3

Câncer e Mente

cancerEMente

Existe alguma base científica para acreditarmos que emoções positivas têm efeitos fisiológicos específicos?  Sobre as negativas já sabemos que a ira tem relação com a produção de noradrenalina, e o medo ou ansiedade com a adrenalina.

Emoções positivas se relacionam com a acetilcolina fora do cérebro, que produz relax muscular, relax mental tem que ver com as endorfinas e a serotonina no cérebro.

O câncer não é apenas uma doença. São diversas doenças interrelacionadas. O câncer é uma indicação de que existe alguma outra coisa errada na vida da pessoa. O câncer é o resultado de um último esforço do organismo contra a morte. Pode ser que haja predisposição herdada.

Atitudes mentais nos pacientes com câncer:

Num estudo científico envolvendo 152 pessoas, chegou-se a algumas conclusões interessantes sobre a postura emocional ou mental encontrada nas pessoas que desenvolveram algum tipo de câncer. Veja:

1) Perda da razão para viver e incapacidade de estabelecer novos relacionamentos. Pode ter havido tentativas de encontrar relacionamentos substitutos, mas falhou, e a pessoa permaneceu  isolada, mesmo cercada pela família, amigos. –  109 pessoas = 72%

2) Incapacidade de demonstrar hostilidade em sua autodefesa. Sensação de que seus desejos não mereciam ser defendidos. – 71 pessoas = 47%

3) Tensão pela morte de um dos pais. – 58 pessoas = 38%

4) Presença de auto-desprezo, falta de auto-confiança, não respeito por suas próprias realizações.

5) Sensação de desespero com a qual conviveram a vida toda.

6) Ter mais emoções do que energia para expressá-las. Ter pouquíssimas ou nenhum canal de expressão emocional.

Dr.Samuel Silverman, Harvard Medical School = “Se houver uma tendência latente para desenvolver um câncer, a incapacidade para expressar seus sentimentos irá atingir o corpo em algum ponto vulnerável.” “Brigando pela Vida – Aspectos Emocionais do Câncer”, Lawrence LeShan,  Summus Editorial, 1994, p.74


O que ajuda quanto ao câncer?

1. Alimentação vegetariana, exercícios físicos pelo menos 3 vezes por semana, tomar 8 copos de água por dia longe das refeições, eliminar tóxicos, como o tabaco, álcool, cafeína, etc.

2. Atitudes mentais –

a) Procurar e encontrar um sentido para a vida maior do que desejo de cura física.

b) Descobrir qual a melhor maneira de ser útil com o que se é, com talentos, com o que pode ser aprendido.

c) Aprender que a pessoa pode expressar emoções, opiniões e ser ainda amada e aceita.

d) Adquirir autoconhecimento para viver com honestidade emocional.

e) O que está certo na pessoa? O que consegue fazer, o que é bom no indivíduo? Valorizar isto, ao invés de focar no negativo.

f) Compreender-se e amar-se. É preciso amar para compreender.

 

Dr. Cesar Vasconcellos de Souza

Autor: Dr. Cesar Vasconcellos de Souza

Dr. Cesar Vasconcellos de Souza, médico psiquiatra e psicoterapeuta, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, membro da American Psychosomatic Society, consultor psiquiatra da revista Vida & Saúde onde mantém coluna mensal, professor de Saúde Mental, visitante, do College of Health Evangelism e "Institute of Medical Ministry" do Wildwood Lifestyle Center and Hospital, Estados Unidos, Diretor Médico do Portal Natural, autor dos livros "Casamento: o que é isso?" e "Consultório Psicológico".

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

3 Comentários. Participe você também!

  1. Ribamar FS disse:

    O poder do nosso cérebro/mente é tão grande que ele interfere em muitas áreas de nossas vidas. Algumas somente agora estamos descobrindo. Mas este poder pode nos levar ao engano de achar que o corpo é totalmente dependente do cérebro. Parece mais que existe uma grande interação com certa comando do cérebro. Acontece que somente tomando consciência de que podemos controlar, somente com um bom exercício de autoconhecimento/autocontrole então podemos assumir o controle e influir mais positivamente em nossas vidas.
    Esta atitude positiva e consciente pode interferir nas doenças mentais, no câncer, na aids, nas alergias e provavelmente em bem mais.
    Muito obrigado Dr. César por compartilhar seu conhecimento.

  2. :lol: Excelente esta matéria sobre o câncer! Creio que cada um de nós desenvolve algum tipo de enfermidade, por causa dos nossos pensamentos negativos e atitudes :sad: !

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2015 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.