69

Laringite, Rouquidão, Afonia

laringite

SINTOMAS Cócegas e aspereza na garganta são os sintomas iniciais. A voz fica rouca e fraca, ou é completamente perdida por um tempo (afonia). A perda da voz é tudo o que acontece freqüentemente, sem o acompanhamento de febre ou infecção.

CAUSAS Rouquidão é quando você fala com dificuldade; Afonia é quando você perdeu totalmente a sua voz. A causa de ambos é geralmente falar muito alto, gritar ou com o aparecimento de um resfriado ou infecção do trato respiratório superior.

TRATAMENTOS NATURAIS

• Não fale. Tente evitar falar por um dia ou dois. Nem mesmo um sussurro. Basta escrever notas.

• Faça um jejum de suco de frutas e vegetais. Isto ajudará a eliminar o excesso de muco.

• Beba bastante líquido, de 8 a 10 copos por dia, mas não beba bebidas geladas ou com gelo.

• Respire pelo nariz. Isso aumenta a umidade em sua garganta. O ar em um avião é muito seco (porque é pressurizado), por isso não respirar pela boca se você estiver em um avião.

• Coloque sua cabeça sobre uma tigela de água quente por 5 minutos, duas vezes por dia.

• Não fume.

• Uma ajuda com ervas é a seguinte: slippery elm, limão e mel, sendo muito suave e calmante para a garganta. Esta é uma excelente ajuda.

• A erva dos cantores é também boa. Tome-a na forma de extrato líquido.

• Faça uma calda de casca de cereja selvagem e tome um pouco de cada vez.

• Beba 1 xícara de chá Eufrásia(eyebright), 3 a 4 vezes por dia.

• Enxágue com chá de goldenseal e algumas bebidas.

• Misture 2 colheres de mesa de linhaça e 1 colher de mesa (marroio)horehound. Ferva em 1 litro de água durante 10 minutos e reserve. Esprema 1 limão no chá, adicione uma pitada de gengibre. Tome 1 colher de mesa a cada meia hora.

• Evite tomar aspirina. Ela aumenta o tempo de coagulação, o que pode atrasar o processo de cicatrização.

• Aprenda a evitar falar alto. Treine falar mais suavemente.
• Quando você sentir o menor indício de rouquidão chegando, cancele seus compromissos onde você precisa da voz.

• Comer alimentos formadores de muco, tais como produtos lácteos, carne, doces e alimentos feitos com trigo podem produzir rouquidão. Falar com voz tensa também pode produzir a rouquidão, bem como beber líquidos juntamente com as refeições.

• Aprenda a respirar e a falar mais corretamente, sem esforço. Pare de perder o seu temperamento. Gargareje água fria todos os dias.

INCENTIVO Já que, durante a laringite, o melhor é evitar falar muito, aproveite para ler mais! Abra sua Bíblia e leia sobre as promessas de Deus para você. Ore à Deus, agradeça pela sua vida e peça ajuda para esta sua laringite.

PortalNatural.com.br

Autor: PortalNatural.com.br

Portal de saúde e bem-estar com artigos, videos, receitas, nutrição, saúde mental, etc, para sua vida ser mais saudável, simples e feliz.

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

69 Comentários. Participe você também!

  1. Boa tarde .
    Eu de vez enquando perco a voz este ano já perde duas vezes e já fiz quatro vídeo laringoscopia principalmente quando já estava sem voz e não da nada a não ser uma fenda na corda vocal.
    Desta vez tornei a perder a foz só que totalidade e tem 15 dias o que posso fazer para melhorar.

  2. laila disse:

    Vai fazer 3 meses que minha voz começou a ficar fraca e fui perdendo a voz…Com a fonoterapia voltei a falar no mesmo tom de antes mas o som emitido é picado como se eu fosse gaga…e quando falo uma frase grande perco a voz…Ta ficando difícil ter paciencia…Notei q sinto falta de ar, cansaço e quando me alimento a voz sai normal por alguns instantes. Queria pelo menos saber o que eu tenho..mas até hj não tive resposta.

