35

Hipertensão (Alta Pressão Arterial)

hipertensao

SINTOMAS

Pode não haver sintomas, mas, se houverem, podem incluir dores de cabeça, dificuldade em respirar, visão turva, pulso rápido ou uma sensação de tontura.

Sobrepeso pode ser uma das manifestações em um homem de 50 ou 60 anos, que pode ter pressão sistólica tão alto como 200 ou mais.

A hipertensão é também chamada de “assassino silencioso”, porque muitas vezes revela poucos sintomas.

CAUSAS

Alta pressão arterial: a pressão do fluxo sangüíneo através das artérias é superior ao que deveria ser, e continua a elevar-se mais que a pressão constante.

Um manômetro de pressão arterial (esfigmomanômetro) registra duas leituras: a primeira e maior é a sistólica, o segundo e menor é a diastólica. A pressão diastólica ocorre imediatamente antes de o coração bater, e é menos importante para a determinação da pressão arterial. Mas a pressão sistólica revela a pressão construída quando o coração bombeia sangue para fora do coração pela aorta (e daí, através das artérias). Alta pressão sistólica indica que as paredes celulares são insensíveis e/ou estão formando placas nas artérias, estreitando a passagem.

A média da pressão arterial sistólica normal em um adulto varia entre 120 e 150 milímetros de mercúrio, e tende a aumentar com a idade. As artérias das pessoas mais velhas tendem a endurecer e engrossar com a idade, e isso produz a maior leitura em fases posteriores da vida.

A idade, em relação aos números, poderia ser: leituras sistólicas de 140-150 em 55 a 70 anos de idade não precisam de ser consideradas altas, mas, ocorrendo em um homem de 30, aponta para um problema definido que precisa de atenção.

A pressão arterial normal para adultos variam de 110/70 a 140/90, enquanto leituras de 140/90 a 160/90 e 160/95 indicam a borda da hipertensão. Qualquer leitura superior a 180/115 é muito elevada.

O endurecimento e entupimento produz alterações nas artérias, produzindo hipertensão, e são causadas pelo envelhecimento, estresse emocional, alimentação, excessos e hereditariedade. O tabaco é outra causa da hipertensão, bem como tomar contraceptivos orais. Beber café ou chá, o abuso de drogas e uma elevada ingestão de sódio são outras causas.

Hipertensão pode resultar em doença arterial coronariana, alargamento do coração ou acidente vascular cerebral. As infecções agudas (tais como amigdalite, escarlatina e febre tifóide), ou infecções focais de amígdalas ou dentes, por vezes, podem levar à doença de Bright (uma doença renal), que é acompanhada por uma elevada pressão arterial. Ataques súbitos de convulsões em gestantes (eclâmpsia), e outras doenças renais de gravidez, geralmente causam a pressão arterial elevada.

Hipertensão primária (cerca de 90% dos casos) não têm uma causa direta. O resto (hipertensão secundária) ocorre como resultado de outras doenças.

TRATAMENTOS NATURAIS

• Excessos habituais, apesar da boa comida, podem levar à hipertensão.

• Excesso de proteínas alimentares, doces, alimentos gordurosos e sobremesas devem ser omitidas, mas a redução de todos os alimentos é especialmente importante.

• Não utilize sal. Isto é essencial para a redução da pressão sanguínea. Leia os rótulos. Muitos alimentos contêm sódio. Procure por “sal”, “sódio”, “soda” no rótulo. Também evitar MSG (glutamato monossódico), bicarbonato de sódio, sacarina, molho de soja, refrigerantes diets, conservantes, amaciadores de carne.

• Só beba água destilada.

• Elimine todos os produtos lácteos, pois eles são ricos em sódio.

• Não utilize produtos vegetais enlatados.

• Estresse, medo, raiva e dor aumentam a pressão arterial. Exercícios diários adequados, ao ar livre, ajudam a reduzir os efeitos do estresse.

• Coma uma dieta alta em fibra. Inclua farelo de aveia, que parece ser o melhor tipo para os fins que você tem em mente.

