30

Calvície e Queda De Cabelo

calvicie

SINTOMAS

É com o cabelo da cabeça que estamos preocupados aqui. Existem vários tipos de perda de cabelo: calvície ou perda de cabelo (alopecia), perda de todos os cabelos (alopecia total), etc. Outro tipo de perda de cabelo é devido a cicatrização. Alopecia ocorre mais freqüentemente em homens, mas ocasionalmente em mulheres. Mais comum de todos é a calvície padrão masculina e feminina.

Um único cabelo geralmente dura de 2 a 6 anos e é, então, substituído por um novo cabelo. Quando a calvície começa, existe um excesso de cabelo mais curto e fino, tipo o que os bebês têm na cabeça.

Lembre-se de que é normal perder cerca de 100 cabelos por dia. Uma vez que o folículo piloso morre, ele nunca mais produz cabelos. Mas há casos em que o folículo não morreu, mas só deixou de produzir cabelo. Um tratamento cuidadoso pode restaurar o crescimento de pêlos.

CAUSAS

Hereditariedade(especialmente nos homens), fatores hormonais, envelhecimento ou doença sistêmica. A queda localizada de cabelo também poderia ser causada por cicatriz após um ferimento ou uma operação.

Outros fatores incluem má circulação, febre alta ou outra doença aguda, cirurgia, radiação (tratamentos raios-X), medicamentos, anestesia, dietas de redução drástica, estresse (deficiência de vitamina B), má alimentação, doença da pele, súbita perda de peso, deficiência de ferro, doença da tireóide, obesidade, pílulas de controle de natalidade, diabetes, deficiência vitamínica. Uma dieta nutritiva deve ser comida todo dia.

Uma importante causa da calvície é o uso de corantes capilares. Outra é usando secadores de ar quente.

Perda de cabelos em mulheres, na maioria das vezes, ocorre após a menopausa. Algumas mulheres perdem alguns cabelos durante o final da gravidez e 2 a 3 meses após o parto, devido as alterações hormonais, porém isto é normalizado geralmente dentro de 6 meses.

Hipotireoidismo pode causar queda de cabelo, bem como pouca vitamina A.

TRATAMENTOS NATURAIS

• A circulação no couro cabeludo (que é menor nos homens do que nas mulheres) deve ser melhorado. Massagear o couro cabeludo diariamente ajuda. Mantenha o couro cabeludo e os cabelos limpos. Evite excesso de shampoo.

• Deve haver quantidade adequada de proteína na dieta (especialmente sementes vegetais como o gergelim, abóbora, girassol, amêndoas) e levedura de cerveja. Não coma além da conta.

• Uma variedade de fatores afetam queda de cabelo. Minerais e vitaminas também são importantes para o crescimento de cabelos. Tome um bom complemento, pelo menos duas vezes por dia. Beba suco de vegetais frescos, pelo menos uma vez por dia. Tome vitamina A. Várias vitaminas B afetam especialmente o crescimento e a cor do cabelo. Outras vitaminas, como a E, também são importantes.

• Cha de cavalinha é rico em silício e minerais. Chá de alecrim(rosemary) ajuda a prevenir a calvície prematura e estimula a circulação da cabeça. Salvia(Sage) é um adstringente, e ajuda a estimular o crescimento. Yarrow ajuda a atividade do fígado.

• Evite sal, açúcar, tabaco e álcool. Excesso de sal e de açúcar aumenta a caspa e queda de cabelo. Evite grandes quantidades de vitamina A (100.000 unidades diárias por longos períodos).

• Cuidado com as drogas, minoxidil. Embora dadas para restaurar cabelo, são caras e podem causar danos ao coração. O cabelo produzido, geralmente, é de uma má qualidade, e tende a cair quando pára-se de tomar a droga. (como sempre, consulte um bom médico antes de decidir-se por qualquer tratamento ou medicamento)

• Algumas pessoas colocam um pouco de pimenta caiena em seu couro cabeludo. Ele certamente trará o sangue, e pode mesmo produzir alguns cabelos! Mas pode chegar aos olhos! A maioria das pessoas não está preparada para lidar com esse método extremo. Portanto, cuidado!

