36

Problemas Cardíacos

problemasCardiacos

INTRODUÇÃO

A doença de coração é o assassino número um em nações civilizadas.

São tantos aspectos que estão relacionados com esta situação, que parece bem combiná-los todos em um artigo, em vez de dividi-los em vários.

Parte da confusão é por que tudo é muito interligado: dieta, hipertensão arterial, aterosclerose, angina e e outras alterações degenerativas do coração.

SINTOMAS DE ATAQUES CARDÍACOS

Sinais de um ataque cardíaco podem incluir náuseas, suores, falta de ar, tonturas, desmaios, sentimento de ansiedade, dificuldade em engolir, vômito, zumbido súbito nos ouvidos, perda da voz.

No ataque cardíaco (angina), a pessoa pode sentir uma intensa pressão para o coração. Uma forte dor é produzida, que pode durar vários minutos, muitas vezes estendendo-se para o ombro, braço, pescoço ou maxilar.

Pode ser, entretanto, um pequeno ataque, produzindo relativamente pouco desconforto. Às vezes é confundido com indigestão. Às vezes não há sintomas, sendo considerado um “ataque cardíaco silencioso”.

Uma angina revela-se como dores recorrentes abaixo do esterno, e duram entre 30 a 60 segundos.

SINTOMAS DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

Falta de ar, má coloração, cansaço, acúmulo de fluidos especialmente ao redor dos tornozelos (edema).

ATAQUE CARDÍACO

O que é um ataque cardíaco? O que leva até ele?

No sistema cardiovascular existe o coração, uma bomba de sangue. O sangue é enviado através de artérias e veias para todo o corpo.

Doença cardiovascular é o nome dado aos vários problemas que podem fazer com que o coração pare e cause a morte.

1 – A doença coronária é um tipo de doença cardiovascular. As artérias que alimentam o músculo cardíaco propriamente dito são as artérias coronárias. Mas se estas artérias tornam-se reduzidas, não será possível fornecer ao coração suficiente oxigênio e nutrientes, e o dióxido de carbono e os resíduos não serão devidamente transportados para fora. Esta privação de oxigênio provoca uma apertada e forte dor no peito, geralmente após algum esforço ou após uma refeição. Existe uma acentuada dor debilitante no centro do peito. É chamado de angina do peito (ou simplesmente angina). A dor geralmente diminui quando a pessoa descansa. Mas é um aviso de eventos vindouros.

A angina pode ser precipitada pelo estresse, esforço, uma grande refeição, muito frio, a emoção ou outros fatores. A esperança média de vida após o primeiro aparecimento de angina de peito é de 5 a 7 anos.

2 – Se o fluxo sangüíneo através das coronárias torna-se totalmente bloqueado ou limitado o suficiente para que ele não atinja parte do coração, um ataque cardíaco ou infarto do miocárdio ocorre em seguida. Isto refere-se à formação de infartos no miocárdio (músculo cardíaco). Um ataque cardíaco não causa sempre morte. Mas, seja leve ou grave, um ataque cardíaco produz sempre alguns danos irreparáveis para o coração.

3 – O problema pode não ser no coração, mas nas artérias que o alimentam. As artérias tornaram-se endurecidas (chamado arteriosclerose) e quando o colesterol ou outras matérias passam através delas, um coágulo ocorre. As paredes endurecidas não ficam flexíveis para deixar passar a bolha. A arteriosclerose é responsável pela maioria das mortes de ataque cardíaco.

4 – Falta de oxigênio e nutrientes também podem causar o espasmo das artérias coronárias, resultando em um ataque do coração.

5 – Depois, há a pressão arterial elevada (hipertensão). Esta é uma outra forma de doença cardiovascular, que também prepara o caminho para um ataque cardíaco. Quando o coração bombeia sangue, este percorre o corpo a uma velocidade bastante rápida. As contrações musculares do coração produzem uma certa quantidade de pressão que produz esta ação de bombeamento por todo o corpo. Mas, às vezes, a pressão fica muito elevada, e isto não é culpa do coração.

Aqui estão algumas das coisas que produzem a pressão arterial elevada:

• Endurecimento das artérias (arteriosclerose) é uma causa primária. Anteriormente, a flexibilidade das paredes manteve a pressão mais baixa.

• Uma segunda principal causa da hipertensão é uma redução no tamanho (dimensão interior) das artérias. Eles ficam parecendo velhos canos de água, com coisas congeladas que se grudaram nos muros. Durante anos, alguns alimentos que foram comidos causaram este problema (carnes gordas, gorduras, gorduras saturadas, óleos vegetais hidrogenados, margarina, manteiga, etc).

