14

Dispepsia, Má Digestão, Indigestão

dispepsia

SINTOMAS

Gases, sentimento de inchaço, arrotos, possivelmente sensação de queimação e vômitos.

CAUSAS

As principais causas são os hábitos alimentares errôneos e estresse. A falta de ácido clorídrico (HCl) e enzimas são outras causas importantes. A falta de enzimas faz com que vitaminas e minerais não sejam usados adequadamente. Inadequado HCl significa que a proteína dos alimentos não será digerida corretamente.

Outros fatores que contribuem incluem úlceras pépticas. Obstrução intestinal pode também levar a indigestão. Se o fígado, pâncreas ou vesícula biliar não funcionarem corretamente, é mais difícil para o corpo digerir alimentos.

Um fator chave pode ser a produção de ácido clorídrico.

Se alimento não é digerido corretamente, ele tende a fermentar no intestino. Isto produz hidrogênio e gás de dióxido de carbono, o que causa inchaço e dor.

TRATAMENTOS NATURAIS

• Não coma quando estiver com pressa ou sob estresse. Você deve ser capaz de relaxar quando você come. Não coma quando você estiver chateado ou excessivamente cansado. Não beba líquidos com a sua refeição, pois eles diluem o suco do seu estômago. Tome tempo para mastigar os alimentos cuidadosamente.

• Coma mais alimentos vivos(crus) em vez de cozidos. Os alimentos frescos e crus são ricos em enzimas que ajudam a digerir e assimilar os nutrientes. Mas essas enzimas são destruídas quando aquecidas a mais de 48ºC. Todos os alimentos processados foram aquecidas acima de 48ºC.

• Corte o uso da carne ou elimine-a completamente. É muito difícil de digerir e, freqüentemente, carrega bactérias e parasitas.

• Certifique-se de incluir fibra suficiente em sua refeição. Caso contrário, será mais provável que você tenha constipação, com conseqüente absorção de toxinas de volta para o sistema.

• Inclua minerais na dieta, e obtenha vitamina adequada e suplementação mineral. Se você está tendo um momento de difícil absorção de sua comida, você precisa manter uma boa suplementação. Engolir ar (através da mastigação com a boca aberta ou conversando enquanto mastiga) pode causar indigestão.

• Ao acordar pela manhã, beba um suco de limão em um copo de água. Isto ajudará a preparar o estômago para seus deveres diários.

• Gengibre é bom para diminuir náuseas digestivas.

• Nepenta, camomila, erva-doce e hortelã são úteis na redução da indigestão. Chá de hortelã acalma o estômago.

• Mamão papaia (que contém a enzima digestiva papaína), e abacaxi fresco(contendo a enzima digestiva bromelin) também são muito úteis.

• Cálcio, magnésio e vitamina D são necessários.

• Algumas boas ervas incluem o bálsamo, laranja amarga, celidônia, lúpulo, funcho e mil-folhas.

• Álcool, vinagre, cafeína, alimentos picantes, refinados e alimentos gordurosos promovem indigestão.

• Alergias alimentares, tais como intolerância à lactose, podem causar-lhe também a dispepsia. Evite alimentos que tendem a incomodá-lo.

• Não coma muitas leguminosas, especialmente lentilhas, amendoins e soja. Eles contêm uma substância que diminui certas enzimas digestivas.

• Evite estas combinações alimentares: leite e açúcar, frutas e legumes, açúcar e proteínas.

• Faça uma caminhada ao ar livre depois do desjejum. Se você puder, faça-a onde o ar é fresco ao invés de uma estrada ou rua com muito movimento.

• Lembre-se da descoberta de Kouchadoff. Este cientista russo fez experimentos com alimentos cozidos e concluiu que, quando foram comidos, os glóbulos brancos aumentaram rapidamente no intestino delgado. Como parte do nosso sistema imunológico, eles aumentam a luta aos hostis invasores. Em outras palavras, quando a sua contagem de células brancas do sangue aumenta, uma infecção ou doença está ameaçando o corpo.

• Comer alimentos crus protege o sistema imunológico e não causam um aumento nos glóbulos brancos.

• Dr. Bircher-Benner, da Suíça, descobriu que comer alimentos crus em uma refeição antes dos alimentos cozidos impediram a formação de glóbulos brancos no intestino. Por isso, ele sempre serviu saladas cruas antes alimentos cozidos.

- Agora, o outro lado da moeda:

• Há uma teoria que alguns aceitam e outros rejeitam. Considere o seguinte:

• Uma das principais causas de indigestão é comer saladas e outros alimentos leves no início da refeição, e somente depois comer os alimentos proteicos. Mas alimentos com proteína necessitam de muito HCl para uma boa digestão; os outros alimentos não. Então, comece a sua refeição com a proteína. Você pode comer saladas junto com os alimentos protéicos, mas não antes deles.

• Qual teoria está correta? A verdade pode estar no meio: Aqueles que têm uma abundância de HCl tendem a sentir-se melhor comendo alguma proteína no início da refeição, enquanto outros sentem-se bem comendo primeiro os alimentos crus.

INCENTIVO

Faça o possível para ter uma saúde de ferro! Você viverá muito melhor! E peça ajuda a Deus, que foi quem criou o seu corpo e te conhece por dentro e por fora. Com certeza Ele tem algo especial para você.

