58

Erva de São João e Antidepressivos Sintéticos: Qual o melhor para tratar depressão?

ErvaDeSaoJoao

Produtos naturais saudáveis são os que agem em harmonia com a fisiologia de nosso organismo para ajudar no equilíbrio do mesmo. O que dizer, então, da Erva de São João para a depressão? Cuidado porque há no Brasil ervas de São João que não são o hipérico. A Erva de São João usada para tratar depressão como alternativa dos antidepressivos sintéticos é o Hypericum perforatum.

Linda Van Horn, Ph.D, RD, editora chefe da American Dietetic Association escreveu no Journal of the American Dietetic Association, Set/2005, p.1695 que a dieta baseada em plantas ou vegetariana total, de acordo com “dados dos estudos epidemiológicos e experimentais continuam a documentar os benefícios associados [desta dieta] com relação ao risco de doenças crônicas.” Seu editorial foi entitulado “Growing Data on Plant-Based Diets” (“Dados Crescentes sobre as Dietas Baseadas em Plantas”). Isto é “natural”, dieta natural a qual produz maravilhosos resultados para a saúde.

Em Março de 2001 o Dept. de Saúde e Serviços Humanos dos EUA publicou um documento de 11 páginas em www.ahrq.gov (Agency for Healthcare Research and Quality) mostrando que acima de 770.000 pessoas são lesionadas ou morrem cada ano em hospitais por efeitos adversos por uso de remédios, os quais podem custar 5.6 milhões de dólares cada ano por hospital dependendo do tamanho do hospital. Diz mais: “Esta estimativa não inclui os efeitos adversos que causam admissões, má-prática e custos litigiosos, ou os custos de pacientes em benefício-doença.”

Em 1 April 2005, vol.71, Núm. 7, p.1375, 1376, o Journal of the American Family Physician publicou o artigo “Erva de São João para Depressão” em cujo comentário clínico estava: “Os [antidepressivos] ISRS (Inibidores Seletivos de Recaptação da Serotonina) são os antidepressivos mais amplamente usados nos Estados Unidos. Barreiras para seu uso incluem custo, efeitos colaterais e a relutância de alguns pacientes para usar ‘drogas’ para tratar depressão. A evidência claramente mostra que a Erva de São João é uma opção eficaz e bem tolerada para o alívio de curto prazo de depressão leve a moderada.

Em 1 Julho 2005 também o Journal of the American Family Physician, vol.72, Number 1, p.150, publicou uma nota: “A Erva de São João versus a Paroxetina em Depressão Moderada à Severa” declarando que “Em pacientes que possuem depressão de moderada à severa, a Erva de São João é pelo menos tão eficaz quanto a paroxetina após seis semanas de tratamento. Ela é também melhor tolerada do que a paroxetina.”

Em 16 Julho 2005 o British Medical Journal publicou um incrível artigo chamado “Eficácia de antidepressivos em adultos”, p.155-157, onde escreveram: “Recente meta-análise [estudos de estudos] mostra que os inibidores seletivos de recaptação de serotonina [ISRS] não têm nenhuma significativa vantagem clínica sobre o placebo [remédio “água com açúcar”]. Clamores de que antidepressivos são mais eficazes em condições mais severas possuem pouca evidência para apoiá-los. Artefatos metodológicos podem contar para o grau pequeno de superioridade mostrado sobre o placebo. Antidepressivos não têm mostrado convincentemente afetar os resultados de longo prazo da taxa de depressão ou de suicídio. Dúvidas sobre seus benefícios e preocupações sobre seus riscos, [indicam que] as atuais recomendações para prescrever antidepressivos deveriam ser reconsideradas.”

O Journal of the American Family Association publicou o artigo “Desordens Depressivas”, 1 June 2006, Vol. 73, Number 11, p.1999-2004. Sobre a Erva de São João escreveram: “Uma revisão sistemática mostrou que a Erva de São João (Hypericum perforatum) melhorou os sintomas depressivos acima de quatro para 12 semanas comparada com placebo. A revisão não mostrou significante diferença entre a Erva de São João e os antidepressivos tricíclicos [amitriptlina, imipramina, etc.]e os ISRS.”