• Muito sódio na dieta, por um tempo longo, é outra causa de hipertensão. A solução deveria ter sido a cortar o sódio (sal) dos alimentos.

• Outras causas incluem stress, desequilíbrio das enzimas, certas drogas (incluindo contraceptivos orais) e deficiências nutricionais.

• Existem ainda mais fatores que poderiam estar envolvidos: hipertiroidismo, doenças renais, doenças da hipófise ou supra-renal e hereditariedade.

Infelizmente, não existe nenhuma dor à medida que o endurecimento e a obstrução das artérias (que produzem hipertensão) progridem. Portanto, pessoas, geralmente, continuam vivendo e comendo da maneira que não deveriam até que, um dia qualquer, a crise vem.

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

Até agora só falamos sobre ataque cardíaco, que é uma interrupção no fluxo sanguíneo para o coração. Mas há também a insuficiência cardíaca, onde o fluxo sanguíneo proveniente do coração é insuficiente. Trata-se, portanto, do não fornecimento de sangue suficiente para suprir as necessidades do organismo. A insuficiência cardíaca pode ser aguda (curto prazo) ou crônica.

Aqui estão alguns dos problemas que, ao longo de um período de tempo, podem ocorrer no coração:

1 – ARRITMIA. O coração não bate corretamente. Os ritmos naturais são mais irregulares. Isso é causado por problemas nas células no coração, que manda sinais elétricos para fazer as seqüências de bombeamento.

2 – PALPITAÇÕES ocorrem quando há uma clara percepção dos batimentos cardíacos, quer seja regular ou irregular.

3 – TAQUICARDIA é quando o coração bate muito rápido quando a pessoa está descansando.

4 – BRADICARDIA é quando o coração bate muito lentamente.

5 - BATIMENTOS ECTÓPICOS são batidas prematuras, produzindo longo descanso entre umas e outras batidas.

6 - FIBRILAÇÃO é um pouco diferente. Um erro elétrico ocorre, o qual envia alguns sinais de batimento ao músculo cardíaco ao invés de realizar o seu habitual bombeamento sanguíneo.

7 - DOENÇA VALVULAR é o nome de problemas na válvulas cardíacas, de modo que não abre e/ou fecha adequadamente. Às vezes isso é congênito; outras vezes, é causada por febre reumática ou endocardite (infecção do músculo cardíaco).

OUTROS PROBLEMAS CARDÍACOS

Há uma variedade de problemas que estão relacionados à problemas coronários, problemas das artérias ou problemas do músculo cardíaco. Eis algumas delas:

1 – Cardiomegalia (hipertrofia cardíaca) ocorre quando o coração já não pode funcionar normalmente, e é tão difícil de funcionar que ele amplia, e isto o enfraquece. As causas incluem uma resistência muito grande por parte do fluxo sangüíneo de passar através das artérias.

2 – A insuficiência cardíaca congestiva é uma condição crônica que resulta na acumulação de fluidos no coração e edema nos pés e tornozelos. Existe respiração laboriosa após pequenos esforços.

3 - Parada cardíaca. O coração pára de bater, fazendo com que o sangue fresco já não consiga atingir o cérebro, e a pessoa cai inconsciente. Problemas coronários, muitas vezes, são a causa.

Existem outros problemas que podem ocorrer no coração e que também podem enfraquecê-lo. Mas estes não têm suas causas necessariamente ligadas a problemas coronários ou arteriais.

1 – Cardite é uma infecção do músculo cardíaco, às vezes causada por febre reumática. Ela pode levar a danos permanentes no coração.

2 – Endocardite é uma infecção do endocárdio. Este é uma membrana como um saco que envolve o coração. As pessoas com sistemas imunológicos danificados (por HIV, etc) podem adquirir-la. Também pode ser causada por cirurgia, em substituição de válvulas cardíacas defeituosas. Ocorre dano permanente no coração.

3 – Miocardiopatia resume vários problemas cardíacos, incluindo o alargamento de uma ou mais câmaras cardíacas, rigidez muscular cardíaca, etc. Causas incluem defeitos herdados e certas doenças.

TRATAMENTOS NATURAIS

Aqui está um breve resumo de alguns dos problemas que exigem mudanças, evitando, assim, uma posterior acumulação de condições que levem a um ataque cardíaco:

• Excesso de gorduras saturadas na dieta (gorduras animais ou óleos vegetais hidrogenados). Uso excessivo de óleos vegetais aquecidos ou oxidados.

