Ele não aceita um NÂO. Sou muito paciente com ele e tenho uma filha tbém de 2 aninhos. Será ciúmes da irmãzinha? Devo procurar um neurologista ou um psicólogo?Obrigada.

  21. Priscila Alves da Silva disse:

    oi tudo bem?
    estou passando pela mesma dificuldade de vcs,tenho um filho de 3 anos,que não obedeçe não me escuta,na escola ele está do mesmo jeito com a professora.Ele acha que é dono da própria vida ,faz o que ele quer na hora que bem entender ,estou sem paciência o que devo fazer?

  22. Geovana disse:

    Oi Dr. Meu nome é geovana e estou precisando urgente da sua ajuda,tenho um irmao de 4 anos ele é muito agitado bagunceiro respondao,cuido dele desde quando ele nasceu pq dps da gravidez minha mae teve que fazer cururgia e eu tive que cuidar dele pra ela, e agora estou tendo que cuidar pq ela e meu pai estao trabalhando. Dr. Nao aguento mais esse menino ele esta me eblouquecendo,falo calmamete com ele nao adianta,grito nao adianta,as vezes bato nao adianta,e alem dissomeus pais deuxam ele fazer oq ele quer nao dao diciplina a ele e quando faco isso eles reclamam e qm sofre sou eu. Dr me ajuda com alguma coisa pelo amor de Deus nao Aguento mais to enlouquecendo ter que cuidar dele todo dia :s

  23. DANIELA disse:

    pouco tempo to formada em pedagogia a tempo ,mas ja estou na area a 2 anos. sempre soube como lhe dar com crianças agitada, esse ano confeço que estou muito assustada com essa turminha que peguei. tenho 4 alunos agitados mais tenho um que nao sei que nome dar ao tipo de co´potamenteque ele tem, nao sei se chamo de hiperatividade ou agitaçao, na verdade estou sem saber como agir.

  24. Clesiane C. Heimann disse:

    Minha filha de 04 anos, é super agitada, cai facilmente, escorrega nas coisas, não tem problema de visão, mas não presta atenção em quase nada, não sente sono e enquanto todos não dormirem ela resiste atá amanhecer sem demonstrar sono, na escola ela não consegue se manter concentrada em nenhuma atividade, e o pior, agora ela esta engordando muito e não respeita os horários de alimentação,sempre com alguma coisa na boca, parece ansiedade, nunca está satisfeita, abre e fecha a geladeira a todo o momento. Não sei mai como agir! Estou super preocupada com ela, até meu filho de 12 anos não entende o que aconteceu e por que que de 2 anos para cá ela etá assim! Me ajudem por favor, tenho medo de procurar um psiquiatra, psicóloga ou coisa assim, ma se for melhor para ela eu faço, pois próximo ano ala vai para o primeiro ano e sei q vai sofrer com isso!

  25. adriana disse:

    sou professora e conheço de perto uma criança de quase 3 anos que é supe esperta inteligente consegue assistir filme quietinha , mas é super agitado e de uns tempos pra está respondão e brigão essa semana foi pra seu primeiro dia de aula e a professora falou que não para quieto um segundo querendo brincar o tempo todo e esta um pouco agressivo;estou muito confussa;por favor me ajude

  26. aline disse:

    ola!meufilho e imperativo ja passou por psicologos nao consigo ajuda-lo a lidar com ele mesmo me sinto fraca .em todos os lugares q vamos so escuto reclamaçoes ele tambem nao consegue ter amizade com outras crianças ele nao aceita nao e faz tudo pra chamar atençao quer toda atençao voltada pra ele as crianças zombam dele percebo q quando ele chega adultos e crianças rejeitam a presença do meu filho ate evitamos de sair de casa!!!!!ele sofre com isso tudo e esta afetando cada vez mais em seu comportamento :sad: oq posso fazer pra ajuda-lo? :sad:

  27. Sonia maria. disse:

    :cry: tenho dois filhos ,um com 17 anos e outro com 4 ,comportamentos diferentes com necessidades diferentes. não estou sabendo como lidar .

  28. dara disse:

    :-| nossa é minha casa também mas acho qui um pouco mais difícil, porque minhas filhas são viciadas em salsisha se colocar qualquer outra coisa elas não comem, e meu marido e o pai dele e o avô dele são de família italiana aí já viu né. estouram com qualquer coisa, mas meu marido ja vem melhorando, não sei como ele fez isso mas eu vou procurar um psicologo porq eu é q não tenho mais paciência com ninguém.
    Minha mais velha me enfrenta com frequencia e até roncha de raiva depois que meu marido começou a trabalhar tem po integral está nascendo em mim. Acho que já deu pra entender.

  29. adriana disse:

    amiga olá tentho um sobrinho meio assim e o que o médico lhe disse.tenho ficado preocupada. se puder me ajude

  30. Alessandra disse:

    Prezados,

    Tenho duas filhas a mais velha de 10 anos é bem calma. A mais nova está me dando um trabalhão. Ela fica nervosa com a bronca, ou se não fazemos o que ela quer, então bate na própria cabeça e chora muito. Tem 1 ano e 2 meses e é muito elétrica não para um minuto.

  31. Silvana disse:

    :sad: Eu tenho um filho de 5 anos que me da muito trabalho…ja fiz 2 mapeamento cerebral e ele faz acompanhamento com um neurologista. O médico disse que ele tem sindrome comportamental…não consegue se comportar é agressivo as vezes e tambem carinhoso pede muito a minha atenção. Ele esta tomando Calman (calmante natural) mais o medico ja receitou tambem Tegretol. As vezes fico desgastada com tanta energia que ele tem. A escola reclama e vive me chamando a reuniões querendo saber o que tenho feito para melhorar a situação. Já até me notificaram no canselho tutelar achando que não estou fazendo o tratamento certo. Sou casada e eu e o meu esposo trabalhamos todos os dias. É muito dificil cuidar de crianças agitadas….gostaria de dica de livros ou site que possam me auxiliar. Tambem tenho um filho de 10 anos muito ansioso e quando pequeno tambem era muito agitado. Desde já agradeço.

  32. Tatiane disse:

    Não quer ajudar, não atrapalha.

  33. eliton disse:

    bom Dr. o meu probllema e que eu tenho uma noiva , e ela tem um filho de 4 anos , mais esse filho nao e meu ,i ele eh muito agitado chiga as pessoas i eu fico nervoso com isso.i eu ti fala uma coisa Dr sim eu nao gastace tanto da mae dele eu ja tinha terminado com ela , so porcausa dele ,ja tentei fazer muitas coisas com ele , ja brinquei com ele ja dei briquedo ja levei pra paciar mais nao adiantou nada ,,por favor . tem como osenhor min ajunda com isso .abrigado ate mais.

  34. michelle disse:

    :oops: :oops: socorro minha filha tem 2 anos e meio e ´´e muito agressiva bate nas pessoas na escola todos os dias tem reclamação diferente hoje mesmo ela bateu em uma criança e rasgou o rosto dela toda estou com muita vergonha e triste pelo fato ocorrido

  35. Harumi disse:

    Tenho uma filha de 3 anos e 9 meses. É uma criança saudável, carinhosa, mas sempre fala NÃO A TUDO, não quer tomar banho, não pentear os cabelos, não quer comer, não quer colocar o cinto de segurança, enfim, tudo. É claro que perco a paciência. Estou com dificuldades de colocar limites. Quero sugestôes.
    Mãe desesperada

  36. ieda muller disse:

    oi vc ja levou ele medico tenho um filho exatamente igual quem sabe podemos trocar esperiencia ou conversar sobre asunto obr

  37. claudia gabrielli disse:

    :Socorro, me ajudem por favor ,meu filho tem sete anos e não conseque se aquietar , na escola e em casa, aprende tudo com muita facilidade, mais não se concentra , está sempre muito agitado,e desobediente ,é filho unico, e eu não sei como lidar com isso, hoge passei umas horas na escola com ele ,e ele ficou muito feliz . trabalho todos os dias o dia inteiro. fico com ele somente a noite ,precise de ajuda :eek: socorro!!!!!!!!!!!! bjos cludia.
    :

  38. roberta disse:

    oii! meu nome e roberta e precisava da ajuda de vcs! meu ex marido tem um filho de 7 anos que acabou de perder a mae a avo e os irmão forão pro norte, entao ele veio morrar com o pai dele que e meu ex marido hj em dia o pai dele ta casado e tem uma filinha de dias de nascidaa, so que o pai dele ja nao suporta mas ele pos ele quebra tudo dentro de casa as professoras nao quenta mas ele ele quebra o banheiro xinga todo mundo fala que vai se mata, fala que a mae dele veio no sonho efalou pra ele nao deixar o pai dele resumindo ele ta quase dando a criança vou com versar com ele e eu mesmo vou pega lo pra passar um tempo comigo mas eu queria uma ajuda pra saber mas ou menos o que eu faço com a criança to perdida me ajudem!!!!!!!!!!

