17

Osteoporose

osteoporose

SINTOMAS

Dor óssea, deformidades (como uma corcova na parte superior das costas), um arredondamento dos ombros, aumento da susceptibilidade a fraturas e uma redução na altura.

Infelizmente os sintomas não são freqüentemente muito evidentes até que os ossos tornam-se muito frágeis.

CAUSAS

A osteoporose é uma diminuição na massa total de osso, de modo que o restante de osso torna-se frágil. Este enfraquecimento continua a aumentar. Os ossos tornam-se realmente finos. A formação óssea é retardada; aumenta a reabsorção óssea, causando a perda de massa óssea.

Isto pode acontecer em mulheres especialmente após a menopausa. Homens mais velhos, acima de 50, também têm, mas em menor grau do que as mulheres. A osteoporose é rara em homens negros, mas um pouco mais comum em mulheres negras.

Mulheres brancas nos EUA tendem a perder a 30-40% da sua massa óssea entre os seus 55 e 70 anos de idade.

As mulheres mais jovens devem ser vigilantes; pesquisas indicam que a osteoporose geralmente começa cedo na vida, e não apenas depois da menopausa. (No entanto, a perda óssea definitivamente acelera após esse tempo, devido a uma queda nos níveis de estrogênio.)

Pessoas com maiores e densos ossos tendem a ter menos problemas com osteoporose mais tarde na vida.

Uma das principais causas é a falta de ingestão de cálcio ao longo dos anos. Outras causas incluem a incapacidade de absorver cálcio, um desequilíbrio cálcio-fósforo (demasiado fósforo), falta de exercício ou a ausência de certos hormônios.

Ainda outros fatores incluem a puberdade tardia, menopausa precoce (natural ou artificialmente induzida), doença renal ou hepática crônica, o uso de anticoagulantes a longo prazo, corticosteróides, etc. Fumar é uma maneira excelente de causar danos em seus ossos.

Fraturas por compressão nas vértebras podem ocorrer à medida que a perda óssea aumenta. Isto provoca uma perda de altura e muitos nervos, resultando em dor. É possível ter dano nos nervos. Mulheres mais velhas têm, freqüentemente, uma corcova na parte superior das costas como um resultado.

A osteoporose também pode resultar em dentes soltos que caem, devido ao enfraquecimento do osso maxilar.

Existem dois tipos dessa doença:

Osteoporose, Tipo I, cuja conhecida causa são alterações hormonais, especialmente a perda de estrogênio.

Osteoporose, Tipo II, os traços de sua causa são fatores dietéticos (falta de cálcio, vitamina D, etc), má absorção e ingestão de alimentos que bloqueiam a absorção.

TRATAMENTOS NATURAIS

• Dormir em uma cama mais rígida para dar suporte à coluna vertebral.

• Não levantar objetos pesados. Quando você tiver que levantar algo, faça-o com cuidado e adequadamente.

• Evite a fadiga.

• Olhe ao redor de sua casa e quintal e faça as mudanças necessárias para que você tenha menos chances possíveis de queda (colocação de luzes, tapetes, corrimão, etc).

INCENTIVO

Algumas doenças são fáceis de obter a cura. Outras não. Mas, para Deus, nada é impossível. Portanto, peça a Deus agora ajuda para este problema. Com certeza Ele quer o melhor para você.

PortalNatural.com.br

Autor: PortalNatural.com.br

Portal de saúde e bem-estar com artigos, videos, receitas, nutrição, saúde mental, etc, para sua vida ser mais saudável, simples e feliz.

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

17 Comentários. Participe você também!

  1. patricia disse:

    Boa tarde, tenho 33 anos passei por 5 cirurgias e fiz histerectomia total aos 28 anos por causa da endometriose e agora tenho osteoporose por toda a coluna ,fêmur e ossos da bacia,gostaria de saber por que minha taxa de cálcio e normal mas estou perdendo massa óssea muito depressa não faço exercício físico por causa das dores que sinto que são fortes e ao tomar cálcio meus rins fabricaram cálculos,a pergunta e: porque que sem cálcio minha taxa e normal e os meus ossos demonstran esta sem nada de cálcio? Desde já agradeço.