  3. Ivete Cabral disse:

    Eu bebo gelado demais.. bebo cerveja whisky com gelo e saio pra noitada… fico sem voz toda vez!!!! mas mesmo assim minha vida é essa… eu gosto da esbornia

  4. nelci disse:

    Eu estou com rouquidão, tosse. A fala sai qdo faço mais esforço para tanto. Pesquisei, e achei dicas de prevenção. Estou tomando um xarope( acebrofilina) e Bactrin F( antibiótico). Ainda continuo com toosse e e a voz muito pouca. Mas, em primeiro creio na provisão divina d cura, ei q meu Pai me assiste a tudo , porq eu O busco diariamente, constantemente. Faz parte incondicional da minha vida . Obrigada pelas orientaçôes deste sit.

    • Adrielen disse:

      Nossa, de todo o mei coração, essa matéria no final falou muito comigo.
      Faz uns 4 meses q essa rouquidão vem e volta sem parar, eu cantava na igreja, na minha casa, na minha célula (grupo), com a minha família!
      Mas desde que começou esses sintomas não consegui cantar mais, sempre desafino, não expresso as palavras direito, e minha voz some nesse momento! Já chorei mto por não conseguir cantar. Só q hoje eu entendo q eu não devo ser uma cantora mas sim uma adoradora!
      Realmente faz tempo q não leio a palavra de Deus, e a apartir de hoje quero me tornar mais intima Dele e agradecer a vc que escreveu a matéria e no final deixou Deus te usar!
      Pq eu só havia entrado nesse site por questão de vaidade querenso ter aquela minha voz de volta, mas com oq vc deixou no final quebrou todo o meu orgulho fazendo-me depender totalmente de Deus para a minha cura e no final Adora-lo com toda minha alma e com todo meu fôlego. Amém pela sua vida .

  5. darci disse:

    Foram boas as dicas. Quanto ao ler a Bíblia penso que poderia valer para qualquer um de outra religião. Se estou evangelizando, estou seguindo o mandado do Divino Mestre: Ide e anunciai a boa nova a toda criatura. Você que é de outra religião, pode ler a Bíblia que não lhe fará mal nenhum. Pelo contrário, lhe fará muito bem! A autora das ótimas dicas, ao aconselhar a ler a Bíblia, está apenas seguindo o desejo de Jesus; de que anunciemos a a sua palavra a todas as pessoas.

  6. Edelma disse:

    Muito obrigada, adorei as dicas para tratamento de forma natural, sou professora e no momento tenho todos esses sintomas: rouquidão, ardor e coceira na garganta, voz fraca no final das frases com tosse seca e não preciso falar muito. Estava pesquisando sobre o assunto e o que poderia fazer para melhorar isso e encontrei o seu site. Vou seguir suas dicas e agradeço.
    A beleza da alma de uma pessoa é como a sua, se preocupar com o outro através do conhecimento estabelecido, compartilhando-o para iluminar.

  7. raul disse:

    Nós reles mortais achamos estas coisas com nomes chiques com cara de coisas importadas onde?

  8. dalila disse:

    Mas e quando a voz é o instrumento de trabalho? sou professora a 25 anos…que fazer?

  9. Silvana Cavalcante disse:

    Estou bem rouca…..isso me faz dar mais valor a minha saúde!!!!! Vou seguir as dicas!
    Sobretudo a leitura da palavra de Deus que já faço sempre!
    Obrigada…

  10. lucia disse:

    :lol: excelente dicas valeu demais!!!!!!!!!!!!!!

  11. Lucas Maluff disse:

    Nossa Muito Bom Temos que agradecer a Deus Pela Laringe que nos temos Mesmo ela estando inflamada ou boa

  12. Sarah disse:

    Coitado, Deus que tenha misericordia, de você e te dê tempo para alcançar a tua salvação.

  13. Luciana disse:

    [quote name=”Cléo”][quote name=”Mateo”]haha eu li com muita atenção e na parte da bíblia dei muita risada[/quote]
    Não entendi, pq vc deu muita “””RISADA”””” na parte da biblia….por acaso vc é ateu ou idiota?[/quote]

    Ah, pessoal, menos stress! Deus também é bem humorado!

  14. Rosana disse:

    [quote name=”Vitor Venancio”]Nao sei se tudo isso funciona, mas vale a pena. Parabens pela materia. Só achei desnecessaria a mençao religiosa ao final. Rezar nao cura.[/quote]
    Mas ajuda,né?Não custa nada!!!

