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O que você come de manhã?

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Esta é a primeira pergunta que faço ao investigar o estilo de vida dos meus pacientes. “Café com leite e pão com manteiga”, é a resposta da maioria. Ou “não costumo comer nada, só tomo um cafezinho…”

Não damos a importância devida à refeição que deveria ser a principal do dia. Após horas dormindo, em jejum, o corpo precisa recarregar as energias para iniciar bem o novo dia. Confira os benefícios de um bom desjejum:

  • Diminui o risco de infarto;
  • Promove a longevidade;
  • Melhora a capacidade mental. O hábito de tomar o desjejum contribui na aprendizagem, memória e bem-estar físico e mental de adultos e crianças. O cérebro bem alimentado funciona melhor.
  • Auxilia no controle do peso. Comer bem pela manhã não engorda, pois o metabolismo do corpo melhora quando as células estão bem alimentadas. Sair de casa sem comer provoca falta de energia, geralmente compensada com estimulantes (café) e guloseimas ricas em calorias vazias, isto é, desprovidas de nutrientes. Não esqueça de praticar exercícios físicos regularmente.

Por que não começar o dia com um desjejum bem saudável?

Inclua frutas da época, mais acessíveis e saborosas. Varie ao longo da semana, pois cada uma tem suas propriedades nutricionais.

Aposte nos cereais integrais: trigo, aveia, milho, triguilho e arroz, na forma de pães, torradas, mingau e granola.

Use a criatividade! Os cereais integrais são ricos em fibras e promovem sensação de saciedade por mais tempo, além de melhorar o funcionamento dos intestinos, prevenir e controlar diabetes, doenças do coração e câncer.

“E se eu não sinto fome pela manhã?”

Muitos fazem do jantar a principal refeição pois não comem bem pela manhã. Dormem com o estômago cheio e não sentem fome ao acordar. Faça um jantar leve e cedo, cerca de três horas antes de dormir. Dica para o jantar: frutas com pão ou torrada integral, ou sopa de legumes.

“E se eu não tenho tempo de comer ao acordar?”

Comer menos no jantar vai lhe permitir dormir mais cedo e acordar mais cedo, para você tomar seu desjejum com tranquilidade.

Experimente essas dicas e desfrute de mais energia e bem-estar no seu dia-a-dia! E lembre-se: “…quer comais, quer bebais, …fazei tudo para a glória de Deus!” I Cor. 10:31

Dra. Daniela Kanno

Autor: Dra. Daniela Kanno

Médica formada pela UNESP, especialista em Medicina de Família e Comunidade pela USP. Fellowship em Medicina de Estilo de vida no Wildwood Lifestyle Center and Hospital (EUA) e pós-graduanda em Nutrição Funcional pelo UNASP.

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1 Comentário. Participe você também!

  1. Rosana disse:

    Eu demorei a entender que a primeira refeição é a mais importante, mas faz muito diferença mesmo nos alimentarmos bem de manhã.

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