• Para óleo, tome 2 colheres de mesa de óleo de linhaça por dia.

• Não use gordura animal de qualquer espécie. Evite comer carnes.

• Não coma chocolate, álcool, abacates, queijos e iogurtes.

• Inclua suplemento de cálcio na sua dieta.

• Evite mais de 400 unidades de vitamina D por dia.

• Beba sumos de vegetais frescos.

• Alho definitivamente reduz a pressão arterial. Na verdade, ele tende a normalizá-la. Em pessoas com pressão arterial baixa, o alho aumenta a pressão. O alho cru e fresco é o melhor.

• Obtenha suficiente repouso durante a noite, e não coma logo antes de deitar.

• Se estiver grávida, verifique a pressão arterial regularmente.

• Não tomar anti-histamínicos.

• Não tome suplementos contendo os aminoácidos tirosina e fenilalanina.

• Mantenha o seu peso baixo. Perda de peso reduz a pressão arterial. Se você estiver com sobrepeso e pressão arterial alta, pode-se fazer um jejum um ou dois dias por semana.

• Quando a situação é crítica, cuidado especial deve ser dado para a bem sucedida recuperação:

- Repouso adequado, tanto físico como mental, é necessário, apesar de que fazer um leve exercício é benéfico para as pessoas com hipertensão moderada. Mesmo as visitas dos amigos e familiares poderão ter de ser restringido ou proibidas por um tempo.

- Gradualmente começar a fazer exercícios leves. Caminhe ao ar livre e gradualmente (lentamente). A cada dia aumente um pouco o tempo gasto em caminhadas ao ar livre.

- Todos os remédios de pressão arterial tendem a ter efeitos negativos. Exercício moderado, repouso, sono e dieta adequada irão proporcionar uma melhor ajuda.

• Hidroterapia vigorosa ou tônica, ou mesmo massagem, não devem ser utilizados. Um banho neutro banho e completo repouso são necessários.

INCENTIVO

Deus pode ajudá-lo a superar suas dificuldades. Ore, converse com ele, exponha seu problema e confie de que Ele fará o melhor para você.

PortalNatural.com.br

Autor: PortalNatural.com.br

Portal de saúde e bem-estar com artigos, videos, receitas, nutrição, saúde mental, etc, para sua vida ser mais saudável, simples e feliz.

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

35 Comentários. Participe você também!

  1. Samira disse:

    Oi pessoal eu fui no médico dia 13/05 e a minha pressão esta 10/7 ai a minha médica falou que esta normal a minha pressão. Mas eu falei que estava tomando so um complimido por dia e quanto passou dois dias fui por hospital passado mal quando o medico vê a minha pressão estava 14/9. Ai ele mandou eu parar de tomar o remédio. Eu queria saber por que?

  2. Bárbara disse:

    Creio que se levarmos a sério todos esses ensinamentos, não temos que intoxicar com tantos medicamento. Gostaria muito de receber em meu E-Mail todas as ORIENTAÇÕES, possíveis de serem enviadas. Atenciosamente, agradeço!….

  3. Luan Martins disse:

    Olá meu nome é luan, a dois anos atras, tive um historico de pressão muito alta, chegando a 20/?? nao lembro so lembro do 20
    eu trabalhava em uma empresa, quando abaixei pra pegar algo minha cabeça doeu muito, escutei um barulho muito forte e um zumbido no ouvido, logo desmaiei, e ja acordei com paramédicos me medicando, lembro bem deles falando, esse escapou por pouco.

    eu tenho 21 anos, agora minha pressão fica em 14/9 e 15/10 é normal? peso 92kg tenho 1,87 de altura

    queria saber se posso continuar jogando futebol, porque eu fico cansado atoa.

  4. Evaldo R. Oliveira disse:

    Li o artigo pois sou hipertenso também. Mas me controlo com medicação e alimentação adequada.
    Não entendi a indicação de só beber água destilada. Não seria ÁGUA FILTRADA, pois a água destilada é isenta de todos os minerais e pode causar desconforto abdominal, por isso é dito que é uma ” água pesada”.