Finalmente, no bom livro publicado em 2002, “Medicamentos Naturais para Desordens Psiquiátricas”), sendo editores David Mischoulon, M.D., Ph.D. e Jerrold F.. Rosenbaum, M.D., ambos professores de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Harvard, o cap.1 é dedicado ao estudo/explicação da Erva de São João. Parte do sumário diz: “Os extratos da flor da Erva de São João, hypericum and hyperforin, tem sido mostrado serem eficazes antidepressivos em estudos controlados (melhor que placebo e igual aos agentes ativos antidepressivos)…eles exibem um perfil benigno de efeito colateral.” (p.10).

Dr. Cesar Vasconcellos de Souza

Autor: Dr. Cesar Vasconcellos de Souza

Dr. Cesar Vasconcellos de Souza, médico psiquiatra e psicoterapeuta, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, membro da American Psychosomatic Society, consultor psiquiatra da revista Vida & Saúde onde mantém coluna mensal, professor de Saúde Mental, visitante, do College of Health Evangelism e "Institute of Medical Ministry" do Wildwood Lifestyle Center and Hospital, Estados Unidos, Diretor Médico do Portal Natural, autor dos livros "Casamento: o que é isso?" e "Consultório Psicológico".

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

58 Comentários. Participe você também!

  1. Luciano disse:

    Pessoal, tenho síndrome do pânico desde 2008 e fiz tratamento por muito tempo com paroxetina e as vezes rivotril (quando sofro com os ataques), com receio de ficar dependente de tempos em tempos paralisava o tratamento e quando piorava voltava a tomar os medicamentos. Li todos os comentários e resolvi mais uma vez paralisar e desta vez substituir pelo tratamento com erva de são joão com a prescrição mencionada pela Miryan Pinheiro caso eu obtenha sucesso colocarei meu depoimento. Deus abençoe a todos

  2. Joana Darc disse:

    Tomo Ervas de São João a 4 anos, sofri de pânico e deixei de dirigir depois com o tratamento com essa erva, voltei a dirigir depois de 2 meses com o uso, hj tenho 54 anos claro tem algumas crise por conta da menopausa, claro que tem período que ataca um pouco, que é no período com chuvas, depois vai melhorando, claro que oro muito também, pois creio que a depressão e pânico tem haver, junto as duas coisa Deus e a erva a gente vai levando. Espero e peço a Deus todos os dias para acabar com esses sintomas meu do meus familiares e do mundo.

  3. Lilian Borges disse:

    Ola alguem experimentou a fomula da Mirian e ela resopondeu pra alguem? Abracos

  4. Cris disse:

    Comecei a tomar iperisan 300mg ( Hypericum Perforatum) para tratar ansiedade e estou confiante nos resultados, primeiramente confiem em Deus… :lol:

  5. Augusto Temponi disse:

    Olá pessoal!!! Tomo antidepressivo ha mais de 20 anos e não tenho notado nenhuma melhora. Começei a duas semanas a tomar a Erva de São João, é a minha última esperança. Esta erva pode ser encontrada pela internet ou ser manipulada em qualquer
    farmácias.

  6. CRISTINA disse:

    VC PODERIA ME ENVIAR O NUMERO DESSA DOUTORA???AGRADEÇO

  7. Larissa disse:

    SENHORAS E SENHORES, PELO AMOR DE DEUS, PROCUREM UMA FARMÁCIA HOMEOPÁTICA E MANDEM MANIPULAR AS CAPSULAS DE CONCENTRAÇÃO MÁXIMA!! 500 mg 2x AO DIA! NÃO TEM MISTÉRIO!!!!

  8. leidi disse:

    Bom dia, queria saber o nome dessa medica, onde fica…
    Estou preisando
    Obrigada e aguardo a resposta
    Fique com Deus

  9. nelson menezes disse:

    Após sofrer por anos à fio com sintomas de depressão, resolvi procurar ajuda com médico que indica produtos naturais, além de estar com uma recuperação mais acelerada, os efeitos colaterais praticamente não existem e o que é melhor a minha auto-estima de volta, o prazer de viver novamente e paz sem tormentos nem pânico, consigo dormir bem o que é fundamental pra uma recuperação completa graças a Deus. Primeiramente buscando fé em Deus, e vontade de ficar curado, cerquei esse mal com várias alternativas associadas: acunpuntura, hiperico mais kava kava e florais! Estou super bem Graças a Deus

  10. cris disse:

    Gostaria de registrar que o Hiperico foi a melhor coisa que me aconteceu, fiz o tratamento convencional para depressão e anciedade mas nao me adaptei,muitas reaçoes adversas, com o hiperico associado a valeriana foi otimo, sem reações desagradaveis. muito bom, mas assim como o remédio convencional, leva uns 35 dias para efeito pleno. A natureza é sábia.