• A falta de gordura natural (lecitina) na dieta.

• Excesso de sal e outros produtos de sódio. Beber água quimicamente amaciada. Amaciadores de água possuem, geralmente, sódio.

• Elevados níveis de colesterol, triglicérides e ácido úrico.

• Baixa taxa de colesterol HDL.

• Excesso de carboidratos (especialmente os refinados) e açúcar. Açúcar aumenta as triglicérides, os níveis de ácido úrico níveis e a pressão arterial.

• Excesso de vitamina D (de carne, leite, ovos ou luz solar). Caroteno (pró-vitamina A) na dieta, de vegetais laranjas e amarelos e frutas, não irão causar esse problema.

• Deficiência de vitaminas e minerais.

• Uso de café, álcool e tabaco.

• Falta de exercício.

• Sobrepeso.

• Pressão arterial elevada.

• Diabetes ou gota.

• Tomar pílulas de controle do nascimento.

• Intoxicação por metais pesados.

• História familiar de problemas cardíacos.

Mude tudo o que você puder da lista acima, e você poderá viver muito mais tempo.

Mais algumas informações:

• Verifique se o seu coração bate em tempos regulares. A melhor maneira de começar o dia é para verificar seu pulso quando você acordar pela manhã. Se for inferior a 60 batimentos por minuto, tudo parece estar certo. Mas, se a sua freqüência cardíaca de repouso é superior a 80, então algo pode estar errado, e indica que uma hipertensão pode estar em andamento. Estima-se que 25% daqueles que têm ataques cardíacos não experimentaram sintomas prévios. Então, comece a comer direito e viver bem.

• Alta pressão arterial, uso de tabaco, níveis elevados de colesterol, estresse, obesidade, vida sedentária, diabetes e personalidade tipo A são as causas de problemas cardíacos. Estas são coisas que você pode mudar.

Segue abaixo vários fatores que você deve considerar:

• Evite usar glutamato monossódico. Veja quais são suas alergias alimentares e elimine-as. Não utilize cafeína, tabaco, álcool, drogas, açúcar e alimentos processados.

• A cafeína bloqueia a repartição de adrenalina, resultando em estresse. Alto consumo de cafeína duplica o risco de doença coronária.

• Os perigos do tabaco para produzirem ataques cardíacos e outros problemas cardíacos estão bem documentados.

• Evite comer alimentos gordurosos, carnes, margarina, manteiga, manteiga de amendoim, óleo hidrogenado, exceto uma pequena quantidade de óleo vegetal normal.

• Gordura está presente em todas as carnes. Não coma carne e você terá uma vida mais longa. É bem sabido que os vegetarianos vivem mais tempo do que outros. Eles têm menos doenças coronarianas, menos ataques cardíacos e menos insuficiência cardíaca.

• Se você é um adulto, cuidado com a vitamina D. Mais de 400 UI por dia pode resultar em calcificação das artérias coronárias.

• Alguns estudos chineses revelaram que constipação é um fator significativo em muitos ataques cardíacos.

• Coma pequenas refeições.

• Certifique-se de beber bastante água diariamente e freqüentemente durante todo o dia.

• Coma uma dieta elevada em fibra, utilizando grãos e arroz integrais, feijão, frutas e vegetais frescos. Através de alimentos fortificados e suplementos alimentares, obtenha todas as vitaminas e minerais necessárias para seu corpo. Cálcio, magnésio e potássio são importantes, bem como as vitaminas (A, complexo B, C e E). Óleo de linhaça contém ácidos graxos Ômega-3, que reduz risco de doenças cardiovasculares e coronárias. L-carnitina ajuda a dissolver depósitos de gordura ao redor do coração. CoQ10 e germânio fortalecem veias e fornecem oxigênio ao sangue e células.

• Se você tende a ter ataques de angina durante a noite, eleve a cabeça de sua cama com um pedaço de madeira. Isso poderá reduzir os ataques.

Sódio é um problema que deve ser tratado, uma vez que pode aumentar a probabilidade de doenças cardíacas. Aqui estão itens para omitir-se em uma dieta:

• Sal de mesa. Procure utilizar sais fortificados ou com menos quantidade de sódio (light).

• Glutamato monossódico.

• Refrigerantes dietéticos.

• Vegetais enlatados.

• Alimentos comercialmente preparados.

• Bicarbonato de sódio.

• Alimentos com conservantes.

• Amaciantes de carne.

• Produtos com sacarina.

• Alimentos com bolor.