  15. JULIANA disse:

    Estou rouca e muito ansiosa e também nervosa. Além de rouca estou com uma crise de herpes labial esta muito feio estou me sentindo feia. Gostei da dica espero que Deus tenha piedade de mim.
    Tentarei seguir a dica

  16. clara disse:

    Obrigada pela dica;. Me respondeu tudo o que eu precisava fazer. A Bíblia por costume eu já estava lendo.Brigadão

  17. LIU disse:

    Amigo “oi” seu papel é a penas respeitar o direito de livre expressão das pessoas,,,religião não é assunto sério, assunto sério é a fome a miséria, a corrupção, a mentira, os enganos, os aproveitadores e principalmente o PRECONCEITO livre-se disso…cresça e depois exponha sua opnião quem sabe alguém a achará importante um dia? busque conhecimento por que voc~e só demonstrou que não o tem. FELICIDADES

    • Danielle disse:

      Liu vc é ridículo

    • sergio disse:

      Liu até onde pude ler o texto fala sobre um assunto de forma bem abordada, como tem um ditado que diz que religiao nao se discute oque foi exposto foi apenas um comentario e nao religiao pois nao foi feito o covite para que vc fosse para esta ou aquela religiao, quanto a fome e miseria e corrupcao estes tem que ser tratado pelas autoridades, quanto a mentira esta ja acompanha a umaidade desde que ela surgiu, se cada um fizer sua parte talvez ela diminua. quanto ao conhecimento quem entre os homens é o mais sabio existe uma forma de medir sabedoria? existem muitos que nao frequentaram a escola porem sao doutrores na facudade da vida, conhecimento é algo muito relativo

  18. LIU disse:

    Meu amigo “respeitador” talvez se o site terminasse o artigo falando de pornografia, drogas, violência você iria até compartilhar no seu facebook, mas como terminou com um conselho para lermos mais a palavra de Deus que é a Bíblia ai você se ofendeu…vá crescer em conhecimento e depois, quem foi que disse que religião não se discute e nem se comenta? Vejo que existe muito preconceito com os evangélicos e todos àqueles que adotaram a Bíblia como conselheira, porém ninguém tem coragem de falar mal do Candomblé, das religiões mulçumanas e outras mais…Preconceito como já se diz a palavra é um pré conceito de algo que não se conhece, logo seu comentário preconceituoso não serve de nada uma vez que você só demonstrou que não conhece é nada sobre a Bíblia. Vá cuidar de seus desvaneios e deixe as pessoas livres para manifestar suas expressões e aconselho você a ler a bíblia para obter o verdadeiro conhecimento e se afastar da religiosidade pois o que salva é JESUS.

    • Mafi disse:

      Como assim ninguém fala mal do candomblé e do islã? Quem são os “macumbeiros” e os “terroristas”. Um nulçumano mal pode viajar sem ser alvo de medo e /ou suspeita, vive em guerras contra intolerantes a sua volta e você ainda tem coragem de falar um absurdo como esse? Procure se informar antes de passar informações mentirosas. Nem jesus que foi crucificado deve ter se feito de víima como vc…

  19. Margarete disse:

    O site é público e temos liberdade de expressão. Podemos usar essa liberdade,principalmente porque quem tem fé, supera os problemas com maturidade. Até mesmo se for problema de saude. Melhor registrar temas religiosos do que assuntos imorais.

  20. Madeleine disse:

    :-)
    Agradecida pelas dicas de tratamento, muito boas.
    No falar, falo pouco e mesmo assim a roquidão me acompanha, problemas alérgico com a poeira e no dia a
    dia dificil de evitar principalmente com a chegada do outono
    mas quanto a leitura da Bíblia, incentivo e sugestão muito
    boa para quem não a lêr e se já a lê como eu diariamente
    tentar se aprofundar mais e praticar a palavra. Como ajuda
    nas curas de doenças da alma, espiritual e alguns casos
    nas doenças do corpo. Para quem trabalha com a voz e necessita procurar tratamento pela fé em Deus se crê ou pela ciência.

  21. Claudete disse:

    Obrigado pelas dicas e ainda mais de falar menos e ler a palavra de Deus.Sou evangélica e leio a Bíblia todos os dias mas acredito que tenho que orar mais e ler mais também.Deus os abençoe por anunciar a verdade que salva almas.

