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Nem toda gordura é ruim

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Você sabia que a gordura é o condutor do sabor? É por isso que alimentos gordurosos são tão gostosos. É importante você saber que nem toda gordura é ruim para a saúde. Na realidade, precisamos delas. O segredo é saber escolher corretamente.

Gorduras Insaturadas

A gordura insaturada protege o coração quando utilizada moderadamente. Ela pode ser encontrada nos seguintes alimentos: óleos vegetais, azeite de oliva, óleo de canola, azeitonas e castanhas.

Gorduras Saturadas

Por outro lado, a gordura saturada presente nos alimentos de origem animal e a gordura hidrogenada ou “trans”, como a margarina, encontrada em diversos alimentos industrializados, aumentam os níveis de colesterol e o risco de doenças cardiovasculares (Aterosclerose, Angina, Infarto, Derrame).

Gorduras Hidrogenadas

A Gordura Hidrogenada é uma gordura vegetal fabricada a partir de óleos vegetais que são colocados em uma câmara com gás hidrogênio à alta pressão e temperatura, resultando em uma pasta preta com mal cheiro que precisa ser alvejada e desodorizada (para ficar sem cor e sem cheiro). O resultado desse processo é um produto altamente prejudicial à saúde.

O consumo dessa gordura se relaciona com o aparecimento da chamada Síndrome Metabólica (aumento da circunferência abdominal, diabetes , aumento dos níveis de colesterol e triglicérides, hipertensão e gordura no fígado). A descrição dessa síndrome, inicialmente chamada de Quarteto da Morte em 1984, coincide com o uso maciço dos hidrogenados pela indústria alimentícia americana.

Portanto, o objetivo não é eliminar todas as gorduras da dieta, mas evitar as que são prejudiciais (saturada e hidrogenada).

Cuidado com esses alimentos:

  • Biscoitos, principalmente os recheados e wafers;
  • Chips;
  • Batata Frita de fast food;
  • Tortas e bolos prontos;
  • Misturas para bolo;
  • Pães, principalmente os de massa doce;
  • Sorvetes;
  • Chocolates;
  • Margarinas (quanto mais dura pior);
  • Lanches de fast food;
  • Macarrão instantâneo;
  • Requeijão cremoso;
  • Pipoca de microondas;
  • Temperos prontos;
  • Frituras em geral.

ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR O PERFIL DE GORDURAS DA DIETA

  • Coma mais frutas e vegetais;
  • Prefira a gordura presente nos óleos vegetais, azeite de oliva, azeitonas, abacate e castanhas.
Clínica Adventista Vida Natural

Autor: Clínica Adventista Vida Natural

A Clínica Adventista Vida Natural (localizada em São Roque, SP) procura cumprir sua missão em prol da saúde considerando as dimensões física, mental, social e espiritual, verdadeiros segredos para uma vida plena e feliz.

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5 Comentários. Participe você também!

  1. Patricia disse:

    Amigo
    Admiro o site de vcs por falar de alimentação natural, mas óleo de canola é veneno ok. Canola não existe amigo. Canola vem da planta chamada Cousa e essa planta quando um animal a come ele morre envenenado. Como podem vender óleo pra cozinhar de canola. Fala sério…

  2. Rosana disse:

    Eu não imaginava que a gordura hidrogenada era essa pasta preta, que precisa ser tão modificada para ser tornar utilizável.
    Considerando que não faz muito tempo que ela foi banida de alguns produtos, está explicado pelo menos um pouco do aumento da circunferência abdominal.
    E no caso das margarinas, as gorduras vegetais líquidas e interesterificadas? São tão prejudiciais quanto as hidrogenadas?

    Obrigada,

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