15

Dor de Cabeça

dorDeCabeca

SINTOMAS

Dor em qualquer parte da cabeça.

CAUSAS

As causas mais comuns incluem fadiga visual, tensão, má ventilação (falta de ar fresco), pressão nos seios, constipação, alergias (alimentos, pólen, produtos químicos, etc), estresse, ansiedade, tensão muscular, infecção, anemia, fome, febre, desequilíbrios hormonais, trauma na cabeça, deficiências nutricionais, sinusite, álcool, drogas, tabaco, desalinhamento espinhal, poluentes atmosféricos e químicos (perfumes, fumos industriais, etc) doenças nos olhos, nariz ou garganta. Deficiencia de niacina ou ácido pantotênico, overdose de vitamina A, deficiência de vitamina B ou distúrbios do sistema digestivo e circulatório. Pílulas anticoncepcionais também podem causar dor de cabeça (por causar uma deficiência da vitamina B6).

A dor de cabeça pode ser causada por uma reação a um determinado alimento, como o chocolate, trigo, açúcar, glutamato monossódico (MSG), produtos lácteos, cachorro quente, carnes no almoço, ácido cítrico, vinagre, etc. Sulfitos, encontrado em alguns alimentos, podem também causar este problema, bem como alimentos fermentados tais como a nata, iogurte e queijos.

TRATAMENTOS NATURAIS

• Quando surgir uma dor de cabeça, aplique compressas frias no lugar onde a dor parece ter originado. Isto reduz espasmos musculares e ajuda os vasos sanguíneos. Deixe um pano limpo e úmido na geladeira por 10 minutos, ou mergulhe-o em água com cubos de gelo, retire-o e torça-o e aplique.

• Coloque um aquecimento sobre os músculos do ombro como uma almofada, toalha quente ou garrafa de água quente e talvez no pescoço. Fazer isso pode te ajudar.

• Durma o suficiente, mas evite acordar tarde. Vá dormir mais cedo.

• Não coma demais. Inclua suficiente quantidade de fibra em suas refeições.

• O tratamento para cefaléia depende da causa. Cefaléias causadas por um determinado problema freqüentemente retornam. Portanto, identifique a causa e muitas futuras dores de cabeça serão evitadas.

• Às vezes, dores de cabeça repetidas, são um sintoma de uma doença mais grave.

• Certifique-se de que você esteja recebendo suficiente vitamina B, especialmente niacina e ácido pantatênico. Vitamina A e ferro são também importantes (mas não se esqueça de dar preferência sempre a obter o seu ferro de alimentos, tais como melaço, etc e não de produtos químicos, como suplementos).

• Exercícios regulares podem ajudar a prevenir dores de cabeça devido à tensão. Exercite-se quando houver dor de cabeça, caso a dor não seja severa.

• Faça suas refeições em horas regulares, e não coma alimentos que possam causar-lhe este problema.

• Respire profundamente.

• O brilho da luz pode causar fadiga visual e dores de cabeça.

• Não mastigue chiclete. A mastigação repetitiva pode trazer tensão e dor de cabeça.

• Não use muito sal.

• Não exagere. Aprenda a viver dentro do seu limite.

• Quando tiver que enfrentar altas altitudes, tome adicional vitamina C, para evitar uma cefaléia devido a alta altitude.

• Mantenha um diário para ajudá-lo a determinar a causa das dores de cabeça. Anote: data, hora do dia, quando a dor é sentida e quaisquer comentários sobre o que você acha que podem ser possíveis causas.

• Se alguns dos seguintes sintomas ocorrem com a cabeça, a situação pode ser mais grave, e você deveria consultar um profissional: febre e rigidez no pescoço, sensibilidade à luz, perda da fala ou confusão, batimento cardíaco irregular, pressão na área dos sinus na face, mudança visual das cores ou a sensação de que sua cabeça vai explodir.