PortalNatural.com.br

Autor: PortalNatural.com.br

Portal de saúde e bem-estar com artigos, videos, receitas, nutrição, saúde mental, etc, para sua vida ser mais saudável, simples e feliz.

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

14 Comentários. Participe você também!

  1. IVONE VEBBER disse:

    CUIDADO COM SALAME ,CARNES EM GERAIS …DAQUI A POUCO TERÁ PROBLEMAS COM CORAÇÃO, INTESTINO,COLON, PROSTATA., REUMATISMO,SANGUE ÁCIDO.,
    DIABETES,
    GOTA, VIROSES….ETC….FIQUE COM VEGETAIS…..

  2. erika disse:

    Infelimente so tirar os alimentos, nao esta resolvendo. Nao como carne, gluten, leite, e outros. tenho gastrite, S.I.Irritado, hipotiroidismo, anemia perniciosa, esofagite, hernia hiato e hernia umbilical, alem alergia medicamentosa. No momento estou muit mal com indisgestao. Podem me ajudar, por favor

  3. Jocelina disse:

    Tenho mais de 50 anos, ofro de má digestão, e com o passar dos tempos tenho reações a alimentos que antes não tinha. Principalmente vinagre, carnes de conservas, amendoim, pimentão e melancia. Essas já não fazem parte do meu cardápio. Quando tenho crises o primeiro sintoma é a dor de cabeça. Então eu recorro à coca-cola com biscoito de água e sal, maçã, batata e arroz integral. Às vezes fico mais de uma semana passando mal. Já fiz vários exames e não constatou nada. Os médicos me orientaram a eliminar os alimentos que não me fazem bem. Eu digo que quando eu ficar bem velhinha não vou comer mais nada. Mas percebo que as “propriedades farmacológicas da batata” pode se tornar uma das soluções para este problema que não é gratrite, mas afeta milhões de pessoas como a gastrite.

  4. Rafael disse:

    Com certeza Deus é tão perfeito que não deixou o homen abandonado. Deixou Jesus para livrar a alma do inferno. Deixou os alimentos para prevenir e curar muitas doenças. Sabedoria para os homens descobrir tanta coisa maravilhosa nos alimentos e nos ensinar. Cuido da saúde atraves dos alimentos e me sinto em paz com meu corpo.

  5. GERC disse:

    É ISSO AÍ SEM DEUS NEM OS ALIMENTOS FUNCIONAM.

  6. Estela disse:

    Não adianta nada esse negócio de dieta por causa de mal estômago; Fiz isso e perde 13 quilos, passando muita fome e com o estomago continuando com o problema. Sofri por uns 3 anos a fio, indo a vários médicos, tomando tantos remédios de farmácia e naturais, e nada… Até que por indicação de uma pessoa conhecida resolvi experimentar as propriedades farmacológica da batata. Comecei tomando o suco, e agora a estou comendo 3 x ao dia uma pequena fatia e o problema desapareceu por completo, até salame voltei a comer e não faz mal algum, inclusive, eu que ia apenas uma vez por semano ao banheiro, hoje vou todos os dias num horário certinho, graças a batata…

  7. antonio rogerio disse:

    gostei dasinformações ;considerando que somos seres diferentes quantidade de suco gastrico e demais enzimas,cada um tem seus limites e vantagens com relação aos alimentos, devo citar tbem a conição financeira de casas e familias :-| :-|

  8. maria lucia russo disse:

    Minha filha de 10 anos, percebi que tem hipersensibilidade ao leite da vaca e alguns derivados ja fiz tratamentos com Vomica e Moltilium, o sintoma melhora em tempos mas depois volta como segundos após a refeição ja se sente ansiada e sente enjoo e algumas vezes acontece o vomito com dor de estomago. Ja tentei descobrir se existe mais alimentos que levam a este quadro, porisso que li seu artigo e tambem tirei algumas informações. Por favor se puder me explicar o que devo fazer para melhorar esta disfunção digestiva dela , eu fico imensamente agradecida.

  9. cris teixeira disse:

    nossa foi muito bom ler suas dicas pois tenho gastrite end erosiva elevada e metaplasia intestinal tenho definitivamente q abolir a carne da minha dieta :-)

  10. Velma disse:

    Tenho intolerância a lactose, gastrite sofro de stress excessivo. Amei as dicas e principalmente sua Fé em Deus e a divulgação da mesma…
    Um abraço :roll:

  11. Maria Cristina Gomes disse:

    Eu apresento dispepsia e dor no abdome superior esquerdo.
    Tenho feito alimentação quase semelhante ao que foi mencionado acima, apenas tomo soja em forma de suco.
    Não sabia que é prejudicial nessa condição.
    O que dizer dos carboidratos?Tenho evitado todos.
    A ingestão de proteína não existe somente na carne vermelha.Pode ser encontrada em outro alimento, não?

  12. açucena disse:

    Sua dicas são muito boas, mas não consumir carne vermelha, deveria então dizer comer menos, ou comer 3 vezes por semana. A falta dela também produz anemia.
    Precisamos de vit B12 e outras proteinas que não são totalmente disponiveis nos vegetais. Mas a parte que citou Deus, voce merece um 1000.

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | ANUNCIE NO PORTAL NATURAL | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2013 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.