  39. giselle mendes disse:

    sou separada do pai de minha filha a cerca de 4 anos e ja tenho um novo esposo.minha fila nao me obedece so faz o q ela quer ,ja ensinei tudo q é certo e errado ,ela da a endender q sabe o q esta fazendo,parece q faz de proposito.tenho certezaaaaaa.. nao sei mais o q fazer.nao a coloco de castigo ,mais tudo q ela gosta eu tiro por uma semana ou mais .como tv jogos ,internet ,etc. o pai dela tbm nao ajuda em nadaaa. nao posso contar com ele pra nada ,o mesmo possui outra familia,e acha q é dever apenas meu pois a guarda dela é minha .so foi pai no papel pq nao age como igual.nao faz as coisas pela sua filha e ainda acha q fazendo isso me prejudica nao pensando ele q tudo isso é pessimo para ela q ainda é uma criança..meu atual esposo esta comigo a 3 anos e é mais pai do q o biologico.ele me ajuda muito com ela mais nada esta resolvendo

  40. Marcia disse:

    Oi tenho um filho de 11 anos e 8 meses, meu filho não tem concentração na escola, sempre pergunto se tem prova ou tarefa de casa e diz que não tem. Ele dá muito trabalho na escola e em casa fala muito alto tudo que peço ele esquece no outro dia, não consegue ficar parado, me desobedece sempre me xinga, as vezes penso em desistir dele, sabe sei que o amo muito separei do seu pai quando tinha 1 ano e seis meses e sempre viveu entre a casa de seu pai e a minha. Quando me casei faz tres anos senti ele mas confiante, mas repentinamente mudou comigo pego as vezes discutindo com ele não como mãe, eu acho que o doutor está certo eu estou deixando o lado mãe com ele, pois trabalho o dia todo somente vejo ele as 17:30 quando chaega da escola, não sei o que fazer com ele mais, dizem que é hiperativo mas tenho medo de outras possibilidades em relação a ele, odeia dormi não come tenho que força-lo a comer e não gosta de muita gente perto dele é muito egoísta.

  41. Patrícia Gonçalves disse:

    Boa tarde, Dr.!
    Meu filho tem 6 anos, é uma criança muito agitada, desorganizada, ele só obedece quando brigo com ele.
    Eu trabalho o dia todo e a noite tenho que ir para faculdade, ele fica com minha mãe, ele não obecese a ela.
    Não gosta de ir a escola, e constantemente fica doente com problemas respirátorios, será que o fato dele tomar corticóides altera o comportamento dele, será que isso o faz ficar mais agitado.
    Fora que ele gosta de bater, ameaça minha mãe e as vezes vem para cima da gente para bater.
    As vezes me sinto culpada por não estar mais presente em sau educação.

    Grata!

  42. mariana disse:

    :cry: SOCORROOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!

    Por favor .Preciso de ajuda o mais rapido possivel…tenho uma filha que no dia 26 de agosto de 2012 completa 4 anos…Não sei mais o que fazer ela fala o dia todo,toda hora…e dengosa de mais,responde com grito nao me respeita ela se mexe o tempo inteiro esta desobediente…quando estamos em casa e eu brigo com ela ela me escuta mas é só por os pés fora de casa que começa o transtorno.Nao escuta da birra quando quer alguma coisa…Em fim….
    ESTOU QUASE ENLOUQUECENDO POR FAVOR ME AJUDEM…Já coloquei de castigo ja dei umas palmadas mas nao concordo com as palmadas….ja tirei os brinquedos que ela gosta quandoda birra e tambem elogio quando faz algo de bom…mas em fim…SOCORRO!!! ELA É IPER ATIVA..

  43. Éderson Lucinski disse:

    Gostaria de saber se a psina é um bom tratamento para a hiperatividade.
    Não encontrei nenhuma literatura que aborda este assunto.
    Sou mestrando em psicanalise e tenho um filho hiperativo.

  44. Thais disse:

    Dr.a minha filha tem 5 anos e é uma criança muito agitada nervosa e extrtemamente mandona está tomando risperdal 0,50 ml com indicação da neuro e eu estou fazendo pisico-terapia , mas está muito difícil o relacionamento com ela ,a minha casa vive em pé de guerra é só falar não para ela ,que o mundo desaba,o meu filho de 6 nos que era mais tranquilo,também tem se mostrado bem agitado e mal criado, o meu marido acha que medicamento e terapia não serve para nada ,quando ele tenta impor um limite acaba dando um tapa nela e aí fica muito pior.
    Me ajude por favor eu sei que o que falta são os limites e as regras ,mas já tentei fazer combinados,tabelas recompensas, e nada reseolveu ,já tentei também coloca-la em um esporte mas ela não tem interesse
    Me ajude por favor estou ficando loucaaaaaaaa….

  45. cristiane disse:

    Estou me sentido muito incapaz com o meu filho de 6 anos, ele esta me enloquecendo! A ideia de vc e muito boa so nao sei se vai resolver com ele,pois nao tenho certeza se esta nervoso pelo nascimento de sua irma ou a idade que mudou seu comportamento.So queria me sentir em paz novamente. Estou com depressao!O que eu faço?

  46. cicera disse:

    oi entedo o que vc estar passando meu filho tambem é assim ele nao para queto um minuto gostaria de saber muito o que ele tem ele deixa minha vida uma loucura tambem a diferencia é que ele só tem 4 anos de idade tem um ano de tratamento e continua me deixando louca as veses~acho que a medicaçao nao estar resouvendo tenho medo de tirar e mastarde se pior beijos

  47. Adriana Goes disse:

    Bom Dia. Dr! Meu filho tem 5 anos e não para quieto, mas se ligar a tv em desenho ele fica o dia todo assistindo, as vezes faz uma arte ou outra mas retorna para tv, fala alto, tem respostas na ponta da lingua de mal criação e é desobediente, não consigo pôr de castigo, pois não fica, só se eu ficar segurando ele na cedeira. O castigo que eu dou é deixa-lo sem video game ou tv e sem brincar com os amiguinhos, mas parece tambem não se importar muito. Sei que altero a voz com ele para chamar a atenção quando faz algo errado. Como posso mudar essa situação?

  48. manoel disse:

    BOA TARDE DR. EU TENHO UM FILHO DE 3 ANOS, ELE É MUITO NERVOSO, AGITADO DESOBEDIENTE, JÁ NÃO SABEMOS O QUE FAZER COM ELE, MINHA ESPOSA ESTA COM DEPRESSÃO FICA AINDA MAS DIFICIL DE LIDAR COM ELE, OS CASTIGO JÁ NÃO ESTAR RESULTANDO AXO QUE ELE SE FAZ DE ESQUECIDO QUANDO É MUITO INTELIGENTE, SÓ SEI QUE ESTA A DAR CABO DE NÓS E NÃO SEI O QUE FAZER JA PEDI AJUDA MAS NINGUEM QUER SABER DE NADA, OBRIGADO

  49. Mae preocupada disse:

    Entao tenho um filho adotado de 8 anos ele agora deu de bater nos amiguinhos e chingar a professora e falar que quer fazer coisas feias com as menininhas, ele me disse que ja assistiu filmes fortes no orfanato onde morava, o forum nao quer mais me ajudar pois ja peguei a definitiva dele, estou procurando uma nova psicologa, mais nao sei o que fazer mais, ate a paciencia com ele ja tem hora que esgota. me ajuda por favor me de dicas que ainda nao sei que e paciencia preciso de dicas praticas, por favor preciso de ajuda

  50. jaciara disse:

    Dr. César, venho pedir a sua ajuda, pois tenho dois filhos, um com 8 anos e o outro com 5 anos, são amigos, mais da mesma forma que se amam se estranham, os dois não conseguem ficar parados nem em casa e muito menos em sala de aula, não conseguem ficar sentados nem em casa na hora de comer. o meu de 8 quando muito nervoso, fica gago e o meu de 5 por encarnar já está apresentando também gagueiras, quando eu chamo atenção fogem fazem coisas as escondidos, meu mais velhos mente, e quando chamo para fazer qualquer coisa, finge em não escutar. Por favor me mostre o que fazer, pois já o coloco de castigo, converso, mais eu também por não ver resultado começo a me estressar e a falar com eles áspero. O que fazer eles não tem medo de nada.

  51. neiliane cristina de disse:

    ola dr tenho um filho de 3 anos e 9 meses ele e muito nervoso agitado,e nao tem limites,ele acha que pode fazer tudo o tempo todo,ele quando era mais novo eu gritava muito com ele,e batia nele tambem,hoje parei de bater como antes,mas as vezes eu nao consigo e bato nele mais nao cocmo antes,ele ate hoje faz coco na roupa e isso me irrita muito.ja falei.prometi tudo mas nao adiantou nada eu nao sei o que eu faço me ajude por favor estrou quase entrando em depressao prq me sinto sem saber o que fazer.agora começei a leva lo ao psicologo e ele disse que e a idade mas o que faço sera

  52. catiana disse:

    catia becker

    meu filho de 4 anos e 6 meses e um teror e nervoso de mais que ate morde os seus colegas, ele foi atropelado a 7 meses atras ,ele fas xixi na cama .e nas calcas .vai na pisicolga nao vejo melhora gostaria de dar um calmante para ele se acalma me ajude catia

  53. catiana disse:

    meu nome e catiana

    me ajude pelo amor de deus .tenho um filho de 4 anos e 6 meses ele e muito nervoso inquieto destroi todos os brinquedos, faz xixi na cama e a maioria das vezes nas calcas tambem ,gostaria de dar algum remedio. ele vai na psicolga e nao to notando melhora obrigado catiana

  54. Cristiane disse:

    Tenho um filho de 4 anos que tem um pouco de autismo é hiperativo, e tem deficit de atenção não fala ainda direito, ele toma remédio controlado que o neuro passou. Cortei muitas coisa dele principalmente o refrigerante que ele era super viciado, acho um veneno isso. Mas à vezes eu acho que nada disso dá resultado ele sempre briga na escola, sempre vem reclamação pra mim eu e meu marido não conseguimos nem sair com ele, porque se ele ver um parquinho ele não quer embora, e é um escandalo para tirá-lo uma vergonha que a gente passa, ele se trata com fono e pscicologa mas ás vezes me dá vontade de desistir de tudo parece que nada funciona, eu e meu marido já estamos quase nos separando pois eu já tou esgotada….. :cry:

  55. Tatiana disse:

    Meu filho está com cinco anos, estou passando pelo mesmo problema desde os dois anos de idade, quando a escola começou a me questionar sobre o comportamento do meu filho, já passei ele com dois piscicologos em três neuro pediatra e até psiquiatra, desisti de tudo, apos tantas receitas de remédios em minhas mãos, cada médico dava um diagnóstico, temos só ele como filho, e percebo que nos deixa com os nervos a flor da pele, não sei o que faço, já mudei de escola este ano, mas começou novamnete as reclamaçôes, só Deus na nossa vida, não aguento maissssssssssss

  56. Tatiana disse:

    [quote name="Luciane M"]:sad: OLá Carla,
    Estou na mesma situação, prestes a mudar meu filho de escola.
    Os medicamentos para cpntrole de temperamento não estão ajudando. Não sei mais o q fazer…[/quote]
    :D Olá, estou passando a mesma coisa

  57. Luciane M disse:

    :sad: OLá Carla,
    Estou na mesma situação, prestes a mudar meu filho de escola.
    Os medicamentos para cpntrole de temperamento não estão ajudando. Não sei mais o q fazer…

  58. alex disse:

    gostei de esta akie ma smeu sobrinho nao deixa de eu enpaz eu fico bolado :-| e agora oque eu faço ?