  5. jessica disse:

    gente esse site me ajudou no meu trabalho de ciencias muito obrigada
    !!!~.~

  6. Francisco! disse:

    Penso e já passei por experiência desagradável de pressão a mais de 20 por mais de 15 assim o médico me falou assustado! Foi uns chás doido que tomei noite inteira!
    Pergunta : porque não tive um AVC e ou um infarto.
    Minhas Artérias claro!
    – se vc alimenta meia boba suas artérias te deixa na mão até no mísero 14×10
    – se vc alimenta corretamente suas artérias são de aço !
    Dicas castanhas ( da Índia e ou do Pará ) são todos e comer na medida correta senão inverte.

    Mais um monte de chás bons pra isto.
    Abc

    • Francisco! disse:

      Esquece de dizer ; sim Deus acima de tudo, mas vamos parar com esta de passar pra Ele a sua responsabilidade do que comes, Ele nos deu livre arbítrio e se quisermos lamber sal comer pizza s salgadas etc e tal, que assumamos as consequências ora! Falo com Deus todo dia acradeco muito aos meus 62 anos!! Mas pedir saúde a Ele jamais, peço sim conhecimento e Tb corro atrás dos livros até porque de boas intenções o inferno está chei.
      Deus nos abençoe e até!
      Fica a Dica !

  7. Clelia disse:

    Tomar água destilada??? Nunca ouvi falar disso…

  8. silvio disse:

    muito abençoado glória deus só ele pra liberta agente dessas infermidades a paz irmãos

  9. muricy disse:

    bom dia tenho 41 ano minha pressao ate os 40 foi sempre 12x 8 agora sempre esta 14X10 13×09 teria alguma receita natural de saladas comidas para para começar a fazer gosto muito de carnes vermelhas e cafe sou fumante agardo retorno se possivel muricy obrigado

  10. Afonso disse:

    Tb discordo sobre a vitamina D, li recentemente em varias fontes que ela é altamente benéfica para hipertensos, produzida em exposição ao sol durante uns 15 min. ao dia ou tomando suplementos (nada de usar protetor solar, isso é besteira…esse sim causa câncer) e o abacate tb é saudavél. Há tb a dieta com suco de abobora(de fazer doce) durante um mes um copo antes do café, para controlar o colesterol e outros males e sem falar nas caminhadas. Eu tb quero eliminar o remedio de pressão, tem uns efeitos colaterais indesejados, pretendo aderir a estas dietas!

  11. Natanael T Correia disse:

    Gostei Das informações Manda mais por favor

  12. Astrid New disse:

    Não gostei do artigo. Generaliza tudo. O ideal é buscar auxílio profissional com nutricionista e médico endocrinologista e cardiologista. Esses profissionais avaliarão a condição física geral e estabelecer um tratamento adequado com alimentação, talvez medicação e exercícios físicos apropriados.

  13. FABIANA disse:

    MINHA MÃE VIVE COM FORTES DORES DE CABEÇA, ELA É HIPERTENSA, TA SEMPRE COM A PRESSÃO ALTA. OS HÁBITOS DELA ESTÃO SÓ PIORANDO A VIDA DELA! PASSA MUITA RAIVA, NÃO GOSTA DE SAIR, SÓ DE IR TRABALHAR, TA SEMPRE AMARGURADA! QUANDO AGENTE VAI DAR CONSELHOS ELA NÃO QUER. NÃO SEI O QUE FAZER. :sad:

  14. Albeni A. Madureira disse:

    NÃO ENTENDO MAIS NADA! O DR. LAIR RIBEIRO, MESTRE EM CARDIOLOGIA,DÁ AULAS PARA MÉDICOS EM DIVERSAS ESPECIALIDADES,TEM INUMEROS LIVROS DE MEDICINA SENDO DELES BEST SELLERS ELE E NUTRÓLOGO ETC ETC, ELE DIZ QUE O ABACATE É ALIMENTO FUNCIONAL, POIS ALEMD E ALIMENTO E REMEDIO, FALA QUE DEVEMOS TOMAR VITAMINA D3 COM 1000 UI E VCS DIZEM QUE ABACATE FAZ MAL, VITAMINA D SO ATE 400 UI. ONDE ESTÁ A VERDADE??!!!???

