6

Calos E Milhos: Pés e Mãos

calosEMilhos

SINTOMAS E CAUSAS

Pressão e fricção provocam calos no fundo e laterais dos pés. Eles também podem se formar nas mãos, e mesmo sobre os cotovelos e joelhos.

Milhos se formam entre os dedos e se mantêm macios devido ao suor no pé. Elas ocorrem a partir da fricção dos dedos próximos uns aos outros.

Milhos são mais dolorosos do que calos.

TRATAMENTOS NATURAIS

• Use sapatos bons. Nunca use sapatos apertados.

• Não use “emplastos de milho.” Estes contêm ácidos destinados a “comer” os milhos, mas eles também comem a carne normal ao redor.

• Não corte calos! Isto só piora a situação. Isto se aplica especialmente aos diabéticos. Logo que um milho se desenvolver, aplique óleo para suavizá-lo.

• Mergulhe os pés em um chá de camomila bem diluído. Ele serve para acalmar e suavizar a pele dura. (A mancha do chá faz nos pés vai sair facilmente com água e sabão.) Ou simplesmente mergulhe os pés confortavelmente em água quente por alguns minutos. Em seguida, aplique um creme para as mãos que contém 20% de uréia. Isso ajudará a dissolver a dura pele. Faça isso diariamente.

• Outra fórmula é esmagar 5 ou 6 comprimidos de aspirina e misturar formando uma pasta, acrescentando meia colher de chá de água e meia de suco de limão. Aplique isso as áreas de pele dura. Coloque o pé em um saco plástico, envolva-o em uma toalha quente e sente-se durante 10 minutos. Em seguida, desembrulhe o pé e esfregue a área com uma pedra-pomes. A pele morta e endurecida deverá ficar solta e descamar.

• Coloque algumas gotas de ácido cítrico na área. Na manhã seguinte, com uma lixa ou uma pedra-pomes, esfregue fora da pele morta. Cuidado com a % de ácido cítrico diluído, ok? Lembramos que sempre é importante obter uma orientação médica antes de aplicar qualquer tratamento.

• Um método variante é embeber um pedaço de algodão no suco de limão ou abacaxi. Coloque gaze com algodão sobre a área. Ela irá dissolvê-lo, mas você deve ser persistente.

• Qualquer óleo doce esfregado na área várias vezes por dia, além da utilização da lixa ou pedra-pomes, ajudará a tirar a pele morta.

• Tente colocar lã entre os dedos, para separá-los (depois de comprar sapatos maiores).

• As mulheres nunca deveriam usar sapatos de salto alto. Eles arruínam os pés e causam danos na coluna.

• Quando for comprar sapatos, veja se encontra algum de couro.

• Um sapato apertado poderá danificar os dedos dos pés e causar milhos, etc. Um sapato grande demais irá produzir fricção e romper a pele. Mas, dentre estas duas opções, os grandes são os menos nocivos.

• Alguns calos são úteis, não dolorosos, e não devem ser perturbados.

INCENTIVO

Raramente você é colocado na mesma situação por duas vezes. Há continuamente novas experiências para serem encontradas. Confie em Deus e ele te ajudará a aproveitar ao máximo cada momento de sua vida, e lhe auxiliará quando, porventura, tiver algum problema de saúde ou dor.

PortalNatural.com.br

Autor: PortalNatural.com.br

Portal de saúde e bem-estar com artigos, videos, receitas, nutrição, saúde mental, etc, para sua vida ser mais saudável, simples e feliz.

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

6 Comentários. Participe você também!

  1. Elisabete disse:

    Eu aconselho o uso de vinagre de maça na água morna e um remédio maravilhoso, depois é só lixar com cuidado e pronto!

  2. Maria Ivaldete disse:

    Aliviar a dor de alguém não deveria levar alguém a se aproveitar para ganhar dinheiro. Oxalá eu conhecesse uma fórmula e repassaria gratuitamente.
    Para mim, é uma prazer ajudar o meu semelhante.
    “Tudo vem de Deus”.

  3. Dulce disse:

    Boa tarde, essa receita resulta?

  4. jose luiz gomes disse:

    :lol: :lol: Eu tenho uma fómula que guardo em segredo e só eu sei.

    Eu uso ha vaios anos e minhas mãos e pés parecem de recém nascidos.
    Quem quiser ficar assim em que me comprar a fórmula que vendo caro.

    um abraço e thaau.

  5. valter araujo disse:

    olá carlos, as minhas mãos, são muito aspéras, ou grosas e tem calos, como as mãos das pessoas que trabalham com feramentas pesadas.

  6. Daiane disse:

    Olá, tenho calos nós pés, encima dos dedos, eles são grandes e doem muito, ouvi falar q eles têm raiz!! o que eu poderia fazer para extraí-los definitivamente?

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2015 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.