7

Enfisema

enfisemaPulmonar

SINTOMAS

A pessoa com enfisema geralmente precisa fazer um grande esforço para exalar ar de seus pulmões. Existe uma contínua dificuldade em respirar. Qualquer esforço faz a pessoa tossir. É difícil respirar, e o pior é a expiração. A veia do pescoço muitas vezes se destaca devido ao esforço, e respira-se pela boca a fim de tentar obter ar suficiente para dentro e para fora. A respiração é, geralmente, rápida e curta. Pode-se respirar de 25 a 30 vezes por minuto e, ainda assim, não se fartar ar.

Eventualmente, o peito torna-se forma de barril, com o rosto avermelhado, e a pessoa fala pausadamente, com frases quebradas.

CAUSAS

As paredes dos pulmões perdem sua elasticidade, e o ar não pode ser facilmente empurrado para dentro e para fora, como normalmente deveria acontecer. Portanto, há ar nos pulmões, mas eles não estão se movendo para dentro e para fora. A medida que a enfisema avança e há mais obstrução no fluxo de ar, os pulmões se ampliam devido ao ar aprisionado.

A causa mais freqüente é o tabagismo, mas também a poluição do ar pode ter um pouco da culpa. Procure viver fora das grandes cidades, e não tenha tabaco em sua casa. Fazendo isso, você deve ser capaz de evitar este problema.

Enfisema tornou-se a mais comum infecção pulmonar moderna no mundo ocidental. Necessitamos de uma contínua troca de ar para sobrevivermos. Na enfisema, uma grande porção dos alvéolos são destruídos, e o sangue não é adequadamente aerado.

TRATAMENTOS NATURAIS

• Pare de fumar. A fumaça do cigarro deve ser banida da casa, carro e local de trabalho. Além disso, evite sprays.

• Evite alergênicos (substâncias causadoras de alergia).

• Mantenha um programa de exercício físico regular. Andar a pé ao ar livre é sempre o melhor. Tente utilizar um peso de meio ou um quilo e trabalhe os músculos do pescoço, ombros e tórax. Os que possuem enfisema crônica precisam de um fortalecimento muscular mais do que os outros.

• Alimente-se adequadamente. Digestão prolongada requer mais oxigênio e sangue para o estômago, que são tirados (ou diminuídos) de outras partes do corpo que também precisam delas.

• Evite alimentos formadores de gás, tais como legumes e couve. Estes provocam distensão abdominal que podem interferir com a respiração.

• Beba bebidas quentes e claras no período da manhã (como chás de ervas), para ajudar a limpar as mucosas das vias aéreas.

• Alimentos excessivamente quentes ou frios podem induzir tosse.

• Evite alimentos difíceis de mastigar, e mantenha uma dieta baixa em sal.

• Não coma quando estiver emocionalmente perturbado ou irritado.

• Beba bastante água.

• Mantenha o seu peso corporal ideal. Quanto mais próximo estiver de seu peso ideal, melhor para os seus pulmões, pois menos oxigênio ele deverá fornecer para o corpo.

• Obesidade e constipação diminuem a resistência do paciente à infecção respiratória.

• Evite usar roupas apertadas, o que ajuda a respirar melhor.

• Aprenda a respirar corretamente. A tendência é respirar curta e rapidamente. Mas faça com que você mesmo respire paulatinamente, a partir do diafragma. Reforce seus músculos da respiração ao soprar lentamente através dos lábios, durante 30 minutos por dia. Tente exalar o dobro do tempo que levou você a respirar.

• Aprenda a tossir corretamente. Inale lenta e profundamente, exale através dos lábios, e tussa em pequenas rajadas curtas ao invés de tossir vigorosamente.

• Em seu trabalho, trabalhe com firmeza, mas evite o stress e agitação.

• Ao trabalhar, exale o ar pelos lábios quando subindo ou levantando algo, e inale quando você descansar. Ao subir escadas, exale enquanto subir e inale quando parar para descansar.