  22. Debby Serra disse:

    Ás é difícil ter q ficar sem falar, mas acho q tô precisando
    ouvir Deus falar, vou ler a Bíblia sim, porq Ele quer falar comigo!

  23. marcia disse:

    Concordo com as palavras da Rosana, também gostei do final para falarmos menos e lermos mais, principalmente a Bíblia…grata pelas dicas…bjus

  24. marcia disse:

    Edna, ficar rouca assim tanto tempo, as vezes pode ter sido por um trauma psicológico…sem infeccão e sem dor de garganta. Aconteceu comigo, quando vi minha filha saindo de casa para kir morar com o pai dela. Foi traumático pra mim…sofri com isso e de repente perdi minha voz…fui ao medico e nada m curava,,até doses de injecao tomei e nada…,até que certo dia a medica sentou e me perguntou,,,vc teve algum trauma psicologico por estes dias? e eu comecei a chorar…e querida amiga, só o tempo para me curar…pedia a Deus para me tirar aquela dor na alma…e passou…espero que te ajude…bjus

  25. CELINA disse:

    Parabéns,foi muito bom saber que você é um médico cristão e coloca Deus na frente. Se todos fossem assim, com certeza teríamos resultados mais relevantes. Que DEUS continue te iluminando nesta sua missão.

  26. Vitor Venancio disse:

    Nao sei se tudo isso funciona, mas vale a pena. Parabens pela materia. Só achei desnecessaria a mençao religiosa ao final. Rezar nao cura.

  27. Emília disse:

    Gostei mto do artigo, ajudou-me a esclarecer dúvidas. E gostei mais ainda do recado final: ler a Bíblia. Vcs já estão evangelizando: “Anuncia o Evangelho a toda criatura.” Continuem, o mundo precisa de Deus.

  28. cleberson disse:

    Obrigado! Realmente ajudou muito, acabei de voltar de um exame de videolaringoscopia e foi diagnosticado laringite. Infelizmente vou ter que falar menos rsrs. Estão de parabéns pelo site, vamos orar sempre, Deus cura os enfermos.

  29. EDINETE LIMA disse:

    GOSTEI MUITO DE TODOS OS ARTIGOS QUE PESQUISEI SOBRE LARINGITE, E O QUE EU FIZ QUESTÃO DE DEIXAR O MEU COMENTÁRIO FOI ESSE, PELO FATO DE VCS APROVEITAREM O SITE TBM PRA EVANGELIZAR…PARABÉNS!!! QUE DEUS ABENÇOE!!

  30. ROSYMAR PÍRES disse:

    Quero parabenizar este artigo e louvar a Deus pela sua vida, de nos lembrar que precisamos orar e lê a palavra de Deus, foi muito gratificante, eu tinha orado e lido a palavra, mas este artigo falou muito comigo. Que Deus continue te abençoando cada dia mais, em nome de Jesus

  31. jaqueline disse:

    ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

  32. Fatima disse:

    Muito bom o artigo, esclarece qt ao problema e melhor ainda foi a parte de evangelizar que é preciso, sejamos discipulos de JESUS.

  33. EDUARDA disse:

    muito obrigado voces me ajudaram muito eu voltei pra cristo faz uma semana faz uns 4 dias que estou rouca mesmo assim eu tenho voz pra bater boca com quem me afronta ao em vez de ficar calada lendo a palavra de DEUS ..obrigado :lol: :lol: ;-) ;-) ;-) :roll: :P :-) :-) :-) :-* :-*

  34. Renato garcia disse:

    Sou pastor,e ultimamente tenho realizado 3 reunões por dia,de 2 horas cada uma,hoje estou muito rouco,e já tentei de tudo,mais nada resolveu,mais vc acredita q eu ainda não havia orado pela cura desse problema!!! rsrsr.
    qnd entrei nesta pagina,Deus falou comigo, e agradeço muito por vc lembrar d Deus e da palavra. tem pesssoas q acham q pra falar d Deus tem escolher a hore e momento,pois eu acho q devemos falar
    d Deus em todo tempo. parabens.