Aqui estão mais algumas sugestões:

• Tente esfregar o suco de um marmelo sobre a área careca cada dia. Coma linhaça e beba chá de salva diariamente. Iodo em sua dieta pode ajudar. Para queda de cabelo, tente molhar o couro cabeludo diariamente com um forte chá de alecrim (rosemary), salva ou casca de carvalho branco.

• Tente, acima de tudo, ir a um programa limpeza com sucos por uns dias, bem como limpar o intestino. Então, coma somente alimentos nutritivos, e não mais alimentos pobres e que não fazem bem ao seu corpo.

• Faça o seu tratamento de cabelo fielmente, por dois meses. Somente após esse período você deverá começar a ver os resultados.

• Nunca utilize sabonetes fortes ou sprays para cabelo.

• Chapéus e perucas são susceptíveis a causarem queda de cabelo mais rapidamente, uma vez que limitam o ar para o couro cabeludo.

INCENTIVO

A felicidade aqui na Terra está constantemente em mudança. Mas Deus pode lhe dar paz e descanso incomparáveis. Tenha fé e deixe que Deus habite em seu coração. Ele lhe ajudará em suas necessidades.

PortalNatural.com.br

Autor: PortalNatural.com.br

Portal de saúde e bem-estar com artigos, videos, receitas, nutrição, saúde mental, etc, para sua vida ser mais saudável, simples e feliz.

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

30 Comentários. Participe você também!

  1. Mara Ferreira disse:

    Olá,

    Como é bom saber que existe forma naturais de combater a queda de cabelo. Existem pessoas que tomam remédio para tudo, mas gosto de evitar ao máximo. Obrigado pela dicas!!!

  2. Rodrigo Santos Dobis disse:

    ALHO E CEBOLA FAZEM NACSCER CABELO É PRECISO FAZER USO DO SUCO COMO TONICO S VODKA TAMBEM AJUDA SE FOR USADA COMO TONICO PARA O CABELO QUEROSENA É COISA DE MALUCO SACANAGEM

  3. Carlos disse:

    Artigo muito bem explicado.

    Mas acho que chega uma hora que voce tem que aceitar a situacao e desencanar.

  4. Elisa disse:

    Muito boa esta matéria!

  5. Erick disse:

    Fui assinante durante um ano da Vida e Saúde, sempre gostei das matérias e artigos publicados. Gostei muitas dessas informações e vou procurar fazer algumas receitas aqui para queda, já que aos 28 anos estou sofrendo desse mal; graças a Deus tenho uma saúde muito boa, parte dessa dádiva se dá às informações que adquiri pela revista VIDA e SAÚDE, mas a queda de cabelo acaba abalando um pouco a auto estima. Então esse artigo veio como uma esperança.

    Obrigado

  6. Elisa Lazarini disse:

    Gostei muito das dicas e principalmente da mensagem final.Pois verdadeiramente DEUS é FIEL. :lol:

  7. Colportor Eduardo disse:

    Dr. Gostei das informações e que Deus continue abençoando o seu trabalho aqui e na Revista vida e Saúde da qual sou divulgador.

  8. and disse:

    [quote name=”Angela”]Achei a mensagem no final excelente, pois realmente Deus no ajuda e nos conforta.

    ;-)[/quote]
    ;-) ;-) gosto muito de saber sobre este assunto pois meus cabelos estão caindo bastante e são bem fininhos e poucos.Há a questão da genética, mas gostaria de que pelo menos não caíssem mais.

  9. ciro jose de souza disse:

    Pimenta em fruta fresca macerada com semente é o bicho
    pega fogo na cabeça,a água também apaga este fogo, e daí
    logo parecem cabelos bem grosso e bem fininhos…já fiz

  10. NELO disse:

    fiz uma çirugia na zona frontal da cabeça ,nas zonas lacterais começei a ficar calvo.o que me aconçelham .

