11

Insônia, Apnéia Do Sono

insonia

SINTOMAS

Incapacidade de chegar ao sono, noite após noite.

CAUSAS

Os efeitos colaterais de pílulas para dormir incluem ansiedade, depressão, erupções cutâneas, irritabilidade, perda de apetite, má coordenação, distúrbios digestivos, dificuldade de visão, confusão, tonturas, pressão arterial elevada, distúrbios circulatórios e de respiração, danos ao sistema nervoso central, problemas de memória e do fígado e danos nos rins.

Os peritos dizem que se você for para a cama na hora certa, tiver uma corrente de ar fresco no quarto e tiver momentos calmos ali, terá suficiente repouso, mesmo que você não consiga adormecer tão rapidamente. Muitas pessoas que dizem não terem dormido à noite, dormiram um pouco sem perceber.

Muitas pessoas têm dificuldade para dormir à noite por causa de síndrome das pernas inquietas.

Há outros que têm apnéia do sono. Isso ocorre quando a pessoa, enquanto dorme, pára de respirar por alguns segundos de vez em quando. Eles, então, dão suspiros para respirar e podem acabar acordando. Isto pode acontecer muitas vezes durante a noite. As pessoas com apnéia do sono tendem a ter pressão arterial além da normal, são mais propensas a terem acidentes vasculares cerebrais e se encontram em maior risco de doença cardíaca. Essas pessoas também têm uma maior incidência de problemas emocionais e psicóticos.

Excessos, comer muito perto da hora de se deitar, e comer comida ruim pode produzir insônia. Distúrbios sistêmicos no coração, fígado, rins, pâncreas, pulmão, órgãos digestivos, cérebro podem afetar o sono.

TRATAMENTOS NATURAIS

• Falta de cálcio e magnésio pode fazer com que a pessoa desperte depois de algumas horas e não seja capaz de voltar a dormir.

• Coma alimentos nutritivos e faça com que o seu desjejum e almoço sejam as principais refeições. Coma levemente à noite, e várias horas antes de se deitar.

• Alimentos com o aminoácido tryptophane promovem o sono. Estes incluem figos, tâmaras e grãos.

• Evite queijo, bacon, chocolate, presunto, lingüiças e vinho antes de se deitar. Melhor ainda, mantenha estes alimentos inteiramente fora de sua dieta. Não coma berinjela, chucrute, batata, açúcar, espinafre ou tomate antes de ir dormir. Todos os alimentos contêm tiramina, neste ponto, o que aumenta a liberação de noradrenalina, um estimulante cerebral.

• Outros alimentos que mantêm as pessoas acordadas incluem alimentos gordurosos, açúcar, farinha branca, sal, glutamato monossódico (MSG), conservantes químicos, aditivos e alimentos alergênicos.

• Faça exercícios suficientes durante o dia, sendo alguns ao ar livre. Exercite-se regularmente no final da tarde ou começo da noite, mas não logo antes de se deitar.

• Antes de ir deitar, vá ao ar livre e passeie tranquilamente durante 30 a 45 minutos.

• Tome um banho quente uma ou duas horas antes de ir deitar.

• Algumas pessoas precisam ter o quarto silencioso. Outros precisam de algum som para mascarar um ruído. Nesses casos, pode-se ter um ventilador ligado.

• Confie em Deus. Ele promete dar descanso aos que confiam Nele.

• Regularizar seus hábitos é importante. Isso é vital para o bom sono. Procure ir para a cama e levantar-se sempre na mesma hora. O corpo tem um ritmo normal de ciclos. Pessoas com hábitos regulares têm um tempo de reação mais rápido e são mais felizes do que aqueles com horários irregulares de sono. Acordar cada manhã no momento certo irá ajudá-lo a ir dormir na hora certa cada noite. Dormir e acordar tarde nos finais de semana perturba o relógio biológico. Evite isso.

• Para algumas pessoas, cochilos diurnos atrapalham o sono à noite. Mas, para algumas pessoas mais velhas, um pouco de descanso antes das refeições durante o dia pode ajudá-las.

• Se você não consegue dormir, pode ficar deitado tranquilamente, e tente relaxar e descansar. Isto é quase tão bom como o sono.

• Ou você pode se levantar e fazer alguma coisa tranquilamente e calmamente durante um curto período de tempo e depois voltar para a cama e dormir. Um excelente método é o de ir lá fora e respirar o ar puro, olhar para cima na estrelas, respirar um pouco mais de ar fresco e, em seguida, voltar para a cama e dormir.

• Se você ficar a noite toda sem dormir, não tire uma soneca no dia seguinte e será mais provável que vá dormir direito nesta próxima noite.

• Vá para a cama cedo quando estiver sonolento.

• Alguns tomam melatonina ou cálcio para ajudá-los a ir dormir. Ambos são naturais e seguros auxiliares na promoção do sono.

• A temperatura ambiente deve ser agradável, nem muito quente nem muito frio.

• Se você deseja uma repousante noite de sono, certifique-se de uma pequena corrente de ar está passando por seu quarto, mesmo no inverno. Você provavelmente não conseguirá dormir bem quando o quarto estiver muito abafado.