  11. lucia disse:

    :-) olá eu recomendo a todos a tomarem esse medicamento pq até então já tive depressão,,e sarei com esse medicamento,,hj voltou um pouco pq passei uma fase dificil da minha vida,,perdi meu pai,,,e hj fico deprimida com o meu coração acelerado,,mais já comprei e vou tomar novamente pq é bom mesmo…bjs todos….

  12. Renata disse:

    Outra coisa essa erva não e boa para mulheres que tomam anticoncepcional, pois muitos tem efeito reduzido se tomados com a erva.
    Li na bula do meu remedio e foi assim que vim parar neste site.

  13. Renata disse:

    Olá Pessoal!

    Talvez a myrian tenha só comentado a noticia e nem entre mais no site, nem sabia que tanta gente ia pedir e nao marcou para comentarios futuros.

    De qq forma, ja tive depressao também, fui ao psiquiatra mas nd adiantou pois ele me passou um remedio e me recusei a tomar (tinha medo de viciar). Aí achei melhor começar uma terapia breve e foi bem melhor.
    Força pessoal! Me sinto ótima, viajei e tudo começou a ficar mais normal na vida, temos que fortalecer nossa auto-estima e crença na vida!!

  14. Lílian disse:

    Ola, meu nome é Lílian, tbm tive a crise de depressão e é a pior coisa que aconteceu na minha vida, ainda me encontro em tratamento, mas uma coisa importante que tenho a dizer para todos que a melhor solução é o tratamento Espiritual, devemos Buscar ajuda de Deus, pois ele deve estar em 1º lugar em nossas vidas, mas não se esqueçam que tbm precisamos nos tratar com profissional adequado.Que Deus os abençoem abundantemente.

  15. Marco Antonio R. R. disse:

    :-* Porque a Myrian não respondeu aos inúmeros clamores desta página? não ofertando o nome da DRª e nem os telefone. Essas pessoas ficam desesperadas quando ouvem qualquer tipo de alternativa para esta doença que acomete milhões de pessoas. Se sério, deve ser exposto por completo e não em parabulas.

  16. silvia Renata disse:

    O chá da erva de são joão é muito bom mesmo, estou tomando para síndrome do pânico e depressão, está sendo muito bom, eu tomo o chá, pois aqui onde moro você encontra bastante na natureza!

  17. gio disse:

    Erva de São Jorge ou HIPERICUM PERFORATUM (nome científico) você encontra em farmácias ou lojas de produtos naturais tem de 100 mg e de 300mg, atenção …a de 100 mg é muuuuuuuito fraquinha, eu e meu marido tomamos a mais de um ano, qdo a gente está bem para de tomar fica um tempo sem e volta a tomar qdo piora … vale a pena porque NÃO VICIA. Caso a pessoa tome bebida alcoolica (socialmente) ao contrário de anti depressivos sintéticos não vai influenciar no tratamento, agora não é pra sair bebendo, é ocasionalmente, num aniversário uma tacinha de champanhe … tem que ter responsabilidade.

    • silvio disse:

      ola
      estou tomando este mesmo medicamento capsula de sao joao 300mg, mas so que agora no incio esta me danto uma agonia, ansiedade, e assim mesmo no comeco.
      silvio

    • silvio disse:

      gio

      estou tomando capsula de erva de sao joao 300meg 3 vezes ao dia, comecei faz 2 dias, e esta me dando uma ansiedade , uma agonia, no comeco e assim

      silvio

  18. Michelle disse:

    Onde vc encontrou a erva de são João??