  59. CARLA disse:

    Oi Marta ,também tenho um filho de 6 o Pedro `terrível´ na escola em casa em fim dá muito mais que trabalho…desde pequeno ela é muuuito agitado e um pouco agressivo.Esse ano ele começou a estudar e advinhe essa semana troquei ele de escola pois ninguem mais o aguentava lá.Levei-o no Neuro para conversar ver o que está acontecendo e ele logo me mandou iniciar com moderador de comportamento um anticonvulsório que serve também como calmante.Faz 3 dias que está tomando e estou muito esperançosa e já conversei muito com ele disse a ele ,escola nova vida nova ,sem bater nos colegas e desobedecer a professora.
    Leve seu filho no Neuro de repente um calmante o ajudará.um abraço e boa sorte!!!

  60. Marta disse:

    Tenho um filho do 09 anos, ele sempre foi agitado e não leva desaforo para casa. Estou tendo muito problema na escola, já tentei levar no psicologo, mas eu achei que não estava resolvendo. O que posso fazer?

  61. camila da silva disse:

    Oi gostaria que me ajudasse, tenho uma filha de 3 anos que é muito briguenta, chorona, não para quieta nunca. Não sei mais mas o que fazer e foi depois que ela foi pra escolinha. Me ajudem por favor…..

  62. edna moura disse:

    Olá, tenho um entiado de 5 anos que mora com a mãe a avó(sogra da mãe), avô e a irmã de 1 ano de idade. Eles não sabem como lidar com a criança pois ele é agidado, hiperativo, desobediente, na escolinha bate em todo mundo, e o que fizeram? Mandaram ele passar uns dia com o pai na minha casa porque ele gosta da tia(eu) porque vou algumas vezes vê-lo na sua caso levo presentes e tudo mais. No primeiro dia tudo bem até que foram poucas as vezes chamado sua atenção pelo pai,mas o pai não tem muita paciência, na verdade a familia toda acha que a formar de corrigir é batendo e eu sou contra isso, mas acho que vai ser muito dificil lidar com essa criança, porque pra eles isso é normal, e realmente hoje faz 8 dias que ele esta em casa e até meu relacionamnto está ficando abalado por conta disso.,porque ele não obedece mesmo. E mesmo falando que se apronta vai apanhar ele apronta mesmo, acho que já acostumou apanhar de todos.

  63. ruth crislaine disse:

    [quote name="Vanessa"]Boa tarde….meu filho tem 4 anos….super nervoso desobediente…terrivel…nao sei mais o q fazer….vou corrigilo ele grita chora sem parar…estou em meio stress….oq fazer……já tentei tudo dar uns tapas….gritar…conversar…carinho….sena de triste pra ele….de brava e de q nao estou nem ai e ele nao muda…oq fazer?[/quote]
    sabe que eu tambem ja tentei as mesmas coisas? mais sem sucesso!!!

  64. ruth crislaine disse:

    tenho um filho de 2 anos e 3 meses mais eu nao sei mais o que fazer mas comigo ele é menos agitado agora com o pai os avós e tios paternos nossa muito estressado ja nao sei o que fazer sofro muito co a agitaçao dele é uma criança carinhosa e ao mesmo tempo múito estressada e nao sei colocar ele de castigo mesmo pq ele nao fica sem contar que é muito dificil a criaçao de um filho quando ha interferencia da familia.

  65. alexsandra soares disse:

    gostei muito isso me ajudou a entender melhor a cituasao gotstaria de saber se a criança hiper ativa tem alugus tik nervoso , qual medico devo passa lo para me ajudar com ele meu filho chama se pedro tem 8 anos

  66. Larissa disse:

    Credo…..vai rezar,pede para padre benze-la.

  67. Larissa disse:

    E porque arrumou??

  68. Simone Ap Rodrigues disse:

    Dr boa noite, por favor preciso de ajuda, na verdade de orientação de como devo proceder, que profissional de procurar.
    Meu filho tem 5 anos, vai fazer 6 em Agosto, estou tendo problemas na escola, desobediência,muita agitação, não pará sentado, estes dias baixou a calça mostrando o bumbum, eu não sei pois ele estava sendo acompanhado por psicologo porém o mesmo deu alta para ele, mas agora parece que está pior a agitação, o que devo fazer.
    Obrigada e no aguardo.

  69. Grazi disse:

    Olá! Recorro a este site, pois achei mto interessante o artigo e tbm venho tendo problema para manter o controle na minha casa. Minha filha tem 2a e 4m e estou separada há 1 ano. Não sei se está relacionado à separação, mas me sinto tão perdida as vezes… Não sei que atitude devo seguir, pois se falo em tom de brava, ela percebe que está me contrariando e ri, geralmente não me obedece quando falo “Não”. Se falo mais calma (e o meu tom de voz normal é calmo, baixo, também não parece me ouvir. Estou agora tentando estipular a regra de colocá-la no cantinho. Está tão cansativo, mas se fosse o cansaço somente não desanimaria, o que está me desanimando é que me sinto frustrada na maioria das vezes. Qdo a coloco no cantinho, ela fica chorando de manhã e penso: “Meu Deus, o eu faço?” Pq as vezes, mesmo depois passados os dois minutos q ela fica no cantinho, ela pede desculpas, logo em seguida ela volta a repetir o que não é pra fazer. Quem puder me ajudar com algumas dicas, agradeço mto

  70. Vanessa disse:

    Boa tarde….meu filho tem 4 anos….super nervoso desobediente…terrivel…nao sei mais o q fazer….vou corrigilo ele grita chora sem parar…estou em meio stress….oq fazer……já tentei tudo dar uns tapas….gritar…conversar…carinho….sena de triste pra ele….de brava e de q nao estou nem ai e ele nao muda…oq fazer?

  71. ALINE disse:

    :lol: :-) EU CHEGUEI AO PONTO DE RIR PARA NAO MAIS CHORAR PAGO 800 REAIS EM COLEGIO PARA MINHA FILHA DE 6 ANOS ELA FAZ BIRRA PARA MIM DISSE QUE NAO SABIA A LETRA C FIQUEI DUAS HORAS COM A PROF DE REFORÇO ESCOLAR CONVERSSANDO FUI A TE O COLEGIO E DESCOBRI QUE TUDO NAO PASSA DE BIRRA NAO SEI MAIS OQUE FAZER COMO EDUCAR ELA COMEÇOU A GRITAR COMIGO EU PERDI A PACIENCIA DEI UNS TAPAS NELA COISA QUE NUNCA HAVIA FEITO MEU MARIDO NAO GOSTOU ACABAMOS DISUTINDO A COISA CHEGOU A TAL PONTO QUE NOSSO CASAMENTO ESTA PRESTES A DESABAR NAO SEI MAIS OK FAZER MEU MARIDO CONVERSA ELA DIZ PAI A MAE NAO ME AMA ACABA COMIGO PARA ELE AI VOU EU CONVERSSAR E FALO O CONTRARIO ESPLICO EU VIREI A LOCA MINHA FILHA A VITIMA E MEU MARIDO O JUIZ DA RELAÇAO EM QUANTO SÓ DEVERIAMOS SER PAI MAE FILHOS UMA FAMILIA FELIZ MINHA FILHA É MUITO AMADA FOI MUITO DESEJADA NAO SEI OK ESTÁ ACONTECENDO AJUDEM ME UM BEIJO

  72. robson ramos hamelin disse:

    tenho um menino de dez anos que tem himperatividade e deficit de atenção, mas meu problema hoje é uma filha de dezassete anos que esta muito rebelde e o convivio esta insuportavel responde com ofensas se acha com razão em todas as suas atitudes ja ate ameaçou a mãe em agredi-la não sabendo como lidar com essa situação, por mfavor se puderem me ajudar de alguma forma.

  73. Márcia disse:

    Oi, meu filho tem os mesmos problemas do seu desde bebe, um pouco mais grave (foi “expulso” de duas escolas) ninguem sabe lidar com ele, porem tem apresentado uma melhora recente, resultado de análise (psicologo, fonoaldiólogo, psicopedagogo) e psiquiatra (esta tomando remédios) além do que pago uma nota na escola waldorf (que tem uma pedagogia avessa as atuais pressões dos colegios, e quer saber…. tem horas que penso que nada está adiantando… só tenho ele (21 anos de casada) …vc nem sabe o sentimento de impotencia… faz pensar em coisas muitos ruins…mas deixa meu problema de lado e assuma o quanto antes, prá não ficar igual a mim.