• Se você acha que alguma coisa que comeu ocasionou uma terrível dor de cabeça, tome 5 comprimidos de carvão dentro de uma hora. (não tome comprimidos de carvão diariamente)

• Alguns chás das seguintes ervas podem ser benéficos: valeriana, matricária, erva-cidreira, primavera, lavanda e salgueiro.

Existem muitos tipos de dor de cabeça. Aqui estão algumas delas:

• Cefaléia por tensão nervosa: dor contínua em uma ou mais áreas, com dor nos músculos do pescoço e parte superior das costas, podendo haver tonturas. Um dos tratamentos mais comuns para esta dor inclui a aplicação de blocos de gelo no pescoço e parte superior das costas. Tome vitamina C e P(bioflavonóides) extra. Evite açúcar, cafeína, alimentos alergênicos, estresse. Pratique mais exercícios.

• Dor de cabeça por ressaca: Causada geralmente após ingerir bebidas alcoólicas. Coloque gelo no pescoço e beba muita água e sucos de fruta. Pare de beber álcool.

• Cefaléia por esforço físico: Esta é causada por esforço físico ou sexual excessivo. Aplicar blocos de gelo ao ponto de dor, melhorar a dieta e parar com os excessos.

• Dor de cabeça devido à cafeína: Acontece quando você tenta parar com sua dependência de café muito rapidamente. Beba uma pequena quantidade de café para parar a dor de cabeça, e depois, gradualmente, vá diminuindo a dose até parar.

• Cefaléia devido aos seios nasais: Dor à direita e/ou à esquerda do nariz e sobre ele. Aplique calor úmido para reduzir os problemas, e tome mais vitamina C.

• Cefaléia menstrual: Ocorre antes ou durante a menstruação. Tome potássio, magnésio e vitamina B6.

• Dor de cabeça por fome: A cefaléia geral que ocorre pouco antes da refeição, e é causada por pular refeições ou dietas excessivas. Melhore suas refeições, incluindo carboidratos e proteínas, para ajudar seu corpo a agüentar firme até a próxima refeição.

• Dor de cabeça por fadiga visual: Dor nos lobos frontais, logo atrás dos olhos. Muitos pensam isto é causado por problemas não corrigidos da visão, mas também pode ser causada por muito trabalho do cérebro, principalmente em horas tardias. Mude o seu modo de vida e verifique se você precisa de uma mudança de óculos.

• Dor de cabeça devido à artrite: Dor na parte traseira da cabeça ou pescoço, que aumenta com o movimento. Chá da erva matricária é recomendado, mas não durante a gravidez.

• Dor de cabeça por hipertensão: Uma dor incômoda em grande parte da cabeça, aumentada pelo movimento. Abaixe sua pressão arterial.

INCENTIVO

Deus criou o ser humano perfeito, sem dores ou problemas. E Ele pode te ajudar hoje! Fale com Deus, peça ajuda e confie de que Ele fará o melhor por você!

PortalNatural.com.br

Autor: PortalNatural.com.br

Portal de saúde e bem-estar com artigos, videos, receitas, nutrição, saúde mental, etc, para sua vida ser mais saudável, simples e feliz.

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

15 Comentários. Participe você também!

  1. Ótimas dicas. aprendi muito com esse conteúdo. Eu já sofri muito por conta da enxaqueca e sem muito bem o que é isso. Parabéns pelo trabalho!

  2. A dor de cabeça é uma das dores mais comuns. Nem sempre é necessário consultar um médico, pois como o próprio artigo mostrou, há vários tratamentos naturais.