• Se você tem qualquer tipo de problema cardíaco, consulte seu médico. Prevenção – viver bem e se alimentar corretamente – é a melhor chave para o sucesso.

INCENTIVO

Deus nos deu leis de saúde e de vida. Se as cumprirmos, viveremos mais felizes e com menos doenças, inclusive as cardíacas. Se você está com problemas cardíacos, converse agora com Deus sobre isso, peça Sua ajuda e confie de que Ele te ajudará. E, claro, faça a sua parte e procure um médico já! :)

PortalNatural.com.br

Autor: PortalNatural.com.br

Portal de saúde e bem-estar com artigos, videos, receitas, nutrição, saúde mental, etc, para sua vida ser mais saudável, simples e feliz.

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

36 Comentários. Participe você também!

  1. eva de fátima m. f . disse:

    Tem seis meses eu tive uma dor muito forte no peito e no braço tive que ir para o hospital o médico me encaminhou para um cardiologísta disse que eu tive um pre- cardío, fiz todos os exames e estava muito grave estava com arritmia, dois bloqueo e chagas, e o meu médico só me receitou um remédio uso contínuo é (REBATEN-LA 160mg) só que fico preocupada ,não tem mais remédico para o meu caso? aguardo resposta.

  2. marisa santa rosa disse:

    RIO, 03/1013

    SOU RADIOLOGISTA E TRABALHO EM UM HOSPITAL MUITO FRIO, DESDE ENTÃO, COINCIDÊNCIA OU NÃO PEGUEI UMA TOSSE MUITO FORTE, TEM SECREÇÃO, MAS NÃO CONSIGO EXPELIR, E A IMPRESSÃO QUE TENHO É QUE ELE ESTÁ PRESO NO PEITO, tENHO TOMADO REMÉDIO, MAS A TOSSE N CESSA E A SECREÇÃO NÃO SOLTA. ISSO PODE SER CORAÇÃO? TIVE UM ACESSO DE TOSSE DURANTE ALGUNS MINUTOS, TOSSE MUITO FORTE, PENSEI QUE FOSSE MORRER PQ SENTI FALTA DE AR DE TANTO QUE TUSSI.
    FIZ HÁ UNS 6 MESES UM ECO E N DEU NADA, NO ENTANTO TIVE MUITO ABORRECIMENTOS, GOSTARIA DE UM PARECER. OBRIGADA.

    MARISA

  3. Raquel disse:

    As vezes eu tenho taquicardia . Meu coraçao estar um pouco grande e estou tomando remedio para voltar ao normal … e Tenho ipertensao arterial pulmonar . vou fazer uma cirurgia , vou colocar um catete .. ( iNSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA LARANJEIRAS ) beijos ….

  4. Julio disse:

    Hospital da Unicamp.

  5. FABI disse:

    Otima materia, parabens!!!!

  6. jozivaldo disse:

    boa tarde tenho pressão alto tomo remedio mais as vez ele bate forte e normal

  7. Márcia Cristina Card disse:

    Amei essa matéria…Parabéns e fique na certaza,que me ajudou muito…Parabén mas uma vez…Deus abenções a nós todos!
    :-)

  8. Mackson disse:

    Muito Boa a matéria, está de parabéns rapaz, com certeza ajudou muitas pessoas e o mais importante em nossas vida é a confiança no Pai celeste.

  9. Eliene disse:

    Estava precisando ler tudo isso, estou com isquemia coronariana, pensei que isso não poderia se,r porque ainda tenho 38 anos mais com essas dicas percebi que a boa alimentação tem que começar desde cedo. obrigada

  10. Carlos disse:

    O melhor é o Instituto Nacional de Cardiologia no RJ.

  11. rodrigo disse:

    :-x :zzz :sigh: :roll: idiotice

  12. Joaquim disse:

    É triste qundo em alguns paises as pessoas não conseguem distiguir sintomas pra pder aparecer a tempo na consulta medica.Depois de piorar é assim que aparecem.

