20

Constipação

constipacao

SINTOMAS

Fezes duras, secas e pouco freqüentes. Difículdade em evacuar.

Outros sintomas podem incluir desconforto abdominal, falta de energia, aborrecimento, dor de cabeça, mau apetite e dor lombar.

CAUSAS

Os intestinos devem funcionam diariamente, idealmente após cada refeição. Quando isso não acontece, os resíduos movem-se muito lentamente através do intestino grosso. A eliminação se torna dolorosa e toxinas são reabsorvidas pelo sistema, colocando uma sobrecarga sobre o fígado e os rins. Todos os resíduos do corpo devem ser expulsos dentro 18 a 24 horas.

Uma série de diferentes problemas físicos são parcialmente causados por constipação: mau hálito, odor corporal, depressão, apendicite, fadiga, gases, dores de cabeça, hérnia, indigestão, síndrome de má absorção, varizes, obesidade, insônia.

Toxinas, reabsorvidas de um intestino com prisão de ventre, também podem resultar em enxaquecas, gases e inchaço, problemas da tiróide, meningite, etc.

Constipação tende a ser comum durante a gravidez.

Os idosos têm, muitas vezes, constipação, por não beberem bastante água.

Pessoas com lesão na medula podem ter problemas com a constipação, devido aos danos causados a certos nervos.

TRATAMENTOS NATURAIS

• Incluia fibra suficiente em sua dieta cada dia. Beba água suficiente. Faça mais exercício, especialmente ao ar livre, para que você obtenha suficiente ar fresco. Evite substâncias venenosas e tensão emocional. Relaxe, agradeça a Deus por suas bênçãos e tome tempo para ser uma bênção para outros. Siga estes conselhos e muitos de seus problemas irão desaparecer.

• Logo que você acordar comece bebendo água morna, um pouco de cada vez. Quando estiver pronto para o desjejum, você deverá ter tomado, aproximadamente, 1 litro de água. Seguindo este regime fielmente, você irá desenvolver uma regularidade na evacuação da manhã. Fazendo isso, você começa bem o seu dia.

• Em seguida, após o desjejum e todas as outras refeições, saia e ande um pouco(ou muito). Respire profundamente.

• Quanto maior a quantidade de fibra na dieta, maior e mais macia serão as fezes.

• Coma pequenas quantidades de alimento em cada refeição.

• Alimentos concentrados como carnes, açúcar e queijo, são excelentes para a produção de constipação.

• Alimentos como o leite, refrigerantes, farinha branca, sal, café, álcool, alimentos altamente processados e alimentos açucarados não devem ser utilizados, se você quiser resolver este problema.

• Suplementos de ferro causam constipação, bem como analgésicos e antidepressivos.

• Todos os descongestionantes e anti-histamínicos são agentes de secagem, e podem fazer com que as fezes tornem-se mais duras do que deviam ser.

• Coma ameixas ou figos. Farinha de linhaça é útil. Ambos irão amolecer as fezes. Sementes de Psyllium também são boas, mas tome-as rapidamente com um copo cheio de água.

• Quando necessário, faça limpeza com enema para aliviar a carga sobre o intestino. Mas a melhor solução é viver bem sem a necessidade do uso de enemas.

• Existe sempre a possibilidade de que, se constipação ocorre com demasiada freqüência, câncer ou alguma outra obstrução do intestino possam estar envolvidos. Outros sintomas de câncer do cólon incluem graves cólicas, sangue nas fezes, abdômen distendido e fezes muito reduzidas. Mas câncer pode estar presente sem que ocorram estes sintomas.

INCENTIVO

O Deus Criador quer muito te ajudar e te dar saúde plena! Que tal conversar com Ele hoje e expor suas necessidades?

PortalNatural.com.br

Autor: PortalNatural.com.br

Portal de saúde e bem-estar com artigos, videos, receitas, nutrição, saúde mental, etc, para sua vida ser mais saudável, simples e feliz.

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

20 Comentários. Participe você também!

  1. Cleonice disse:

    Descobri este site hoje e gostei, achei de grande utilidade.
    obrigada

  2. Adriana disse:

    Obrigada pela dica, e com certeza pelo que vc publicou preciso me cuidar mais, pois os sintomas sitados acima são exatamente o que tenho. Deus t abençoe por isso.

  3. Gessi disse:

    Gostei principalmente do incentivo, realmente no meu caso só mesmo O Senhor Deus Jesus pode me ajudar! Que Deus a abençoe…

  4. Simone disse:

    Carla, li seu comentário e seus sintomas sao igual os meus , sofro muito …. Muito mesmo ! Vc achou uma solução , e como esta? Se puder me ajudar fico agradecida !

  5. Kaka disse:

    Adorei as dicas

  6. valéria disse:

    minha filha tem 6 anos, fica até 10 dias sem evacuar, ja mudei toda a alimentação dela, toma colheres de azeite todos os dias, esse problema me tira o sono, pois sei das consequencias a longo prazo, já levei em especialista gastrico infantil mais tambem nao resolveu

  7. josiane disse:

    :lol: Adorei essas informações, com certeza agora ficarei mas atenta nos alimentos que estou ingerindo. DEUS AJUDA A TODOS, MAS TEMOS QUE FAZER A NOSSA PARTE.