• Não tome pílulas para dormir. Elas possuem, geralmente, químicas para alívio da dor, brometos, anti-histamínicos e/ou escopolamina. Estes são ineficazes e produzem efeitos colaterais desagradáveis.

• Álcool, barbitúricos e hipnóticos não resolvem o problema do sono, mas, sim, podem agravá-lo. O álcool perturba sono mais tarde, na noite. Nicotina parece ser calmante mas, na verdade, é um neuro-estimulante.

• Não tome substâncias com cafeína após o almoço.

• Não tome descongestionantes nasais e outros medicamentos para resfriado. Ele estimulam e dificultam muitas pessoas com relação ao sono.

• Estudos revelam que, em países onde as pessoas regularmente fazem sesta durante o dia, há menos acidentes e a produtividade é mais elevada. O fator importante aqui é a consistência. Tenha seu horário regular para dormir à noite. Se você sesta durante o dia, tem que ser regular. Se você sesta, mantenha suas sonecas curtas – cerca de 30 minutos.

• Chás de ervas que ajudam a aumentar a sonolência incluem o chá de nepenta e camomila. Mas não dependa de chá para ajudá-lo a dormir todas as noites.

• Certifique-se de ter um bom colchão para dormir.

• Mantenha seus pensamentos em coisas boas e agradáveis, com pensamentos puros e tranqüilos, e será mais fácil dormir à noite.

INCENTIVO

O descanso foi algo dado por Deus, e é se suma importância para todos nós. Se você está tendo problemas com o seu sono, ore a Deus e peça a Ele pra te ajudar. Com certeza ele tem uma bênção especial para você!

PortalNatural.com.br

Autor: PortalNatural.com.br

Portal de saúde e bem-estar com artigos, videos, receitas, nutrição, saúde mental, etc, para sua vida ser mais saudável, simples e feliz.

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

11 Comentários. Participe você também!

  1. Maria Lúcia de jesus disse:

    Me ajudou muito pq durmo muito pouco quando não perco o sono estou fazendo tratamento de fadiga drenal

  2. Marinete Leite disse:

    Gostei dessas palavras. Tenho muita dificuldade p dormir, mas vc falou q mesmo q não consiga dormir mas descanse é bom. Foi saber disso. Obrigada, valeu mesmo, mais ainda por ter falado em Deus, pois quando não consigo dormir fico orando. Bjos.

  3. paulo sergio da silv disse:

    tenho insonia frequentimente,e gostaria muito de uma receita,mas que fosse natural,mesmo que seje ervas,presisso muito de uma resposta,agradeço muito,abraço

  4. cris disse:

    minha sobrinha tem 4 anos e vai dormir as 5 horas a manhã o que nos podemos fazer para ela ter sono.

  5. livia rocha disse:

    Ótimo artigo, irei praticar tudo que voces colocarão aqui!!Amo este saite…Um grande abraço.

  6. gisceli disse:

    Tenho muita insonia.Irmãos preciso de ajuda de todos.

  7. Alexandre da Silva disse:

    Rosemary, ele dorme durante o dia?
    Se sua resposta for sim, procure fazer com que durma menos durante o dia para ter um sono prolongado a noite.
    Nos momentos em que ele acorda a noite, use a dica da musica calma para faze-lo dormir, não permita atividades que o deixem agitado demais, pois assim ele não conseguira dormir mesmo!

  8. rosemary disse:

    meu filho de 4anos e 10 meses deu para acordar ente 3 e 4 horas da manhã, e demora para dormir. Estou ficando exausta.aceito sugestões. :-* :-* :-* :-*

  9. Alexandre da Silva disse:

    Edione, não se preocupe, adolescentes normalmente tem maior necessidade de repouso, isso tende a mudar com o passar do tempo, caso contrario, comece a acorda-lo mais cedo aos poucos, 15 minutos num dia, 20 no outro e assim por diante e ele passara a dormir menos.

    Célia, já tentou fazer sua neta dormir com musica? A musica pode ser um calmante natural para as crianças, mas coloque sempre num volume que seja agradável, apenas para trazer o sono, não deixe que ela fique dependente de ter um som a noite inteira, outra coisa, procure musicas mais calmas, com melodias tranquilizantes, musicas instrumentais com sons da natureza ajudam muito.
    Espero que consigam resolver esses problemas!

    Deus nos abençoe com belas noites de sono!

  10. célia regina disse:

    minha neta de 9 meses não dorme a noite, minha filha esta apavorada, ela acorda de hora em hora, já tentamos de tudo que ensinam, agora o médico pasou rivotril para ela estou muito preocupada, este remédio é tarja preta,por favor me ajudem, vejam um remédio natural para minha netinha, sinto que ela é muito nervosa deve ter puxado meu genro que é muito nervoso, aguardo uma resposta e que Deus os abençoe.

  11. edione disse:

    Meu filho dorme as 11 horas e levanta 11horas isso é comum ele tem 16 anos e fico sempre com dúvida se isso é normal?

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2015 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.