  2. Marcelo disse:

    Ridículo, entrei no site pensando que era algo sério e me vem com, “reza que melhora”. Patético!

  3. gonçalves disse:

    O cloreto de Magnesio a ser tomado é:

    1 chá vena de café de manhã e outra à noite.

    (chavenas pequeninas iguais às que servem nos cafés)

  4. Robson Seyr disse:

    Minha mãe fraturou a vértebra L1, em consequência de um tombo. Ao realizar exames, o médico constatou outras micro-fraturas em decorrência de osteoporose. Como tratá-la?

  5. almeida disse:

    Muito boa dica, porém tenho ainda dúvidas sobre o quanto tomar ao dia desse litro de água.
    Muito grata!

  6. Alvaro Pessoa disse:

    A Osteoporose pode ser curada usando o cloreto de magnésio duas vezes ao dia. Dissolve 33g do cloreto de magnesio em 01 litro de água mineral e guardar em geladeira em vasilha de vidro. Tomar pela manhã e à noite. É ótimo, dá um efeito fantástico nos ossos e tira muitas dores. O magnésio tira o cálcio fixado em outras regiões do corpo e põe no lugar certo. Sem magnésio não adianta comer alimento rico em cálcio. Comer couve, bróculis e outros verdes. Evitar carnes, refrigerantes, sal e enlatados que são verdadeiros ladrões de cálcio.
    Grato.

  7. CRN disse:

    Concordo, em parte. No fundo, comentou-se apenas os poblemas, esqecendo da expósição do tratamento pela medicina ou produtos naturais.
    Mas agradeço o que consta.

  8. Rosineide disse:

    Bom dia,
    Minha mãe tem osteoporose e faz urinoterapia, mas não estamos vendo resultado, gostaria de saber quais os alimentos ricos em cálcio, exceto leite e seus derivados, porque ela não pode comer e ela faz hidroginástica é bom ou ruim?

  9. rosangela disse:

    gostaria de receber uma orientação de alimentação que possa ajudar a melhorar as dores e se hidroginástica auxilia? obrigada rosangela carnieto

  10. Maria Bernadete Costa de Mendonça disse:

    Se possível gostaria de saber alguns alimentos que ajudem a combater a Osteoporose e alguns remédios naturais também.

  11. vera terezinha cabraldos santos disse:

    calcio ea limentação um remedio natural a minha ainda não chegou na osteoporose esta no inicio obrigada

  12. Paulo Martins disse:

    Nossos ossos são como os músculos do nosso corpo, se quisermos ter músculos fortes temos de fazer exercícios, os ossos são da mesma forma, se quisermos ter ossos fortes é necessário fazermos exercícios físicos diários, além de estarmos beneficiando outros fatores da nossa saúde. Fiquen com Deus. Paulo.

  13. Filomena de Lima disse:

    por favor quero saber o tratamento,pois sobre a doença vcs comentaram neste site mas o tratamento não, por isso quero saber qual os alimentos que tem mais calcios, e o que devo fazer obrigada, e Deus lhes abençoe

  14. Filomena de Lima disse:

    por favor quero saber o tratamento,pois sobre a doença vcs comentaram neste site mas o tratamento não, por isso quero saber qual os alimentos que tem mais calcios, e o que devo fazer obrigada, e Deus lhes abençoe

  15. Alcino disse:

    Enriquecendo o comentário da Clara, li agora um artigo que diz ter a casca de um ovo, cerca 10 vezes mais cálcio que um copo de leite! Ou seja 290mg para o leite e 2.400mg para a casca de ovo!
    Cumprimentos,
    Alcino

  16. clara disse:

    Eu particularmente achei muito limitado os itens de tratamentos naturais em osteoporose. Hoje em dia, temos algumas pesquisas já sendo constatadas, pelo menos os alimentos que favorecem a osteoporose como a ingesta proteínas de origem animal, inclusive os lácteos. è um assunto polêmico, pois a área médica insentiva a ingesta de derivados lácteos justificando reposicao de calcio, onde já tem pesquisa indicando que ocorre o contráreo.
    O consumo de nabo por exemplo, favorece a reposição de cálcio no organismo,pois é muito mais rico em cálcio comparado ao leite de vaca.
    Sendo assim, aguardo mais novidades.

    Clara

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2015 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.