    • Henri Cosi disse:

      Olá, Albeni…
      Eu estudei Nutrologia e estou de acordo com o dr. Lair. No caso da vitamina D3, aconselho você a assistir a entrevistas com o médico Cícero Galli, que é autoridade nesse assunto. Segundo ele, o ideal de suplementação com esse hormônio (“vitamina”) é de 10 mil UI diários, não apenas 1 mil, como o Lair mencionou. Só para você ter uma idéia, o próprio corpo produz cerca de 20 mil UI quando uma pessoa branca se expõe ao sol durante 20 minutos, ao meio dia, ou durante 40 minutos às 16 horas… Logo, 1 mil UI é uma quantidade ainda irrisória para se suplementar.
      Entre outros assuntos, não se atenha a esse site ou a opiniões de nutricionistas encabrestados pela mídia e pelo comércio interno a suas profissões. A verdade se encontra nos livres pensadores, isentos de interesses econômicos ou egoístas.

  15. Graças a Deus por este site, pois confirmou a mim duas principais lições:
    1 – Devo fazer minha parte, se quero de fato ser a morada do Espirito Santo, o Instrumento de Deus Pai para abençoar e Evangelizar, Alfabetizar e Solidarizar-se;

    2 – Devo diariamente entregar minhas aflições nas mãos de Deus, principalmente as que não posso resolver.

    Deus continue abençoando a TODOS em o nome do Senhor Jesus Cristo.

  16. ALDERICO PAULINO COR disse:

    MINHA FILHA FOI AO MÉDICO NO INTERVALO DE 4 DIAS, 2 VEZES E NA ÚLTIMA, O MÉDICO DEU O DIAGNÓSTICO QUE TUDO INDICA QUE SEJA DENGUE. QUAL O TRATAMENTO IDEAL?

  17. marcio disse:

    ola;estava com hipertensão e com falencia em ambos os rins diminuindo os trabalhos a cada dia,tive 02 opções tratei das duas .01 fiz varios exames,que constataram a diminuição dos orgaos entrei em panico,levantei a cabeça, e orei a deus,fiz 01 proposito e ele me libertou em nome do pai e do filho,estou curado os orgaos estão normalizando em suas funções. mas o proposito com deus cada 01 faz o seu primeiro esqueça o odio ou raiva em seu coração e faça-o que o pai celestial responde é so ter fé.eu tive e vc te aguardo em seu testemunho 85923649

    • SUELY disse:

      OBRIGADO IRMÃO MARCIO; TENHO ORADO A DEUS POR ESTA CURA DA HIPERTENÇÃO E DO MEU EMOCIONAL E TENHO CERTEZA QUE VOU POSTAR MEU TESTEMUNHO. DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO GRANDEMENTE!

  18. jorge pipa disse:

    Obrigado, foi benéfico pra mim ter lido este pormenor bastante importante, porquanto sou hipertenso. a minha hipertensão chega sempre 14/90 até 160/90.

  19. maria gorete ferreir disse:

    BOM DIA!! GOSTARIA DE SABER PORQUE SINTO TANTA DOR NO PEITO JA FIZ TODOS EXAMES DE CORAÇÃO E GRAÇAS A DEUS NÃO DA NADA.. MINHA PRESSÃO ARTERIAL DE UM TEMPO PRA CÁ TEM DADO ALTA.. 16 POR 09 OU 15 POR 08 JA CONSULTEI O MEDICO E ELE NÃO PASSOU REMEDIO NENHUM.. SENDO QUE FICO DIAS SEM DEFECAR. PODE SER ISTO… DESDE JA MUITO OBRIGADA

  20. evelin disse:

    tenho m cisto aracnoideo localizado na fossa posterior do cerebro.dia 17 de maio faz dois anos que operei e ele voltou,estava gravida e a minha pressão aumentou muito. fiz parto cesária e ela chegou a 20 x 12.depois disso ela continua alta e passo muito mal a noite,gostaria de saber se demora muito controlar?.estou tomando metildopa de 500mg e e lazic de 40mg.obrigada.