  74. Juliana disse:

    Olá, tenho um filho de dois anos e dez meses, ele é tambem bastante agitado, ainda mais agora que sua irmazinha de dez meses esta começando a querer andar, meu Deus, é uma loucura…. e assim a pedido das professoras do Creche que ele frequenta tive que leva-lo em um neuropediatra, e o mesmo receitou um remedinho para acalmo-lo, mas como tenho amizade com psicologos, e farmaceuticos e ate mesmo o pediatra dele me falou… que nao seria viavel no momento estar medicando a criança, pois ele vai apenas fazer trez anos e é neste momento nesta idade que ele estara madurndo o seu celebro, que a hiperatividade só pode ser diagnosticada mais proximo dos 06 nos de idade, bom gostaria de saber se alguem de voces foi orientado a dar medicamento a seus filhos, pois eu fui, o neuopediatra indicou, mas nao estou dando, o que voces acham, e pretendo nao dar medicamentos….. :cry: Obrigada

  75. carla disse:

    :sad: :sad: Boa tarde,tenho 2 filhos um de 6 e outro de 11 meses , o de 6 ele é hiperativo muito muito agitado respondão me faz passar vergonha nos lugares publicos na primeira semana de aula ja fui chamada e outras vezes tambem e muitas outras coisas que poderia citar,O que me preocupa mesmo é em relação ao futuro dele o que esperar de uma criança tão rebelde ,comei a tomar antidepressivos pois sofro muito com o desenvolvimento dele a cada dia que passa é uma maldade a mais ,ontem estava na pracinha com ele ele estava no balanço e uma menininha de uns 2 aninhos passou na frente dele e eu o ví ele batendo com pé no ouvido da criança e ela saiu chorando eu fiquei q ñ sabia o fazia porque se eu o xingasse a mãe dela ia saber o acontecido e era capaz até de me arranjar confusão de graça tudo por conta do meu filho .Pesso ajuda de joelhos pois ñ sei mais o que faço!Quaze me esqueci de falar do meu casulinha ele é a tranquilidade em forma de bebe!!! :-|

  76. renata maria marques disse:

    Brayam com seis meses de vida me demostrou se uma criança estremamente cheia de energia. ficava irritado qd ficava muito tempo no mesmo ambiente, dormia super tarde e acordava cedinho….sempre agitado.Com 1 ano de vida notamos que ele precisava de espaço e nos mudamos para uma casa com um quintal enorme para que ele pudesse gastar esta energia.Mordia o primo com uma frequencia absurda, e impossivel sair com ele, pois so que correr.Roe as unhas ate sangrarem.Hoje com tres anos vai a escolinha, mas como diz sua professora_Ele tem tres cadeiras na sala ,mas não para em nenhuma.
    J a levei-o ao psicologo que me falou que o diagnostico nessa idade é dificil, e que o caso dele deve ser tratado uma como uma criança cheia de energia.

  77. Maiara disse:

    Tenho uma filha de 2 anos,ela e inquieta se mexe muito dormindo e agressiva nao para quieta em lugar nenhum e muito nervosa se nao fazemos o que ela pede ela fica numa irritaçao enorme e nos bate,já nao sabemos mais o que fazer convercei com a pedriata dela e ela disse que era normalesse comportamento mais eu e meu esposo nao achamos ela passa odia todo gritando ficando irritada e isso no finaldo dia acaba nos estressando.Gostaria de uma resposta para saber lidar com isso estamos sem saber o que fazer.
    Agradecemos desde ja!

  78. arlete adriana tomas disse:

    Conver-se muito com ele em voz baixa e calma sem gritos e xingões ele ceita numa boa se você gritar com ele ele vai se impor gritando mais e mais. Já fiz esta experiencia e valeu muito.

  79. Elaine martins da ro disse:

    Oi gostaria muito de sua ajuda pois eu tenho um filho de 8anos e ele de ums mes pra ca anda muito agitado.Ele ta sempre emcomodando alquem,não respeita provessoras não me da ovidos ele tem muito a palavra não,então eu gostaria muito de saber como agir : ele tem mais medo pelo pai e o pai passa amão por cima dele, é muito manhoso eu não sei se é as compania que ele anda,eu não estou mais aquentando ja pensei ate de internar ele de manha ele vai pro colegio e a tarde ele vai pro nuclo tipo uma creche eu digo não pra ele ele diz sim eu tigo sim ele diz não eu preciso e sua ajuda e os outros meus filho nunca foram assim eu tenho 4 filhos Maicon de 18 anos,Monica de 13 anos,Monique de 10 anos e erik de 8 anos .

  80. luciana disse:

    :eek: oi eu gostei dessa dica de como lidar com criança agitada meu filho tem 4 anos e é desse jeito nao para pula o tempo todo,corre,grita e nervoso e agora deu pra brigar na escolinha e eu to assim super triste pq acho que a culpa é minha q não sei educa-lo….

  81. Fernanda disse:

    :sad: Oi Doutor tenho um filho de 3 anos e meio e ele é muito agitado,nervoso,já não estou conseguindo controlar a situação,ele esta na escola e a diretora veio me chamar a atenção pois ela disse que ele esta mordendo e batendo em toda as crianças,já cansei de conversar com ele e não esta adiantando,e tem mas ele não se alimenta fora de casa o que devo fazer me ajude por favor!

  82. kellysilvadossantos disse:

    Adorei as dicas!!!Levo meu filho quase todos os meses..ele tem 3 anos e é mmuito nervoso ,ansioso .agitado e muito autoritario,fado de tudo ta tentar ajudalo,mas t muito deficil evito sair de casa ir em festas lojas qualquer lugar pq sempre me da trabalho chora demais…mais ele é muito inteligente tbm mais …

  83. luciana disse:

    Nao sei o que fazer com meu filho ele tem 9 anos, faz maior birra chora fica muito nervoso na hora de ir pra escola, o que faço.

  84. valdiane disse:

    nossa essa diga foi muito boa para mim pois tenho uma filha de 4 anos que e muito teimosa e nao mim ouvir quando eu falo agora com essa diga vou tenta fazer diferente pq ela mim deixa muito nervosa…. parabens pelas respostas dada mim ajudo bastante vou tenta melhora a vida da minha filha e a minha tbm beijos para todos

  85. Éder Nascimento disse:

    Parabens !!!! Muito Obrigado por esta bela e valiosa explicação. Tenho 2 filhos que são hiperativos um de 4 e o outro de 5 anos. Fico muito grato de saber essas informações, sem sobra de duvida me esforçarei o maximo pra coloca-las em pratica. Mais uma vez, Parabens !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  86. Queila disse:

    :roll: :D As vezez tenho vontade de gritar socorro me ajudem pois parece que o agitamento do meu filho de 5 anos não tem fim,levei ele no medico e ele tomou neuleptil desde os 2 anos pois foi diagnosticado hiperativo só que foi como tomar agua esse tempo todo e no momento o medic esta suspenso, rezo mto por ele é por Deus q ele ñ s machuca mto. Eu estou me sentindo uma mãe derrotada e além d tdo sou portadora de lupus e os medicos me pedem p ñ ficar nervosa mais é praticament impossivel.Contudo gostei mto das palavras do Dr. se puder me auxiliar por favor me ajude serei grata.

  87. claudia disse:

    boa noite, obrigado pela dica.mas me sinto tão frustrada em relação aos meus filhos,tenho 3 filhos um de 11anos,outro de 2anos e 7meses e a minha rapa do tacho com 8 meses.que parece que tudo que faço esta errado.não sei o que fazer como agir antigamente a gente levava uns tapas e não fazia mais, mas agora me sinto como se eu fosse a pior mãe meu filho de 11anos ja pensou que não amo ele,meu de 2 anos grita se atirra no chão em qualquer lugar por qualquer coisa.como agir como não ser apior mãe me socorre?

  88. karina disse:

    Oi adorei muito as dicas tenho 1 filho de 3 anos e 4 meses ele e muito agitado tem q fazer tudo o q ele que ele me bate grita chora e bem nervoso nao fica quieto ta sempre pulandodo falando. Nao senta e dorme bem tarde eu vejo as pessoas qndo saio com ele olhando com pena pra mim nao sei o q fazer.

  89. claudia disse:

    tenho 3 filhos um de 11anos ,de 2anos e 7meses e a pequena de 8 meses.Meu filho de 11 anos emplica com de 2;o de 2 me deixa louca ele é muito agitado,ele grita se atira no chão,no mercado,loja,rua,etc…fas um show não sei o que faser como lidar com eles,tento disfarçar faser de conta que não é comigo.O QUE FAÇO?

  90. Ana Braga disse:

    :-) Sua filha precisa de muito carinho,tente conversar com ela dando-lhe dicas de controlar o nevorsismo,vá uma piscina com ela bastante,se possivel ´ponha ela para fazer natacäo,e ore á Deus bastante por ela,assim o fiz com meu filho e tive bons resultados gracas á Deus! abraco

  91. Thalita disse:

    Tenho um filho que age do mesmo modo que o seu…tem 2 anos.
    Em casa ele é mais tranquilo. Mas qdo saímos ele não para quieto, não obedece.
    Mas como você também acredito que não é caso para remédio.
    Porém, não sei como agir se dar palmadas não resolve (nem pode) e conversa não está funcionando.

  92. clara miranda disse:

    minha filha tem 3 anos e meio e ela ñ para o dia inteiro. quando a adotei ela tinha 1 e meio ela tem contantos com amãe biologica, e eu tenho mas 3 mas velhos duq ela e uma das coisas q mas me inrrita é q ela fik me xamando o dia inteiro mãe, mãe, mãe por tudo é muito teimosa ñ sei como fazer, vi o site e resolvi pedi ajuda!!!!!!!!!!!!!!!

