19

Bronquite

bronquite

SINTOMAS

Tosse e mucosas, dor no peito (e possivelmente costas), febre, dor de garganta e dificuldade respiratória. Podem ocorrer calafrios e agitação.

CAUSAS

Os tubos brônquicos são as vias que levam ar até aos pulmões. Os brônquios são dois os principais ramos da traquéia. Eles se dividem em vários pequenos brônquios, como raízes de árvores. Estes, por sua vez, dividem-se para o pulmão.

Bronquite é a inflamação dos brônquios e, freqüentemente, é complicada por obstrução mucosa dessas passagens. Quando os brônquios estão fortemente infectados, muitas vezes a causa é viral e não bacteriana. Substâncias irritantes (ou bactérias ou vírus) fazem com que os brônquios produzam um excesso de muco, que bloqueiam as vias aéreas.

Existem dois tipos de bronquite: aguda e crônica. A aguda muitas vezes ocorre como infecção na garganta e se move para baixo em direção aos pulmões. Um resfriado ou gripe, se não for imediatamente tratado, pode se espalhar para outras áreas, tais como os brônquios ou do tudo de eustáquio. Bronquite, se não for tratada com cuidado, pode mover-se para os pulmões, resultando em pneumonia.

Bronquite crônica é um problema em curso, que resulta de repetidos ataques de bronquite aguda ou de freqüentes irritações dos pulmões, como alergias e, especialmente, a fumaça de cigarros. Os únicos que ganham são os fabricantes de tabaco. Curiosamente, apenas 9% dos pacientes em bronquite os Estados Unidos são não-fumantes. Crianças expostas à fumaça do cigarro são muito mais susceptíveis a terem bronquites.

Bronquite crônica reduz a quantidade de oxigênio nos pulmões e a quantidade de dióxido de carbono exalado. Isto, eventualmente, pode levar ao alargamento do coração, hipertensão pulmonar e, finalmente, insuficiência cardíaca.

TRATAMENTOS NATURAIS

• Pare de fumar e tire os cigarros de casa. Se você tem bronquite crônica, não espere muita melhora enquanto ainda tenha fumaça de cigarro em casa.

• Não utilize leite, pois produz um muco espesso que complica a cicatrização. Açúcar e produtos feitos com farinha branca não devem ser utilizados até que bronquite tenha passado.

• Beba bastante líquido: água pura, sopas, chás e ervas. A vitamina C também é importante.

• Chá de anis e leite de amêndoa são úteis na bronquite. Faça o leite de amêndoa misturando 6 colheres de amêndoas em um litro de água.

• Mantenha o ar mais úmido com um vaporizador ou umidificador, ou com o calor de uma panela de água sobre o fogão.

• Permaneça na cama enquanto existe febre. Bronquite muitas vezes permanece porque as pessoas acham que já está acabando e voltam a fazer as tarefas cotidianas precocemente. Fique na cama até ficar bem.

• Exercícios de respiração profunda devem ser feitos 3 a 4 vezes por dia. Respire fundo, segure a respiração por alguns segundos e sopre. Faça isso 10 a 20 vezes.

• Respire profundamente. Encha um balão várias vezes por dia. Isso ajuda a abrir e ampliar as vias aéreas.

• Aplique uma compressa quente durante a noite.

• Um escalda pés quente ajudará a afastar o sangue do tórax e reduzir o congestionamento.

• Bebidas quentes ajudam a expelir o catarro. Não utilize remédios para parar a tosse enquanto tiver bronquite.

• Aplique uma compressa quente e úmida sobre o tórax e costas antes de deitar. Isso ajudará a aliviar o congestionamento e ajuda no sono.

• Evite fadiga e refrigeração. Não caminhe descalço sobre pisos frios, enquanto você está tentando melhorar.

• Se a tosse piorar pode haver febre, chiados no peito, letargia e fraqueza. Dores no peito são aumentadas e fica difícil de respirar. Entre em contato com um profissional da saúde, a condição pode evoluir para pneumonia.

• Se a condição persistir durante um tempo longo demais, existe a possibilidade de tuberculose ou câncer do pulmão.

• Algumas plantas úteis incluem o pau d’arco, ginkgo biloba, bardana, lobélia, equinácea e casca de cereja selvagem (wild cherry).

INCENTIVO

Deus prometeu estar sempre com Seus filhos, e isto inclui você! Abra seu coração a Deus, ore, converse com Ele, exponha seu problema, peça ajuda e confie. Ele é capaz de te ajudar, e ficará muito feliz em fazer isso!

PortalNatural.com.br

Autor: PortalNatural.com.br

Portal de saúde e bem-estar com artigos, videos, receitas, nutrição, saúde mental, etc, para sua vida ser mais saudável, simples e feliz.

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

19 Comentários. Participe você também!

  1. tatiana disse:

    oi descobri a 3 meses q tenho bronquite nunca fumei quero entender pode me explicar melhor

  2. Bruno disse:

    :-) :lol: legal este comentario pode ajudar muito a quem
    tem este problema como eu tenho.???????