  21. MARIA APARECIDA ZARI disse:

    Com o devido respeito, queria pedir informações sobre o controle da pressão alta, pois a minha ao levantar está em 140 / 85, no decorrer das horas vai subindom chegando até 130/110, ai tomo captopril, mas abaixa muito pouco, e logo volta a subir, o que poderia ser a razão dessa instabilidade?
    Se tiverem alguma orientação a me darem, serei-lhe ternamente grata.
    Atenciosamente
    Maria Aparecida Zari Banalli
    Paranavaí – Paraná

  22. Antonio disse:

    Bom dia, sou grato em primeiro lugar a Deus pela pessoa que escreveu essa matéria tão importante sobre pressão arterial alta.
    Gosto dessas orientações, me ajuda muito, principalmente a respeito de presão alta, que no momento me atinge.
    Que Deus te abençoe.
    Parabens

  23. Fábio disse:

    Gostei muito do site, vou estudar mais o site e adaptar uma vida de saúde a minha querida mãe. Parabéns por essa iniciativa! Deus abençoe a todos!

  24. ENIO LEAL TATSCH disse:

    BOA NOITE! SEMPRE QUE PRATICO EXERCICIOS FISICOS MESMO QUE MODERADOS, TENIS E FUTEBOL
    ACORDO A NOITE COM A PRESSAO ALTERADA, FIZ TODOS OS EXAMES E NAO ACUSOU NADA, SERA QUE NAO DEVO MAIS JOGAR, TENHO 56 ANOS TOMO VASOPRIL 20/12,5. E FUI ATLETA A VIDA TODA, AGUARDO UMA LUZ UM ABRAÇO!

  25. estou com canseira fisica e mental.nao consigo desenvolver nenhuma funcao com presizao.inclusive as de minha casa:sad:

  26. ROSEMARY CASTRO BAZANTE disse:

    NÃO FUI AO MÉDICO MAS ACHO QUE TENHO HIPER TIREOIDISMO MAS NÃO TENHO MEDO POIS TENHO CERTESA QUE TUDO NA MINHA VIDA ESTÁ NO CONTROLE DO GRANDE. AGRADEÇO MUITO PELAS DICAS VOU FELIZ ME CUIDANDO COM AS PLANTAS DA NATUREZA QUE DEUS NOS DEIXOU POR REMÉDIO .VALEU! A PAZ DO SENHOR PARA TODOS!

  27. Leticia alarcão disse:

    Estou muito satisfeita,atraves de vcs tive acesso a simples e preciosas dicas, que muito contribuiram para melhorar a qualidade de vida.
    Abraços,
    Letícia,uberlândia-MG.

  28. Miguel Anjo Lopes disse:

    Lendo o livro “Conselho sobre regime alimentar” de Ellen G. White, normalizei a minha hipertensão, dores de cabeça, mau estar e noites mal dormidas. Segui o conselho do livro. Vale a pena. Abraços. Miguel

  29. Eu não gosto de leer disse:

    poow :sad:

  30. Terezinha Rita Ribeiro disse:

    Eu agradeço a Deus por ter ido frazer um tratamento ai na clinica, Deus os tem usado, quando sai do hospital depois de 3 tentativas de cateterismo, meus filhos estavam desesperados achavam que eu iria infartar muito breve, 10 dias de tratamento me auxiliaram a viver com qualidade de vida,louvo a Deus pela oportunidade de aprender com menos medicamentos e uma vida mais saudavel. Valeu pessoal, voltarei…. se Deus quizer mas bem melhor do a 1ª vez. abraços

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2015 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.