  8. Caroooline disse:

    Agora sempre que eu precisar de ajuda,acessarei esse site.Muito bom! :-*

  9. Caroooline disse:

    Isso me ajudou muito mesmo,estava a procura de respostas para fazer um trabalho de escola. :lol:

  10. Miriam Aparecida Bar disse:

    meu filho tem intestino preso não vai ao banheiro ha quase um mês o que devo fazer estou muito preocupada porque todos os meses são assim me ajude por favor desde já agradeço. espero resposta. meu nome é miriam.

  11. Helena disse:

    Começo o dia tomando 1 litro de água morna. Logo após tomo 1 iogurte Activia de ameixa e como uma fruta. Não como carne vermelha e mesmo carne branca no máximo três vezes por semana. Como muitos legumes e verdura e caminho diariamente mas, apesar de tudo isso, só consigo evacuar se tomar laxante. E assim mesmo não pode ser um laxante “leve”. Às vezes choro por ter tal dificuldade que me causa inclusive problemas familiares e sociais, pois não posso tomar o laxante e sair para trabalhar. Fui ao médico há 1 ano mais ou menos e ele me receitou Muvinor que foi como comer uma bala. Não fez efeito nenhum. Me ajudem! Estou desesperada!

  12. carla disse:

    olá,gostaria de saber urgentemente.Sofro de intestino preso desde receém-nascida e tomo vários medicamentos,e esses dias agravou piora,não evacuo há mais de 15 dias.Como frutas,legumes,verduras;tomo iogurte activia,comprimido naturetti,tive q fazer até lavagem intestinal 3x em 1 mes.O que faço??Tenho muita náuse,tontura,dor de cabeça,dor abdominal,parece q fico variando,só queo ficar deitada,só choro :cry: porque quero ter intestino :sad: normal,ir evacuar 3x por dia ou 5 também.Pode ser os medicamentos que tomo que dá constipação??Obrigada!!Espero respostas.. :roll:

    • simone disse:

      Experimente parar com os medicamentos,se possivel,ou trocar por uma versão liquida desse remédio e veja o que acontece.Se tiver melhora,a causa são os comprimidos.

  13. ALEX7 disse:

    Já tive esse problema, mas graças a Deus mudei meus hábitos de vida e o problema foi resolvido, hoje vivo feliz..

  14. fofinha disse:

    Sinto também dores depois de uma semana da mesntruação, na região pélvica, como se fosse nos ovários, dores incômoda que até o impacto do meu pé ao chão andando incomoda. Fiz uma endovaginal e não acusou absolutamente nada. Fico pensando às vezes, que pode ser uma endometriose, pois já vi uma reportagem sobre a mesma relatando alguns sintomas parecidos. Essas dores vária a cada menstruação, um mes dói o lado esquerdo, o outro mes, o lado direito, também não posso espirrar ou levantar de algum lugar bruscamente que dói e isso começou depois da constipação. Outra observação, é que tenho cólicas em um mes da mesntruação e o outro não sinto absolutamente nada, isso é independente das dores que sinto relatada acima. Por favor, gostaria de saber o seu diagnóstico sobre o que relatei aqui? Obrigado e fique c/ Deus.

  15. fofinha disse:

    Olá boa noite!! Tive todos esses sintomas, principalmente as cólicas fortes, ainda tenho alguns sintomas, mas não c/ tanta frequência. A princípio pensei que estava c/ colite, pois os sintomas são bem parecidos. Fui ao médico e ele passou exames de sangue, urina e fezes, nas fezes acusou ameba. Depois que fiz o tratamento c/ os medicamentos p/ ameba e uma alimentação mais saudável c/ bastante fibras,tive uma melhora significativa, agora evacuo bem melhor, todos os dias que não era normal isso acontecer s/ nenhum medo de ir ao banheiro. Gostaria de saber se ameba pode ter esses sintomas também? Pois eu melhorei depois do tratamento da mesma. Continuo ainda sentindo alguns desconforto que sei que não é normal como por ex: muitos gases, abdomem estendido e uns barulhos estranhos na área do intestino. Fiz uma ultrasom do abdomem total e nada foi diagnosticado. Gostaria muito de uma explicação melhor sobre esse meu problema. Obrigado e fique c/ Deus.

  16. gecilda disse:

    tenho mutas varizes e a perna fica muito feia ,pesa e as vezes imcomoda tem algum tratamento que faça minimizar este imcomodo . obrigado:sad:

  17. de disse:

    faz alguns dias que estou fazendo dieta, mais está dificio pois não estou vendo resultado e a minha barriga está grande e o peso não diminui o que fazer?

  18. Cecilia C Miranda disse:

    Sofro de atonia intestinal severa, quase nada mais faz efeito pra mim. Que fazer?

  19. patrícia ziviani disse:

    gostaria de saber o que fazer quando o intestino preguiçoso ja esta crônico? o que fazer? obrigado!

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | ANUNCIE NO PORTAL NATURAL | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2013 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.