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Você está com falta de proteínas?

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As proteínas são nutrientes indispensáveis para a saúde do ser humano. Elas participam da renovação celular, reparo de tecidos, função muscular, síntese hormonal e produção de enzimas. Entretanto, é comum superestimar a quantidade de proteínas que é realmente necessária.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a quantidade de proteína que o organismo necessita é de 0,8g por kg de peso, para os adultos, e 1g por kg de peso para as crianças. Por exemplo, um adulto de 70Kg necessita de 56g de proteína diariamente.

A recomendação é que as proteínas forneçam 10 a 12% do valor energético total da dieta. Por exemplo, numa dieta de 2.000 kcalorias, apenas 200 deveriam ser fornecidas pelas proteínas.

Pirâmide dos Alimentos

piramide-alimentarUma maneira simplificada de entender essa proporção é representada pela Pirâmide dos Alimentos, onde as proteínas ocupam o terceiro andar, demonstrando que em relação à quantidade, os cereais, frutas e verduras devem ser mais abundantes.

Em geral, a preocupação das pessoas gira em torno da carência de proteínas e não nos possíveis efeitos de seu consumo excessivo. Entretanto, o consumo de proteína atual é bem maior do que o recomendado. Aliás, há muito mais problemas de saúde sendo causados pelo excesso do que pela carência.

[Veja aqui a pirâmide alimentar vegetariana.]

Impacto na Saúde

Mas será que grandes quantidades de proteínas na dieta podem trazer prejuízos para a saúde?

Na verdade sim. Mesmo um nutriente tão importante pode tornar-se prejudicial quando ingerido em excesso. Veja algumas doenças relacionadas ao excesso de proteína.

  • Osteoporose: o caráter ácido das proteínas de origem animal acidifica o sangue, forçando o corpo a retirar cálcio dos ossos para neutralizar esta acidez. O consumo excessivo e prolongado de proteína de origem animal causa perda de cálcio através da urina e predispõe à osteoporose.
  • Sobrecarga Renal: durante o metabolismo das proteínas são produzidos alguns resíduos como uréia, creatinina e ácido úrico que são tóxicos ao organismo e precisam ser excretados pela urina. Quanto mais proteína, maior o esforço renal. O consumo excessivo de proteína e a consequente eliminação de cálcio pelos rins aumenta o risco de formação de cálculos renais.
  • Aumenta os riscos de doenças cardiovasculares como aterosclerose, devido à elevação dos níveis de colesterol sanguíneo.
  • Câncer: relacionado ao consumo excessivo de proteína animal, devido a presença de altos níveis de hormônios de crescimento, que estimulam a multiplicação de células cancerígenas.
  • A carne também é depressora do sistema imunológico, diminuindo um grupo de glóbulos brancos chamado “natural killers”, que tem a função de destruir células estranhas, tais como o câncer.

Mito da Proteína

É importante esclarecermos o grande mito da carne e da proteína. A preocupação com a carne e suas proteínas, em lugar de melhorar a saúde contribui para o surgimento de muitas doenças degenerativas como cardiopatias, osteoporose, câncer e problemas renais.

Onde Encontrar a Proteína Vegetal?

Mas afinal, onde estão as proteínas de origem vegetal?

Isso é bem mais simples do que muitos imaginam. Na verdade, todos os grãos e sementes são boas fontes de proteína vegetal. As fontes de proteína vegetal não contêm proteínas em excesso, são pobres em gordura, isentas de colesterol e ricas em fibras, aumentando significativamente a longevidade e qualidade de vida.

As principais fontes são:

  • Leguminosas (Feijões, Soja, Lentilha, Ervilha, Grão-de-bico, Fava, Tremoço)
  • Castanhas (do Pará, de Caju, Amêndoas, Avelãs, Amendoim, Nozes, Pistache)
  • Sementes (Gergelim, Linhaça, Semente de Girassol, Semente de Abóbora)
  • Cereais (Arroz, Aveia, Milho, Trigo, Centeio e derivados)

Combinação

A simples combinação dos Cereais com Feijões ou Castanhas fornece uma proteína completa com todos os aminoácidos essências, os tijolos que compõem as proteínas.

Exemplo dessas combinações:

  • Arroz com feijão
  • Arroz com castanhas
  • Milho com ervilha
  • Assado com castanhas
  • Assado com soja
  • Leite de castanhas com aveia
Clínica Adventista Vida Natural

Autor: Clínica Adventista Vida Natural

A Clínica Adventista Vida Natural (localizada em São Roque, SP) procura cumprir sua missão em prol da saúde considerando as dimensões física, mental, social e espiritual, verdadeiros segredos para uma vida plena e feliz.

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1 Comentário. Participe você também!

  1. Rosana disse:

    Excelente artigo!
    Eu não sabia que a linhaça e a mistura de arroz com feijão são boas fontes de proteínas.

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