  93. Babi disse:

    Bom dia!
    tenho um filho de 4 anos e 9 meses, ele é muito teimoso,faz de tudo pra chamar atenção, principalmente quando tem alguem na nossa casa, ele chega a chorar por qualquer motivo… as vezes perco a paciencia e bato nele…. preciso de orientação pois sei que é errado fazer isso e fico com o coração partido por ter que colocalo de castigo. me ajudem por favor

  94. fernanda disse:

    tenho filhor muito muito a gitado ela para de fala ate pra comer nao para ela tem 5 anos nao sei o que fazer tou quazer levando no psicologo ele e muito respondao nao o bedece quero juda

  95. VIVIANE ARAUJO disse:

    :cry: ESOU MUITO PREOCUPADA. TENTO SEMPRE SER MELHOR MÃE. TENHO UM FILHO DE 7 ANOS QUE SE SENTE MENOS AMADO APÓS O NASCIMENTO DO IRMÃO…SEMPRE MUITO AGITADO, CARENTE, MAL NOS ESTUDOS, E MUITO TEIMOSO…MAIS SUPER AMOROSO…SEMPRE QUERENDO ATENÇÃO. ACABO SEMPRE DANDO O QUE QUER PELA FALTA QUE SENTE DE MIM, PELA ATENÇÃO QUE TENHO QUE DAR AO MAIS NOVO, POR CULPA….E ELE TEM SE TORNADO TEIMOSO , BIRRENTO QUANDO NÃO TEM O QUE QUER. TENHO MEDO DE FICAR REVOLTADO, DE SE AFASTAR DE MIM. QUANTO O MAIS NOVO PRECISEI DEIXÁ-LO NA CRECHE E ACONTECE A MESMA COISA…TEM 1 ANO E SETE MESES…E ESTÁ AGRESSIVO, AGITADO, DORME TARDE….ACORDA A NOITE …SENTE FALTA DE MIM….SOFRE COM AS MUDANÇAS…NÃO SEI O QUE FAZER …COMO AGIR. PRECISO TRABALHAR….COMO EDUCA-LOS E FAZER COM QUE SE SINTAM AMADOS AO MESMO TEMPO.

  96. analú disse:

    Olá querida cintia,

    Sou mãe de primeira viagem, mas sou filha temporona. Minha mãe nunca sentou para fazer uma lição comigo. te pergunto, vc já sentou para estudar com ele? Eu sentia muito isso. Beijos.. espero ter ajudado.. t+ :-)

  97. gislene matheus disse:

    Tenho um filho que vai copletar 4 anos.sou mae souteira,crio ele na casa de meus tios,nao tenho muito tempo pra ele durante o dia,pois trabalho muito,e tempo que tenho pra ele anoite,ja estou esgotada,mas ainda assim dou banho brinco um pouco e o faço o durmi.ando agindo errado com ele,pois nao sei mais o que fazer,ele e uma criança tranquila quando esta comigo,mas nao me deixa falar no telefone e nem com qualquer pessoa,na parte da manha ele ve tv seus desenhos preferido e brinca com seus brinquedos,tem uma memoria de elefante,lembra de tudo,das ruas onde vai,dos lugares onde vai,e o que fez a dois anos atras ate mais,fico boba,nao sei o que fazer,eu grito muito com ele,porque ele me deixa nervosa muitas vezes,e tambem muitas vezes do uns tapas quando passa dos limites,mas fico triste pois o amo muito e so quero o melhor.me ajudem pois preciso ajudar meu filho..estou passando por uma fase da minha vida muito difil,e acabo o sobrecaregano o de mais com isso..

  98. Aluska disse:

    :eek: a minha filha tem 6 anos e é muito agitada,gaiata,sem controle,já conversei briguei n teve jeito.as vzs acho q é pq casei de novo tenho uma bbzinha,e ela ,deve ter ciumes n sei, alguém me ajuda aí se tiver uma dica, n sei mais o q fazer…
    valeu…

  99. taissa jucá disse:

    oi tenho dois filhos,um de 5 anos e um de 3anos,o de 5 anos é bem tranquilo mas qnd o irmão começa a fazer as coisas erradas ele começa a aprontar tambem,não sei o que fazer senti uma agitação muito GRESSIVA no meu filho de 3 anos quando ele entrou de ferias da escola ,ele fala q se eu não der ele vai tirar meu sangue e me matar,poxa ele só tem 3 anos como ele aprendeu isso? o pai q trabalha embarcado e eu estudo o dia todo por enquanto, meu marido é bem calmo e brinca muito com os meninos eu sou um pouco mais agitada mas com as tarefas da casa q teno que dar conta mas sempre q posso brinco com eles.mas esse pequeno ta acabando comigo ele não toma nenhum medicamento. eu queria manter uma rotina nas ferias com eles mas fico com pena deles pois em periodo escolar eles já tem uma regra bem puxada, o que devo fazer?qualquer dica é bem vinda.aguardo respostas.

  100. sonia disse:

    Boa Noite Dr.

    Tenho um Filho de 5 anos, na escola nunca para quieto, mas msm assim consegue ouvir o que a professora diz…

    Não consegue e tar quieto.. ta a fazer um trabalho, pouco a pouco levanta-se…. o que faço para poder ajuda-lo a estar quieto na escola

    Aguardo a sua ajuda

    Obrigado

  101. iris disse:

    queria saber de um jeito de acalmar minha filha ela só tem 1 ano e 5 meses e já faz muita pirraça chora a toa por motivos banais fica nervosa grita rola no chão não sei mas o que fazer me ajude por favor.

  102. cleonice leal disse:

    olá me chamo cleonice .tenho um filho de 3anos ,ele sta muito rebelde nervoso de mais com tudo;sta tambem muito agressivo com nós : pais dele. se estressa chora com tudo as veses nos enfrenta com agressividade e quer até nos bater . o que faço ? isso é serio? cas de psiquiatra? obrigada

  103. cristina disse:

    oi doutor,ñ sei c minha filha tem hiperatividade ou ,só é agitada,como saber?

  104. regiane disse:

    nossa estava a procura de um site ,dese , minha filha tem 04 anos só deus sabe o que eu passo com ela nao dei se é hinperativismo , mais só sei que eu nao aguento mais . ela chegar a passar mal , de tanto que cho qd quer as coisas .ja apelei pra igreja , medicos neuro -uma coisa eu sei ela chegar a ter parada cardiacas
    me ajudem por favor

  105. erika disse:

    tenho uma filha de 3 anos e 2 meses e nao sei o q faço ela é muito agitada e faz birra todo o tempo e ja estou sem paciência,choro muito o q eu faço,me ajude!?

  106. tereza cristina disse:

    :-| Ola Doutor,sou avo de um bebe de dois anos logo completara 3 aninhos,ele entra as 6 horas da manha na creche e quando volta as 6 datarde nao dorme,as vezes fica acordado ate 2 da mnha,ele corre,pula bate na gente,agora aprendeu a morder,lamber,cuspir,derrepente ele da uns tapas.Tudo isso depois que ele comecou a frenquentar a creche,ele tambem se joga no chao fazendo corpo mole echora sem parar quando agente nao dar o que ele quer,ficamos sem saber o que fazer tem uma irmazinha de 8 meses nao sei se com a chegada dela piorou,fico nervosa as vezes me tira do serio este comportamento dele o que devemos fazer,mas acho que por ele na creche foi pior atitude que fizemos ele ve outras criancas…e nao sei o que pensar

  107. Wyrandê Maria S. G. disse:

    Oi,bom :-) dia a todos

    Bom dia dr!

    A minha filha é agitada em determinados momentos,porém não é sempre.Dorme bem,ou seja,dorme a noite toda e ainda gosta muito de dormir a tarde.Ela é muito inteligente,pega com facilidade.Tem uma exelente memória,porém o seu problema é ter muita preguiça nos estudos,as vezes se desliga e fica como se tivesse pensado em outra coisa,é desorganizada não tem nenhum cuidado com suas coisas,principalmete o material escolar.Ela é muito carinhosa com crianças pequenas e bbs?Ela adora Banda Restart.Gosta muito de dançar.As vezes eu fico muito surpresa pois ela lembra de coisa q se passara ela tinha três aninhos,e ainda comenta nos mínimos detalhes,coisas que eu mesma não consigo lembrar com tanta exatidão.

    Porém,eu gostaria de saber se existe alguma hipótese de a minha filha ser hiperativa?Já q em casa ela é super agitada,no entanto no colégio e alguns outros ela é muito tímida…Muito tímida mesmo.

  108. Sara disse:

    Eu tenho um filho q e uma bencao.Ele foi diagnosticado com hiperativismp .Eu desconfiei quando ele tinha 2 Anos,mas Fui ter certeza quando completou 7.Eu sempre ouvi frases do tipo”Esse menino tem Mae?Isso me deixava triste pq eu AMO meu filho e apesar de n go star de bater,eu sempre procurei corrigir.Levei o ao medico e ele foi receitado Ritalin.Para mim foi Como um milagre.Graces a Deus hj ele esta bem.Nao dou o remedio todos os Dias…somente Durante o horario escolar.Eu procure muita informacao e isso me ajudou muito.Eu procuro ouvir maid meu filho,elogialo sempre e entender q ele o comportamento ele e assim,N porque Ele quer.Eu aprendi Como lidar.Ter maid paciencia e acima de tudo faze lo se sentir bem consign mesmo.Ele e uma crianca feliz ,amada e mto amoroso.