  19. antonio aleixo disse:

    oi miria boa tarde por gentileza mande o endereço dessa sua medica e de onde ela e pois minha mulher sofre com depressâo. obrigado se for atendido

  20. Jo disse:

    Comecei o tratamento há uma semana, ainda não deu tempo de fazer efeito. Mas é recomendável procurar um médico de homeopatia para planejar um tratamento. O Hypericum perforatum interage com alguns medicamentos, por exemplo reduz a eficácia de remédios para AIDS, e não deve ser tomada junto com Gingko Biloba, etc… então é preciso tomar cuidado. Além disso minha médica recomendou fazer um “rodízio” com outras plantas antidepressivas, tomando cada uma por 2 a 3 meses, de forma a não perderem o efeito. Importante lembrar também que em casos de depressão grave, com risco de suicídio, é preferível procurar um psiquiatra que receite um medicamento mais forte pois o Hypericum perforatum é indicado para quadros leves e moderados.

  21. CRISTINA disse:

    OI MYRIAN..PRIMEIRO PARABENS POR TER SAIDO DESSA …TENHO COISAS PARECIDAS E NAO E NADA BOM…MAIS DE QUALQUER FORMA…DE ONDE E SUA MEDICA??

  22. Eliane disse:

    Myrian,

    Por favor, me passe o contato dessa medica… Estou passando por uma crise de panico mto dificil e nao posso mais tomar antidepressivos pois ja tomo ha 10 anos e tive suspeita de hepatite medicamentosa. Obrigada!!!

  23. REGINA CELIA ALMEIDA disse:

    Por favor gostaria de ter informações desta medica,pois estou sofrendo muito!!!!!!

  24. sergio lima disse:

    eu tomo HIPERICIN do Laboratório Herbarium e realmente ele funciona na depressão e na ansiedade…..300mg cada cápsula, 3 x ao dia….

  25. angelita disse:

    gosta ria muito de saber onde sua médica atende . sofro com ansiedade faz muitos anos .

  26. MARCIO LUIZ disse:

    [quote name="Myrian Pinheiro"]Há um ano atrás, Após uma grave crise de síndrome do pânico, descobri o que está terrível doença faz de tão arrasadora, e minha tristeza era ficar dependente de pscotrópicos para sair da crise terrível. Mas após uma consulta com uma médica naturista eu descobri a saída para tratar da minha ansiedade que estava num grau muito elevado. A fórmula precrita era fitoterápica. Hypericum perforatum 300mg + kava kava 30mg + zinco 20mg + espinheira santa 20mg 1 cáp 3x ao dia. O efeito foi fantástico e hoje já posso levar uma vida normal. Aos poucos a Drª foi diminuindo a quantidade.Hoje só uso 1 x ao dia.[/quote]
    ME AJUDE POR FAVOR !!!

  27. MARCIO LUIZ disse:

    :lol: BOA TARDE MYRIAN PINHEIRO !
    ME CHAMO MÁRCIO LUIZ , RESIDO NO RJ E POÇO POR FAVOR . TELEFONE E ENDEREÇO DETA SUA MÉDICA QUE TE PASSOU ESTA FORMULA PARA COMBATER A DEPRESSÃO.
    MINHA ESPOSA JA TENTOU SUICIDIO 3 VEZES E Ñ SEI MAIS O QUE FAZER . QUERO MINHA ESPOSA DEVOLTA PARA MIM E MEU FILHO QUE SOFRE TAMBÉM É CLARO COM O QUE ELA ESTA PASSANDO. POR FAVOR ME AJUDA. NEM LHE CONHEÇO MAS DE CORAÇÃO ME AJUDE A SALVAR MINHA ESPOSA TENHO 45 ANOS E ELA 40 E DESDE OS 36 ANOS QUE ELA SOFRE COM ESTE MAL .
    PROMETO QUE SABREI AGRADECER PROFUNDAMENTE POR TÃO IMPORTANTE INFORMAÇÃO.
    CORDIALMENTE MÁRCIO LUIZ !
    TEL: (RÁDIO NEXTEL) 21-77515634 – ID. 112*1420
    QUE DEUS TE ILUMINE E QUE APAZ ESTEJA CONTIGO .
    OBRIGADO !!!

  28. Nini disse:

    :P Pessoal, a erva de São João é vendida em qualquer farmácia tanto alopática quanto homeopata pois trata-se de remédio fitoterápico.
    O da Herbarium é exelente e confiavel a caixa com 45 comprimidos custa R$ 27,00. Tomo 3 diariamente e me sinto ótima.Boa saúde a todos vcs..

