5

Febre

febre

SINTOMAS A febre é uma elevação da temperatura corporal acima do normal. A febre não é uma doença, mas um sintoma de uma infecção ou doença que está presente. Febres são comuns em uma grande variedade de doenças leves ou graves.

Os sintomas incluem dores de cabeça, rubor facial, dores corporais, náuseas, pouco ou nenhum apetite e, às vezes, diarréia ou vômito. A pele pode tornar-se quente com alguma transpiração, ou quente e seca. A temperatura elevada é um esforço do corpo para queimar a infecção, e o suor ajuda a eliminar toxinas. Portanto uma febre parcial pode ser útil para o organismo no combate à infecção. Se a febre não ficar muito alta, deixe-a correr o seu curso. Muitas enzimas, anticorpos e células brancas do sangue respondem ligeiramente melhor durante temperaturas elevadas.

MAIS SOBRE FEBRES A febre normal é, geralmente, considerada como dentro de um intervalo de 36º a 37º F., mas pode variar entre indivíduos. Se for acima de 37º é febre. Não se deve ter uma preocupação excessiva, a menos que a temperatura corporal sobe acima 38.5º ou 39º em adultos ou crianças. Lembre-se de contatar um médico sempre que houver febre alta.
Enquanto a temperatura corporal não estiver superior a cerca de 2º acima do normal, ela não interfere completamente nas funções corporais. Mas níveis acima 40º são perigosos; a 41º, convulsões são comuns; 42º, freqüentemente, resulta em dano cerebral irreversível.

TRATAMENTOS NATURAIS • Se a febre ficar muito alta, mergulhar o corpo imediatamente em água morna para baixar a temperatura.

• Outras sugestões incluem: blocos de gelo na testa, correr água fria sobre os punhos, banhos frios e beber certos chás de ervas, como matricária e/ou salgueiro branco. Cataplasma pode ser feito através da raiz da equinácea, para baixar febre. Chá de Linden pode induzir o suor para quebrar uma febre. O chá de black-elder (elderberry) também é bom.

• Tenha em mente que a febre não é a infecção, a infecção pode ser resolvida, bem como a febre.

• Vitamina C e sumo de limão são especialmente úteis. Outros nutrientes incluem a vitamina A, complexo B, B1, D, cálcio, potássio e sódio.

• Existe perda de proteína durante a febre. As necessidades calóricas são maiores, e o metabolismo é aumentado. É necessária também uma maior hidratação. Como fluído é perdido, sódio e potássio são perdidos. Beba bastante água, também sucos de frutas e vegetais. É importante que o alimento sólido seja evitado até que a febre diminua.

• Sucos ricos em nutrientes são especialmente úteis: suco de beterraba, suco de cenoura, etc.

• Nunca dê aspirina a crianças. Ela pode desencadear síndrome de Reye, uma doença neurológica potencialmente fatal.

• É necessário muito oxigênio. Certifique-se que existe uma corrente de ar na sala, abra a janela. Receba fumantes fora de casa.

• Compressas úmidas ajudam a reduzir a temperatura. Removê-las e aplicar novas a medida que elas se aqueçam. Aplique estas compressas na testa, pulsos e vitelos. Mantenha o resto do corpo coberto.

• Com uma esponja com água fria da torneira, passe-a sobre a pele para dissipar o excesso de calor. Torça a esponja e limpe uma secção de cada vez, mantendo o resto do corpo coberto. Devido à rápida evaporação, não será necessário secar com uma toalha.

• Algumas pessoas, quando têm febre, têm arrepios. Nesses casos, mergulhe-os em uma banheira de água aquecida. Isso também ajudará a abaixar a temperatura. Para os bebês, dê banhos à temperatura ambiente. Enrole-os com toalhas molhadas, que são alteradas a cada 15 minutos.

• Se muito quente, remover alguns cobertores e roupas; se está com frio, adicioná-los.

• Quando os sinais de febre sumirem certifique-se de impedir a refrigeração.

• Colocar muitas roupas em uma criança pode realmente causar uma febre.

Reocorrência: Se sintomas febris parecidos com gripe voltarem à acontecer; em crianças isto poderia indicar diabetes, e em adolescentes e adultos, poderia ser o vírus Epstein-Barr(EBV).

INCENTIVO Cristo veio para que todos os que nEle crêem, possam ser salvos. Como a flor volta-se para o lado do sol, assim nossos olhos devem voltar-se a Ele. Deus pode te ajudar!

PortalNatural.com.br

Autor: PortalNatural.com.br

Portal de saúde e bem-estar com artigos, videos, receitas, nutrição, saúde mental, etc, para sua vida ser mais saudável, simples e feliz.

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

5 Comentários. Participe você também!

  1. livyn disse:

    absurdo nunca se deve aquecer mais quem está com febre…informação errada demais!

  2. Beto disse:

    Obrigado pela orientação, foi de grande ajuda,me deixou mais tranquilo em relação a febre,sabendo que, não vou ficar mas desesperado quando antes, são pessoas como vcs que nos ajudam a compreender mais, e agradeço a Deus por vcs, que Ele os abencoem!
    Obrigado

  3. Lucelia disse:

    Meu filho com 38 graus e eu com 39…quando e o mome to correto de administrar um anti-thermico

  4. patricia gregorio disse:

    e muito bomm ter essa bençao em nosso alcance :P ortal natural que deus continue abençoar voces.l

  5. Ane Coelho disse:

    é de grande valor esse portal
    agradeço de coração

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2015 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.