  109. Adriana Nunes M disse:

    Gostei muito, de ler..estava precisando disso, pois ja não sabia mais como me portar diante de situações com minha filha.Obrigada por postar, pois isso é muito valido para os pais. :-)

  110. juliana maciel disse:

    :cry: estou muita precupada com meu filho de 5 anos o que fazer com ele. mim ajude ele esta sem para por qualquer motivo

  111. ilma disse:

    estou apavorada,tenho um filho de 1 ano e 11meses ele é muito bruto ele sisca no chão na frente das pessoas ,ele me tira do serio ,fico muito nervosa ,não sei o que fazer me ajude

  112. Ana Paula disse:

    tenho uma filha de 3 aninhos ela é muito agitada mandaram até leva-lá no psicólogo a pediatra falou que não era preciso.Lendo o texto a cima achei muitas coisas em comum em minha filha e em mim também, eu e meu esposo não damos a atenção merecida para ela e ontem até dor na perna ela falou que estava sentindo e não conseguia andar para um de nós colocar ela no colo.Ela é muito inteligente e esperta mas não obedece quer fazer as coisas do jeito dela e me responde também quando eu brigo com ela nós conversamos colocamos de castigo mais não tem jeito.Vou tentar essa auternativa.

  113. Joelma Ayres disse:

    Olá pessoal! Eu entrei neste blog pq estava pesquisando comportamentos inadequados e desobediencias de crianças no ambiente familiar e fiquei espantada após ler alguns depoimentos e pedidos de ajuda de algumas mães. E diante disso, acho meus problemas são minimos comparando aos dessas mães. No entanto, acho que, nós, mães, temos tanta atribuições diárias com outros afazeres, que nos esgotamos na hora educarmos corretamente nossos filhos, Educação de qualidade se inicia é em casa… com a compreensão, amor e dedicação com mais tolerância, paciência e ajuda extena. Pessoal… A principal ajuda é a aproximação de Deus em nossa vida e na vida de nossos filhos. Não adinta apenas cobrar… cobrar e não ajudá-los, pois eles precisam de nós a todo momento…

  114. lucimar disse:

    caldo knnor, sazon, aginomoto, essas coisas que vc mencionou nenhuma delas faz bem nem mesmo para nos que somos adultos todos nao fazem bem especialmente o ajinomoto meu Deus tira isso dela ok.

  115. veronica ferreira disse:

    :cry: :cry: :cry:
    Preciso de ajuda urgente! Estou enlouquecendo.Tenho um filho tem 7 que é muito desobediente, quer sempre ser engraçadinho, faz que não ouve, imponho limites – regras – castigos… Mas nada resolve! Está na psicóloga que diz ser um menino saudavel e que preciso ver o que ele quer comunicar… Fui a neurologista que receitou Rivotril meia gota por peso (não faz nenhum efeito sobre ele). Sou uma mãe divorciada, dou muito amor, atenção, acompanho tudo na escola, igreja, familia. Mas ninguém suporta ele. Ninguem mesmo: na escola (professora e colegas), na igreja (todos) na família (tios, primos, avós, irmã). Ele corre/ não anda para ser engraçadp , pula, chuta, bagunça, machuca as pessoas, responde, grita….
    Não é por falta de castigo, já bati, imponho limites, olho no olho mas nada adianta…. Me ajude

  116. Andrea disse:

    :cry: :sad: :cry: Nosa muita gente passando pela mesma situação que eu ,sou Andrea e tenho uma filha de 3 anos ultimamente ela tem feito muita vergonha em qualquer lugar ela que tudo que vê e faz escandalos com gritos esfrega os pés,agora nao esta mais obedecendo,fala o que vem na mene,chora muito por tudo qdo quer algo fica fazendo birra ela nao quer mais durmir cedo quer que deixe a tv ligada com desenhos a luz acesa,ate ela durmir isso vai ate de madrugada,nao gosta de se alimentar come muito pouco ainda pede o peito ta numa fase assimchora pra tudo e acorda ana madrugada gritando sem parar nao sei o que fazer mais socorro…eu choro muito pq nao sei lidar com isso só tenho ela e estou desesperada tentando saber onde estou errando

  117. Maria Cássia Paula disse:

    BOA NOITE DR.GOSTEI MUITO DAS DICAS QUE MOSTROU NESTA PÁGINA.APROVEITANDO PRA PEDIR ORIENTAÇÃO A RESPEITO DO MEU FILHO DE 08 ANOS.É UMA CRIANÇA EXTRAORDINÁRIA,LINDA.MÁS DE UNS TEMPOS PRA CÁ,ELE TEM ME ABORRECIDO COM PROBLEMAS NA ESCOLA.ELE ACABA DE FAZER SUAS ATIVIDADES,RÁPIDO E COMEÇA A ATRAPALHAR AS CRIANÇAS.FALA MUITO ALTO E GOSTA MUITO DE CHAMAR ATENÇÃO DE TODOS QUE ESTÃO A SUA VOLTA.TEM FALADO MUITAS MENTIRAS SOBRE QUESTÕES DA ESCOLA.HOJE MESMO ELE ME ESCONDEU SUA PROVINHA POIS TINHA TIRADO A NOTA REGULAR E A PROFESSORA ME DISSE QUE ELE ESCONDEU PQ ESTAVA COM MEDO DE ME MOSTRAR.EU NÃO ENTENDI,POIS TD QUE FAÇO É POR ELE.AS VZS ESTAMOS BRINCANDO E QUANDO FALO QUE VOU FAZER ALGUMA OUTRA COISA ELE CHORA E FALA QUE NÃO BRINCOU NADA.É SEM LIMITES E COMO MÃE,EU TENHO MUIA COISA PRA FAZER ALÉM DE FICAR BRINCANDO.O PAI DELE ALÉM DE TRABALHAR ESTUDA TB E ENTÃO NÃO TEM MUITO TEMPO PRA FICAR COM ELE,MÁS EU ESTOU DIRETO COM ELE POIS ABRI MÃO DE TRABALHAR PARA ADOTÁ-LO.ME AJUDE POR FAVOR

  118. Monica Chio disse:

    Tentem, todos vcs, florais de Saint Germain. Da certo, eu recomendo.

  119. rosemary disse:

    tenho um filho de 4 anos e 10 meses;o eletro e mapeamento deram normais.mas neuro passou cloridrato de imipramina (manipulado) 5ml cafe manhã e 5após jantar.estou insegura porque li os efeitos colaterais.já busquei após essa prescrição homeopatia e mandei manipular as bolinhas.É muito levado.depois que o coloquei no taeokondo deu uma acalmada.A escola me deixa tensa de tanta noticia.

  120. keti marcele Jardim disse:

    Tenho um filho de 3 anos, sempre foi super agitado, já levei ao neuro, mas este falou que aguardasse até a faze escolar. no ano que vem vou colocá-lo na escola,mas estou com muito medo pois o comportamento dele piora a cada dia. Não adianta conversas ou castigos, ele simplesmente parece ignorar tudo que falo e quando chamo sua atenção, não para nem para olhar nos meus olhos, estou perdida sem saber o que fazer. ele nãopara nem para assistir televisão, necessita estar sempre em movimento, é ancioso , repete as coisas mil vezes, e odeia ouvir a palavra não. me oriente por favor!!!

  121. TINA disse:

    olá preciso de ajuda tenho 30 anos e minha filha tem 11anos…ela é meiga ,carinhosa mas não leva os estudos a serio, se tira nota baixa eu brigo , deixo de castigo mas ela parece não se importar com castigo nenhum;eu é que tenho ki falar pra fazer o dever de casase não ela falça que esqueceu , dia de prova eu que tenho procurar saber se nao ela nao estuda, não sei mais o que fazer me ajudem por favor…….. :-| :-| :-| :-|

  122. estefani disse:

    :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad:
    oi, doutor eu adorei essas explicações, me ajudaram muito,mais eu tenho outro proplema em casa, minha filha é muito agitada ela é igual ao pai,mais ele não tem paciencia nenhuma, acho que justamente po ele ser da mesma forma que ela, mais ele acaba querendo discutir com ela no mesmo nivél que ela, ele não sabe conversar com ela com a diferenças de idades deles ele age como se ele tambem tivesse 3 anihos de idade o que eu posso fazer para melhorar a harmonia entre eles aqui em casa? por favor se poder me ajudar estou precisando muito de ajuda, pois isso me machuca muito, eu sou muito fechada, então acabo ficando deprimida com essa cituação aqui em casa… POR FAVOR ME AJUDE

  123. gabriel de paula disse:

    Olá Doutor…. tudo bem…. preciso de ajuda e não sei mais o fazer..

    tenho um filho de 6 anos e ele é agitado…teimoso, se não é do jeito dele ele fica emburrado, rola no chão, grita demais, na escola, na primeira série deu um tapa na cara da professora hoje, no primeiro dia jogou uma cadeira perto da professora,,,,, mas ele é muito inteligente sem falar que aprendeu a ler desde os 3 anos de idade sozinho pode?srsrsr…. é manhoso, repete várias vezes as mesmas coisas quando fala,, mi ajuda Doutor socorro,

  124. Maria Flores disse:

    Boa tarde,
    Gostei muito das dicas de como lidar com uma criança agitada (hiperativa) vou colocá-las em prática…pois meu filho tem 8 anos e não vai bem na escola, é muito disperso, com a parceria: escola – família, espero melhorar o jeito dele ser e agir.

  125. mauro a. disse:

    Dr. Cesar

    Se fosse de curitiba ir procurar um meio de consultar meu filho contigo.
    Meu filho de quatro anos, é um menino muito agitado, até quando vou fazer ele dormir à noite, ele fica balançando uma das pernas, pés, mão, até adormecer. quando vou a um lugar público, igreja, uma fila de banco, ficar pulando, mexendo com as pessoas, deitando no chão, se pego ele e fico no colo, fica que nem um parafuso no meu colo. é desobediente, grita, agressivo.
    Conversei com as professoras da creche dele, e eles disseram que ele não hiperativo, somente tem ansiedade, um certo impulso de estar com a fala antes do pensar.
    meu flho não tem problemas, problemas tem outras familias com filhos com doenças críticas, que passam noites em hospitais lutando pela vida do filho, porém, tenho receio de que essa ansiedade, agitação do meu filho venha a prejudicar ele no futuro, em suas amizades, em seu trabalho, e como pai gostaria de fazer algo por ele, se isso, essa agitação, for realmente alguma dificuldade que ele tem ou anormal.
    Na realidade, preciso mais de conselho do que remédio. Ou seja, achar um meio de aliviar essa agitação dele de uma forma natural, na relação de pais para filhos.