  29. Sheila disse:

    Lucia

    Hj comprei a erva de São João ( Hipérico ) da Herbarium em uma farmácia convencional. Vende sem receita mesmo e não é tão caro. Vou tentar fazer um tratamento com ele p/ ver se dá certo. Tbm já tomei Fluoxetina mas não gosto da idéia de tomar novamente. Tenho depressão e realmente é horrível. Sabemos que é nossa mente que fantasia tudo, inclusive sintomas físicos mas como é difícil lutar contra…muito difícil mesmo, só quem passa ou passou por isso sabe o que sentimos. Qd o nível de serotonina baixa a situação é crítica.
    bjs e que possamos ter sucesso em nossa tentativa.

  30. Sheila disse:

    Olá Myrian

    Vc poderia me passar o tel e o endereço dessa médica, por favor?

    sheilagranchi@gmail.com

  31. gicelia disse:

    ola vc pode me fornecer o telefone da medica q lhe tratou trato com pisiquiatra a 7 anos e ate hoje ainda tomo remedios nao aguento mais porfavor me forneç ao contato dessa medica.

  32. Lucia Machado disse:

    OI PESSOAL
    ESTOU PASSANDO POR UMA CRISE TERRÍVEL DE DEPRESSÃO, E FIQUEI SABENDO DESSA ERVA DE SÃO JOÃO QUE POR SINAL TUDO QUE LI MAS TUDO MESMO SÓ OUVI QUE É MUITO EFICAZ, QUE É IGUAL AOS ANTIDEPRESSSIVOS QUIMICOS,E JÁ FORAM FEITOS VÁRIOS ESTUDOS A RESPEITO.
    VCS PODEM ENCONTRAR EM FARMACIA DE MANIPULAÇÃO JÁ TEM PRONTO OU PODE MANDAR MANIPULAR, NÃO PRECISA DE RECEITA MÉDICA, TEM QUE TOMAR DOIS COMPRIMIDOS POR DIA OU DE 12 EM 12 HORAS.
    OU PODE SER ENCONTRADO EM FARMACIAS CONVENCIONAIS, MAS OS MANIPULADOS SÃO MAIS CONFIAVEIS.
    COMECEI O TRATAMENTO HA DOIS DIAS NÃO FEZ EFEITO AINDA, O EFEITO LEVE UNS QUINZE DIAS PARA COMEÇAR.
    MAS NÃO ESQUEÇAM É HIPERICUM 300MG PORQUE EXISTEM OUTROS TIPOS DE ERVA DE SÃO JOÃO.
    SORTE A TODOS E QUE DE RESULTADO.

  33. Antonio disse:

    Por favor gostaria de saber onde comprar a erva de são joão. Se alguém quiser fazer a gentileza de me informar, meu e-mail e: negoprado @ig.com.br.

    Muito obrigado desde já

  34. nair disse:

    [quote name="Myrian Pinheiro"]Há um ano atrás, Após uma grave crise de síndrome do pânico, descobri o que está terrível doença faz de tão arrasadora, e minha tristeza era ficar dependente de pscotrópicos para sair da crise terrível. Mas após uma consulta uma médica naturista eu descobri a saída para tratar da minha ansiedade que estava num grau muito elevado. A fórmula precrita era fitoterápica. Hypericum perforatum 300mg + kava kava 30mg + zinco 20mg + espinheira santa 20mg 1 cáp 3x ao dia. O efeito foi fantástico e hoje já posso levar uma vida normal. Aos poucos a Drª foi diminuindo a quantidade.Hoje só uso 1 x ao dia.[/quote]

    PELO AMOR DE DEUS! Me passe o telefone e enderêço dessa Dra. pois sofro muito com crise de Pânico Email ferreira.nair@hotmail.com

  35. SONIVAL PEREIRA GOME disse:

    POR GENTILEZA MANDE POR IMAIL ONDE ENCONTRAR sonivalgomes@hotmail.com, meu cel 22/99043919. desde de ja obrigado

  36. nubia disse:

    gostaria ,que vc me desse o endereço ou o telefone da sua doutora,pois estou passando a mesma situação que vc um dia passou.