• Relaxe e descontraia durante o dia. Não tenha um sentimento de alarme sobre os seus problemas respiratórios.

• Evite o contato com alguém que esteja com uma infecção respiratória.

• Evite drogas que suprimem tosses. Elas secam as secreções ao invés de expeli-las.

• Utilize apenas sabões e sabonetes neutros. Evite perfumes, gás de fogão, tapetes e cortinas que não podem ser facilmente limpos. Evite climas quentes e úmidos. Evite pelos e penas de animais em sua casa.

• Obtenha bastante ar fresco. Use um cachecol quente ou máscara na boca e no nariz quando sair em tempo frio. Mantenha o corpo quente em todos os momentos.

• Coloque uns blocos ou suportes sob o pé da cama, de maneira que ela fique um pouco elevada. Isto irá ajudar a prevenir o acúmulo de muco na parte inferior dos pulmões durante a noite. (mas não coloque muito íngreme)

INCENTIVO

Existe um médico que é muito bom no que faz e pode te ajudar com o seu problema. Este médico é o Deus Criador. Converse com ele agora, exponha seu problema e confie de que Ele pode te ajudar!

PortalNatural.com.br

Autor: PortalNatural.com.br

Portal de saúde e bem-estar com artigos, videos, receitas, nutrição, saúde mental, etc, para sua vida ser mais saudável, simples e feliz.

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

7 Comentários. Participe você também!

  1. Mariana disse:

    Dario Luíz: sou ex fumante, parei há 4 anos. Sermpre fui ativa, mas vivia cansada; os médicos achavam que era “preguiça”. Fiz uma tomografia esta semana, descobri – claro – que estou com enfisema. Pare de fumar AGORA. O único jeito de parar de fumar é parando. Quando sentir vontade de fumar, espere a vontade passar. Procure ajuda, consulte um médico, tome um remédio contra a ansiedade que fica mais fácil. Boa sorte!

  2. Marcelo disse:

    Olá Eduardo, estava pesquisando sobre Efisema, pois meu pai tem esse problema e vi essa mensagem sua. Vou pedir a Deus pela sua saúde. Gostaria de saber como você está, meu irmão.

    Marcelo

  3. dario luíz da silva disse:

    Eu só tenho a agradecer

  4. dario luíz da silva disse:

    :eu estou com grande dificuldade respiratória,pois sou fumante e não consigo me desprender do cigarro,
    gostaria de ter ajuda,

  5. Eduardo santos disse:

    [i]
    Os meus cumprimentos

    Eu tenho 66 anos de idade e sempre senti que tinha um problema de saude, mas nenhum médico foi capaz de mo diagnosticar.
    Então eu, já na aposentadoria, decidi que tinha de encontarar a causa do meu mal.
    Procurei nos livros e na NET. Não precisei de muito para saber que meu mal éra Enfisema.
    Mandei fazer um exame e a resposta veio—bronquios totalmente obstruidos de muco.
    Levei ao meu médico especialista (?) e ele elaborou logo um tratamento com bronquidilatadores .
    Agora, não me sinto melhor com o tratamento, embora o faça com rigor.
    Será que posso fazer alguma coisa para aliviar–seja com chá, ou exercicio, ou, ainda algum cuidado especial que me escapa??
    Se alguém me poder ajudar, eu muito agradeço.

    Eduardo

    • adenilto disse:

      Faca fisioterapia respiratória pulmonar q e bom converse com seu medico sobre uma injeção diprospan

    • marta salla disse:

      olha eu tenho efisema e estou tomando cha de guaco e de sauçinha e fasso elalaçao do cha eu ponho o guaco no canecao e ponho agua e ponho ferver cuando esta fervendo saindo fumaça dai ponho o rosto perto do canecao e tomo toda a fumaça no rosto tanto do cha da salçinha como o cha do guaco

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2015 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.