1

Você mastiga bem os alimentos?

almoco-comida

Em termos simples, digestão significa reduzir os alimentos a um tamanho que possa ser absorvido pelo corpo.

A digestão ocorre no trato gastrintestinal – um tubo de seis a nove metros de comprimento, que vai desde a boca até o ânus. Uma vez que hajam passado através da barreira intestinal rumo ao interior do corpo, esses nutrientes entram na corrente sanguínea e circulam por todos os tecidos para manter as funções orgânicas, atender às necessidades energéticas e fornecer material para o crescimento e reparo de novas células e tecidos.

A digestão se utiliza de processos mecânicos como mastigar e triturar, os quais ajudam a separar os diferentes tipos de moléculas, bem como de processos químicos, em forma de enzimas que desfazem os laços dentro das moléculas, a fim de liberar os micronutrientes no sistema orgânico.

Mastigação Completa

A mastigação é o processo físico de fragmentar o alimento em partículas menores. A mastigação completa mistura bem o alimento com a saliva, que umedece as partículas alimentares e provê um meio para a ação de enzimas como a amilase e a lipase, dando início ao processamento dos amidos e gorduras. A mastigação também sinaliza ao corpo para começar o processo digestivo, alertando o estômago para preparar o ambiente ácido e mandando recados ao pâncreas para secretar seu conteúdo dentro do intestino delgado.

Quando o alimento não é bem mastigado, seus pedaços tornam-se muito grandes. Visto que as enzimas digestivas somente podem atuar na superfície dos fragmentos alimentares, a mastigação inadequada resulta em digestão incompleta. Isso significa que não apenas os nutrientes ficam sem ser absorvidos, mas também é provido alimento extra para as bactérias do intestino grosso (cólon). Essa alimentação bacteriana extra resulta em alteração da flora intestinal, gases e sintomas de indigestão.

O comer deve sempre começar com uma mastigação completa dos alimentos, para permitir que ocorra a digestão completa.

Clínica Adventista Vida Natural

Autor: Clínica Adventista Vida Natural

A Clínica Adventista Vida Natural (localizada em São Roque, SP) procura cumprir sua missão em prol da saúde considerando as dimensões física, mental, social e espiritual, verdadeiros segredos para uma vida plena e feliz.

Artigos Relacionados:

Receba grátis nossas novidades!

Compartilhe este artigo!

1 Comentário. Participe você também!

  1. Tessy disse:

    Olá querida,

    Eu gostaria de ser seu amigo, meu nome é Miss Tessy Annan vi seu perfil e tornou-se o interesse de ter uma conversa privada com você.Então vou gostar de você me escrever de volta através do meu e-mail…(tessyannan1989@hotmail.com) para que eu lhe dirá mais sobre mim e mais das minhas fotos para você saber quem eu sou. Não estou sempre on-line devido a algumas razões pessoais, tenho algo muito importante para discutir com você é muito importante, por favor contacte-me directamente para o meu endereço de e-mail.(tessyannan1989@hotmail.com) para mais detalhes sobre mim. Espero ver a sua resposta em breve,
    Atenciosamente.

    Seu novo amigo,

    Tessy.

Deixe Seu Comentário

Digite o código acima*


HOME | QUEM SOMOS | CONTATO



parceiroIASDO Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia
Parceria:


Copyright © 2002-2015 PortalNatural. Todos os direitos reservados.

Importante: As informações contidas neste site são destinadas unicamente para fins de informações e conhecimento geral, não devendo, em hipótese alguma, ser utilizadas como diagnóstico médico ou adoção de medicamentos. Qualquer dúvida, sintoma ou preocupação quanto à sua saúde, procure orientação médica ou profissional em sua respectiva área. | Os comentários postados nos artigos não constituem necessariamente a opinião dos criadores deste site, mas sim da própria pessoa que o postou. Não são permitidos comentários com citações de nomes, telefones, emails, sites, ou qualquer outro conteúdo que venha a expor ou difamar a imagem ou o sigilo de uma outra pessoa.