  37. andreia cristina disse:

    oi, tomo paroxetina e também a erva de são joão . gostaria de saber se tem algum efeito colateral??/

  38. Cássia Bártolo disse:

    Olá, Myrian gostaria muito que vc me fornece-se o nome e o endereço da sua médica, obrigada

  39. osmar guntzel disse:

    oi estou a vinte anos com depreção e urcera estou tomando sertralin e pratiprazol, mais estou preucupado no amanhã já estou com 58 anos.não consigo me livrar dos remedois.costaria uma ajuda pra vencer este mal .com remedios naturais, pra poder me decintoksicar obrigado aguardo;

  40. Gularte disse:

    Achei interessante a matéria em sua página que fala da eficácia da erva de são joão hypericum perforatum. Gostaria de saber onde encontrar para comprar, como usar. Quais os medicos em SP que você conhece que prescreve este tratamento com essa erva.
    Aguardo sua resposta,
    Obrigado de desde já…

  41. nice disse:

    Olá gostaria de saber ,se por ex,fico triste derrepente ,e muito triste,tive depressão anos atras,posso estar fazendo uso da erva de são joão
    As vezes parece que a serotanina ,desaparece do meu celebro,estou passando por menopausa tb.
    Me ajudem quero saber onde encontrar o comprimido desta erva
    grata nice

  42. Michele disse:

    onde é possivel comprar a ervad e são joao?
    Obrigada

  43. Nair disse:

    Onde posso encontrar médica naturista pra me prescrever uma fórmula fitoterápica? Venho sofrendo crises da Síndrome de Pânico e estou me tratando com Paroxetina de 20 mg; tomo 1 comprimido de manhã, e á noite mais 1/2 comprimido, então estou ingerindo 30 mg ao dia. Isto não me dá segurança pois sei dos efeitos colaterais. POR CARIDADE! PRECISO
    DE AJUDA ! Preciso encontrar um médico naturista.

  44. cleane santos disse:

    quantas vezes tenho q tomar o chá? e como é feito?tenho ansiedade e tenho crises de pânico.

  45. hamilton disse:

    minha noiva tem mostrado claramente os sintomas d depressao. por favor, onde posso encontrar essa erva de sao joao e de q forma deve ser ministrada? obrigado.
    abraços

  46. ivini disse:

    [b]bom queridos ja nao sei mas o q fazer pois meu esposo esta com depressao a seis meses ele estava tomando 3c de fluoxicetina e 3c de amitripitilina mas agora pedimos p o medico mudar pois ele tem tido crises fortes e parece ele ele tem piorado em vez de melhorar me ajudem onde posso encontrar essa ERVA DE SAO JOAO? obrigada [/b]

  47. Rosa Maria disse:

    Ola meu Marido Tem Parkinson, teria algum tipo de erva que e Bom Para isso ele so dorme com Remedio tem algum cha que pode me indicar obrigada. Um abraço

  48. PatriciaF7 disse:

    Obrigado Myrian, tenho este terrível mal que me acompanha desde que me conheço por gente. Gostei muito da matéria e vou tentar fazer a formúla da Myriam para ver se dá certo… Também estou farta de medicação contralada para sentir-me bem… Valeu!

  49. Myrian Pinheiro disse:

    Há um ano atrás, Após uma grave crise de síndrome do pânico, descobri o que está terrível doença faz de tão arrasadora, e minha tristeza era ficar dependente de pscotrópicos para sair da crise terrível. Mas após uma consulta com uma médica naturista eu descobri a saída para tratar da minha ansiedade que estava num grau muito elevado. A fórmula precrita era fitoterápica. Hypericum perforatum 300mg + kava kava 30mg + zinco 20mg + espinheira santa 20mg 1 cáp 3x ao dia. O efeito foi fantástico e hoje já posso levar uma vida normal. Aos poucos a Drª foi diminuindo a quantidade.Hoje só uso 1 x ao dia.

    • carlos disse:

      Olá Myrian Pinheiro por ser seu realto e estar tendo os mesmos sintomas pedi para manipular a mesma forma, gostaria de te perguntar algumas coisas, se puder me responda pelo meu email

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | ANUNCIE NO PORTAL NATURAL | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2013 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.