  126. vanda disse:

    oi tenho um bebe de 8 meses + de 2 meses para
    ca ele mudou ficou estremamente desinqueto so
    que eu nao dorme + no seu berço so no meio passa anoite se virando nao quer saber de brinquedos so chora sem parar estou sem faser o
    que faser olha que tenho + duas meninas 6 e de 11
    nao passei com elas o que passo com o pequeno
    é quando quer como ele quer com 8 meses nao sei o vai ser de mim as vezes deixo que chore pois sei que ele nao estar com nem uma dor nao
    sei se faso certo + nao posso mededita atodas as
    manhas de ele tenho as meninas para dar atençao espero anciosa a sua resposta

  127. Raimunda Rodrigues Fonseca disse:

    Gostei muito dessa reportagem, pois esclareceu muita coisa no comportamento daminha neta de 2. e 11 meses pois a mesma eh muito agitada, estar sempre se machucando, e subindo nas coisas parece mentira mais tem uns quatro dias que ela quebrou um bebelo e cortou o dedo, a coordenaçao motora dela não eh boa, e desde novinha que ela muito impaciente ao extremo, obdecer nem pensar ficar parado em algum praticamente impossivel, vamos tentar seguir as 09 dicas, pois aqui na minha cidade e fraca de profissional enteressado esplicar para gente como tratar uma criança assim.

  128. maria aparecida rodrigues dos santos disse:

    meu filho tem 2anos e 7meses e ele e muito agitado nao dorme bem a noite.novidade:agora qdo saio com ele,ele nao fica quieto esta sempre pulando, gritando,correndo e nao combina de jeito nenhum com o meu sobrinho de 3 anos.o que devo fazer?

  129. neuza moro disse:

    minha filha tem 6 anos e ela e muita nervosa e empussiva e teimosa,converso com ela muito e reclamo mas parece que nao adianta quando sai p/trabalhar ela comeca aprontar ,briga com a menina que cuida dela quebras os objetos ,ja estou com medo de chegar em casa e encontrar a casa no chao,nao quero bater me ajuda

  130. Decimone disse:

    J´briguei na escola do meu filho porque era muita reclamaçao a respeito dele, ele ´nao para, fala o tempo todo, provoca a gente, parece que gosta de levar bronca, gosta de chamar atençao de se aparecer….nao obedece, responde, nao sei mais o que conversar com ele, as vezes falo coisas que ferem ele tipo que vou leva-lo pra um orfanato, que nao gosto dele…ai e complicado, se alguem puder me ajudar eu agradeço….

  131. Viviane Soares disse:

    Olá, bom dia!
    Li esse artigo e gostei muito, tenho um filho de 3 anos e ele é muito agitado. Parece que não sabe lidar com outras crianças, na escolinha a a professora reclama muito da agitação dele. Joga os objetos nos coleguinhas. Ou então se está na casa dos outros quer chamar a atenção, tira td do lugar. Como agir??? Converso, ponho de castigo, mas tá dificil, a mãe fica com vergonha e parece que quando está fora de casa não me obedece.

  132. leticia disse:

    tenho um sobrinho de 2 anos e 8meses,é mt inteligente,mais só q uns mese p/cá ele começou a mudar o comportamento dele,xinga a mãe dele,bate no avô dele,ele chora a toa,o pior é qundo levam ele p/sair no começo é tranquilo + depois é como se desse algum estalo nele q ele muda completamente,se joga no chão,começa a espernear e a se debater quando tentamos segurar ele,é sempre assim quando ele sai,não sei o q fazer

  133. Eldislei Duarte Fegalo disse:

    ela tem 2,7 anos, mas tambeem é muito carinhosa.

  134. Eldislei Duarte Fegalo disse:

    minha filha é muito agitada grita muito bate os pés quer nos bater e atira as coisas longe.minha esposa esta muito cansada com esta rebeldia dela ela da muuito carinho pois passa o dia cuidando dela o que podemos fazer?

  135. thais disse:

    ola sou educadora fisica mais voltada para parte de recreaçao infantil trabalho com muita criança e tenho um aluno de 5 anos que e super hiperativo so obedesse uma unica professora . e eu nao sei como lidar com essa criança . o que devo fazer .
    me ajudem por favor
    obrigada

  136. whatna disse:

    ola,meu filho tem 2,8mes e muito agitado jogar as coisa na gente xinga, bate, gritar quer tudo do jeito dele e muito nervoso aguniado ñ me obedeçe em nada eu trabalhor o dia todo mais estou querendo sai do serviço por causa dele estou sem saber o que fazer por favor me ajude…

  137. eu crio uma menina de 3 anos e ela e pra la de le vada mas o pior e q ela implicante gosta de bater nao obedece por decreto nenhum nao consegue brincar nao assiste nao para um minuto o que faço

  138. luana disse:

    Tenho uma filha de 3 anos e 10 meses. Ela é muito nervosa, agitada, desobediente, ate mesmo na escola, e chora muito. As vezes fica tão nervosa que chora desesperadamente e chega a se bater. O que devo fazer? Qual profissional devo procurar? Será que pode ser manha de criança?

  139. Cida disse:

    Tenho um lindo filho de 2 anos e 7 meses. Ele é muito carinhoso e meigo mas de uns meses pra cá mudou radicalmente. Ficou agitado, ansioso, não gosta de ser contrariado, não gosta de ouvir não nem respeitar limites. Só quer ficar comigo o tempo todo. Está muito birrento e nao era assim. A pediatra diz que é nomal e passa aos 3 anos. Estou muito esgotada e está difícil lidar com ele. Era tao calmo. Quem puder me dar alguma dica mais agradeço.

  140. lucilene g do amaral disse:

    tenho um filho d 1 ano e 2 meses desde bebe é agitado não dormia nem d dia nem d noit a medica passou calmant natural p ele e nem assim dormiu nao podia senta com ele e até agora ´e assim ele não para o dia inteiro nao tem paciencia em brinca com nada nao assiste televisao nao obdece nao sei ok fazer agora começei a trabalha parece q ele piorou mas adorei essas dicas do doutor vou tenta segui para v s melhora obrigado

  141. Amanda disse:

    Oi,Tenho um bebê de 7 meses,ele está apresentando mudanças de comportamento muito rigorosas, e estou ficando insegura e assustada.Ele parece não está conseguindo ter um sono tranquilo, fica dando cabeçadas de um lado p/ outro ,quando parece que dormiu, se levanta muito rapidamente e senta com os olhos bem abertos. acorda nas madrugadas.seus movimentos tem se tornado muito muito rápidos e agitados ,as vezes faz movimentos repetitivos como bater com a boquinha em meu ombro,parece irritado…
    Foi mudando aprtir dos 2 meses.Somos calmos.Devo me preocupar?

  142. CINTIA disse:

    MEU FILHO TEM 6 ANOS; E MUUUUUUITO AGITADO JA LEVEI AO NEURO ELE FEZ EXAMES E ELA DISSE QUE TA TD NORMAL C ELE; MAS SINCERAMENTE Ñ E O QUE PARESSE, ESTA FAZENDO SESSOES DE PSICOLOGIA E Ñ VEJO RESULTADOS, PRINCIPALMENTE NA ESCOLA QNDO ELE CHEGA DO COLEGIO O CADERNO ESTA C A FOLHA EM BRANCO PERGUNTO PQ ELE ME DIZ QUE Ñ GOSTA DE ESTUDAR E Ñ GOSTA DA PROFESSORA, COLOQUEI ELE EM UMA EXPLICADORA TAVA INDO BEM MAS AGORA TAMBEM Ñ QUER MAS FAZER OS TRABALHOS; ESTOU FICANDO LOUCA, TRISTE SEM MOTIVAÇAO, SINTO QUE TENHO QUE FAZER ALGO, MAS Ñ SEI O QUE E NEN P ONDE COMEÇAR. GOSTEI DE ESTAR AKI E APRENDER UM POUCO C VCS, ESPERO QUE CONSIGUA FAZER ALGO. OBRIGADA….