  3. joao adolfo disse:

    por favor me ajudem,tenho sentido dores de cabeça horríveis ao me exercitar ou ao fazer sexo,não tenho condições de consultar um especialista e o SUS marcou minha consulta para daqui a seis meses,tenho tomado de tudo,até comprei propranalol e não usei ainda por falta de orientações,me ajudem por favor,11959945689 minha vida sexual está muito difícil,me ajudem por favor

  4. Rose disse:

    Eu tenho sentido umas dores do olho direito para a fonte e sempre apos exercicio fisico e sessexise

  5. Valdirene disse:

    Sinto muita dor na nuca e se estende pelo pescoço, todos os dias, principalmente na madrugada e pela manhã. Associado à isso, pressão nos ouvidos, dor no rosto, dor na garganta com placas. Já faz quase um mês. Não tomo nenhum remédio químico e tenho evitado de ir ao médico por que sei que só vão me receitar antibióticos e não sei mais o que fazer,sou vegetariana, tenho cuidado os horários das refeições, faço alguns tratamentos naturais, mas não tem surtido grandes efeitos.

  6. Amanda Mesquita disse:

    Ola´ muito interessante esse artigo,, gostsria de me informar sobre dores de cabeça somente do lado esquerdo da cabeça!! seria algo sério:??
    ou tem probabilidade de ser algo mais razuavel?/
    desde ja agradeço!!!
    aguardo minha resposta!!!!

  7. ricardosantiago disse:

    erdeson ja pegou o oculos?
    mandei fazer o meu,espero que seja isto.

  8. ha umas duas semanas comecou uma dor na minha testa em cima do olho direito e se estende ate o olho e uma dor hrivel todo dia doe e nao sei o que fazer , ela comeca mais de manha
    ai como eu trabalho das 8.00 da manha as 20.00 da noite direto no computador isso pode ser causa da dor de cabeca mas quando eu estou em casa de folga acontece a dor tb e eu nao uso oculos eu fui na oftalmologista e ela me disse que eu tenho astigmatismo e eu ainda nao peguei o oculos pode ser o causador da dor?

  9. roberto disse:

    minha mulher tem dores costante na testa j feis varios exames e nada deu e a dor continua ate tomografia ja feis e nada esta e a pergunta que não que se calar o que pode ser blissssss

  10. eluciene de alcantara disse:

    Gostaria que mim mandasse,nomes de chás para enxaqueca. É uma dor mais forte que a dor de cabeça normal. Tomo muitas drogas,que acabam mim fazendomal, ataca o meu estomago ,por exemplo,baixa minha pressão eu fico ruim.Por favor, mim ajude com uma materia sobre essa emfermidade. Tambem ouvir dizer que a enxaqueca provoca a aneurisma cerebral é verdade ? Responda-me por favor. Que o Deus todo poderoso te abençoe ricamente.

  11. Edna Figueira Garcia Santos disse:

    Bom dia, meu marido tem uma dorde cabeça que pega atras do nariz parte superior e vai para o lado de cima da cabeça lado esquerdo, teve sarcoidose ha cinco anos atras e fez uso de corticoide ate fevereiro deste ano, esta desmamando o mesmoe ja fez todos os examnes imaginaveis e nada consta e continua com fortes dores de cabeça, me ajuda por favor.

  12. yolanda julio disse:

    vosso comentario é nota dez obrigado pela ajuda que deus ilumine todas as pessoas deste mundo e cure todos os doentes

  13. GUTEMBERG MOREIRA disse:

    Gostei da materia.
    Deixe eu falar meu problema:
    Já uma TC, uma RM e nada cusaram. Mas se o tempo ficar abafado para chover, sinto dor de cabeça bem antes de chover. A minha dor de cabeça é das testa para o centro da cabeça. Já evito até tomar analgesicos, com medo de causar outro problema.
    Vejam uma Obs na Ressonância : Imagem com baixo sinal em todas as sequências, adjacente e fissura Sylviana direita, podendo estar relacionado a pneumatização focal do seio esfenoidal.

  14. nelson disse:

    voces sao uns tesouros. vossas dicas sao esplendorosas. so posso agradecer. que Deus abencoe a voces e ao vosso trabalho. nelson de mocambique

  15. joão nadoti neto disse:

    boa tarde,exelente artigo sobre dor de cabeça,que Deus te ilumini nas orientaçôes aos filhos do Senhor.

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2015 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.