  11. Jovita R. disse:

    Olha, se funciona eu não sei. ainda não testei. comecei agora meu tratamento contra queda de cabelos. Mas estou tentada a usar querosene sim. Minha mãe disse que usou aos 30 anos, e nunca mais teve problema com queda. foi uma médica naturalista que receitou na época.

  12. Victor Gustavo disse:

    Querosene liquido (que entra em combustão), é otimo para piolhos. E Realmente deixa os cabelos mais fortes bonitos. Uso desde pequeno.

  13. natalia disse:

    gente exclarece ai pra esse povo doido que e kerosene planta e nao a que entra em combustao por favor se nao vai ter gente fazendo doideira!

  14. Rafael disse:

    Arrego, o dia que esses tratamentos naturais pra calvície funcionarem de Fato , me avisem…eu sou cético demais , e o autor dessa matéria um sonhador…

  15. nilza disse:

    Gostei muito dessa matéria,veleu muito para o meu conhecimento,continuem assim.e q Deus os abençoe.

  16. sara disse:

    [i]goste tem muitas informações importantes[/i]:D

  17. Carolina disse:

    Gostei do artigo sobre cabelos! É importante lembrar sempre que o cuidado com oque ingerimos nos ajujam a viver mais saudavel e feliz, sem esquecer a confiança em DEUS!

  18. fabricio disse:

    aliás quem for se aventurar nessa louca, faz um teste alégico antes algo como pingar uma gota na pele e esperar para ver o que acontece, ao sinal de queimação vermelidão e inchaço no local nem tente fazer isso.!

  19. fabricio disse:

    Pode parecer loucura, até sei que querosene é tóxico, porém eu conheço um que fez esse tratamento sem pé nem cabeça e parece que funcionou muito bem, o cara ta ficando com cabelo de novo, é claro que não é aquela produção de cabelo mais aparece e cresce sim, vou testar na minha entrada e se funcionar posto aqui. aliás tem uma tal de pimenta caiena que passa e parece aumentar a circulação sanuinea local. porém tem q tomar cuidado com os olhos!

  20. PortalNatural disse:

    Parte deste artigo foi baseado num material muito bom que temos sobre tratamentos naturais através do uso de plantas. Uma destas plantas chama-se, justamente, “querosene” (kerosene). Existem alguns tipos dela como a “kerosene grass”, também chamada de Aristida (link do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos – http://plants.usda.gov/java/profile?symbol=ARCO34). Porém, reconhecemos que elas não são comumente encontradas no Brasil.

    Algumas pessoas até recomendam o uso da querosene líquida que conhecemos para certos tratamentos capilares.

    Como está presente nos termos do Portal Natural, recomendamos que nenhum tratamento seja feito sem o consentimento e aprovação do seu médico ou profissional de saúde particular.

    Para evitar dúvidas ou más interpretações, retiramos esta frase que citava a “querosene” deste artigo, e agradecemos todos os que deixaram aqui seus comentários sobre este tema.

  21. Elias André disse:

    Senhores Editores,

    Gostaria de saber o posicionamento a respeito do comentário sobre o uso do querosene para queda de cabelo. Uma informação dessas, deixa o serviço de vocês em evidência.

    Abraços, do Elias!

  22. fabio disse:

    gente, querosene é TOXICO!!!!!!
    nao faça isso, em nome da saude!

  23. maria antonete Bezerra disse:

    adorei este comentario valeu para o meu conhecimento

  24. heaven disse:

    passar querosene na cabeça!???
    Santo Deus!!

  25. Angela disse:

    Achei a mensagem no final excelente, pois realmente Deus no ajuda e nos conforta.

    ;-)

  26. zarita disse:

    texto bastante elucidativo.obrigado:D

  27. gilton disse:

    vale a pena conferir!!!!

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2015 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.