  143. wilma silva disse:

    meu filho tem8 anos e não paraaaaaaaaaaaaa
    aff numaguemto mas elee totalmente hiperativo

  144. Boa noite! entrei para achar uma solução para me ajudar, e adorei essa pagina.
    Dr. adorei essa 9 dicas vou colocar em pratica…
    Tenho um filho de 6anos ele sempre foi eletrico desde nenén . Adorava gritar muito as pessoa como a avó,tia, tio achava lindo eu sempre pedindo para ele parar de gritar .Só parou quando eu mudei da casa da minha sogra, e fui para minha casa, tive mais controle dele, só que ele não para um minuto moro em um apartamento fala muito alto da risada muito alto,tó aqui escrevendo ja falei mais de mil vezes para parar de jogar as coisa para cima e continua fazendo artes com minha filha me ajude como lidar com isso.
    Só casada,e só eu para chamar atençao e educar mas não estou aguentando mais.Acho não tenho certeza que meu filho é hiperativo. Tem hora que ele fala que vai morar com a avó porque a avó faz tudo o que ele quer…Sabe faço carinho nele demostro amor,carinho,proteção e muito mais só quando faço muito carinho ele fica parecendo bobo .ex:fui essa semana no mercado com ele no maior carinho,afeto só que no mercado ele fala alto, corria, fazia uma vozinha de bebê… ta vendo acho que está chamando atenção, como lidar com isso.
    Agora minha filha só quer dormir comigo segurando meu cabelo .Ela tambem esta teimosa,me responde falo com ela, me fala que não sou amiga dela fala que vai embora e outras coisas. Ela me enfreta quer fazer o que ela que.Só quando eles sai com outras pessoas se comporta respeita não fica chamando atenção dela.Agora vou falar de mim um pouco pra você.Sou uma pessoa que gosto das coisa certa não gosto que ninguem fale de mim.Por que meu pai era assim a gente tinha que ser o exemplo para as outras pessoa, ele é muito certo e muito correto. Paço para meus filhos o que aprendi com ele mas,tenho que parar de agir com eles como ele agia comigo, porque cinto que está fazendo mal pra os dois lado.Falo bastante, não deixo eles fazer arte sempre fico em cima deles pra eles não fazer arte.Não consigo relaxar com eles me ajude………

  145. leila disse:

    Minha filha tem 2 anos e 2 meses , levei ela no neurologista , sou uma mãe de 22 anos s/ ninguém para me auxiliar, pedi minha mãe aos 10 anos mas sempre vir minha mãe bate muito no meus irmão, não tive as melhores das criações levo as coisas muito para emocional ,como eu sempre tive que fazer tudo deixava ela assistindo dês de 3 meses de vida desenhos,hoje ela é muito agitada agressiva, bate rasga quebra, só por prazer mesmo sabendo que errado ficar acorda até as 2h ou ate´3 me falta a paciência ai vou para os tapas as vezes mas ela rir de minha cara e sai correndo, trocar de roupa toda hora , e se não colocar faz escândalos, como já está tarde acabo fazendo todas suas vontade pois não morramos sozinhos, ela era muito calma antes mas depois que passou a conviver com( prima que minha irmã adotou filha de uma depende química e muito agressiva bate o tempo todo Maria clara se tornou pior que ela, já levei no ortorino , para saber se é algo mas grave mas não deu nada o neurologista depois de exames passou Calma um remédio natural 3x ao dia 2,5 ml mas não está resolvendo não passou 3 frasco depois ele pediu um acompanhamento com neuro-Pediatra( deu que ela himperativa , me ajude não sei mas o que fazer.[b]:sad:leu

  146. VIVIANE SILVA disse:

    AS CRIANÇAS ESTÃAO DOMINANDO OS ADULTOS ELE PRECISAM DE REGRAS CLARAS E MUITA FIRMEZA DOS PAIS!

  147. Giselle disse:

    Cheguei a pouco neste site e já li alguns artigos, que cocordo plenamente!

    Muito bom mesmo! tem alguma relação com alguma religião?

    Um abraço fiquem na paz

  148. Eny Rincom disse:

    Me esquci de um detalhe minha filha alem de hiperativa,epileptica ela tambem e D M não aceita comando e fala em me matar o dia todo,me ajude!

  149. Eny Rincom disse:

    Ola!!porfavor me ajude!!minha filha e hiperativa,ja tomou ritalia,risperidon,e nada ajudou a melhorar,alem disso ela e epleptica e inrritadisssima,minha vida e uma loucura ela não para um minuto se quer,ela tem 14 anos.

  150. solange sousa disse:

    minha filha e hiperativa toma ritalina,ela e muito nervosa brica na escola e só reclamação , tem dificudade de aprender,agora a escola quer coloca-la em um corriculo adapitado ai ela n repete de ano n sei o q fasso, se isso no futuro vai ser bão ou ruim p ela ,agora ela esta tomando depacote ,mais eu acho q ela n e bipolar, ela e nervosa,tem q ser tudo como ela quer tem dificuldade de se espressar ela e muito carente de carinho mais e dificio dar carinho p ela ,porque ela n que,mais no fundo sinto q ela que mais n conseque,tudo ela chora mais não fica deprimida ,me ajuda DR .sei q n entendo nada mais penso se ela fizese tratamento para hiperatividade e nervoso n seria melhor o q o senhor acha me ajuda tem outro remedio porque este n esta melhorando muito, a ela faz terapia tambem responde por favor :-)

  151. estou escrevendo porque estou enterecada de saite que fala de criancas hiperativas eu gostaria que uma pscicologa me ajudasem estou passando por muitas coisas na escola do meu filho os professores aqui na alemanha nao sabem lidar com criancas hiperativa que eu acho que e o caso do meu filho falao pra ele que ele e retardado esse muito ruin pr favor lem isso voceis brasileiros no brasil e me ajudao nao aguento mais e muito triste tudo isso por favor uma pscicologa nesse broge pode me entender no aguardo urjente.

  152. andreia ribeiro dias disse:

    Boa Tarde , eu não aguento mais doutor tenho um filho de 11 anos k é hiperativo ,ele faz tratamento com uma nerologista toma remedio ritalinae e cloridrato de sertralina ,masi doutor e não sei mais o k fazer ele é muito nervoso, agitado ,ele responde muito ,tudo o k a gente fala ele retruca com a gente , sabe eu tento me controlar mais as vezes não dá eu perco a paciencia com ele , eu ja sai do meu serviço para ficar com ele, pois todo dia era uma reclamação da a vó dele ,então eu desitir sai do serviço, para poder me deticar mais a ele .mais eu não sei mais o k fazer ja coloquei ele na natação ele desitiu so brincava ai a professora deixava ele mais de castigo do fazia aula , no futebol foi a mesma coisa ,sabe e meu marido ele jogo tudo sobre mim, nos estamos pensando em ter outro filho mais eu confesso estou com medo de não aguentar a barra, a e ele menter demais ele inventa , a medica disse k é por k ele não sabe se expreessar direito então ele fala uma coisa e nós entedemos outra me ajude por favor socorroooooooooooo

  153. rosilane silva lino disse:

    A minha filha ela passa o dia brincando e não quer dormi de um ano e dez meses fica ate 11:30 da noite acordada isso mim deixa muito nervosa.Nâo sei o que fazer.

  154. rosilane silva lino disse:

    A minha filha é muito agitada ela tem um ano e dez meses ela não fica quieta nem um istante.vou começa a praticar as dicas.As vezes não tenho paciência com ela aparti de agora vou melhorar. :-)

  155. keila nagaoka disse:

    como lidar com isso me responda por favor ele ja teve hipertiroidismo………:sad:

  156. rosa disse:

    ola meu nome rosana tenho um menino de 11 anos ele estas numa escola que nao pra ele so reclamasao cada dia nao aguento mai ele e muito agitado so anda com criancas que os pais nem ligao ,estou passando muitas dificuldades com ele na alemanha sao tantas reclamasoes que ja nao aguento mais ele so apronta cada dia o telefone toca em casa tudo que ele aprendeu aqui so foi coisas que nao presta mas eu como mae nao posso fazer nada tudo que fasso os professores fala que esta erradoa ,pode ser que e puberdade dele ele nao estas consegudo lidar por favor me ajude estou no aguardo doutor tira minhas duvidas.

  157. Flávio Santos disse:

    ;-)Parabéns Doutor!
    Esclareceu muitas de minhas dúvidas!
    A princípio, o fato da boa alimentação com alimentos naturais é super bom, mas dificil colocar em prática na minha casa, pois minha filha, Eu e minha esposa, quase não gostamos de comer, em geral, legumes e verduras. O que deveria acontecer. E tenho uma filha de 3, 8 anos e ela é muito agitada, Fala o dia inteiro, está muito desobediente, enfim, não dá sossego, mas entendo que o comportamento dela está diretamente ligado à nós, Pais dela. Depois que a minha filha Caçula nasceu, ficou ainda pior, mas vou tentar mudar de atitude…
    Obrigado pelas dicas!!;-)

  158. luciane teixeira disse:

    Tenho um filho de 08 anos e estou totalmente perdida, ele é super agitado, nervoso, ansioso, e me deixa muito nervosa!
    Nao sei como comecar !!!!!
    Preciso de ajuda !!!!!!!
    Obrigada!!!!!

  159. vyckytoryah duarth disse:

    ooooooooooooobrigada!!!!!!!!!

  160. vyckytoryah duarth disse:

    :-);-)gostei muito deste tema me ajudou muito eu tenho um filho de 3 anos e 1 mes e ele ñ para o dia inteiro e eu fazia tudoao contrario gritava e tudo mais agora com esta materia parei estou ate mais calma e ele tambem !!!! eu estva super preucupada :-)
    e agora esta materia me ajudou muito obrigada!!

  161. RENATA MEDEIROS disse:

    Omeu filho tem 5 anos é super agitado e todos esses comentarios tem haver com ele , vou tentar coloacar em pratica.Eu e meu marido não tiramos um tempo para ele e ele cobra muito isso de nós.

  162. herica medeiros disse:

    Tenho uma filha de 03 anos e 03 meses muito agitada, nervosa, desobediente. Essa reportagem explica exatamente o que ocorre na minha casa. Meu marido é uma pessoa agitada, sem paciência. Então já está no “sangue” a agitação. Ele se irrita com choro e grito de criança. Comecei a perceber que quando minha filha ingeri alimentos industrializados, principalmente comida que leva realçadores de sabor do tipo caldo knnor, sazon, aginomoto, fica mais “agoniada”, agitada, chorona. Estou a cada dia mais certa de que a alimentação está intimamente ligada ao comportamento da criança. Busco manter uma alimentação com temperos naturais o que tem ajudado muito na tranquilidade da minha filha. E consequetemente meu marido fica menos estressado.

  163. magali oliveira disse:

    ;-)
    gostei muito desse tema, tenho um filho adotado, e ele dormia no nosso quarto, qd mudamos ele pro quarto dele, sentir que ele ficou mais agitado e desobediente.estava agindo errado com ele, mas apartir de agora vou mudar meu modo de agir com ele

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | ANUNCIE NO PORTAL NATURAL | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2013 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.