  3. Helenilda gomes disse:

    :-) estou muito preocupada com meu filho,levei ele ao medico e contastou bronquite nele ,,,primeira crise dele e ele ficou logo internanado,,,,vou fazer esse xarope de beterraba….ele simples ,e com muita fé meu filho vai melhorar,,,

  4. fabiola disse:

    estou triste queria curar minha sobrinha do bronquite conhece tratamento caseiro

  5. joel disse:

    Silvio, de fato, não existe deus, deus é produto da mitologia, entretanto há o Todo Poderoso Ser Criador, que não é um deus, como vc disse foi introduzido pelas religiões que foram enganadas, e por falta de conhecimento, continua a passar o engano, veja na Torá, em Gênesis não esta escrito deus,mas, Ser Criador, (AYN, LAMED, RÊ, YUD E MEM), Não precisa saber hebraico para ver a mentira, os Judeus palavra também corrompida, nunca chamaram o Ser Criador de deus, mas chamam-no de Eterno, de Todo Poderoso etc. mas nunca deus. creio que ha O SUPREMO SER CRIADOR, E SEU FILHO QUE TAMBÉM NÃO É JESUS… DESCULPE-ME NÃO ESTOU AQUI PROCURANDO CONTENDA COM NINGUÉM.
    Que haja paz com todos.

    • wolc disse:

      Sou um Cristao graças Deus e a comentários assim, pois eles fortalece a fé croistã. conheço ateu q tornou-se cristão, nao conheço nenhum cristão q tenha se tornado ateu.

  6. Silvio disse:

    Quem conversa com “Deus” tem mais uma doença: esquizofrenia.Saiba que a Criação é uma Consciência Universal e não um Deus inventado pelo homem. Procure se informar. A verdade só vem com a busca e o conhecimento. Nós fomos enganados por essas religiões. Boa sorte e que restabeleçam a saúde.

    • Nelio disse:

      Vai catar coquinho e procure uma minhoca pra descarregar suas ilusões. Duvido que já leu a Bíblia, talvez nunca tenha pegado uma nas mãos, pra falar tamanha besteira.

  7. antonia de sousa disse:

    tenho muita falta de ar fui medico terei rx torox fiz eletrico nao deu nada mim passou remedio broncolex mim ensinaram a babasa com mel sera que devo tamar gostaria resposta

  8. Larissa Campos disse:

    Olá eu descobri que tenho bronquite asmática e gostaria de saber qual a diferença de bronquite, asma e bronquite asmática e qual o melhor tratamento para esse problema agradeço deste já.

  9. RUGGERO ABBARADO disse:

    GOSTEI DEMAIS DO SAITE , DEUS ABENÇOE VS .

  10. RUGGERO ABBARADO disse:

    TENHO 43 ANOS E SOFRO JÁ A MUIOTS ANOS DESDE, QUE ME CONHEÇO, DOS 16 ANOS PRA CÁ ENGORDEI MUITO NÃO SEI SE FOI POR CAUSA DOS CORTICÓIDES OU O QUE, A CADA QUATRO MESES TINHA CRISE E PRECISA IR AO PRONTO SOCORRORO, LÁ ME DAVAM AMINOFILINA E INALAÇÃO, SEMPRE MELHORAVA , DE VIDO AO PESO MINHA ASMA FOI FICANDO CADA VEZ MAIS DECORRENTE, HOJE TENHO SIMDROME METABOLICA, COMO MUITO POUCO SENÃO TENHO HIPOGLICEMIA QUE ME ATACA A ASMA MAIS AINDA , ESTOU ORANDO A DEUS PRA ME DAR FORÇA PRA EMFRENTAR ESSA DOENÇA QUE ME LEVOU A OUTRAS HOJE NÃO USU MAIS AEROLIN( A QUATRO ANOS ESTOU USANDO) AGORA ESTOU USANDO ALENIA , ESTE ABASE DE CORTISONA ,,SÓ DEUS NA NOSSA VIDA , CONTINUO ORANDO POR TODOS,, POIS OS MEDICOS ,AS VEZES TEM QUE SABER UM POUCO DE CADA ESPECIALIDADE DESDE DE PNEUMO ATÉ ENDOCRINO , FIQUEM TODOS COM DEUS .

  11. milena disse:

    :D tive muita bronquite, orei com muita fé e pedi a Deus que aquela fosse a ultima, e profetizei que em nome de Jesus ñ teria nunca mais aquelas crises…e Deus me atendeu…nunca mais tive!!!
    Afé remove montanhas…basta crer e confiar…:D:D

  12. vanessa cassiano disse:

    .. tenho bronquite a 6 anos, não posso nem rir que começa a crises de tosse e falta de ar.minhas crises acontecem 3 vezes no ano.

  13. Juelita Marques Rosa disse:

    Adiquiri uma bronquite a uns 10 anos atrás e já fiz de tudo para me livrar dela. O clima de minha cidade é seco e a umidade muito baixa. Desejo saber se eu me mudar para uma região seca e úmida, vai me ajudar? outra pergunta: É verdade que as vacinas ante alérgicas vão resolver meu problema? Por favor me responda pq já não sei o que fazer. Abraços!

  14. Kelby Andréa disse:

    Caros amigos
    Tive uma bronquite há uma semana,tomei antibióticos e ainda não retornei ao médico.A tosse acabou,algumas vezes ela vem,mas muito pouca.
    Há três dias sinto uma dor nas costas,região superior,garganta levemente irritada.
    Não sei se é um simples mal jeito,dor muscular ou não.
    Não tive febre,mas quando me foi diagnosticada a bronquite não apresentava febre,foi detectada somente atravéz de raio x.
    Um abraço e obrigada por nos aconselhar a falar com Deus,Ele é o Senhor de todas as coisas.
    Abraço.
    Kelby.

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2015 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.