  13. marcia disse:

    hoje eu fiquei triste desde meus trese anos eu n ligava pra nada.dos temp pra ca hoje eu fui ao medico. ele disse:q o meu coracao n tabem

  14. Clair disse:

    Tenho 52 anos, mulher, ex fumante , problema hereditário.
    Começei a sentir dores no peito a mais ou menos uns 5 anos, desde então tomo medicação contínua. Já tive 2 infartos sem dor, tenho estas partes do meu coração necrosadas,meu coração esta crescendo.Meu médico diz que meu caso não dá para colocar stent, nem fazer ponte safena.Só medicação,qq esforço me sinto cansada,isto é bem difícil pois sempre fui mt ativa.
    Meu último ecocardiograma minha fração de Ejeção deu 38% ( ano passado era 43%) .Acho que no meu caso só um transplante de coração.
    Eu moro em Vila Velha ES, por favor me indique um hospitalaqui no Brasil que faça tranplante e um médico.
    Vou ser Vovó em janeiro.
    obrigada
    Att
    clair

  15. Gelson disse:

    kkkkkkkkkkkk
    ”Deus nos deu leis de saúde e de vida. Se as cumprirmos, viveremos mais felizes e com menos doenças. Se você está com problemas cardíacos, converse agora com Deus sobre isso, peça Sua ajuda e confie de que Ele estará com você.”
    Se vc estiver com problemas cardiacos é pq vc é um imbecil q come de mais e nao faz exercicios entao nao procure deus procure um medico e pare de comer tanta porcaria.

  16. Elisabete Garcia disse:

    uma pergunta:

    È verdade quem tem as unhas amareladas é porque tem problema no coração?

  17. vanessa disse:

    muito obrigada pelo artigo e pelas dicas de alimentação e estilo de vida!

  18. Lucca disse:

    que problema vc tinha? :o

  19. Itamar Taveira disse:

    :lol: O melhor remedio para o coração: Lazer, trabalho moderado, alimentação natural com muita fruta, legumes, castanhas e no minimo 45 minutos diarios de caminhada ou corrida. (se for casado, praticar muito sexo tambem faz bem ao coração)

  20. Marlon disse:

    Gostei muito das informações. Creio que preciso procurar um médico para fazer alguns exames, posso ter problemas sérios….. Obrigado pelas informações.

  21. aninha disse:

    [i][u][/u][/i]:-*procuru me informa mais ainda sobre esse problema cardiaco,pois que deus me livre a pareça em mim?néee

  22. Sayuri disse:

    Gostaria de saber se tem algum remédio homeopático que possa me ajudar e curar extrassístoles que começaram fazem menos de 3 meses(26 de junho de 2010) e aceleração no coração por 2 a 3 segundos(acho que é palpitação) causado por stress e tristeza.

    Em junho e agosto sentia muito falta de ar, vontade de vomitar, dores nas costas e desconforto torácico. Hoje em dia tenho pontadas com menos intensidade e melhorou muito a falta de ar.

    Fui em vários cardiologistas e me disseram que a causa disto é psíquico. Fiz vários exames cardiológicos e não foi constatado nada , só extrassístoles ventriculares isoladas. Por favor me ajudem.

    Aguardo resposta, agradeço antecipadamente, Sayuri.

  23. jeferson disse:

    Bom Dia

    A verdade é que desde criança somos acostumados a comer produtos que nos fazem mal e é bem verdade que até um copo de leite contem gordura então meus amigos só temos uma solução: fazermos uma dieta saudavel e balanciada e contarmos com a ajuda de Deus.

    Pss nada de sedentarismo;-)

  24. ronaldo reis disse:

    8)8)8)8) excelente matéria. Muito clara e objetiva. E o final éw a solução mesmo: DEUS>

  25. mary disse:

    otimo,muito bom,sou cardiaca e gostei muito das informaçoes.:sad::-)

  26. Roseli disse:

    procuro evitar muitos dos itens da matéria mas gostaria de algumas sugestões de alimentações preventivas

  27. Itamar Taveira disse:

    Cura da insuficiencia coronaria por metodos naturais, alimentação etc…

  28. DENISE disse:

    DESCOBRI DEP DE LER ESTA MATERIA,MUITO BEM ESCRITA POR SINAL,Q TENHO ANGINA…VAI FAZER 1 ANO Q TENHO ESTAS DORES FORTES NO PEITO E VOU PROCURAR ME CUIDAR MAIS DAKI PRA FRENTE.
    OBRIGADA.

  29. andre disse:

    tem sempre um Mané querendo se aparecer (Leandro )
    ta otima a materia ta de parabens

  30. andre disse:

    tem sempre um mané q da uma bola fora (Leandro).
    otima escrita
    gostei muito

  31. regina disse:

    adorei as informaçoes percebi que meu problema nao e tao grave.

  32. Leandro disse:

    Parabéns por mandarem consultar um médico.

  33. Mayara disse:

    :-);-):D;-):sad::sad::o8):P:-*:cry:

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | ANUNCIE NO PORTAL NATURAL | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2013 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.