  35. edna disse:

    Valeu, mas a parte que mais me curou foi “Abra sua Bíblia e leia sobre as promessas de Deus para você. Ore à Deus, agradeça pela sua vida e peça ajuda para esta sua laringite. “

  36. Marilda disse:

    Olá eu estava a 4 dias sem fala, e sem dor na garganta. Tomei aguns remedios e to melhorando, ja estou falando.Mais veio com um surto de espirros e muita corisa, dor no corpo e cabeça, isso é normal?

  37. Martany disse:

    :P :Obrigada pelas informaç]ões,foram muito úteis p/ mim,que me encontro nessa situação.Semana passada começei ter um resfriado forte,e começei a sentir coceiras na garganta acompanhada de tosse.Comecei a tomar remédios,mas nesse último sábado, cantei muito na igreja.Acabei forçando as cordas vocais,agora estou afônica.Estava me sentindo péssima,quando entrei nesse site p/ ler sobre o assunto,e encontrei essas informãções que c/ certeza vai me ajudar bastante.Pq afinal amo louvar a Deus,e preciso da minha vóz de volta.fiquem na paz do Senhor.

  38. lindakely disse:

    :roll: :roll: :roll: :P
    Amei! estou com rouquidão e é péssimo olharem p vc e ao ouvirem a sua voz já falam: -Vc tá rouca!
    Amei o incentivo p se ler a Bíblia, ese é um instrumento q também ajudará muitas pessoas.

  39. vanda braga disse:

    que bom!!poder ler este artigo…sou promotoura e sofro muito com este problema de roquidão,obrigada pelas palavras finais.

  40. Carla disse:

    Poxa!! Sou professora e sofro muito com a laringe…estou de licença, pois estou praticamente sem voz…ler este artigo foi muito bom, principalmente pelas palavras finais, fiquei admirada pois nem todos lembram de Deus…

  41. oi disse:

    Sou MUITO catolico mas concordo com o de cima. Eh assunto serio msm. :-|
    Amém

  42. Respeitador disse:

    Afs. tava td bem ate vir com essa d deus. poxa tem gente q eh ateu, muculmano… e vcs sao um site publico nao podem ficar botando coisas da biblia ai. td bem q vc eh catolico mas as pessoas vem a esse site para dicas de coisas naturais e nao sobre religia. na boa, mais cuidado na prox vez, religiao eh um assunto serio
    :sigh: :-| :o :eek:

    • Caridosa e Justa disse:

      Religião é assunto sério e necessário amigo respeitador. Vamos respeitar a opnião e religião de cada um. Afinal quem somos nós pra julgar. Somos seres errantes em evolução, por isto estamos no planeta Terra, para a cada dia que passa melhorarmos e não tem como melhorarmos senão nos aproximar do nosso criador e tenha certeza que este criador é o mesmo para todas as religiões, então ao invez de ficarmos conversando sobre isto. Vamos tentar ajudar outras pessoas que também estão com rouquidão, afinal de contas este site é para isto.

  43. Rosana Carvalho disse:

    Parabéns sobre o artigo de Rouquidão!!Nossa, estou completamente rouca e minha Laringite doendo um pouco ao engolir!!Acho que forçei muito a voz ontem no Teatro!!!Estou usando própolis,mel, bebendo muita água!!Falando nada, como disse no final aí!!!Amei seu Incentivo, ficou muito bacana, para aproveitarmos e lermos, e principalmente, a Bíblia, ou até tirar um momento para se conversar mentalmente com Deus!!!Tirarmos um Minuto para nós mesmos, podermos avaliarmos nossa vida, e vermos o que podemos nos melhorar para sermos pessoas melhores.Tem tanta coisa que podemos fazer, para enriquecermos nosso Tempo!!!Obrigada pelas dicas!Deus te abençôe!!!Sucesso!!
    ***Rosana***

  44. Cléo disse:

    [quote name=”Mateo”]haha eu li com muita atenção e na parte da bíblia dei muita risada[/quote]
    Não entendi, pq vc deu muita “””RISADA”””” na parte da biblia….por acaso vc é ateu ou idiota?

  45. mirtes monedeiro disse:

    :lol: amei ler estas dicas ainda mais no final que fala da Biblia!!! amei!!!
    sou evangelica e canto no coral da minha igreja, e sempre estou com problemas na voz.
    mas com essas dicas tudo passa rapidinho
    glorias a DEUS por isso!!
    um forte abraço

  46. Lucky disse:

    ;-) Parabéns pelo artigo que Deus nos abençoe a cada dia de nossas vidas…………..

  47. elaine ribeiro disse:

    muito obrigado pela dica ,parabens pela mensagem de paz e a palavra de deus

  48. adriana disse:

    parabéns! amei todas as dicas principalmente a de ler a biblia

  49. Karl Marx disse:

    Muito Boa esse Post,
    Já Aproveitou para dar 2 recados em uma mensagem só:

    *Fale Menos
    *Leia Mais ( de Preferência a Palavra de Deus )

  50. Mateo disse:

    haha eu li com muita atenção e na parte da bíblia dei muita risada

  51. Marísia disse:

    Muito bonito e muito ungido,eu senti, oaconselhamento de Junta-me a Santa Bíblia.Pratiquei de imediato e senti como estava precisando .Louvo ao Senhor que colocou nessa página uma pessoa de fé e creio evangelizadora.Deus nos guarde.Obrigada.Amém,amé,…

  52. Nasareth disse:

    Seguirei suas dicas. Sou professora e estou completamente rouca e meio desesperada porque tenho que fazer revisão de fim de ano com os meus alunos e não tenho mais voz.
    Fica com Deus,
    :lol:
    Nasareth

  53. Nasareth disse:

    Obrigada,
    Seguirei suas dicas. Sou professora e estou completamente rouca e meio desesperada porque tenho que fazer revisão de fim de ano com os meus alunos e não tenho mais voz.
    Fica com Deus!
    Grande abraço

  54. Eder disse:

    parabens pelas dicas! principalmente da parte que voce fala sobre Deus! sem dúvida Ele é a cura para todos os nossos males, físicos e espirituais. um grande abraço!

  55. jeremias disse:

    Gostei muito das dicas e, sobretudo, do seu incentivo à leitura da Palavra de Deus. Obrigada. Eu estava precisando das duas coisas que Deus abençoe vcs de alguma forma tb…

  56. caritas disse:

    :D :lol: :P :roll: GENTE AMEI PARABENS VOU SALVAR ESSE SITE E ENVIAR P/ MINHAS AMIGAS MUITO BOA A DICA PRINCIPALMENTE P/ QUE MORA LONGE DO BRASIL… BJSSSSS

  57. edna aparecida de jesus machado disse:

    ~eu estou rouca vai fazer ums oito meses ja tomei tres injecaõ mais nao adiantou nada

  58. ANA MARIA DE OLIVEIRA CARVALHO disse:

    ADOREI AS DICAS, POIS SÃO DE GRANDE UTILIDADE, PRINCIPALMEMTE QUANDO SE COLOCA “DEUS” COMO NOSSO MELHOR CONSELHEIRO. PARABÉNS!…

  59. hely do vale disse:

    agrdeço pelas dicas, colocarei em pratica com atenção, busco um tratamento para meu filho d 3 anos q sempre sofre com tosse roca. a pediatra afirma ser laringite, preciso de ajuda. obrigado pelas dicas. q Deus abençoe.

  60. Gilmara Paiva disse:

    :-)Olá, adorei a parte final das dicas, com certeza vai funcionar bem, pois eu sempre tenho e vou seguir este conselho vai ajudar muito em minha vida, fisica e espiritual rsrsr

  61. Joseni disse:

    Gostei muito das dicas e, sobretudo, do seu incentivo à leitura da Palavra de Deus. Obrigada. Eu estava precisando das duas coisas!

  62. Diego Corrêa disse:

    Parabéns….por aconselhar falar com Deus e ler a biblia…que Deus venha te abençoar cada dia mais.

  63. Leyla Ayoub de Alencastro disse:

    :-) Parabêns pelo artigo, ajudou bem. Continuem publicando mais a respeito pois irá contribuir muito mais com inúmeras pessoas.
    Deus de sabedoria a vocês.

  64. Lucinei disse:

    Quero parabenisar vcs por este artigo,artigo que tem ajudado muito…
    E tambem parabenisalos pela ultima estrofe deste artigo(Rouquidão)a estrofe que fale em ler a biblia e orar a Deus para nossa Laringe..(PARABENSSS) Que Deus vus abençoe
    SEMPRE..ABRAÇOSSS!!!!

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | ANUNCIE NO PORTAL NATURAL | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2013 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.